O que é Globalização?


É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa. Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores. Outra visão típica da globalização é a dos especulativos de curto prazo, conhecidos como smart money (dinheiro esperto) ou hot money (dinheiro quente), pois são extremamente esquivos e insaciáveis por lucratividade, se movimentam com grande rapidez em busca de mercados mais interessantes. Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. O seu crescimento é a face mais visível da globalização. A maioria dos países empenha-se cada vez mais em atrair investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico. Os principais agentes da globalização da produção são as grandes corporações multinacionais. Segundo dados apresentados no relatório da UNCTAD, em 1998 já havia cerca de 53 mil corporações transnacionais, com 450 mil filiais espalhadas pelo mundo.
Reflexões sobre a Globalização:
O que é globalização?A globalização não promoveu a igualdade entre as nações, entre as regiões e muito menos entre as pessoas. Vivemos numa nova desordem mundial, onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.A relação de trabalho entre patrões e empregados mudou muito com a globalização ?A globalização não promoveu apenas a mundializarão das trocas de produtos, serviços e tecnologia. Ela também tem levado a um nível de padronização cultural, como assim ?A globalização não seria apenas um nome suave para a americaniza,ão do mundo?Por que?
um mundo globalizado tem mais chance de viver em paz? Acabou o tempo em que os governos podiam endividar-se sem consequências maiores?Isto é bom ou ruim por que?A economia dos EUA pode despencar e arrastar com ela toda a prosperidade do mundo?Como maiores beneficiários da globalização,os EUA não deveriam contribuir mais para seu sucesso?
TRABALHO DE PESQUISA:
Pesquisar sobre as atividades de algumas empresas multinacionais.Casos de corrupção no Brasil. (internet, recortes de jornais e revistas).
relatar seu pensamento sobre?( no Blog)
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Expresse sua opinião num texto, falando sobre a política de globalização brasileira(título,15 linhas mínimo e 25 máximo),produção em sala.
Comentário no S.T.H: Postar comentário sobre a Globalização.

11 comentários:

Renata Acosta n°28 3°ano b escola Vilmar V disse...

É a expanção capitalista,a evolução das tecnologias no mundo,ou seja novos capitais.
Sim.pois almenta a sabedoria entre todos,não é por que é pobre que se é burro,nesse sentido a globalização ajudou a mudar.
Com a globalização aum

Edemar CS n° 07 3°B Noturno disse...

O que é globalização?
É o envolvimento entre as diferentes formas de mercado internacional, produtos e diversas culturas.

A relação de trabalho entre patrões e empregados mudou muito com a globalização?

EVANDRO CAVALCANTE MIELBRATZ N°12 3°B EE VILMAR VIEIRA MATOS disse...

O que é globalização?
Globalização são as transformações econômicas que acontece durante o decorrer do tempo.
A globalização não promoveu a igualdade entre as nações, entre as regiões e muito menos entre as pessoas.

emrson da silva freitas n°10 Escola Estadual Vieiras Matos disse...

globalização=é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenómeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.

EDEMAR CÍCERO DE SOUZA N°10 3°B E.E. VILMAR VIEIRA MATOS disse...

O que é globalização?
O conjunto de transformações que vem ocorrendo na ordem econômica e política mundial, principalmente na integração dos mercados exploradas por grandes corporações multinacionais, com abertura das barreiras tarifárias, do comercio e do capital internacional. E aumento de consumo de produtos industrializados por grandes corporações.

A relação de trabalho entre patrões e empregados mudou muito com a globalização?
Não, mas caiu assustadoramente o índice de desempregados nos países desenvolvidos, provocando aumento nos salários e melhores condições de vida aos trabalhadores, mas os trabalhadores que mantém um vínculo com a empresa, recebendo salários, além da garantia benéfica vem dando lugar á terceirização da mão-de-obra. Assumiu assim papel predominante na relação de emprego, onde os prestadores de serviços são eventuais e as empresas não assumem as obrigações legais com o trabalhador.

Ela também tem levado a um nível de padronização cultural, como assim?
A acelerada integração econômico-financeira e a circulação de bens e serviços em escala mundial têm levado a uma crescente padronização cultural. Isso se deve pela economia capitalista guiada principalmente pelas grandes corporações multinacionais, maioria norte-americana.

A globalização não seria apenas um nome suave para a americanização do mundo? Por quê?
Sim, porque toda a economia, o mercado e a cultura são voltados para os EUA, sendo que muitos paises tem sido envolvidos pelas multinacionais e isso serve para que essas corporações invistam onde o custo é pouco e o lucro é enorme, principalmente em paises subdesenvolvidos.

Um mundo globalizado tem mais chance de viver em paz?
Sim porque se um país entra em guerra, sua economia entra rapidamente em prejuízo nas bolsas de valores, sendo que paises que antes financiavam a guerra, hoje possuem com economias razoáveis e não mais os financiam.

Acabou o tempo em que os governos podiam endividar-se sem conseqüências maiores?
Sim, pois agora a melhor forma é se desenvolver e garantir a estabilidade social em cada país.

Isto é bom ou ruim por quê?
É bom, por que os paises irão parar de pedir empréstimos, sendo que investirá mais na produção interna.

A economia dos EUA pode despencar e arrastar com ela toda a prosperidade do mundo?
O cenário mundial pode mudar se nós não conseguirmos manter as condições fundamentais de nossa prosperidade, como a produtividade da economia americana. Mas o cerne da exuberância americana são suas instituições, os fundamentos de sua economia, sua política e sua vida social. E esse alicerce é extremamente sólido, não importa se o mercado de capitais está em alta ou em baixa.

Como maiores beneficiários da globalização, os EUA não deveriam contribuir mais para seu sucesso?
Sim os EUA precisam ajudar os outros povos a se fortalecerem e se tornarem parceiros desse sistema global para que ele se mantenha.

antonia disse...

oi amiga tudo bem...

Zuleide disse...

Ola tudo bem;so passei pra dizer um ooooooooi........Ass; Zu....bjim com carinho.....

Zuleide disse...

Ola tudo bem;so passei pra dizer um ooooooooi........Ass; Zu....bjim com carinho.....

fabiane palacios n° 52 escola estadual vilmar vieira de matos; série: 3° ano B Noturno disse...

O que é globalização?
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).
Globalização está associada a uma aceleração do tempo.
Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.
Tendo uma visão apenas da Globalização econômica a História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia.

solange marinalva n°34 E E VILMAR VIEIRA MATOS serie; 3°b noturno disse...

Tendo uma visão apenas da Globalização econômica a História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia.A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonalds, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial

Ana Claúdia disse...

E.E.Vilmar Vieira Matos.Aluna:Ana Claúdia Lopes da Silva N:50 série:3°b noturno
1-O que é globalização?
R:É o conjunto transformação na ordem política e economica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.
2-A relação de trabalho entre patrões e empregados mudou muito com a globalização ?
R:Não,mas a aceleração da falta de emprego se tornou consequência da globalização,ampliando a pobreza nos países periféricos.
3-Ela também tem levado a um nível de padronização cultural, como assim ?
R:Tem levado a uma padronização de gostos,atitudes,valores e expressões que de um lado facilita a dominação cultural e econômica,do outro deixa os lugares sem sua identidaade própria.
4-A globalização não seria apenas um nome suave para a americanizão do mundo?Por que?
R:Não,porque com a globalização ampliou se todas as tecnologias derrubando os muros em torno do planeta.
5-Um mundo globalizado tem mais chance de viver em paz?
R:Não,porque quanto mais ter tecnologia,globalização e riqueza,os países vão se enfrentar tentando pegar isso e aquilo dos outros e iníciará uma nova guerra.
6-Acabou o tempo em que os governos podiam endividar-se sem consequências maiores?Isto é bom ou ruim por que?
R:Bom,porque os países menores com um bom governo tem chances maiores de crescer e de diminuirem principalmente suas dividas externas e garantir uma estabilidade social.
7-A economia dos EUA pode despencar e arrastar com ela toda a prosperidade do mundo?
R:Não,porque a parte sólida americana são as tnstituições e os fundamentos de sua economia,sua política e sua vida social e não importa se o mercado de capitais está em alta ou baixa.
8-Como maiores beneficiários da globalização,os EUA não deveriam contribuir mais para seu sucesso?
R:Eles deveriam contribuir para construção de instituições e ajudar ainda mais com os outros países para se fortalecerem.