Identidade Cultural



Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida. Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. Um recém nascido em seus primeiros minutos já começa, de certa maneira, a se socializar, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros. A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura. A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente. A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.
Reflexões sobre Identidade Cultural :
O que é identidade cultural? como podemos definir a cultura de um povo?O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? Quais as formas de preservar a cultura brasileira? O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? Defina a identidade cultural do Brasil? Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
TRABALHO DE PESQUISA:
Pesquisar sobre a identidade do Mato Grosso do Sul. (internet, recortes de jornais e revistas).
relatar seu pensamento sobre? ( no Blog)
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Expresse sua opinião num texto, falando sobre a Identidade do Brasileiro(título,15 linhas mínimo e 25 máximo),produção em sala.

Comentário no S.T.H: Postar comentário sobre a Identidade Sul Mato-grossense.

200 comentários:

Jéssica Andrade, n°57, 1°ano C disse...

Quando falamos de identidade cultural, falamos de uma forma bem ampla, ja que a cultura é algo que se adquire dependendo do seu país, seu estado e suas influencias.
Todos tem uma cultura,mas poucos as conhecem realmente.Um exemplo disso é o hino nacional, todos sabem o que é, toca-se em todos os jogos da Seleção Brasileira, mas poucos sabem canta-lo corretamente e mesmo assim, canta sem saber o significados de suas palavras.O que o autor quiz passar para os brasileiros quando escreveu :"Deitado eternamente em berço explendido"?.E mesmo assim todos fazem questão de por a mão no peito e canta-lo com maior exatidão.Mas nem se deve questionar muito, ja que esse espirito cultural só esta presente em jogos, olimpíadas, no 7 de setembro,etc.

Paula Regina Soares / E.E.Vilmar Vieira de matos /1ano C (regular) disse...

A IDENTIDADE CULTURAL DESDE O NASCIMENTO ATÉ APRENDER A ANDAR,FALAR,LER,PENSAR AGIR ...
TODO O CONHECIMENTO QUE DA ORIGEM A CULTURA, MAIS HOJE EM DIA SE NAO DARMOS MAIS VALORES A ELA,PERDEREMOS-A.HOJE EM DIA NINGUÉM ESTA MAIS CULTIVANDO NOSSAS CULTURA.
ASSIM COMO O HINO NASCIONAL,COSTUMES E MAIS,NAS ESCOLAS É OBRIGATÓRIO CANTAR ,E APRENDERMOS O HINO DO NOSSO PAÍS,ETADO E DE NOSSA CIDADE.SE NÓS NÃO PASSARMOS ISSO PARA NOSSOS FILHOS,NETOS,ETC..
NOSSA NAÇÃO VAI ACABAR SEM CULTURA,E NINGUÉM VAI MAIS VALORIZAR NOSSO PAIS.

Jessica Rell de Oliveira Flores n°44,1°C disse...

Quando falamos de identidade cultural,estamos falando do nosso modo de agir,de pensar,de falar entre outros aspectos,ou seja,da cultura de cada pessoa não importa a sua classe social desde a mais pobre a mais rica.Cada lugar com os seus padrões de vida,hábitos e costumes.

Ana Priscila 1ºc regular disse...

Quando surgiu o homem,após o agrupamento do mesmo convivio social.Todo conjunto de conhecimentos e modos de agir da origem a cultura.Até um recem nascido ja começa a se socializar,pois existem varias pessoas ao seu redor.

THIAGO DE SOUZA Nº 54 1º C Noturno E. E. Vilmar Vieira Matos disse...

Tudo que nos envolve trata-se de identidade cultural, ou seja, tudo que esta ao nosso redor, o que usamos, o que vestimos, como falamos, o que falamos... Tudo isso é identidade cultural. Mas isso, seriam as culturas que cultivamos, pois um exemplo de cultura, como é dito no texto, é o Hino Nacional Brasileiro, é uma cultura que ninguem cultiva e muito pouca gente conhece a letra de cabeça. As vezes preferimos deixar nossas culturas de lado para utilizar as culturas de outros lugares. E com isso, desvalorizando nossa cultura, desvalozimos o que realmente somos...

rafael soares 1ºc disse...

Toda sociedade te o seu conhecimento seu modo de agir, pensar mas tambem existe sociedade sem cultura ela é independente de lugar quando nasce uma criança apartir da li ela ja começa a se socializar, existem varias pessoas ao se lado criando uma relaçao social e cultural quando quando aprende falar vc adiquiri uma lingua q é uma herança cultural tambem o modo de vistir que vai se variando comforme aos pais ,alimentaçao .Identidade cultural caraceriza as pessoas pelo modo de se agir, falar.

JULIANA DA SILVA N°24 1°ANO C disse...

A IDENTIDADE CULTURAL E a nossa forma de viver no dia-a-dia como por exemplo a nossa forma de falar,o nosso sutaque,o nosso HINO e uma cultura,as nossas musicas e uma cultura,o respeito pela patria do nosso país. A maioria das pessoas não sabe o que é identidade cultural.a nossa cultura e bem diferente da cultura dos outros países.como no HINO dis:"A Patria amada idolatrada salve,salve".

SARA DE SOUZA RODRIGUES N°361°C disse...

CULTURA TODOS TEM MAS CADA UMA DIFERENTE DA OUTRA SOMOS POVOS Q VIVEMOS EM CIMA DE UM VALOR CULTURAL POIS, TER CULTURA TEM SEUS VALORES.SAO MODOS DIFERENTES Q NOS TORNA UM POVO COM SUA MANEIRAS E COSTUMES HUMANOS. TER CONHECIMENTO SOBRE ISSO NOS TORNA CADA VEZ MAS VALORIZADO .

Raphael de Souza nº 60 1º EM not. disse...

* A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes.

* pelos costumes, etc...

* cultura nos dias de oje significa os costume do passado a arte.

* sim.

* a cultura está ficado de lado.

*

João Carlos n°22 1°C disse...

♦Identidade é a igualdade completa. A discussão sobre a identidade cultural acaba influenciada por questões sobre: lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia.
♦A cultura é definida como vem a tradição de cada um.
♦sim

tiago correia da silva n39 1c disse...

AS culturas DAS EPOCAS DO RENASIMENTO DAS CULTURAS FOI A REFLEXOES DA CULTURA DOS POVOS DA QUELA EPOCA.A ideia dos povos da

Bruna Andrade 1ºc Regular / Vilmar Vieira de Matos disse...

A identidade cultural,fala sobre o nosso modo de agir ,pensar ,refletir.A cultura e que da a origem ao conjunto de conhecimento costumes que estão cada vez mas desvalorisado pela nação.

ALINE BRAGA 1° FASE C disse...

OIE BOA NOITE...

karine 1°fase A disse...

ola..
colegas....
e ai como vai as coisas.....
uma boa noite pra todos...
bjoO*

JOÃO PAULO 1 F A disse...

oie...
tudo bem colegas...
como vai loira...

karine loirah 1°fase A disse...

pq q ninguem me manda um oi ou pelo menos uma boa noite .....

poxa vida neh

karine loirah 1° fase A disse...

oiee... joao tudo blz??

e ai cris tudo bem ? olha eu naum tomo cerveja nem nada alcoolico sabe ....... mas um teres quem sabe neh... rsrrsr

JOÃO PAULO 1 F A disse...

e ai diego..
como andas...

DIEGO disse...

IAE TURMA É NOIS NA "FITA"

karine Loirah 1° fase A disse...

e ai diego blz veio!!!!

rsrsrrs... bjooO* e boa noite..

falow pretinhu com to do o respeito

jessé 1fase A disse...

eai galera boa noite tudo em paz!!!

simone disse...

oie, boa noite colegas ate amanha

DIEGO disse...

BLZ! JOÃO PAULO

jesse 1 fase A n 56 disse...

1 indentidade cultural e uma forma de viver que o ser humano tem,cada ser tem o

simone cristine disse...

oi galera..

JULIANA disse...

OIEEE

valcenira disse...

ola colegas,estamos ai.

Marcilia disse...

Oi

idair lemos de moura disse...

Oi...

Marcelo Alves disse...

olá turma da 1ªfase B....

Marcelo Alves disse...

olá turma da 1ªfase B....

JÚ disse...

BLZ...

São Tantas Histórias disse...

Olá
à todas e à todos...
O BLOG DO SÃO TANTAS HISTÓRIAS ...
Turma do 1ªFase B...
Bem Vindos...

Idair Lemos de moura do 1° fase B n°15 E.E. Vilmar disse...

O que é identidade cultural?
a identidade cultural mostra move os sentimentos e os valores e os folclores e uma infinidade de itens impregnados nas variadas sociedades do mundo e apresenta o reflexo da convivência humana.
como podemos definir a cultura de um povo?

Cidália Primeira fase C EJA disse...

Identidade cultural são hábitos e costumes de um país,um estado ou uma Região, como por exemplo: a

Reginaldo Teixeira Pego disse...

Identidade cultural é um convívio com a sociedade envolvendo troca de experiências como conhecimentos sobre forma de agir e pensar.
a sociedade jamais existiria sem cultura , sem depender do lugar onde nesceu ou de onde mora,nos dias de hoje é considerado como uma cultura , o jeito de se vestir ou conseguir sua própria língua é uma herança cultural.
Se é introduzido um hábito ou costume de uma cultura com outra, pode gerar ainda mais uma cultura diferente.
Uma cultura muito legal é o Hino nacional Brasileiro, mas está em baixa porque antigamente , nas escolas eram cantado pelo menos uma vez por semana e hoje não.

sonia regina n]]] disse...

é um processo de renascimento em uma sociedade tendo costumes culturais de cada população.Somos

cristian disse...

Identidade.cultural.cada.pais.tei.sua.cultura

Jonatan Ajala nº 28; 1ª fase C; Escola: Vilmar Vieira de Matos disse...

cultura é tudo aquilo que é passado de pai para filho entre gerações e mais gerações,identidade cultural é tudo o que aprendemos durante toda a vida até agora, e escolhemos o que mais se identifica conosco isso significa que nossa cultura é escolhida por nós mesmos e o que escolhemos na verdade é um pouquinho de tudo...


continua...

cristian disse...

Identidade.cultural.cada.pais.tei.sua.cultura

carla castori 2 º fase B disse...

Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida. Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. Um recém nascido em seus primeiros minutos já começa, de certa maneira, a se socializar, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros. A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura. A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente. A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

karolainy rodrigues duaryte disse...

O que é identidade cultural? Identidade cultural é todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura.

karolainy Rodrigues Duarte disse...

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
No modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.

claudia beatriz 7 ano d disse...

O que é identidade cultural? bom pra min é o modo que a pessoa vive e o jeito que ela se conporta ou da forma que ela aje.. poe ezenplo:se a pessoa inventar uma moda e as pessoas gostaren isso pode se espalhar pelo mundo inteiro e ai sim a pessoa fica conhecida de modo geral ... ezisten pessoas indigenas,brasileiros,paraguaios,italianos e etc..cada um ten seu modo de vida cada un ten seu modo de viver e tanben os pais passan para seus filhos e contan historias de antigamentes culturas diferentes ..como podemos definir a cultura de um povo? podemos definir que existen muitas pessoas de extintos diferentes...O que pode ser considerado como cultura nos dias de hioje?cultura indigena cultura artistica etc..A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? sim porque ten muitos indios que ten sua identidade..Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?cada um ten sua identidade..Quais as formas de preservar a cultura brasileira?cada um cuidando de si mesmo..O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? por que ainda ten pessoas que queren cantar o hino e mostrar que é uma cultura...Defina a dentidade cultural do Brasil? hoje aqui no brasil todos inventan sua moda então cada pessoa ten sua identidade..Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?um lugar para sobreviver e idependentimente do lugar de convivio com pessoas diferentes cada ser ten seus gostos suas manias e cada medo então a identidade pode ser tudo diferente ok.. então é tudo isso que eu entendo sibre identidade cultural não sei se é o serto mas é o que penso

welisson disse...

Identidade é a igualdade completa. Cultural é um adjetivo de saber. Logo, a junção das duas palavras produz o sentido de saber se reconhecer. Muitas questões contemporâneas sobre cultura se relacionam com questões sobre identidade. A discussão sobre a identidade cultural acaba influenciada por questões sobre: lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia.

Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano. A influência do meio constantemente modifica um ser já que nosso mundo é repleto de inovações e características temporárias, os chamados "modismos". No passado as identidades eram mais conservadas devido à falta de contato entre culturas diferentes; porém, com a globalização, isso mudou fazendo com que as pessoas interagissem mais, entre si e com o mundo ao seu redor. Uma pessoa que nasce em um lugar absorve todas as características deste, entretanto, se ela for submetida a uma cultura diferente por muito tempo, ela adquirirá características do novo local onde está agregada.

Para o teórico Milton Santos, o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas, sendo a produção de novos conhecimentos e técnicas, produto direto da interposição de culturas diferenciadas - com o somatório daquilo que anteriormente existia. Para ele, a globalização que se verificava já em fins do século XX tenderia a uniformizar os grupos culturais, e logicamente uma das conseqüências seria o fim da produção cultural, enquanto gerador de novas técnicas e sua geração original. Isto refletiria, ainda, na perda de identidade, primeiro das coletividades, podendo ir até ao plano individual.

Segundo Stuart Hall (1999) uma identidade cultural enfatiza aspectos relacionados a nossa pertença a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas, regionais e/ou nacionais. Ao analisar a questão, este autor focaliza particularmente as identidades culturais referenciadas às culturas nacionais. Para ele, a nação é além de uma entidade política – o Estado –, ela é um sistema de representação cultural (grifos do autor). Noutros termos, a nação é composta de representações e símbolos que fundamentam a constituição de uma dada identidade nacional. Segundo Hall (1999), as culturas nacionais produzem sentidos com os quais podemos nos identificar (grifo do autor) e constroem, assim, suas identidades. Esses sentidos estão contidos em estórias, memórias e imagens que servem de referências, de nexos para a constituição de uma identidade da nação. Entretanto, segundo Hall (1999), vivemos atualmente numa “crise de identidade” que é decorrente do amplo processo de mudanças ocorridas nas sociedades modernas. Tais mudanças se caracterizam pelo deslocamento das estruturas e processos centrais dessas sociedades, abalando os antigos quadros de referência que proporcionavam aos indivíduos uma estabilidade no mundo social. A modernidade propicia a fragmentação da identidade. Conforme ele, as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade não mais fornecem “sólidas localizações” para os indivíduos. O que existe agora é descentramento, deslocamentos e ausência de referentes fixos ou sólidos para as identidades, inclusive as que se baseiam numa idéia de nação_.http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_cultural

claudinei 7 ano E.F. disse...

O que é identidade cultural? e pensar dá origem à cultura.como podemos definir a cultura de um povo? toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

mariane 7d n17 ef disse...

O que é identidade cultural?
indentidade cultural eó modode se vestir otipo de comida que voce come os seus rituais o seu modo de agir eas suas alimentaçoes eo modo de andar omodo de olhar . como podemos definir a cultura de um povo? que introduziram seus habitos ecostumes com o contato uma cultura e outras pode gerar uma cultura mais diferentes. oque pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? pode ser considerada doquea cultura não e`´ a mesma de antigamente as roupas muda a cultura ja nao e mais a mesma. acutura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?porque? poque as pessoas fazen grupos e fazen varias coisas ,como daçar fanque ,rep,etc. como se da o prosesso de

Adriana da Silva 7d Escola= E.F disse...

1-O que é identidade cultural?
R=Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura.
2-como podemos definir a cultura de um povo?
R=A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
3=O que pode ser considerado como cultuA culturara nos dias de hoje?
R=é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente
4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
R=. sim porque, independentemente do lugar. Um recém nascido em seus primeiros minutos já começa, de certa maneira, a se socializar, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural.
5-Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
R=a alimentação, os rituais entre outros.
6-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
R= uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida. Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

O que é identidade cultural?
É o modo de agir, pensar, falar...
Como podemos definir a cultura de um povo?
Pelo modo de agir, pensar, fazer coisas, cantar, dançar, cozinhar, etc...
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
Os modos das pessoas: o tipo de musica, o tipo de dança, o tipo de som, etc...

NATALIA 7D N 18 EF disse...

1-O QUE É IDENTIDADE CULTURAL?
R=É O MODO DE SE VESTIR,O ESTILO DE COMIDA,QUE VOCE COMEOS SEUS RITUAIS OU SEU MODO DE AGIR E AS SUAS ALIMENTAÇÃESE OMODO DE OLHAR.
2-COMO PODEMOS DEFINIR A CULTURA DE UM POVO?
R-QUE INTRUDUZIRAM SEUS HABITOS E COSTUME COM O CONTATO UMA CULTURA E OUTRA S PODE GERAR UMA CULTURA MAIS DIFERENTE.
3-O QUE PODE SER CONSIDERADA COMO CULTURA NOS DIAS DE HOJES?
R-DO QUE A CULTURA NÃO É A MESMA DE ANTIGAMENTE AS ROUPAS MUDA E A CULTURA NÃO É A MESMA DE ANTIGAMENTE.
4-A CULTURA PODE SER VISTA

KAROLAIY RODRIGUES DUARTE 7 ANO D disse...

COMO CONSIDERO A IDENTIDADE DE MATO GROSSO DO SUL:PELA DANÇA,COMIDA ENSINAMENTO,DESFILES,MUSICAS,BEBIDAS,ETC...

valéria 7°D E.F disse...

1.O que é identidade cultural?
É uma pessoa bem informada...

2.como podemos definir a cultura de um povo?
pelo seu modo de agil,falal,cozinhar,vestir...

3.O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
teatro,museu,cinema,livros...
4.A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
sim,porque todos vão se informar

5.Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
pelos estudos,conversas...

6.Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
pelo canções,museu,teatro,filmes...

7.O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
para comemorar a indenpedencia do
brasil

8.Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?

9.Defina a identidade cultural do Brasil?

10.Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?

maira moraes ramos disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar,é como se a rotulasse a partir dos modos especificos e sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?
Todo o conjuntode conhecimento e modos de agir e pensar da origem á cultura,toda a sociedade tem a sua,pois não existe sociedade sem cultura,independentemente do lugar.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
Pode ser considerado fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferentes.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
Sim.Porque é junto com ela que nós construimos a nossa amizade.

Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
Oprocesso se apresenta como um espaço social aberto à realização de histórias, brincadeiras e jogos, em que as crianças estão
construindo conhecimentos, valores e identidades a partir de constantes diálogos com a cultura midiática global.

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?

WANDERSON 7ANO D E.F disse...

O que é identidade cultural?
indentidade cultural caracterisa as pessoas pelo geito falar,e como.
como podemos definir a cultura de um povo?
aculturae fruto dasua covivensia diferentes povos queven de seus habitos ecostumes com seu geito de viver.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
nos dias de hoje podemos ter culturas diferentes como:musica,roupas diferentes,hitorias antigas,tudo
isso é cultura.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?
sim,por que todos estao se enformando-se e se atualisando...


Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
pelosestudos,conversas etc...

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
pelos museos,pinturas,cansoes,fiumes ...

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?

Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? Defina a identidade cultural do Brasil? Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?

elaine ferreira 1 C n 43 disse...

A nossa identidade cultural e tudo aquilo q nos foi passado e ensinado desde q nascemos, tudo o que aprendemos e nos e demostrado como exemplo.Todos habitos e costumes.Nosso cotidiano e nossa maneira de viver e o que forma a identidade de nossa sociedade.Porem muitas coisas temos deixado de lado, porque dizem ser ultrapassadas e assim nao damos mais nenhum valor.

Cidalia 1º fase C disse...

2)religião, costumes, raças.
3)nos dias de hoje podemos considerar as danças, comidas tipicas, artesanato, novas tecnologia.
4)Porque nela é possível ter conhecimento das tradições.
5)a mistura de raças e habitos.
6)respeitando e valorizando a cultura de cada um, exemplo: a cultura indígena.
7)sim,ele é cantado para que desta forma as crianças venham manter esta tradição, ou seja, o amor pela patria.
8)são misturas de varis culturas de modos e costumes diferentes, não tendo ao certo uma definida do brasil
9)sul matogrossense é uma região que a sua cultura é o artesanato, porém as outras culturas que temos são de outras região, exemplo o chimarão que vem dos gaúchos entre outros.

laiany 1°fase c disse...

oei colegas....

Talita Chiqueto 1faseC disse...

O que é identidade cultural?
O que é identidade cu

LAIANY 1°FASE C disse...

A IDETIDADE CULTURAL E NOSSO MODO DE AGIR-NOSSO COMPORTAMENTO E COSTUMES.E SIMPLES DEFINIR A CULTURA DE UM POVO OBSERVANDO COMO ELES SE COMPORTAM OU SEJA SUA MANEIRA DE FALAR SUA MANEIRA DE LIDAR COM ALGUMAS SITUAÇOES MESMO QUE SIMPLES

LAIANY 1°FASE C disse...

A IDETIDADE CULTURAL E NOSSO MODO DE AGIR-NOSSO COMPORTAMENTO E COSTUMES.E SIMPLES DEFINIR A CULTURA DE UM POVO OBSERVANDO COMO ELES SE COMPORTAM OU SEJA SUA MANEIRA DE FALAR SUA MANEIRA DE LIDAR COM ALGUMAS SITUAÇOES MESMO QUE SIMPLES

LAIANY 1°FASE C disse...

A IDETIDADE CULTURAL E NOSSO MODO DE AGIR-NOSSO COMPORTAMENTO E COSTUMES.E SIMPLES DEFINIR A CULTURA DE UM POVO OBSERVANDO COMO ELES SE COMPORTAM OU SEJA SUA MANEIRA DE FALAR SUA MANEIRA DE LIDAR COM ALGUMAS SITUAÇOES MESMO QUE SIMPLES

cristian.1.f.c disse...

O que é identidade cultural?
e.que.cada.pais.ou.estado.tem.sua.cultura.para.poder.se.diferenciar.um,do.outro

como podemosdefinir.a.cultura.de.um.povo

Jonatan Ajala 1ª fase C esc/Vilmar V. de Matos disse...

cultura é tudo aquilo que é passado de pai para filho entre gerações e mais gerações,identidade cultural é tudo o que aprendemos durante toda a vida até agora, e escolhemos o que mais se identifica conosco isso significa que nossa cultura é escolhida por nós mesmos e o que escolhemos na verdade é um pouquinho de tudo...
atualmente nossa cultura está perdendo suas raízes,estamos nos esquecendo de tudo que foi ensinado e colocando as novidades do dia-dia

Jenifer Bruna... 1° FASE C disse...

IDENTIDADE CULTURAL: Com o surgimento do homem todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem a cultura. Cultura de povos vem a ser religião, costumes e raças, cultura no dia de hoje vem a ser as danças, comidas, artesanatos e as tecnologias, indentificar a cultura hoje é possivel conhecer novas tradições, raças e habitos são processos culturais na sociedade e também respeitando cada cultura. O hino nacional é uma tradição pois nos temo que conhecer para ter amor a patria.
No Brasil há misturas de modos e costumes diferentes, o sul matogrossense é uma região cultural e artesanal, um exemplo cultural vem a ser o chimarão e o tereré...

claudinha beatriz disse...

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, . O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”.

É importante que o estado de Mato Grosso do Sul tenha uma identidade própria, uma cor local, sobretudo as identidades ameaçadas de extinção pelo
sistema capitalista, que impõe uma cultura homogênea global”.

Valéria C. L. 7°D E.F. disse...

8.Defina a identidade cultural do Brasil?
mistura de curtura de todos os lugares do murdo num país alegre e feliz

10.Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
a mistura de todo o país com um toque gaúcho

WANDERSON.S.R. 7°D. E.F. disse...

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
PARA COMEMORAR O DIA DO INDEPENDENCIA DO BRASIL.

Defina a identidade cultural do Brasil?
MISTURA DE CULTURA,UM POVO ALEGRE E DEFERENTE.

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
MISTURA DE TODO O BRASIL COM UM TOGUE GAUCHO´.

KAROLAINY 7 ANO D E.F. disse...

O que é identidade cultural?
P/ mim identidade cultural é todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura.
Como podemos definir a cultura de um povo?
Quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
Pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas?Por que?
Sim.Porque a cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente.
Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

KAROLAINY 7 ANO D E.F. disse...

Agência Popular de Notícias - MS - “Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”, conta.

O campo-grandense Henrique Spengler, que atualmente mora em Coxim, diz que a função dos produtores culturais é reverter esta situação, esclarecendo a comunidade. “Mato Grosso do Sul é nosso Estado de direito. O Guaicuru é nosso estado de espírito”, diz.
Henrique Spengler tem 44 anos e é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo. Cursou história em Campo Grande na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, a Fucmat, hoje Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB. É também pós-graduado em Educação por um convênio entre a antiga Socigran, de Dourados, e a Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo. É também fundador do Movimento Cultural Guaicuru e da Fundação Guaicuru de Cultura e Meio Ambiente.

O trabalho - O livro Mato Grosso do Sul aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Para a primeira edição, o jornalista esteve em Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas. Viajou também para o pantanal e o Forte Coimbra.

O trabalho fala também sobre folclore, ecologia, meio ambiente, turismo, economia, geografia, cultura e história. Há capítulos ainda sobre pássaros, répteis, peixes e mamíferos. O jornalista aborda ainda atropelamentos e contrabando de animais silvestres e o Aquífero Guarani, o maior lençol de água doce da América do Sul - que se encontra praticamente em todo subsolo sul-mato-grossense -, e que se estende por quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina. A convite do jornalista, há ainda um texto exclusivo sobre queimadas escrito pelo ambientalista Frans Krajcberg.

O jornalista percorreu sozinho, de carro e barco, mais de dez mil quilômetros pelo Estado para realizar o trabalho. Ao todo foram 14 meses de pesquisas. Apenas para o Forte Coimbra foi acompanhado pelo jornalista e fotógrafo Dioraí Leão, de São Paulo. Paulo Renato Coelho Netto é autor também das 27 fotografias que constam na obra. O livro é traduzido para o inglês pelo jornalista e professor universitário Carlos Alberto Silva Filho.
http://www.estadao.com.br/

claudinha beatriz 7 ano d disse...

PRODUÇÃO DE TEXTO

bom primeiro vou dizer que a aula é boa pq agente ven na sala de informatica e não fica copiando texto do quadro !!!!
2:que eu acho que é bom agente vir de novo sim fazer aulas na sala de informatica kkkk!!! mas agora falando serio é muito chato ficar copiando é melhor vir aqui e ver um pouco sobre a identidade do brasil sobre o pais etc..é senpre bom os alunos jovens saber um pouco sobre os problemas do brasil

isabela 7°d_E.F disse...

isabela 7°d_E.F disse...

1°:O modo de agir, falar é como se as "notasse" a partir dos modos específicos de sua cultura.2°:A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduzirão seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra.3°: O modo de vestir, andar, a religião, as danças, os modos de falar, as manias, etc.4°:sim, Porque exemplo uma dança que todo mundo dança, uma comida, etc.5°: Uma música besta que todos acham "descolada", um modo de se vestir, uma comida de um lugar,etc.6°:Praticado, passando para as crianças,ensinando de pai para filho.7°: sim,para dizer que nós estamos lembrando de nossa pátria.8°:uma identidade cultural brasileira é uma identidade que pode ser reconhecida em qualquer lugar do mundo, como as danças modos de falar. exemplo:A nossa lingua mãe é o português, as danças são ecléticas,etc.9°: A identidade cultural do sul mato-grossense é muito váriada tem os bolivianos, paraguaios, os indígenas,e outros...

THIAGO LOURENÇO DOS SANTOS N°27 7°D ELZA FARIAS disse...

O QUE É IDENTIDADE CULTURAL?
Todoo conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem a cultura.
COMO PODEMOS DEFINIR A CULTURA DE UM POVO?
Pelo modo de agir, de falar, é como se as "rotulasse" a partir dos modos específicos de sua cultura.
O QUE É CONSIDERADO COMO CULTURA NOS DIAS DE HOJE?
Os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo.
A CULTURA PODE SER VISTA COMO UMA IDENTIDADE DE UM GRUPO DE PESSOAS?POR QUÊ?
Sim. Pois o grupo pode ter muito valor a sociedade.
COMO SE DÁ O PROCESSO DE CULTURA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?
Muito lento e moderno.
QUAIS AS FORMAS DE PRESERVAR A CULTURA BRASILEIRA?
Sempre lembrando da nossa cultura e inovando-a.
O HINO NACIONAL BRASILEIRO É UMA CULTURA QUE ESTÁ EM BAIXA, NÃO É MESMO?
Não em baixa, mas esquecido,deveríamos sempre cantá-lo para não nos esquecermos.
ENTÃO PORQUE A OBRIGATORIEDADE DE CANTÁ-LO NAS ESCOLAS?
As escolas tentam evitar a extinção do Hino.
DEFINA A IDENTIDADE CULTURAL DO BRASIL?
Ela é guardada, mas é pobre demais, devia ter mais detalhes.
ENTÃO DEFINA A IDENTIDADE CULTURAL DO SUL MATO-GROSSENSE?
Fala muito de guerras antigas, coisas sem muita graça.

Valéria C. L. 7°D E.F. disse...

Identidade do Mato Grosso do Sul

entidade “Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”,

WANDERSON.S.R. 7°D. E.F. disse...

identidade do Mato Grosso do SuL

Agência Popular de Notícias - MS - “Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista

jheni 7.d E.M.ELZA FARIAS disse...

PENSO QUE ESSE BLOG FOI MIUTO LEGAL MAS NÃO PRECISO MAS DE AULA ATÉ O PROXIMO...

Maira Moraes Ramos N disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar,é como se a rotulasse a partir dos modos especificos e sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?
Todo o conjuntode conhecimento e modos de agir e pensar da origem á cultura,toda a sociedade tem a sua,pois não existe sociedade sem cultura,independentemente do lugar.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
Pode ser considerado fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferentes.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
Sim.Porque é junto com ela que nós construimos a nossa amizade.

Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?

Oprocesso se apresenta como um espaço social aberto à realização de histórias, brincadeiras e jogos, em que as crianças estão
construindo conhecimentos, valores e identidades a partir de constantes diálogos com a cultura midiática global.

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?

as formas da cultura brasileira pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixo,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?

sim.porque cantar o hino é uma forma de valorizar o Brasil.

Defina a identidade cultural do Brasil?
sense?Uma etnia formada pelas contribuições culturais do branco europeu, do índio e do negro e a partir da própria mistura destas raças. Descrições que nos remetem à formação étnico-cultural do povo brasileiro. Reconhecer-se fruto dessa mestiçagem, respeitando a importância de cada um na formação do País, desde o período de colonização até os dias atuais, foi a mensagem da 3ª Mostra Artístico-Cultural da rede municipal de Educação.

defina a identidade cultural do sul mato-grossense?

mistura de todo brasil com um toque de gaúcho.

Valéria C. L. 7°D E.F. disse...

Não é q maravilha mais foi legar.

paulo 7 ano d disse...

paulo 7ano

<1>O que é identidade cultural?
r=e uma pessoa bem informada

<2>como podemos definir a cultura de um povo?
R=pelo seu modo de agir ; falar; cozinhar e comer

<3>O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

R= museu;anema; teatro e livro


<4>cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
R= sim . porque todas essas pessoas vao estar se informando e se atualizando

<5>Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
R= pelo estudos e convesas

<6>Quais as formas de preservar a cultura brasileira?

R=pelo museu; pinturas ;cansoes; firmes

<7>O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
R=para comemorar o dia da independecia do brasil

<8>Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
R=misturadeculturas; um para alegre e deferente

<9>Defina a identidade cultural do Brasil?
R=mistura de todo brasil com um toque gaucho

<10>Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
R= mistura de brasileiro com um toque gaucho e tabem muito bom

Maira Moraes Ramos disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar,é como se a rotulasse a partir dos modos especificos e sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?
Todo o conjuntode conhecimento e modos de agir e pensar da origem á cultura,toda a sociedade tem a sua,pois não existe sociedade sem cultura,independentemente do lugar.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
Pode ser considerado fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferentes.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
Sim.Porque é junto com ela que nós construimos a nossa amizade.

Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?

Oprocesso se apresenta como um espaço social aberto à realização de histórias, brincadeiras e jogos, em que as crianças estão
construindo conhecimentos, valores e identidades a partir de constantes diálogos com a cultura midiática global.

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?

as formas da cultura brasileira pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixo,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?

sim.porque cantar o hino é uma forma de valorizar o Brasil.

Defina a identidade cultural do Brasil?
sense?Uma etnia formada pelas contribuições culturais do branco europeu, do índio e do negro e a partir da própria mistura destas raças. Descrições que nos remetem à formação étnico-cultural do povo brasileiro. Reconhecer-se fruto dessa mestiçagem, respeitando a importância de cada um na formação do País, desde o período de colonização até os dias atuais, foi a mensagem da 3ª Mostra Artístico-Cultural da rede municipal de Educação.

defina a identidade cultural do sul mato-grossense?

mistura de todo brasil com um toque de gaúcho.

KAROLAINY 7 ANO D E.F. disse...

PENSO QUE ESSE BLOG FOI MUITOS DIVERTIDO,E APREDI MUITAS COISAS QUE NEM IMAGINAVA QUE EXISTIA,SE TIVER MAIS UMA PESQUISA,CLARO QUE VOU QUERER PARTICIPAR GOSTO DE APRENDER COISAS DIFERENTES E SE TIVER OUTRA OPORTUNIDADE P/ PARTICIPAR DE OUTROS BLOGS,VOU APROVEITAR E PARTICIPAR!!!PENSO QUE ISSO DEVA CONTINUAR ESSAS PESQUISAS E TEM QUE TER COISAS DIFERENTES P/ GENTE APRENDER!!!GOSTEI MUITO DESSA AULA ESPERO QUE TENHA OUTRA!!! S.T.H

leide day 7°anoD disse...

O que é identidade cultural? A identidade cultural caracterizar as pessoas pelo modo de agir de falar é como se as rotulasse a parte dos modos especificos de sua culturacomo podemos definir a cultura de um povo?A cultura é frutas da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes,com o contato de uma cultura e outra,pode gerar uma cultura mais diferentes.O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?nos dia de hoje podemos considera cultras músicas,roupas diferente e historia antiga ,e coisas do passado quadro antigoA cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?sim,porque com elas nós fazemos amizades,e conhecimos coisas diferentesComo se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?dai aumentação,os rituais,centre autros.Quais as formas de preservar a cultura brasileira?todo o conhecimento e o modo de agir e pensar.O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?sim para que nós aprendemos a cantar corretamente, pois é o nimo do nosso pais e divemos saber cartar.Defina a identidade cultural do Brasil? sem cantar o modo de vistir vai variar conforme o pais.defina a identidade cutural do sul matogrossense?cultura,andependentamente do lugar.

Valéria C. L. 7°D E.F. disse...

A aula foi legal

WANDERSON.S.R. 7°D. E.F. disse...

A AULA TEN QUE TER MAIS DIALOGO COM OS PROFESSORES E OS ALUNOS MAIS ALUNAS GOSTOSAS FALO


WANDERSON MADSON

claudinei disse...

O que é identidade cultural? pensar dá origem à cultura.como podemos definir a cultura de um povo? toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? E os modos ea custumes das pessoa.aclturapode ser vista como uma identidade de umgrupo de pesooa? por que? Sim por que todos estao se anfromando se atualizando. como se da o processo de cltura na sociedada contemparanea? pelos estudos converssas ideias.quais as formas de preservar acultura brasileira? Exposisiçaoes museus pinturas galeras.o hinonacional brasileira e uma cultura que esta em biixa nao e mestio? entao por que a abriedade de cnta la na escola?

danyelle 7°d- elza farias disse...

1] o que é identidade cultura?
é todo o conjunto de conhecimento,emodos de agir pensar da origem da cutura.

2]como podemos definir a cultura de um povo?
aidentidade cultural caracterizaas pessoas pelos modo de agir falar como se as "rotulasse" apartir doas modos específicos de sua cultura.

3] o que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
pode ser fruto da misigenação de diferentes provas que introduziram seus habitos e costumes com contato de uma cultura.

4] aultura pode pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas? porque?
sim. porque sem cultura independentemrnte do lugarum recem nascido em sewus

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

1-O que é identidade cultural?
R=É o modo de agir, pensar, falar...
2-Como podemos definir a cultura de um povo?
R=Pelo modo de agir, pensar, fazer coisas, cantar, dançar, cozinhar, etc...
3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
R=Os modos das pessoas: o tipo de musica, o tipo de dança, o tipo de som, etc...
4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
R=Sim,por que todos estao se enformando-se e se atualisando.
5-Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
R=Pelos estudos, converssas, idéias...
6-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
R=Exposicões, museus, pinturas, galerias, teatros..
7-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
R=Porque eles querem mostrar q é um dia de comemoração...
8-Defina a identidade cultural do Brasil?
R=

NATALIA 7 D EF disse...

4-A CULTURA PODE SER VISTA COMO UMA IDENTIDADEDE UM GRUPO DE PESSOAS?POR QUE?
R=ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.
5-COMO SE DÁ O PROCESSO DE CULTURA NA SOCIEDADE COMTEPORÃNEA?
R=Um recém nascido em seus primeiros minutos já começa, de certa maneira, a se socializar, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.
6-QUAIS FORMAS DE PRESERVAR A CULTURA BRASILEIRA?
R-CONVIVENDO MAIS COM AS PESSOAS QUE TROCA DE EXPERINCIA E VECIPROCIDADE AGIR E PENSAR DA ORIGEM A CULTURA.
7-O HINO NACIONAL BRASILEIRO É UMA CULTURA QUE ESTÁ EM BAIXO,NÃO É O MESMO?ENTÃO POR QUE A OBRIGATORIAMENTE

werlen ferreira da silva disse...

1)o que é indentidade cutural?
a indentidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir de falar,é como se as"rotulosse"a partir das modas esprcificos de sua
cultura.
2)como podemos definir a cultura de um povo?
a cultura é fruto da mixigenação de diferentes povos que introduziram seus habitos e costumes,com o contato de uma cultura e outra,pode gerar uma cultura mais diferentes.
3)o que pode se considerado como cultura nos dias de hoje?
nos dias de hoje podemos considerara cultura como tipos de musicas,roupas diferentes,histórias antigas e coisas do passado.
4)a cultura pode ser vista como uma indentidade de um grupo de pessoas?por que?
sim,porque tem grupo de indígenas que tem sua cultura,tem grupo de pessoas que tem sua religião diferente das outras.
5)como se dá o processo de cultura na sociedade contemporanea?
de demitação rituais entre outras.
6)quais as formas de preservar a cultura brasileira?
convivo mais com as pessoas que troca de experiência e veciprocidade de agir e pensar da origem á cultura.
7)o hino nacional brasileiro é uma cultura que está em baixo, não é mesmo?então por que a obrigatoriedade de caná-lo na escola?
por que e o hino brasileiro é uma tradição da escola é por isso que é obrigatorio cantá-lo na escola.
8)defina a indentidade cultural do brasil?
indentidade do brasil é o modo das pessoas falar e de agir conforme o pais.

paulo 7 ano d disse...

aula foi muito divertido porque falou sobre a indentidade cutulral dos povos

Paulo.Geovane disse...

E ai pessoal

Paulo.Geovane disse...

E ai pessoal boa tarde

Paulo.Geovane disse...

E ai pessoal boa tarde

Paulo.Geovane disse...

E ai pessoal boa tarde

Paulo.Geovane disse...

E ai pessoal boa tarde

Unknown disse...

wellington oi!galera.

Lucas alberto 7°ano C disse...

a identidade do Mato Grosso do Sul?
Agência Popular de Notícias - MS - “Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”, conta.

O campo-grandense Henrique Spengler, que atualmente mora em Coxim, diz que a função dos produtores culturais é reverter esta situação, esclarecendo a comunidade. “Mato Grosso do Sul é nosso Estado de direito. O Guaicuru é nosso estado de espírito”, diz.

Henrique Spengler tem 44 anos e é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo. Cursou história em Campo Grande na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, a Fucmat, hoje Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB. É também pós-graduado em Educação por um convênio entre a antiga Socigran, de Dourados, e a Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo. É também fundador do Movimento Cultural Guaicuru e da Fundação Guaicuru de Cultura e Meio Ambiente.

O trabalho - O livro Mato Grosso do Sul aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Para a primeira edição, o jornalista esteve em Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas. Viajou também para o pantanal e o Forte Coimbra.

O trabalho fala também sobre folclore, ecologia, meio ambiente, turismo, economia, geografia, cultura e história. Há capítulos ainda sobre pássaros, répteis, peixes e mamíferos. O jornalista aborda ainda atropelamentos e contrabando de animais silvestres e o Aquífero Guarani, o maior lençol de água doce da América do Sul - que se encontra praticamente em todo subsolo sul-mato-grossense -, e que se estende por quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina. A convite do jornalista, há ainda um texto exclusivo sobre queimadas escrito pelo ambientalista Frans Krajcberg.

O jornalista percorreu sozinho, de carro e barco, mais de dez mil quilômetros pelo Estado para realizar o trabalho. Ao todo foram 14 meses de pesquisas. Apenas para o Forte Coimbra foi acompanhado pelo jornalista e fotógrafo Dioraí Leão, de São Paulo. Paulo Renato Coelho Netto é autor também das 27 fotografias que constam na obra. O livro é traduzido para o inglês pelo jornalista e professor universitário Carlos Alberto Silva Filho.

mateus leonço disse...

o que é identidade cultural?
a identidade cultural caracteriza as pessoasno modo agir

jAQUELINE DE SOUZA DOS SANTOS N16 7ano c E.M.E.F.k.R disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar,é como as rotulasse a partir dos modos especificos de sua cultura!

diana disse...

O QUE É IDENTIDADE CULTURAL?
é uma troca de experiencia reciprocimidade foi estabelecida.

aluna:juliana numero;20 7.c escola elza farias disse...

1-O que é identidade cultural?
=É o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar,seus habitos e costumes ,modo de falar eo modo de vestir è identidade cultural.

gabriel giorgi 7*c E.F disse...

1-O que é identidade cultural?
desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiência e reciprocidade foi estabelecido.
2-como podemos definir a cultura de um povo?
com o jeito de se visetir, de torcer, comer, beber etc...
3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
comida, roupa, o time que torsse, as coisas de familia etc...
4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
sim, aquela cultura você pode usarno dia-a-dia.
5-Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
não parando de construir coisas que possa virar cultura.
6-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
para a pratria nao ser envergonhada e um meio de respeito pela patria
7-Defina a identidade cultural do Brasil?
feita pelos indíos e pessoas em geral
8-Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
o gado, o tereré, compos, comidas e muito mais

Alan Rodrigues 7º C .N:01 E.F disse...

O que é identidade cultural?
R:A identidade caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se apartir de seus modos.

gabriel giorgi 7*c E.F disse...

Agência Popular de Notícias - MS - “Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”, conta.

O campo-grandense Henrique Spengler, que atualmente mora em Coxim, diz que a função dos produtores culturais é reverter esta situação, esclarecendo a comunidade. “Mato Grosso do Sul é nosso Estado de direito. O Guaicuru é nosso estado de espírito”, diz.

Henrique Spengler tem 44 anos e é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo. Cursou história em Campo Grande na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, a Fucmat, hoje Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB. É também pós-graduado em Educação por um convênio entre a antiga Socigran, de Dourados, e a Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo. É também fundador do Movimento Cultural Guaicuru e da Fundação Guaicuru de Cultura e Meio Ambiente.

O trabalho - O livro Mato Grosso do Sul aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Para a primeira edição, o jornalista esteve em Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas. Viajou também para o pantanal e o Forte Coimbra.

O trabalho fala também sobre folclore, ecologia, meio ambiente, turismo, economia, geografia, cultura e história. Há capítulos ainda sobre pássaros, répteis, peixes e mamíferos. O jornalista aborda ainda atropelamentos e contrabando de animais silvestres e o Aquífero Guarani, o maior lençol de água doce da América do Sul - que se encontra praticamente em todo subsolo sul-mato-grossense -, e que se estende por quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina. A convite do jornalista, há ainda um texto exclusivo sobre queimadas escrito pelo ambientalista Frans Krajcberg.

O jornalista percorreu sozinho, de carro e barco, mais de dez mil quilômetros pelo Estado para realizar o trabalho. Ao todo foram 14 meses de pesquisas. Apenas para o Forte Coimbra foi acompanhado pelo jornalista e fotógrafo Dioraí Leão, de São Paulo. Paulo Renato Coelho Netto é autor também das 27 fotografias que constam na obra. O livro é traduzido para o inglês pelo jornalista e professor universitário Carlos Alberto Silva Filho.

http://www.brasiloeste.com.br/noticia/53/

Francielly Pereira E.M.F.K.R disse...

O que é identidade cultural?
Todos os conjuntos de conhesimento modo de agir da oringem a cultura

gabriel giorgi 7*c E.F disse...

EU ACHEI A AULA LEGAL eu queria vir mais veses pesqyisar e aprender cada vez mais

diana disse...

COMO PODEMOS DEFINIR A CULTURA DE UM POVO?
todo o conjunto de conhecimento e modos de agir e pensar da origem a cultura,toda a sociedade tem a sua pois naõ existe sociedade sem cultura.

indara 7°c E.F disse...

O que é identidade cultural?
modo de agir dos ser humano, falar,pensar,eoutros tipos de coisas.

como podemos definir a cultura de um povo?
A cultura é fruto dos diferentes povos que entre todos habitantes.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A culturade hoje não é muito boa, os povos de antigamente tem muitas cultura.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?

modo de agir, de falar epensar


Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?


Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
cantando o hino.

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
seria uma grande falta de respeito com a patria.

Defina a identidade cultural do Brasil?
Os indios, terreré,e algumas comidas tipicas.

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
mate,terreré.

INDARA 7°c E.F disse...

GOSTEI MUITO DA AULA PROFESSOR

gabriel 12 e.f disse...

O que é identidade cultural?
caraceriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as "rotulasse" a partir dos medos especificos de sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?
a cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos de introduzirem seus hábitos, costumes com o contato de uma outra cultura.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
um time, musicas, danças isso pode ser chamado de cultura hoje em dia.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
sim porque a cultura é nossa origem como se fosse uma identidade a cultura é nossa imagem e identidade também.

quais as formas de preservar a cultura brasileira?
cantando nosso hino preservando nossos antepassados e nossos familiares do presente.

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
para nós lembrarmos da cultura do nosso país de lembrar-mos da nossa cultura

Defina a identidade cultural do Brasil?
o hino e nossos familiares antepassados

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
são os que fizeram o que hoje conservamos

kenedy cabral 7*c E.F disse...

O que é identidade cultural?

Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida.como

como podemos definir a culturade um povo?
Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.


A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?

danças,seus modos de se vistir,comidas,entre outras.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas?Por que?

sim,porque nao é uma pessoaque faz a arte são varias.

quais são as formas de perservara cultura brazileira?

é uma lembraça cultura,sem contar o madode se vistir.

o hino nacional brasileiro e uma cultura que esta em baixa ,nao emesmo?então por que a obrigatoriedade de canta lo na escola?

porque seria uma falta de respeito com a patria.

defina a identidade cultural do brazil?

indios,terere,e certos tipos de comidas.

então defina a identidade cultural do sulmatograssence?

mate e o terere.

jaqueline de souza N16 escola elza farias disse...

como podemos definir a cultura de um povo?
todo o conjunto de conhecimentos e mo
dos de agir e pensar dão origem a cultura,toda sociedade tem a sua,pois não existe sociedafr sem cultura,identidade do lugar

oque pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
a identidade cultural move os sentimentos,os valores,o folcloree uma infinidade de itens empragados nos mais variados sociedades do mundo,e apresernta o refluxo da convivencia humana

gabriel 12 e.f disse...

eu achei super legal nós viermos para a sala de informática

Julio Cezar 21 7anoC disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?
modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A cultura é fruto da miscigenação
de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?
por que não esiste cultura com uma pessoa so! por iso cultura sao um grande grupo de pesoas com os mesmos custumes e mesmos jeitos de viver

O Hino Nacional Brasileiro e uma cultura que esta a baicho,não ae mesmo?Estão porque a obrigatoriadade de canto na escola?
por que muintas pessoas não sabiam cantar e quando foram cantar erram muinto

defina a identidade cultural do brasil.
tem Variaveis tipos de culturas de custumes por que tem gente de varias naçãos por iso não podemso afirmar que a uma cutura so.





Então defina a identidade cultural do Mul Matogrossense

BIANCA 7ºC Nº3 E.FARIAS disse...

O que é identidade cultural? DESDE O SURGIMENTO DO HOMEN,APOS O AGRUPAMENTO DO MESMO E O CONVIVIO
SOCIAL, UMA TROCA DE ESPERIENCIAS E REPROCIDADEO que pode ser considerado
como cultura nos dias de hoje? ?
TODO O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS E MODOS DE AGIR DE PENSAR DA ORIGEM DA CULTURA TODA A SOCIEDADE TEM A SUAPOIS NâO EXISTE SOCIEDADE SEM CULTURA

COMO PODEMOS DEFINIR A CULTURA DE UM POVO?

jenifer 18 E.F disse...

1 O que é identidade cultural?
A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente.

2 como podemos definir a cultura de um povo?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
3 O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar 4 A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? Aidentidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos mo 5 Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana. 6 Quais as formas de preservar a cultura brasileira?Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida. 7 O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros. 8

matheus almeida nº27 ano 7 C disse...

1_O que é Identidade Cultural?
a identidade cutural caracteriza as pessoas apelo mudu de agir a fala.

2_como podemos definir a cutura de um povo?
a cutura,toda a sociedade tem a sua pois não existe

3_o que pode ser considerado como cutura nos dias de hoje?
musica e dança

4_a cutura pode ser visto como uma identidade de um grupo de pessoas ?por que ?
sim porque tem linguas. exemplo africa,usa e brasil etc.


5_quais as formas de presevar cutura brasileira?
valorizando a cutura.

6_o hino nacional brsileiro é uma cutura que esta em baixa ,não é mesmo ?então que esta em baixo,não e mesmo?então porque a obrigatoriedade de contato na escola?
porque nsemos nesse pais vivemos no pais .
7-Defina a identidade cultural do Brasil?

Eloísa n °9 EF 7°C disse...

O que é identidade cultural? como podemos definir a cultura de um povo?
caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar etc

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

a cultura pode ser cinsiderado em um time,música,dança

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?

sim por que a culturatemos nossos grupos em que nós podemos desabafar nossos problemas em fim

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
respeitar nossos familiares lembrano nossos antepassados etc

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
por que para lembrar mos da pátria

Defina a identidade cultural do brasil
para lembrarmos da pária
Brasil?

Lucas Perdidão 7°ano C escola municipal Elza Farias K.Real disse...

1)O que é a identidade cultural?
R:Identidade cultural é todo o conjuntode conhecimentos modo de agir e pensar.


2)Como podemos definir a cultura de um povo?
R:Por que toda sociedade tem a sua cultura independentemente do lugar.


3)Como podedemos definir a cultura de um povo nos dias de hoje?
R:o modo de vestir,a alimentação,os rituais entre outras.


4)A cultura pode ser vista como uma identidade de um drupo de pessoas?Por que?
R:Sim,por que todo o grupo ou povo
tem sua cultura,modo de agi,falar,pensar,cantar,entre outras.




5)quais as formas de preservar a cultura Brasileira?
R:Respeitando,cuidando,agindo de maneira BRASILEIRA.





6)O Hino nacional brasileiro é uma cultura,que está em baixa nao é mesmo?Então porque é obrigatorio cantalo nas escolas?
R:para os alunos saberem a letra e para respeitarem a cultura brasileira.













7)Defina a identidade cultural do Brasil.
R:A cultura Brasileiraé muito variada na Bahia é de um modo e no Rio Grande Do Sul é um outro completamente diferente.
















8)Então defina a identidade cultural sul matogrossence.
R:Roda de tereré,churrasco,entre outra +.












































































































Valew.....

bruno cartoso n°04 E.F disse...

1.O que é identidade cultural? r:a identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de fala,é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
2.como podemos definir a cultura de um povo?r:A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferentes.
3. o que ser conderado como cultura nas dias de hoje?r:modo de musica e dança como os dias de hoje.
4.a cultura pode ser vista como um grupo de pessoas?por que?r:sim por que cada cidade estado pais tem suas li

Karol Duarte disse...

é muito chik vim aki

NATIELI 7ºC disse...

1-O que é identidade cultural?

A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

2-como podemos definir a cultura de um povo?

Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.

3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

Um recém nascido em seus primeiros minutos já começa, de certa maneira, a se socializar, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.

4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
porque cada pessoa tem um jeito de pensar e de fazer as coisas.

5-Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?

sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.
6.-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
não maltratar ninguem,não ser criminoso,e respeita uns aos outros.
7-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
sim porque quais ninguem respeita.

8-então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
porque para dar valor ao nosso pais

NATILI7ºC disse...

NA AULA DE INFORMATICA FOI NOTA DEZ

wellington 7ºc disse...

o que é identidade cultural?

r=a identidade cultural é caracterizada as pessoas pelo A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

como podemos definir a cultura de um povo?

r=Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida

o que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

r=a identidade cultural move os sentimentos os valores o folcrore e uma infinidade de itens inpregados mas variedade da sociedade do mundo e da convivencia humana.

a cultura pode ser considerada como uma identidade de un grupo de pessoas?porque?

francieli 7ºC disse...

Como podemos definir a cundulra de um povo? todos a sosiedade ten seos cuntura, pois nao existe sosiedade sem cuntura indeterminado de cultura . 03/ O QUE que pode ser considerado como cultura como nos dias de hoje? Modo de vister a alimentaçao os ritimos ertre
outros.
04/ A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas? POR QUE.
sim, por que todos povo tem seu modo de vistir, rituais e .Ex; Africa,Rio Grande do Sul e entre outros.
Quais as forma de preservar a culturan BRASILEIRA?
resitando ,cuidando agindo como a ma neira BRASILEIRA.
06/ O hino brasileiro é uma cultura que esta em baixo, nao é mesmo?entao porque e obrigatorio de comtrole na escola.sim porque as pessoas aprende a cantar e falar o hino nacional.

Naégeli 7ºc nº29 disse...

1 O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.

2-como podemos definir a cultura de um povo?
A cultura,toda sociedade tem a sua,pois não existe sociedade de sem cultura,independente dolugar.

3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A cultura pode ser cosiderado nos dias de hoje como as tradiçães,as etnias culturais e etc...

4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
Sim,porque todo o grupo tem o seu modo de se vestir,de agir, de falar por ex:É Como se as ''Rotulase'' a partir das modas especificas de sua cultura.


5-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
Omodo de preservar acultura é ter costumes com diferentes povos.
6-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
para nos respeitar o nosso pais.
7-Defina a identidade cultural do Brasil?
a indentidade cultural moveos sentimentos impregados nas mais sociedades do mundo, e apresentao reflexo do convivencia humana.
8-Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
que tem tereré e mate.

Edivania7ºcNº8 disse...

1-O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultural

2-como podemos definir a cultura de um povo?
Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.


3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
porgue a cultura quer dizer o grupo ou pessoas que fazen as coisas para vender e para guardar .

5-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?

CUIDANDO DA CULTURA , PRESER VANDOe principalmente mantendo linpo.

6-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
nao é obrigatorio cantalo porgue e
comemorativo .
7-Defina a identidade cultural do Brasil?
brasil é agitado ,lindo preservadoe principalmente é grande, tem dança e carnaval.

8-Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
sul matogrossente é enorme cuidado pelos pessoas, e vfamosoe tambem tem comida como mandioca.

adriana 7-d n°1 escola E.F disse...

7-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
R=sim por que ninguem mais canta com amor e com alegria.
por nos respeitamos a patria.e iso e muito importante .e nos temos amor a patria.
8-Defina a identidade cultural do Brasil?
R= é uma cultura muito bonita aqui no brasil tem muitos povos de outro pais para conhecer nossa cultura.
9-Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
R=nos somos brasileiros com muito orgulho .aqui tem muitos povos aqui é no mato grosso do sul é muito bom de se viver.
nao tem como dizer como é a indentidade cultural.

adriana 7-d n°1 escola E.F disse...

eu adorei a aula de religiao agente aprente muitas coisa novas sobe nosso indetidade cultural.

Maria de Fatima Torezan /1°FASE C N°38 disse...

A Indentidade Cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou uma pessoa, de acordo com a influência dos padrões de conduta da sociedade.Com o passar dos tempos modelos de sociedade foram criados cada um com suas caracteristicas, religiosas, lugar, raça, história, orientação sexual e etnia.O ser humano é "marcado" de acordo com a sociedade em que vive,carregando seus valores e seus ideais, interferindo no modo de viver das pessoas.

Cidalia 1ª Fase C disse...

Cultura de Mato Grosso do Sul
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
•cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.
Salgados
•Arroz Carreteiro com guariroba.
•Arroz boliviano
•Carpaccio de Dourado
•Caribeu
•Chipa: tipo de pão de queijo em forma de "u" ou alongado.
•Churrasco com mandioca
•Farofa de banana
•Farofa de carne
•Furrundu
•Nhoque de mandioca
•Pacu assado e recheado
•Pamonha de milho verde cozida
•Peixe ao molho
•Puchero/Pucherada
•Quibebe de mamão
•Sobá: comida japonesa feita com um tipo de macarrão mais fino.
•Sopa paraguaia: bolo salgado feito com cebola
•Saltenha: pastel assado recheado com batata
Bebidas
Principais bebidas típicas do estado:
•Caldo de Piranha: feito um pirão de piranha e coado, tomando-se o líquido.
•Chimarrão: infusão de água quente e erva-mate e também servido numa cuia
•Cachaça de alambique: cachaça retirada diretamente da bica e vendida
•Licor de pequi: bebida doce á base de álcool e pequi
•Mate Chimarrão Libra: refrigerante feito de erva-mate que é muito popular na cidade de Corumbá.
•Sorvete de bocaiuva: sorvete feito
•Tereré: infusão de água gelada e erva-mate servido numa cuia em forma de chifre de boi; bebida-símbolo de MS;
Símbolos
•Trem do Pantanal
•Farinha de bocaiúva
Música
Instrumentos musicais
•Viola-de-cocho
Gêneros
•Guarânia
•Chamamé
•Polca Paraguaia
•Vanerão
•Sertanejo
Danças típicas
Em Mato Grosso do Sul, as quadrilhas estão restritas às escolas e algumas associações, numa tentativa de aproveitamento folclórico. São raros os grupos originais, geralmente do meio rural, que conservam algumas partes da quadrilha, como as contra danças inseridas nas comemorações locais. O Estado do Mato Grosso do Sul pode ser mapeado e dividido em 4 partes, de acordo com as danças:
Região de Campo Grande
Compreende a capital e região central do estado. Influência paulista, mineira e e sulista.
• Polca-rock: gênero que se baseia em ritmos fronteiriços, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado, cururu e outros movimentos musicais que englobam o 3/4.
• Xote aos Pares ou Xote de Três: equivale ao Xote de Duas Damas da Região Sul do Brasil.
Com esta pesquisa é possivel s
e perceber como a misturas de costumes e raças é importantissimo ser conservada.As origens é algo que deve ser guardado com grande respeito,pois elas são historias que serão passadas para as gerações futuras.

JAQUELINE DE SOUZA DOS SANTOS N:16 ESCOLA ELZA FARIAS disse...

1 o que é identidade cultural?
A IDENTIDADE CULTURAL CARACTERIAZA AS PESSOAS PELO MODO DE AGIR,DE FALAR,É COMO SE A ``ROTULASSE ´´ A PARTIR DOS MODOS ESPECIFICOS DE SUA CULTURA

2 como podemos definir a cultura de um povo?
TODO O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS E MODOS DE AGIR E PENSAR DÃO ORIGEM Á SUA CULTURA,TODA SOCIEDADE TEM A SUA,POIS NÃO EXISTE SOCIEDADE SEM CULTURA,IMDEPENDENTE DO LUGAR
3 O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A IDENTIDADE CULTURAL MOVE OS SENTIMENTOS,OS VALORES,O FOLCLORE E UMA INFINIDADE DE ITENS EDMPRAGADOS NOS MAIS VARIADAS SOCIEDADES DO MUNDO,E APRESENTA O REFLUXO DA CONVIVENCIA HUMANA
4 A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
SIM,TODA PESSOA TEM SEU POVO E SUA CULTURA,E INDEPENDENTE DE QUEL SEJA.DEVEMOS RESPEITAR
5 Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
SABENDO RESPEITAR
6 O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
SIM,PARA OS ALUNOS RECONHECEREM O VALOR QUE O HINO TEM E RESPEITAR A PATRIA
7 Defina a identidade cultural do Brasil?
FESTAS TIPICAS COMO CARNAVAL,FESTA JUNINA,COMIDAS,JOGOS ENTRE OUTOS
8 Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
COMIDAS,BEBIDAS,FESTAS E OUTROS

JAQUELINE DE SOUZA DOS SANTOS N;16 7 ANO C ESCOLA ELZA FARIAS disse...

1 o que é identidade cultural?
A IDENTIDADE CULTURAL CARACTERIAZA AS PESSOAS PELO MODO DE AGIR,DE FALAR,É COMO SE A ``ROTULASSE ´´ A PARTIR DOS MODOS ESPECIFICOS DE SUA CULTURA

2 como podemos definir a cultura de um povo?
TODO O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS E MODOS DE AGIR E PENSAR DÃO ORIGEM Á SUA CULTURA,TODA SOCIEDADE TEM A SUA,POIS NÃO EXISTE SOCIEDADE SEM CULTURA,IMDEPENDENTE DO LUGAR
3 O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A IDENTIDADE CULTURAL MOVE OS SENTIMENTOS,OS VALORES,O FOLCLORE E UMA INFINIDADE DE ITENS EDMPRAGADOS NOS MAIS VARIADAS SOCIEDADES DO MUNDO,E APRESENTA O REFLUXO DA CONVIVENCIA HUMANA
4 A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
SIM,TODA PESSOA TEM SEU POVO E SUA CULTURA,E INDEPENDENTE DE QUEL SEJA.DEVEMOS RESPEITAR
5 Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
SABENDO RESPEITAR
6 O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
SIM,PARA OS ALUNOS RECONHECEREM O VALOR QUE O HINO TEM E RESPEITAR A PATRIA
7 Defina a identidade cultural do Brasil?
FESTAS TIPICAS COMO CARNAVAL,FESTA JUNINA,COMIDAS,JOGOS ENTRE OUTOS
8 Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
COMIDAS,BEBIDAS,FESTAS E OUTROS

26 de Novembro de 2009 11:26

jheni 7 ano D E.F disse...

O que é identidade cultural? como podemos definir a cultura de um povo?O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? Quais as formas de preservar a cultura brasileira? O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? Defina a identidade cultural do Brasil? Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?

Unknown disse...

o que é identidade cultural

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

1-O que é identidade cultural?
R=É o modo de agir, pensar, falar...
2-Como podemos definir a cultura de um povo?
R=Pelo modo de agir, pensar, fazer coisas, cantar, dançar, cozinhar, etc...
3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
R=Os modos das pessoas: o tipo de musica, o tipo de dança, o tipo de som, etc...
4-A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
R=Sim,por que todos estao se enformando-se e se atualisando.
5-Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
R=Pelos estudos, converssas, idéias...
6-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
R=Exposicões, museus, pinturas, galerias, teatros..
7-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
R=sim,ele é cantada para q as pessoas vão mantendo esta tradição e q mostre interesse pela patria..

ADRIANA 7] disse...

Um dos objetivos é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nopesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvalorizassa história e nossa cultura”
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/53/

ADRIANA 7-D ] disse...

Um dos objetivos é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nopesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvalorizassa história e nossa cultura”
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/53/

isabela 7°d_E.F disse...

Cultura de Mato Grosso do Sul
A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.
Gastronomia, Salgados, Bebidas, Símbolos, Música, Instrumentos musicais, Gêneros, Danças típicas,

ADRIANA 7-D N=1 ESCOLA E.F disse...

Um dos objetivos é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nopesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvalorizassa história e nossa cultura”
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/53/

Claudini disse...

O que é identidade cultural? pensar dá origem à cultura.como podemos definir a cultura de um povo? toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? E os modos ea custumes das pessoa.aclturapode ser vista como uma identidade de umgrupo de pesooa? por que? Sim por que todos estao se anfromando se atualizando. como se da o processo de cltura na sociedada contemparanea? pelos estudos converssas ideias.quais as formas de preservar acultura brasileira? Exposisiçaoes museus pinturas galeras.o hinonacional brasileira e uma cultura que esta em biixa nao e mestio? entao por que a abriedade de cnta la na escola?Ohinonacional brasileiro e uma cultura que esta am baixa nao emestio?entao por que a abrigariedade de conta na ecola? Para horra a nossa patria.Defina a indetidade cultural da brasil? Poderíamos dizer que o Brasil é o país do futebol,do carnaval e da mulata, em tese estaríamos certos, mas,carnaval.Defina a indetidade cultural da sul matogrossense? Expressão: nomes da Cultura Sul-matogrossense – A Cultura regional Sul-Matogrossense ... e em conseqüência a identidade cultural das comunidades atingidas. ... não se pode definir o boi como ícone cultural, e sim o cultivo do animal. ...

Unknown disse...

identidade cultural é o seu geito de viver, seu geito de falar, é otipo de musica que vc ouve é cada movimento teu e tambem saber o hino do seu pais e conhecer o geito da sua cidade

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

O artesanato é um outro segmento da cultura de nosso Estado, de singular importância não só para manter viva a cultura deste povo, mas principalmente, para divulgar a própriasingularidade e o "modus vivendi"do artesão. O artesanato mato-grossense reflete o dia-a-dia e os costumes de vida do próprio artista e da cuiabania em geral.
"Sua origem está na praticidade com que o homem mato-grossense procurava suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos, que a dificuldade de obtenção lhe aflingia, seja pela distância de centros abastecedores, seja pela falta de recursos financeiros..!

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

O artesanato é um outro segmento da cultura de nosso Estado, de singular importância não só para manter viva a cultura deste povo, mas principalmente, para divulgar a própriasingularidade e o "modus vivendi"do artesão. O artesanato mato-grossense reflete o dia-a-dia e os costumes de vida do próprio artista e da cuiabania em geral.
"Sua origem está na praticidade com que o homem mato-grossense procurava suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos, que a dificuldade de obtenção lhe aflingia, seja pela distância de centros abastecedores, seja pela falta de recursos financeiros..

Unknown disse...

oi boa tarde para vcs aqui ten muitas meninas lindas bjsss para as souteiras

jheni 7 ano D E.F disse...

O que é identidade cultural? e pensar dá origem à cultura.como podemos definir a cultura de um povo? toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

Patricia Yasmin G Mendes 7° D n° 21, Elza Faris K Real disse...

Bom..eu acho que é muito importante para as pessoas conheçer mais o mundo..agnete viaja tambem em varias historias, ideias e muitas coisas legais...

Claudinei R. Ramos 7 ANO disse...

O que é identidade cultural? pensar dá origem à cultura.como podemos definir a cultura de um povo? toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar. que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? E os modos ea custumes das pessoa.aclturapode ser vista como uma identidade de umgrupo de pesooa? por que? Sim por que todos estao se anfromando se atualizando. como se da o processo de cltura na sociedada contemparanea? pelos estudos converssas ideias.quais as formas de preservar acultura brasileira? Exposisiçaoes museus pinturas galeras.o hinonacional brasileira e uma cultura que esta em biixa nao e mestio? Para horrar a nossa patria.Defina identidadecultural do brasil? No brasil cultura eo futebal,carnaval etc...Defina idetindade culturaldo sul matogrossense?A identidade, como constructo cultural, é sempre trabalho coletivo de muitos: ... e definir o que faz ou não parte de um todo chamado Mato Grosso do Sul. ... A identidade sul-mato-grossense tem que comportar o território como um todo de ...

isabela 7°d_E.F disse...

as aulas na sala de imformática são muito boas e legais.bjusss

paulo 7 ano d disse...

Pesquisar sobre a identidade do Mato Grosso do Sul. (internet, recortes de jornais e revistas).







Brasília - Os índios Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, convivem há anos com uma estatística perversa: concentram a grande maioria dos suicídios registrados entre povos indígenas no Brasil. Em 2008, todos os 34 casos identificados no país ocorreram em tribos da etnia, de acordo com levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O líder guarani kaiowá Anastácio Peralta disse que o fato “é bastante assustador” para a comunidade e atribui as mortes à perda de identidade dos indígenas diante dos conflitos fundiários e sociais que os guaranis enfrentam em Mato Grosso do Sul.

“A gente vê que é uma perda de identidade, de religião, enfraquecimento da cultura. A gente não foi preparado para enfrentar esses problemas todos de onde a gente vive”, afirmou.

Por causa de conflitos fundiários, os guarani vivem hoje uma disputa por espaço com o agronegócio e muitos indígenas passam a trabalhar nas fazendas ou se deslocam para as cidades próximas, onde se concentram nas periferias.

“Um povo que é acostumado a viver em um espaço grande, onde não dependia dessa economia de fora, era muito tranquilo, feliz. Ali mantinha sua cultura, sua religião, sua dança, seus cantos e hoje não pode mais fazer isso”.

O consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, em alguns casos, potencializam os problemas e também contribuem para o alto número de suicídios na etnia, segundo Peralta.

Na avaliação do líder indígena, a ampliação das terras dos guarani kaiowá em Mato Grosso do Sul e o fortalecimento cultural das tribos podem reverter o alto índice de suicídios.

“O povo guarani kaiowá é um povo alegre. Mas o que faz uma pessoas ser alegre é acreditar que a vida é boa”, afirmou.

Maira moraes ramos disse...

O termo cultural do sul matogrossense surge com o romantismo alemão, representado pelo filósofo Johann Gottfried Herder, quem segundo Burke (apud VIANNA, 1990. p, 244) foi responsável pela criação da idéia de cultura popular, considerando a cultura como um todo formado pela música, dança, crendices, artesanato e outras manifestações artísticas.

À história do cultural do sul Matogrossense , descreve Humberto Espíndola como inventor de novas relações para os elementos regionais, já assimilados de um determinado padrão cultural.(MENEGAZZO 1992, p 242), sendo impossível dissociá-la da trajetória desse artista de Espíndola, que permanecendo em nosso meio, exerce papéis que norteiam o desenvolvimento e a construção dos limites da regionalidade.

paulo 7 ano d disse...

Brasília - Os índios Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, convivem há anos com uma estatística perversa: concentram a grande maioria dos suicídios registrados entre povos indígenas no Brasil. Em 2008, todos os 34 casos identificados no país ocorreram em tribos da etnia, de acordo com levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O líder guarani kaiowá Anastácio Peralta disse que o fato “é bastante assustador” para a comunidade e atribui as mortes à perda de identidade dos indígenas diante dos conflitos fundiários e sociais que os guaranis enfrentam em Mato Grosso do Sul.

“A gente vê que é uma perda de identidade, de religião, enfraquecimento da cultura. A gente não foi preparado para enfrentar esses problemas todos de onde a gente vive”, afirmou.

Por causa de conflitos fundiários, os guarani vivem hoje uma disputa por espaço com o agronegócio e muitos indígenas passam a trabalhar nas fazendas ou se deslocam para as cidades próximas, onde se concentram nas periferias.

“Um povo que é acostumado a viver em um espaço grande, onde não dependia dessa economia de fora, era muito tranquilo, feliz. Ali mantinha sua cultura, sua religião, sua dança, seus cantos e hoje não pode mais fazer isso”.

O consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, em alguns casos, potencializam os problemas e também contribuem para o alto número de suicídios na etnia, segundo Peralta.

Na avaliação do líder indígena, a ampliação das terras dos guarani kaiowá em Mato Grosso do Sul e o fortalecimento cultural das tribos podem reverter o alto índice de suicídios.

“O povo guarani kaiowá é um povo alegre. Mas o que faz uma pessoas ser alegre é acreditar que a vida é boa”, afirmou.

silmara pereira da silva 7 ano d escola elza farias k. real disse...

1 O que é identidade cultural?
Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.
2 COMO podemos definir a cultura de um povo?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
3 O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
O MODO DE VESTIR ANDAR A RELIGIAO AS DANÇAS OS MODOS DE FALAR AS MANIAS ETC.
4 A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas?
SIM,POR QUE EXEMPLO UMA DANÇA QUE TODO MUNDO DANÇA,UMA COMIDA ETC.
5 Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
UMA MUSICA MAIS BESTA QUE TODOS ACHAM¨DESCOLADAS¨,UM MODO DE SE VESTIR,UM ALIMENTO,TUDO.
6 Quais as formas de preservar a cultura brasileIRA?
CANTANDO O HONO BRASILEIRO DA FORMA A DECLADA.
7 O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?
SIM AS VEZES OS JOGADORES BRASILEIRO QUANDO VAI CANTAR O HINO ANTES DE JOGAR NEM ABRIR A BOCA.NAO FICA NA FORMA A DECLADA.
8 Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
PARA DESDE PEQUENOS APERDEMOS O HINO NACIONAL.E SABER O HINO DA NOSSA CULTURA,SABER Q ELE E IMPORTANTE.
9 Defina a identidade cultural do Brasil?

danyelle garcia de oliveira 7d Escola Elza Farias disse...

1]O que é identidade cultural?
Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedad cultura, independentemente de lugar

2]como podemos definir a cultura de um povo?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
3]O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
o modo de vistir andar a religiaô as danças, os modos de falar, as manias etc.
4]A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
sim, por que por exemplo uma dança que todo mundo dança, uma comida etc.
5]Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?

NATALIA 7D EF disse...

4-A CULTURA PODE SER VISTA COMO UMA IDENTIDADE DE UM GRUPO DE P
ESSOAS?POR QUE?
R=SIM POR QUE TODO VÃO SE INFORMAR.
5-COMO SE DÁ O PROCESSO DE CULTURA NA SOCIEDADE COMTEPORANEA?
R=PELOS ESTUDO E CONVERSAS.
6-QUAIS AS FORMAS DE PRESERVAR A CULTURA BRASILEIRA?
R=PELAS CANÇÃES MUSEUS TEATRO FILMES...
7-O HINO NACIONAL BRASILEIRO É UMA CULTURA QUE ESTÁ EM BAIXA,É MESMA?
R=PARA COMEMORAR A INDEPENDENCIA DO BRASIL.
8-ENTÃO POR QUE A OBRIGARIDADE DE CANTA-LO NAS ESCOLAS?
R=POR QUE SE NÃO FOSSE CANTADO ELES NÃO IRIA RESPEITAR O HGINO NACIONAL.
9-DEFINA A IDENTIDADE DA CULTURA DO BRASIL.
R=MISTURA DE CULTURA DE TODOS OS LUGARES.

WERLEN FEREIRA DA SILVA serie 7d escola E.F disse...

9)defina a indentidade cultural do sul matogrossense?
tem varios tipos de cultura,varios tipo de decemdencia etc...
TRABALHO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DE MATO GROSSO DO SUL:MS - “Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”, conta.

O campo-grandense Henrique Spengler, que atualmente mora em Coxim, diz que a função dos produtores culturais é reverter esta situação, esclarecendo a comunidade. “Mato Grosso do Sul é nosso Estado de direito. O Guaicuru é nosso estado de espírito”, diz.
Henrique Spengler tem 44 anos e é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo. Cursou história em Campo Grande na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, a Fucmat, hoje Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB. É também pós-graduado em Educação por um convênio entre a antiga Socigran, de Dourados, e a Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo. É também fundador do Movimento Cultural Guaicuru e da Fundação Guaicuru de Cultura e Meio Ambiente.

O trabalho - O livro Mato Grosso do Sul aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Para a primeira edição, o jornalista esteve em Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas. Viajou também para o pantanal e o Forte Coimbra.

O trabalho fala também sobre folclore, ecologia, meio ambiente, turismo, economia, geografia, cultura e história. Há capítulos ainda sobre pássaros, répteis, peixes e mamíferos. O jornalista aborda ainda atropelamentos e contrabando de animais silvestres e o Aquífero Guarani, o maior lençol de água doce da América do Sul - que se encontra praticamente em todo subsolo sul-mato-grossense -, e que se estende por quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina. A convite do jornalista, há ainda um texto exclusivo sobre queimadas escrito pelo ambientalista Frans Krajcberg.

O jornalista percorreu sozinho, de carro e barco, mais de dez mil quilômetros pelo Estado para realizar o trabalho. Ao todo foram 14 meses de pesquisas. Apenas para o Forte Coimbra foi acompanhado pelo jornalista e fotógrafo Dioraí Leão, de São Paulo. Paulo Renato Coelho Netto é autor também das 27 fotografias que constam na obra. O livro é traduzido para o inglês pelo jornalista e professor universitário Carlos Alberto Silva Filho.

fernanda7°c E.F disse...

O que é identidade cultural?
modo de agir dos ser humano, falar,pensar,eoutros tipos de coisas.

como podemos definir a cultura de um povo?
A cultura é fruto dos diferentes povos que entre todos habitantes.

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
A culturade hoje não é muito boa, os povos de antigamente tem muitas cultura.

A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?

modo de agir, de falar epensar


Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?


Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
cantando o hino.

O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
seria uma grande falta de respeito com a patria.

Defina a identidade cultural do Brasil?
Os indios, terreré,e algumas comidas tipicas.

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
mate,terreré.

julianaN20 7_C ELZA FARIAS disse...

O que é identidade cultural? como podemos definir a cultura de um povo?
=seus habitos e costumes,com o contatode uma outra,pelo seu modo de viver,pode gerar uma cultura ainda mais diferente.

Raffaell disse...

O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
R:No modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais uma cultura muitao bem diferente da nossa cultura.

fernanda7°c E.F disse...

o que vc acho da aula?
achei muito interesante,continue assim professor.

fernanda7°c E.F disse...

o que vc acho da aula?
achei muito interesante,continue assim professor.

WESLEY MATEUS 7° disse...

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura hoje (5) a 2ª Feira Junina de Artesanato de MS, às 19 horas, no Mezanino do Memorial da Cultura e da Cidadania. Na abertura do evento haverá show da dupla sertaneja Tostão e Guarani.



A feira permanece até dia 30 de junho, e estará aberta de segunda a sexta, das 10h às 17h30, e sábado das 13h às 17h. A entrada é franca. Estarão em exposição as produções artesanais dos municípios do interior do Estado, com destaque às peças de municípios de desenvolvimento artesanal recente como Bela Vista, Ivinhema, Paranaíba e Camapuã.



As peças presentes na exposição dão um panorama do artesanato do Estado para quem procura objetos para deixar sua casa mais aconchegante e com um toque da identidade cultural sul-matogrossense. Os trabalhos em cerâmica, fibras, couro, madeira, osso, tecelagem, demonstram a diversidade e o crescimento do artesanato de Mato Grosso do Sul.



Tostão & Guarany



Referência da música sertaneja no Mato Grosso do Sul, Tostão & Guarany presenteiam o público com o show “25 anos na estrada”, que será marcado pelos grandes sucessos da trajetória da dupla. Uma retrospectiva. Talvez esta seja a melhor forma de descrever “25 anos na estrada”. O perfeccionismo marcante dos artistas está presente em seu repertório recheado de obras musicais selecionadas criteriosamente, que mesclam traços inovadores com a música sertaneja raiz.



Tostão & Guarany, apresentarão as mais belas canções regionais e de outros estilos, baseando-se nos sucessos da própria dupla, como: “Capetinha”, PT Saudações, Mágica ou sonho, Flor da fronteira, Estrada de chão e músicas de grande popularidade nacional. A valorização da cultura, ou seja, dos talentos regionais é uma das peculiaridades de Tostão & Guarany. A banda é composta por músicos atuantes no Estado e o cenário rústico inspira-se na realidade pantaneira. “Quem é ou se sente sul-mato-grossense, não ficará indiferente a nenhuma das músicas que iremos apresentar. Vamos cantar nossa cultura, nossa história, e o amor de nossa gente”, adianta Tostão.



Formada em 1983, a dupla já apresentou-se ao lado de artistas de todo o Brasil, dentre eles Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Chistian e Ralf, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, Matogrosso e Mathias, Leando e Leonardo, Trio Parada Dura, entre outros.



O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 (antigo Fórum). Mais informações sobre a Feira Junina na Gerência de Atividades Artesanais da FCMS, pelos telefones 3316-9107 e 3316-9333.

http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=150&id_comp=1411&id_reg=66219&voltar=home&site_reg=150&id_comp_orig=1411

matheus de almeida portinho 7°C disse...

que é identidade cultural? como podemos definir a cultura de um povo?O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? Quais as formas de preservar a cultura brasileira? O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? Defina a identidade cultural do Brasil? Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
pode ser de varias formas

WESLEY MATEUS 7º C E.Z disse...

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura hoje (5) a 2ª Feira Junina de Artesanato de MS, às 19 horas, no Mezanino do Memorial da Cultura e da Cidadania. Na abertura do evento haverá show da dupla sertaneja Tostão e Guarani.



A feira permanece até dia 30 de junho, e estará aberta de segunda a sexta, das 10h às 17h30, e sábado das 13h às 17h. A entrada é franca. Estarão em exposição as produções artesanais dos municípios do interior do Estado, com destaque às peças de municípios de desenvolvimento artesanal recente como Bela Vista, Ivinhema, Paranaíba e Camapuã.



As peças presentes na exposição dão um panorama do artesanato do Estado para quem procura objetos para deixar sua casa mais aconchegante e com um toque da identidade cultural sul-matogrossense. Os trabalhos em cerâmica, fibras, couro, madeira, osso, tecelagem, demonstram a diversidade e o crescimento do artesanato de Mato Grosso do Sul.



Tostão & Guarany



Referência da música sertaneja no Mato Grosso do Sul, Tostão & Guarany presenteiam o público com o show “25 anos na estrada”, que será marcado pelos grandes sucessos da trajetória da dupla. Uma retrospectiva. Talvez esta seja a melhor forma de descrever “25 anos na estrada”. O perfeccionismo marcante dos artistas está presente em seu repertório recheado de obras musicais selecionadas criteriosamente, que mesclam traços inovadores com a música sertaneja raiz.



Tostão & Guarany, apresentarão as mais belas canções regionais e de outros estilos, baseando-se nos sucessos da própria dupla, como: “Capetinha”, PT Saudações, Mágica ou sonho, Flor da fronteira, Estrada de chão e músicas de grande popularidade nacional. A valorização da cultura, ou seja, dos talentos regionais é uma das peculiaridades de Tostão & Guarany. A banda é composta por músicos atuantes no Estado e o cenário rústico inspira-se na realidade pantaneira. “Quem é ou se sente sul-mato-grossense, não ficará indiferente a nenhuma das músicas que iremos apresentar. Vamos cantar nossa cultura, nossa história, e o amor de nossa gente”, adianta Tostão.



Formada em 1983, a dupla já apresentou-se ao lado de artistas de todo o Brasil, dentre eles Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Chistian e Ralf, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, Matogrosso e Mathias, Leando e Leonardo, Trio Parada Dura, entre outros.



O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 (antigo Fórum). Mais informações sobre a Feira Junina na Gerência de Atividades Artesanais da FCMS, pelos telefones 3316-9107 e 3316-9333.

http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=150&id_comp=1411&id_reg=66219&voltar=home&site_reg=150&id_comp_orig=1411

julio Cezar 7 C N=21 disse...

a identidade do Mato Grosso do Sul.
=Os povos nativos de Mato Grosso do Sul” é o tema que o historiador Henrique Spengler desenvolveu para o livro Mato Grosso do Sul, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A convite do jornalista, o historiador escreveu sobre a origem do sul-mato-grossense. O trabalho será lançado em outubro, durante as comemorações da divisão do Estado. O livro é patrocinado pela empresa Verdeagro, de Ponta Porã, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Um dos objetivos do meu trabalho é revelar a verdadeira identidade de Mato Grosso do Sul, um Estado jovem, que vai completar 25 anos e que, por isso mesmo, ainda procura respostas sobre nossas origens, nossa história e nossa cultura”, diz Paulo Renato. O texto de Henrique Spengler vem preencher esta lacuna. “Spengler é um especialista, um estudioso sobre o assunto desde que Mato Grosso foi dividido”, explica o jornalista.

Spengler conta que suas pesquisas têm o objetivo de revelar a identidade de Mato Grosso do Sul a partir de referências regionais primitivas, nativas. O historiador conta que o tema é pouco explorado. “No bastidor artístico cultural já existe um conhecimento mediano sobre o assunto, mas na sociedade em geral o tema é praticamente desconhecido. A sociedade ainda ignora nosso processo histórico e por isso mesmo o desvaloriza”, conta.

O campo-grandense Henrique Spengler, que atualmente mora em Coxim, diz que a função dos produtores culturais é reverter esta situação, esclarecendo a comunidade. “Mato Grosso do Sul é nosso Estado de direito. O Guaicuru é nosso estado de espírito”, diz.

Henrique Spengler tem 44 anos e é formado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo. Cursou história em Campo Grande na antiga Faculdade Católica de Mato Grosso, a Fucmat, hoje Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB. É também pós-graduado em Educação por um convênio entre a antiga Socigran, de Dourados, e a Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, São Paulo. É também fundador do Movimento Cultural Guaicuru e da Fundação Guaicuru de Cultura e Meio Ambiente.

O trabalho - O livro Mato Grosso do Sul aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Para a primeira edição, o jornalista esteve em Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas. Viajou também para o pantanal e o Forte Coimbra.

O trabalho fala também sobre folclore, ecologia, meio ambiente, turismo, economia, geografia, cultura e história. Há capítulos ainda sobre pássaros, répteis, peixes e mamíferos. O jornalista aborda ainda atropelamentos e contrabando de animais silvestres e o Aquífero Guarani, o maior lençol de água doce da América do Sul - que se encontra praticamente em todo subsolo sul-mato-grossense -, e que se estende por quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e a Argentina. A convite do jornalista, há ainda um texto exclusivo sobre queimadas escrito pelo ambientalista Frans Krajcberg.

O jornalista percorreu sozinho, de carro e barco, mais de dez mil quilômetros pelo Estado para realizar o trabalho. Ao todo foram 14 meses de pesquisas. Apenas para o Forte Coimbra foi acompanhado pelo jornalista e fotógrafo Dioraí Leão, de São Paulo. Paulo Renato Coelho Netto é autor também das 27 fotografias que constam na obra. O livro é traduzido para o inglês pelo jornalista e professor universitário Carlos Alberto Silva Filho.

PAULO HENRIQUE DO 7 ANO C disse...

o que é identidade cultural? é o custume cada cidade que ten o seu propio geito de viver ,suas maneiras cultural.
como podemos definir a cultura de um povo?Todos tem uma cultura,mas poucos as conhecem realmente.Um exemplo disso é o hino nacional.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?Quando surgiu o homem,após o agrupamento do mesmo convivio social.
A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo

fernanda7°c E.F disse...

o que vc acho da aula?
eu achei muito interesante.continue assim professor

matheus de almeida portinho 7°C disse...

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
o indentidade do brasil pode ser vista de varias formas como dança e musica

raffaell rosendo. p 7°c n° disse...

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
R:para presevar a cultura do brasil, é senpre manter as caracteristica que nós tem custume de faser....

bianca7 c n 3 disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
como podemos definir a cultura de um povo?
A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

como um palavra


A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?

por que e uma indentidade

Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?

A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.

Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
praticando em todo luga


O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?


poque e espesial


Defina a identidade cultural do Brasil? Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?



legal uru belebele

PAULO HENRIQUE DO 7 ANO C disse...

como que foi a aula? foi muito bom se nos pode-se nos viria aqui de novo.

kenedy E.F.K.R n° 22 disse...

foi uma aula legal ou seja + o - por que nunca e legal as aulas nué verdade,voce concorda ou nao comigo,ja imaginava que sim.As aulas + legais sao de educação fisica e quando vai na sala de informatica eu acho aida que muito paia não sei como alguns aida gostam de aulas,agente ja podia nascer sabendo tudo seria muito loko nunca ir para a escola,ou nascer aposentado so no teteré e recebendo dinheiro + loko ainda sem trabalhar e so recebendo.

WESLEY PASTOR 7ºC E.Z disse...

EU GOSTEI MUITO DE VIR NA SALA DE INFORMATICA GOSTARIA DE VIR MAS VEZES PORQUE ADOREIIIIIIIII E QUE VC PROF CONTINUI ASSIM

JENIFER 18 7ºC disse...

7 Então defina a identidade
cultural do sul mato-grossense? [Photo]

Desde o surgimento do homem, após o agrupamento do mesmo e o convdo mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana. ívio social, uma troca de experiências e reciprocidade foi estabelecida.[Photo]

8 Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana. 9 Defina a identidade cultural do Brasil? ao seu redor criando uma relação social e cultural, quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança cultural, sem contar o seu modo de vestir que vai variar conforme o país, a alimentação, os rituais entre outros.

Raffaell 7°c n°32 disse...

A alua que nós tivemos sobre essa atividade foi bom para nós,e que refletimo para outras pessoas dar exemplos pra elas

JULIANA 7-C N20 ELZA FARIAS disse...

3.O que pode ser considerado como Cultura nos dias de hoje?
=O MODO DE VIVER ,O MODO DE PENSAR ,O QUE FAZEMOS MUDOU MUITO EM RELAÇÃO
AS OUTRAS.
4.A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que?
=SIM.POR CONVIVÊNCIA A PESSOA SE ACOSTUMA COM OS OUTROS E SE JUNTA COM OS COSTUMES.

matheus de almeida portinho 7°C disse...

10_Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
Ela pode ser definada de varias dança e musica.

Naé´geli numero 29 7°c disse...

Aaula foi muito boa.

bruno cardoso disse...

1.O que é identidade cultural? r:a identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de fala,é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
2.como podemos definir a cultura de um povo?r:A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferentes.
3. o que ser conderado como cultura nas dias de hoje?r:modo de musica e dança como os dias de hoje.
4.a cultura pode ser vista como um grupo de pessoas?por que?r:sim por que cada cidade ,estado pais tem suas ligua.ex:africa.
5-Quais as formas de preservar a cultura brasileira?r:A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.
6-O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo?Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?r:por que é uma cultura do nosso brasil e a gente tem de cantar o hino pelo o amor do nosso brasil.
7-Defina a identidade cultural do Brasil? r:o folclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo.ex:brasil

8-Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
r:as danças e as musicas.

Thais Raquelli n:44 1 fase A disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
como podemos definir a cultura de um povo?Todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.

Antonia 1°fase vilmar disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?

Antonia 1°fase vilmar disse...

O que é identidade cultural?
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.

como podemos definir a cultura de um povo?

michele 1fase a vilmar disse...

O que é identidade cultural?
cada um de nos temos nossa propria identidade cultural cada cidade tem a sua cultura. como podemos definir a cultura de um povo.
vendo a cultura deste povo.

Zuleide Felipe 1Fase A disse...

O que é identidade cultural?
R:Todo o conjunto de conhecimento e modos de agir e pensar da origem a cultura.A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir e falar.

crislaine g da silva 1 °fase A disse...

O que é O que é identidade cultural? O surgimento do homem,agrupamento e a convivio da social.O conhecimento de agir e pensar é independentemente do luga .Saõ varia pessoa ao seu redor cria a relaçao social e cultural,esta no mode de aprendendo a falar divericiando lingua .Podemos encontra modo de vestir saõ variado em país,identidade .
A cultura e fruto da miscigenação de diferentes povos introduziram seus habitos e costume.A identidade e move os sentimentos,folclore que varidas sociedade e convivencia humana

Marcelo Alves da Silva 1ªFase B Eja disse...

Ao meu modo de ver,falar em racismo deveria ser considerado como um crime.Quando tocamos nesse assunto assumimos que ha diferença entre nós;sou contra as cotas para ''negros'' nas universidades,por que a partir de um momento em que diferenciamos alguém mesmo que com o pretexto de defender nos colocamos como sendo diferentes.Vai chegar um dia em que todos seremos julgados de uma só forma,por um unico Juíz;e nesse dia não seremos julgados pela cor,nem pela roupa,nem pelos diplomas,e tão pouco pelo dinheiro.Quando este maravilhoso dia chegar,seremos julgados,pelo que falamos,pelo que pensamos e pelos julgamentos que fizemos em todos os dias de nossas vidas.Você ja pensou se o Juíz que vai fazer esse julgamento for negro???...

wesley cardoso Nº 51 1ºfase B EJA ( RonaaaaldOO ) disse...

O que é identidade cultural?

Caracteriza nas pessoas, o modo de agir, o modo de fala e de si vestirem. Um recém nascido ja começa a si socializar com a cultura, porque em sua volta a varias culturas, ou seja a varias Identidade Culturais. Atravez do abito de falar, de agir, si vestir... ou seja varias culturas em sua volta.

A Identidade Cultural se referi a si mesmo ou seja, a cada um de nóis, cada pessoa tem uma cultura, um habito, por exemplo, para descobrir a descendência de onde viemos, ja é uma cultura, então, cada pessoa tem sua Identidade Cultural.

Como podemos definir a cultura de um povo?

Atravez de um agrupamento da sociedade, do convívio social, vai surgindo novos conhecimentos, novos habitos... Disso define a cultura

IDAIR E MARCILIA disse...

O que é identidade cultural? A identidade cultural move os sentimentos, os valores,o foclore e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivencia humana.

Simone Cristine disse...

O que é identidade cultural?
1-Identidade cultural é a própria história,é um conjunto de conhecimentos,isso é adquirido atravéz de herança deixada por outros, é fruto da mistura de povos que pode gerar outras culturas ainda mais diferentes.Identidade cultural fala de valores,sentimentos,costumes
2Como podemos definir a cultura de um povo?
Através dos costumes ,herança,modo de agir,falar,rituais...
3-O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
costumes em geral:o falar,vestir,alimentação

Fabio da silva dionisio2ªF 'A' disse...

O que é identidade cultural?
Indentidade cultural é todo conjunto de conhecimento e modos de agir pensar de falar da origem a cutura,toda sociedade tem a sua.

como podemos definir a cultura de um povo? CadA pessoa tem sua cultura todos nós somos diferentes por usarmos roupas diferente termos gestos diferentes assim podemos definir a sua cultura.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

























As aulas no blog para mim foram muito importantes .por que aproveitamos para dar opiniões sobre o tema que-o abordamos ''analfabeto politico,como poderia ser o comando politico no Brasil e em nossa cidade,e tambem com sertesa é um insentivo para muitos alunos,gostaria de aproveitar este momento para agradescer o professor RONALDO por dar essa oportunidade.

tatiane leles escola vilmar viera matos 1.c regular disse...

O que é identidade cultural?
identidade cultural é desde dos primeiros dias da sua vida é o modo de se vestir sua religião é uma coisa de herança que ja vem da nossa familia,costumes se a pessoa é de alguma tribo,ex; emos ,goticos,e etc.
como podemos definir a cultura de um povo?é quando alguma cidade tem algum habito como cantar hino nas escolas é uma cultura e tambem pela linguagem.O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?a forma de se vestir certos habitos jeito de falar por exemplo se a pessoa ven de outro país tem outros habitos outros modos.A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?sim e hoje em dia muito
por que cada grupo de pessoas tem sua tribo ou são roqueiros ou são emos ou são goticos.Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea? muitas vezes ocorre ate violencia por que uma pessoa acaba escolhendo uma coisa difenrente que a sociedade naum ta acostumada e muitas pessoas naum aceitam e acabam partindo para a violencia por causa do preconceito.Quais as formas de preservar a cultura brasileira? O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?primeiro por respeito ao nosso país hoje em dia é raro

JULIANA DA SILVA /E.E Estadual Vilmar vieira matos 1°C /n°24 disse...

O que e identidade cultural?
R:E o que revela sobre a nossa vida no nosso dia-a-dia,o nosso jeito de ser,falar,viver,etc.
como podemos definir a cultura de um povo? R:vendo como elas vivem,a sua cultura,seus costumes,etc.O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?

Jéssica Andrade,n°57, 1°ano c E.E.Vilmar Vieira Matos disse...

A identidade cultural é um fator que diferencia um povo do outro ou uma regiao de outra, etc.A cultura surgi através de costumes q se obtem de geração para geração, ganhando assim seu valor.Nos dias de hoje identificamos como cultura danças típicas de certa região um exemplo seria o frevo, dança muito popular da região norte.O modo de se falar de cada região entre outras.A cultura pode sim ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas, pois cada povo se destingui através de seus costumes e habitos, de fato cada região tem seu ponto turistico, sua comida típica, seu modo de falar e danças.A cultura hoje é muito coletiva, pois pode-se encontrar por exemplo baiana vendendo acarajé no centro de São Paulo, o que normalmente veriamos na Bahia, paulista falando como carioca, ou seja a cultura se adquire através de costumes, misturas de etnias, a cultura hoje não se singulariza.A forma de preservar a cultura brasileira é valoriza-la e respeita-la, e principalmente conhece-la, pois faz parte de nós brasileiros, temos que nos orgulhar e fazer dela

lais n°25 1°c regular disse...

O que é identidade cultural? identidade cultural è uma forma bem ampla, ja que a cultura é algo que se adquire dependendo do seu país, seu estado e suas influencias.
como podemos definir a cultura de um povo?pelo modo dela se vestir, falar e agir.

Isabelle Carvalho Nº19 1ºC noturno disse...

O que é identidade cultural?
é a cultura que cada povo tem.
Como podemos definir a cultura de um povo?
todos tem os mesmos habitos como por exemplo alguma maneira de se vestir e muitas outras coisas.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje?
para o lugar onde moramos muitos tem o costume de tomar terere.
A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?
Sim.
Por que?
porque muitos tem esses costumes por toda a vida.
Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
Não sei.
Quais as formas de preservar a cultura brasileira?
Não às deixando de lado e sempre pratica-las.

Thiago de Souza, 1ºC Regular, Noturno. Vilmar disse...

O que é identidade cultural?
São tradições e culturas de uma região, por exemplo os Índios brasileirosl, muitos deles ja perderam a sua identidade cultural, nao falam mais o seu proprio idioma, assistem TV, vestem roupas de brancos, usam armas bélicas e deixaram de lado o Arco e Flexa.
Como podemos definir a cultura de um povo?
São os costumes e tradições de determinada região, onde todos daquela região seguem mesmos costumes, mesma alimentação, mesmo modo de se vestir, de falar, e etc.
O que pode ser considerado cultura nos dias de hoje?
Hoje-em-dia, é muito dificil se encontrar alguem que ainda tenha sua propria cultura, pois estão deixando de lado seus proprios costumes para viverem a cultura de outros povos e outras regioes.
A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pesoas? Por que?
Pode sim, pois sabemos que aquela coisa é de determinada regiao, se usa tal tipo de roupa, sa bemos que é de tal regiao, o tipo de comida que come, sabemos dizer de que lugar é aquela pessoa, entao, podemos sim definir um grupo de pessoas por suas culturas.
Quais as formas de conservar a cultura brasileira?
Continuando a segui-las, assim podemos conservar nossa verdadeira identidade, comendo o nque é de nossa região, falando as girias de nossa regiao e outras coisas.
O Hino Nacional Brasileio é uma cultura que está em baixa, não é mesmo? Então, por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas?
Sim, está muito em baixa, mais essa obrigatoriedade é para tentar preservar nossa cultura, pois se nao for assim, ninguem se interessa em conhecer o que é nossa própria identidade, e assim, conseguem preservar ao menos um pouco de nossa cultura.
Defina a Identidade cultural do Brasil.
A identidade cultural do Brasil seria os costumes, ou seja, tudo que é feito em todo o país, tudo que é apreciado por todos os brasileiros, seria a identidade de nosso pais.

Sara de Souza, Nº36, 1ºC Regular, Noturno, Vilmar disse...

Identidade cultural é tudo que se é praticado por varias pessoas em uma mesma regiao, e passa a identificá-los atraves daquele costume. Fica dificil dizer o que é cultura atualmente, pois nao se encontra mais pessoas que conservam suas culturas.
A cultura pode ajudar até a identificar um grupo de pessoas, pois se aquele grupo pratica aquela ação conhecida, sabemos dizer de que regiao se trata.
Podemos conservar a cultura brasileira ou de qualquer outro povo, continuando a segui-las e pratica-las, pois assim fica dificil esquecer nossa identidade. O Hino Nacional está em baixa sim, mais essa obrigatoriedade ajuda a conservá-lo e a cultivar pelo menos um pouquinho de nossa cultura, coisa que nao é mais feita nos dias de hoje. Nao só no Brasil mais como em qualquer lugar, fica dificil de se dizer qual a identidade cultural, pois ela esta ficando de lado em todos os lugares e ninguem mais sabe dizer qual sua propria cultura. Entao, podemos dizer que nos dias de hoje, nao se existe mais cultura propria, pois deixam de lado sua cultura para viver culturas de outros povos e regioes.

Aline Braga 1° FASE C disse...

Identidade Cultural: Todo o conhecimeto e modos de agir e pensar dá origem a cultura.
Todos os costumes, raças, religião vem a ser a cultura de povos... as danças, as comidas, artesanatos e as tecnologias vem a ser a cultura.
Identificar a cultura é conhecer as tradiçoes, raças e habitos que se torna uma sociedade, respeitando cada cultura, como o hino nacional vem a ser uma cultura que todos devem seguir pois é uma tradição e um amor a patria...
No Brasil há misturas de povos e costumes diferentes, no mato grosso do sul a tradição vem ser o tereré e o chimarrão isso é identidade cultural de cada povo...

Jessé Moreira Brum / Escola wilmar Vieira de Matos / 1° fase A N° 56 disse...

Oii.. Tudo bem ... Blog fera heim...

hehehe t+

Jessé moreira Brun / Escola E. Vilmar Vieira de Matos / Sala: 1° fase A N° 56 disse...

muito bom o blog

Jessé Moreira Brun / Escola E. Vilmar Vieira de Matos / 1° fase A / n° 56 disse...

O que é identidade cultural? A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir,de falar,é como se a rotulasse a partir dos modos especificos e sua cultura.
como podemos definir a cultura de um povo? A cultura é fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, com o contato de uma cultura e outra, pode gerar uma cultura ainda mais diferente.
O que pode ser considerado como cultura nos dias de hoje? cultura é tudo que se cultiva, é tudo que se costuma, é tudo que se pratica. Intão posso dizer q hoje em dia os tipos de musicas, tipos de danças, o estilo de se vestir, hoje em dia é cultura ...
A cultura pode ser vista como uma identidade de um grupo de pessoas ?Por que? Sim . Porque .. eu vou citar um exemplo, as tribos urbanas, cada tribo tem seu jeito de se vestir, seus estilos de musica.. Isso torna a identidade do seu grupo, no caso , tribo.
Quais as formas de preservar a cultura brasileira? Pra mim a cultura tem q ser hereditaria. Ser passa de pai passar pra filho, todos seus costumes, assim sempre vai ser conservada a cultura brasileira ..
Como se dá o processo de cultura na sociedade contemporânea?
a alimentação, os rituais, a religiãoa lingua.. entre outros.
O Hino Nacional Brasileiro é uma cultura que está em baixa,não é mesmo? Então por que a obrigatoriedade de cantá-lo nas escolas? Sim.. Hoje em dia as pesssoas não respeitam mais na hora q esta sendo apresentado o hino , pais não se importam em ensinar aos filhos a importancia dele e de como ele deve ser respaitado, com isso esta se perdendo uma coisa maravilhosa do nosso pais. É obrigatório pois a escola ta aqui pra isso, para resgatar culturas q estão sendo perdida.
defina a identidade cultural do brasil? são misturas de varias culturas de modos e costumes diferentes, não tendo ao certo uma definida do brasil. É Uma etnia formada pelas contribuições culturais do branco europeu, do índio e do negro e a partir da própria mistura destas raças. Descrições que nos remetem à formação étnico-cultural do povo brasileiro. Reconhecer-se fruto dessa mestiçagem, respeitando a importância de cada um na formação do País, desde o período de colonização até os dias atuais

Então defina a identidade cultural do sul mato-grossense?
É uma mistura de varios estados, Só q bem marcante. Como o gado, o tereré, campos, Roda de tereré,Comida,a natureza, pois ha muito verde em nosso estado, entre outras..