Analfabeto Político II




O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participados acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão, do peixe, da farinha,do aluguel, do sapato e do remédiodependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burroque se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância políticanasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltantee o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista, pilantra,o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Texto de Bertold Brecht, escritor e teatrólogo alemão (1898/1956)


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

EXPLIQUE AS EXPRESSÕES DESTACADAS: Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.


RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?Quais as características de um analfabeto político?O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?


TRABALHO DE PESQUISA:Pesquisar sobre as atividades de algumas empresas multinacionais.Casos de corrupção no Brasil. (internet, recortes de jornais e revistas).(no Blog)

PRODUÇÃO DE TEXTO:Expresse sua opinião num texto, falando sobre a política brasileira.
DEBATE:É possível ser analfabeto e não ser analfabeto político? Por quê?(título,15 linhas mínimo e 25 máximo),produção em sala.
Comentário no S.T.H: Escrever sua opinão sobre o texto de Bertold Brecht.


Prof.:terezinha bordignon

203 comentários:

1 – 200 de 203   Recentes›   Mais recentes»
ADAN GABRIEL N]2 SERIE 2ºF A disse...

O ANALFABETO POLITICO É O PIOR POR QUE ELE NUMCA SABEM O QUE ESTA ACONTEÇENDO NO NOSSO PAIS,ELES NÃO TEM ENTEREÇO COM NOS ELES SÓ PENSAN NO DINHEIRO.ENTÃO TEM QUE PENSAR MAIS NA BURRISE...

Andreia 2faseA disse...

o analfabeto politico sõa ele não fala não ouve .politicos eles finge que os pobre nõa exites porisso tem tanta violencia .

Jenifer & Cezar disse...

1)Na verdade só nasce a prostituta quando sua família não tem renda suficiente para se sustentar, sendo que se tivesse renda teria uma vida melhor...O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população...todo individuo que se expressa ou opina sobre qualquer assunto ja esta fazendo política!!!

Jheivys M. Gonçales Nº27 3ªSérie E.M disse...

O político burro não sabe,nem ler muito menos o que acotece no país,a unica coisa que ele entende é de sua corrupção que não é nada importante pra nenhum brasileiro.

daiane 2 fase A Escola Vilmar Vieira de Matos disse...

O Pior Analfabeto Politico E Aquele Que So Olha Para O Seu Proprio Umbigo,Que Nao Olha Para Os Problemas Da Populaçao..
Eles So Pensao No Dinheiro Que Nao Lhe Pertense, A Populaçao Onde A Burrise Começa Nos Politicos Corrupitos, Onde A Corrupiçao Se Torna Marginalidade, O Politico Analfabeto E Aquele Que Apoia A Prostituiçao Nao Se Importa Com A Marginalidade.. O Pior Mesmo E O Politico Ignorante Onde Dai Que Nascem oS MAiores Problemas do Mundo .................

Cezar 2 fase A disse...

2)Sim,poque todas as decisões que tomamos ou apoiamos tras beneficios para todos

Jheivys M. Gonçales Nº27 3ªSérie E.M disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
Sim,porque nos devemos ficar por dentro de tudo

Lucas AndréN:28 2:C disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Tiago Almeida N:41 2:C disse...

O Pior Analfabeto Politico E Aquele Que So Olha Para O Seu Proprio Umbigo,Que Nao Olha Para Os Problemas Da Populaçao..
Eles So Pensao No Dinheiro Que Nao Lhe Pertense, A Populaçao Onde A Burrise Começa Nos Politicos Corrupitos, Onde A Corrupiçao Se Torna Marginalidade, O Politico Analfabeto E Aquele Que Apoia A Prostituiçao Nao Se Importa Com A Marginalidade..

suzana da silva disse...

O ANALFABETO POLITICO É O PIOR, POR QUE ELE NUMCA SABEM O QUE ESTA ACONTEÇENDO NA VERDADE NEM TODOS SE PREOCUPA COM AS PESSOAS DO NOSSO PAIS,ELES NÃO TEM ENTEREÇE SÓ PENSAN NO DINHEIRO.ENTÃO TEM QUE PENSAR MAIS NA BURRISE...

ANDRE Araujo frança disse...

muitos chamam de ladrão um homem por roubar comida para seus filhos mais o maior ladrão e aquele tira comidas da da boca deste homem e compra manções e paga moradia para seus filhos em outros páises com frança eua japão,então cabe a nois saber quem escolher a cobrar.

Everton Duarte N;15 Escola : Vilmar viera de Matos disse...

Opolitico é tão inutio porque eles não sabe oque acomtece no diadia do cidadão Brasileiro.

Everton Duarte N;15 Escola : Vilmar viera de Matos disse...

Opolitico é tão inutio porque eles não sabe oque acomtece no diadia do cidadão Brasileiro.

NATIELE SILVA N47 disse...

COMO TODOS NÓS SABEMOS EM TODAS DECISÕES QUE SÃO PROPOSTAS EM NOSSA SOCIEDADE TEM A VER COM POLITICA ,POR ISSO DEVEMOS PRIMEIRAMENTE SABER DO QUE SE TRATA,PARA DEPOIS DARMOS NOSSA OPINIÃO.

Fernanda Melo N°43 2°C noturno disse...

Votando nas pessoas certa. Nos informando sobre a situação do pais...etc

Paulo Andrade 2ºC E.E Vilmar disse...

As espressões dizem que é embecil aquela pessoa que não quer saber de politica e isso é ingnorancia de sua parte,pois é penssando assim que pessoas se prostituem, viram bandidas,e se transformam em politicos corruptos entre outros casos,tudo isso pelo desenterece de não ver a politica como uma questão de cidadania e direitos.

SUZANA DA SILVA-N39 disse...

POR QUE ATRAVÉS DAS DECISOES POLITICAS É ONDE ACABAM AS MULHERES,ADOLESCENTES OU ATÉ CRIANÇAS ACABAM SE TORNANDO PROSTITUTAS ATRAVÉS DE SUAS DECISOES IMBECIES,COM A SUA CORRUPÇÃO,ONDE ELES ESTÃO MAIS NA POLITICA POR CAUSA DO DINHEIRO,MAS AFINAL ELES ODEIA A POLITICA.

Jéssica da Silva Pereira n°25 2°C E.E.Vilmar Vieira Matos disse...

A ignorancia na politica nasce pelos próprios eleitores, que votam no primeiro candidato que acham honestos. Mas ninguem nasce prostituta algumas se tornam para poder se alto sustentar, pois sendo o um País rico ainda se tem muita miséria.

Mas sera que se tivesemos mexendo com muito dinheiro não pensariamos em pegar um pouco para nós mesmos?

Evelin N°14 2°C noturno disse...

entendo que nimguem vive com 1 salario minimo...

Tiago Almeida N:41 2:C E.E Vilmar Viera Matos disse...

1) É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?

R:Sim.Para estar bem informado.
2)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R:Lendo jornais ,assistindo TV e pela rádio.

3)O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?

R:Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.

4)Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?

R: Para poder combrar impostos sobre os produtos.

5)Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.

R: Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.

6)Como você vê o fato de alguém odiar a política?

R:Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.

7)Quais as características de um analfabeto político?

R:Não ter estudo e não estar informado.

Fernanda Melo N°43 2°C noturno disse...

Etendo que 1 salario minimo não se tem uma vida digna

geovane n;18 2;c regular willmar viera de matos disse...

o politico alem de corupito da uma de joao sem braço por isso esse topico se chama "o pior politico é aquele q nao sabe le"

jaqueline dos santos N23 esc:vilmar vieira matos disse...

Na verdade só nasce a prostituta quando sua família não tem renda suficiente para se sustentar,sendo que se tivesse renda teria uma vida melhor.O politico vigarista,pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em benefício da população...todoindivíduo que se expressa ou opina sobre qualquer assunto já está fazendo política!!!!!!!

daiane N°09 2°C Noturno disse...

Sim. Porque e de nosso interesse o bem para nos e nosso pais e temos o direito e dever de cuidar do que e nosso

Geovanni Santos de Oliveira n.19 Ano:2C disse...

É verdade.Por quê o analfabeto político se enche que é tão esperto mas na verdade ele é pior do que jumento.Politico é pior do que ladrão.
1.Sim.Por quê nada passa por dispersebido no país.
2.Pelo jornais,revistas,TV e internet e de debate.
3.O custo de vida é a quantia que você gasta o que usa em alimentos,roupas,conta de água,conta de luz,gasolina,e entre outras coisas.
4.É quando os politicos resolvem os impostos,leis federais.
5.Para ir aos cofres públicos
6.IPTU,IPVA,etc...
7.Por que sempre o politico promete alguma coisa e não cumpre.Isso irrita o povo brasileiro.
8.

Geovanni Santos de Oliveira n.19 Ano:2C disse...

É verdade.Por quê o analfabeto político se enche que é tão esperto mas na verdade ele é pior do que jumento.Politico é pior do que ladrão.
1.Sim.Por quê nada passa por dispersebido no país.
2.Pelo jornais,revistas,TV e internet e de debate.
3.O custo de vida é a quantia que você gasta o que usa em alimentos,roupas,conta de água,conta de luz,gasolina,e entre outras coisas.
4.É quando os politicos resolvem os impostos,leis federais.
5.Para ir aos cofres públicos
6.IPTU,IPVA,etc...
7.Por que sempre o politico promete alguma coisa e não cumpre.Isso irrita o povo brasileiro.
8.

SUZANA DA SILVA-N39 2C disse...

PORQUE ATRAVÉS DELE É Q NÓS TEMOS O CONHECIMENTO.DA FORMA MAIS HONESTA POSSIVEL SABENDO AS DECISOES QUE DEVEMOS TOMAR.O CUSTO DE VIDA É O Q VC GASTA NO DI A DIA.É A DECISAO Q ELES DEVEM TOMAR PARA MELHORAR NOSSO PAÍS.PORQUE NA VERDADE ELES SAO A AUTORIDADES SAO MAIORES DO Q NÓS.

Ana Lais Alves disse...

É necessario sim participar dos acontecimentos, pois com isso estaremos sabendo o que se passa em nosso pais.Penso que uma das melhores formas de participar dos acontacimentos politicos é na hora da votação.
Decisao politica , é o que o politico decide para o pais , as vezes podem ser boas , as vezes naum ,um exemplo é as melhorias nos asfalto ou até um posto de saúde para a poupulação.
Custo de vida na minha opinião é o gastamos com a agua,o preço dos alimentos...
Por que o politico é quem resolve as decisoes de um Pais,depende dele.Por exemplo melhorias para apopulação o quanto dar de impostos
o quanto cobrar da população.
As pessoas odeiam a politica , as vesez por nen saber do que se trata , e nen entende.
Na afirmação ele critica os politicos...

janio medeiros disse...

A QUESTAO NÃO É SÓ FALAR DE POLITICA E QUE ATRAVÉS DE NÃO TER JUSTIFICATIVAS PARA FALAR DE SUPOSTAS QUESTOES E ACONTECIMENTOS SABENDO QUE O FATO DE QUE O MODO COMO O NARRADOR FALA DE SUAS IDEIAS E QUE

Ana Lais Alves disse...

O analfabeto politico,não vê e não houve, so pensa em si mesmo , so olha os seus problemas e esquece da população.

Jenifer 2ºfase A disse...

O analfabeto político não esta sabendo o acontece no nosso pais, pois eles só querem saber do dinheiro do nosso imposto, a unica coisa que ele entende é de sua corrupção que não é nada importante pra nenhum brasileiro, eles não querem saber do Problema Da Populaçao. O analfabeto politico,não vê e não houve, so pensa em si mesmo , so olha os seus problemas e esquece da população.

1) É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
R:Sim.Para estar bem informado.

2)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
R:Lendo jornais ,assistindo TV e pela rádio.

3)O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?
R:Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.

4)Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
R: Para poder combrar impostos sobre os produtos.

5)Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.
R: Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.

6)Como você vê o fato de alguém odiar a política?
R:Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.

7)Quais as características de um analfabeto político?
R:Não ter estudo e não estar informado

8) O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político”. Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
R:Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.

9) Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
R: O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população.

10) O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?
R:O certo seria denunciar, mais nos tempo de hoje é muito difícil encontrar alguém corajosa para fazer isso ou seja muitos preferem ficar quieto, pode ver o político agindo desonestamente que não faz nada, mais desta forma nos acabamos ajudando eles.

ELTON RODRIGUES 2 FASE B N50 disse...

O chamado analfabeto politico acha que a politica é um assunto totalmente isolado,mas na verdade se nao houvesse a politica todos os governos viveriam isolados sem contato com os outros países isso nao acontece porque há uma relação politica.O analfabeto politico diz que nao gosta de politica acha chato,mas sem ela o mundo estaria muito pior.Em fim nós devemos estar ligados na politica mesmo sem gostar,pois é necessária para nós.Em tudo,a politica está envolvida.

adaias oliveira 2 F. B. disse...

Os maiores corruptos que existem,sao os politicos.Pois sao os unicos que tem o contato direto com o nosso dinheiro,que caem diretamente nas maos de quem foi eleito para administrar e controlar a verba do estado.
Mas nem sempre e o que acontece, pois existem politicos acostumado a se dar bem nas costas de pessoas onestas, que pagam seus seus empostos corretamente acaba sendo prejudicados pela falta de onestidades de alguns politicos sem conssiderasao a comunidade.

sivanaldo 2fase b disse...

certo é denunciar,mais nos tempo de hoje é muito dificil,porque muitos tem medo de perder seu trabalho. encomtar alguém corajosa para fazer isso ou seja muitos preferem ficar quieto,pode ver o politicos agindo desonestamente que não faz nada,mais desta nos acabamos ajudando eles. pela nossa omissão.

Jheivys M. Gonçales Nº27 3ªSérie E.M disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
Sim,porque nos devemos ficar por dentro de tudo acotece.

sandra 2°fase A disse...

O analfabeto politico,não vê e não houve, so pensa em si mesmo , so olha os seus problemas e esquece da população.
1)Sim,porque nos devemos ficar por dentro de tudo acotece
2)Lendo jornais ,assistindo TV e pela rádio.
3)O custo de vida é a quantia que você gasta o que usa em alimentos,roupas,conta de água,conta de luz,gasolina,e entre outras coisas.
4)É quando os politicos resolvem os impostos,leis federais
5)Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados
6)Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.
7)Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.
8)Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.
9)O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população
10)O certo seria denunciar, mais nos tempo de hoje é muito difícil encontrar alguém corajosa para fazer isso ou seja muitos preferem ficar quieto, pode ver o político agindo desonestamente que não faz nada, mais desta forma nos acabamos ajudando eles.

marcionylia silva franco disse...

A politica em nosso pais e uma vergonha ,os politicos não estão preocupados com os interesses da populacão, grande parte dos politicos só pensam em seus proprios interesses.Não liga para seu eleitores , caracterizando assim o analfabetimos politico.

Rosana 2°faseA disse...

o politico alem de corupito da uma de joao sem braço por isso esse topico se chama "o pior politico é aquele q nao sabe le"
1)Sim.Por quê nada passa por dispersebido no país.
2)Sim,poque todas as decisões que tomamos ou apoiamos tras beneficios para todos.
3)Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.
4)Para poder combrar impostos sobre os produtos.
5) Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados
6)IPTU,IPVA,etc...
7)Não ter estudo e não estar informado
8)Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças
9)O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas
10)Algumas pessoas te coragem de denunciar os políticos corrupitos, pois a maioria não tem esta capacidade de denunciar, mais se não fizermos isso estamos ajudando eles.

cezar 2fase A disse...

sim, é porque queira ou não todos nos somos ''contaminados''por esse virus,chamado corupção e nestes ultimos dias tem aflorado de uma forma bem intensa.usando da ignorancia.e o pouco interesse da população esses nossos representantes. usufruem do melhor do que o poder pode oferecer como cidadãos iindouto que somos na grande maioria ficamos aqui no nosso canto so reclamando. e pondo adejetivos neses nosso representantes que as veses fasem por merecer como é que podemos mudar o modo desses nosos representantes?

cezar 2fase A disse...

sim, é porque queira ou não todos nos somos ''contaminados''por esse virus,chamado corupção e nestes ultimos dias tem aflorado de uma forma bem intensa.usando da ignorancia.e o pouco interesse da população esses nossos representantes. usufruem do melhor do que o poder pode oferecer como cidadãos iindouto que somos na grande maioria ficamos aqui no nosso canto so reclamando. e pondo adejetivos neses nosso representantes que as veses fasem por merecer como é que podemos mudar o modo desses nosos representantes?

cezar 2fase A disse...

sim, é porque queira ou não todos nos somos ''contaminados''por esse virus,chamado corupção e nestes ultimos dias tem aflorado de uma forma bem intensa.usando da ignorancia.e o pouco interesse da população esses nossos representantes. usufruem do melhor do que o poder pode oferecer como cidadãos iindouto que somos na grande maioria ficamos aqui no nosso canto so reclamando. e pondo adejetivos neses nosso representantes que as veses fasem por merecer como é que podemos mudar o modo desses nosos representantes?

cezar 2fase A disse...

sim, é porque queira ou não todos nos somos ''contaminados''por esse virus,chamado corupção e nestes ultimos dias tem aflorado de uma forma bem intensa.usando da ignorancia.e o pouco interesse da população esses nossos representantes. usufruem do melhor do que o poder pode oferecer como cidadãos iindouto que somos na grande maioria ficamos aqui no nosso canto so reclamando. e pondo adejetivos neses nosso representantes que as veses fasem por merecer como é que podemos mudar o modo desses nosos representantes?

Jheivys M. Gonçales Nº27 3ªSérie E.M disse...

De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
Com nossas proprias opinioes,que não só ira trazer beneficios para si mas para todos.

NATIELE N47 disse...

COMO VIMOS TEM GENTE QUE FALA QUE NÃO GOSTA DE POLITICA ,MAS NEM ELE MESMO SABE QUE ,SÓ DELE ESTAR DIZENDO ISTO, JA É CONSIDERADO UM ATO DE POLITICA ESSE ASSUNTO.

FERNANDA MELO N°43 2°C NOTURNO disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país?
Por quê?

R: PORQUE DESSA FORMA SABEMOS O QUE COBRAR E DE QUEM COBRAR NOSSOS DIREITOS.

De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R: LENDO REVISTAS, JORNAIS, ASSISTINDO TV ETC...

O que você entende por custo de vida?

R: ENTENDO QUE COM APENAS 1 SALARIO NAO SE TEM UMA VIDA DIGNA.

O que é uma decisão política?Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.

R: PARA PODER COBRAR IMPOSTO SOBRES OS PRODUTOS.
ANEL VIARIO, RECAPIAMENTO ETC..

Como você vê o fato de alguém odiar a política?Quais as características de um analfabeto político?

R: RUIM POIS SOMOS NOS QUE OS ELEGEMOS, E SOMOS NOS QUEM DEVEMOS COBRAR AS COISAS DELES.


O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

R: SIM QUE NAO E SO O POLITICO QUE É BURRO EXISTEM PESSOAS QUE TBM NAO TIVERAM ALFABETIZAÇÃO. O POLITICO VIGARISTA CORRONPE AS EMPRESAS E SE BENIFICIA DO LUCRO. O CORRETO SERIA DENUNCIAR MAIS POUCAS PESSOU OU ATE MESMO NIMGUEM TEM CORAGEM PARA FAZER ISSO, E MESMO SE VIZESSE O POLITICO SEMPRE SE DARIA BEM.

paulo herique 2ºC noturno disse...

Sobre o analfabeto politico, ele e aquele que vóta em qualquer um e pior doque isto depois nem acompanha o que o politico esta fazendo.O analfabetismo não é uma deficiencia, pois as pessoas podem mudar de opinião ouvindo opiniões de outras pessoas por isso o mesmo a pessoa sendo analfabeta, póde não ser analfabéta politica

andre araujo frança disse...

sim todos de vemos estar ligados do que se passa no nosso pais,lendo jornais e e prestando atenção nas melhorias que etão sendo feita,são os preços dos alimentos moradias e diversos outros custos,são eles que deter minam os preços de tudo que compramos,o salario que recebemos ja é um decisam politica são eles quem decidem o salari que devemos ter,a politica não deve ser diada mas sim adimirada pois embora tenha varios politicos corupitos tambem temos os bons,

andre araujo frança disse...

sim todos de vemos estar ligados do que se passa no nosso pais,lendo jornais e e prestando atenção nas melhorias que etão sendo feita,são os preços dos alimentos moradias e diversos outros custos,são eles que deter minam os preços de tudo que compramos,o salario que recebemos ja é um decisam politica são eles quem decidem o salari que devemos ter,a politica não deve ser diada mas sim adimirada pois embora tenha varios politicos corupitos tambem temos os bons,

jaqueline dos santos 2C n23 vilmar vieira matos disse...

O pior acontecimento no nosso país é a corrupçao que nossos políticos causam, eles não pensam em nada para melhorar a vida dos baixa-renda ou até mesmo da comunidade, só sabem roubar,e muitas vezes pessoas que não tem nada a ver com isso acaba entrando nessa.

andre araujo frança disse...

sim todos de vemos estar ligados do que se passa no nosso pais,lendo jornais e e prestando atenção nas melhorias que etão sendo feita,são os preços dos alimentos moradias e diversos outros custos,são eles que deter minam os preços de tudo que compramos,o salario que recebemos ja é um decisam politica são eles quem decidem o salari que devemos ter,a politica não deve ser diada mas sim adimirada pois embora tenha varios politicos corupitos tambem temos os bons,

jaqueline dos santos 2C n23 vilmar vieira matos disse...

O pior acontecimento no nosso país é a corrupçao que nossos políticos causam, eles não pensam em nada para melhorar a vida dos baixa-renda ou até mesmo da comunidade, só sabem roubar,e muitas vezes pessoas que não tem nada a ver com isso acaba entrando nessa.

natiele disse...

A polica é muito importante para nós ,é através dela que decisoes são tomadas.Nós podemos participar buscando o cohecelos.

suzana 2°c n°-39 disse...

todas.exemplo:o custo dos alimentos,o aumento dos salários etc.Pq a maioria dos politicos é corruptos os interesses deles é só o dinheiro e não nas pessoas.O pior analfbeto politico é que eles sabem que ta roubando mas não muda isso.Que ele fala que odeia a politica mas insiste em ficar nela pensando no dinheiro e pior que se orgulha disso.PQ eles tirm o q é das pessoas o dinheiro.Não podemos fazer nada pq n cabeça deles eles são melhores do q a gente.

Paulo Andrade Silva Nº46.2ºC. disse...

Sim.Porque atraves da politica que podemos exercer os nosssos direitos, com o voto que vai eleger o nosso representante.devemos sempre estar ligados no que esta se passando em nosso pais.
Costo de vida é a quantia de dinheiro que você gasta para se manter.

Natalina 2ºfase A disse...

A politica em nosso pais e uma vergonha ,os politicos não estão preocupados com os interesses da populacão, grande parte dos politicos só pensam em seus proprios interesses.Não liga para seu eleitores , caracterizando assim o analfabetimos politico.
1)Sim.Porque atraves da politica que podemos exercer os nosssos direitos, com o voto que vai eleger o nosso representante, devemos sempre estar ligados no que esta se passando em nosso pais.
2) LENDO REVISTAS, JORNAIS, ASSISTINDO TV ETC...
3)Custo de vida é o imposto que pagamos.
4)É quando os politicos resolvem os impostos,leis federais
5) Para poder combrar impostos sobre os produtos.
6)Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.
7)Por que sempre o politico promete alguma coisa e não cumpre.Isso irrita o povo brasileiro.
8)Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.
9)O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população
10)Algumas pessoas te coragem de denunciar os políticos corrupitos, pois a maioria não tem esta capacidade de denunciar, mais se não fizermos isso estamos ajudando eles.

camila 2 ano disse...

ok

Cirlene 2°Fase A disse...

O pior acontecimento no nosso país é a corrupçao que nossos políticos causam, eles não pensam em nada para melhorar a vida dos baixa-renda ou até mesmo da comunidade, só sabem roubar,e muitas vezes pessoas que não tem nada a ver com isso acaba entrando nessa.

1)Sim,Porque atraves da politica que podemos exercer os nosssos direitos
2)Lendo revista, jornais,na tv, no radio, na internet
3)Custo de vida é o imposto que pagamos
4)Para poder combrar impostos sobre os produtos.
6)Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.
7)Por que sempre o politico promete alguma coisa e não cumpre.Isso irrita o povo brasileiro.
8)Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.
9)O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população
10)Algumas pessoas te coragem de denunciar os políticos corrupitos, pois a maioria não tem esta capacidade de denunciar, mais se não fizermos isso estamos ajudando eles.

carla castori 3º ano disse...

Ele não ouve, não fala, nem participados acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão, do peixe, da farinha,do aluguel, do sapato e do remédiodependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burroque se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância políticanasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltantee o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista, pilantra,o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Sandra Saldanha disse...

Como nos textos trabalhados diziam sobre educação ,interesse e que incluia a sociedade em geral,neste texto fala sobre o analfabeto que pensa que tudo e todos sempre estão querendo o melhor pra si.
E tambem fala sobre o tema dos politico que é a realidade pois o altor espressou de forma que de ra entender o que acontece no nosso cotidiano.

sivanaldo 2 fase b disse...

o politico alem de corupito da uma de joao sem braço por isso esse topico se chama "o pior politico é aquele q nao sabe le"
1)Sim.Por quê nada passa por dispersebido no país.
2)Sim,poque todas as decisões que tomamos ou apoiamos tras beneficios para todos.
3)Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.
4)Para poder combrar impostos sobre os produtos.
5) Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados
6)IPTU,IPVA,etc...
7)Não ter estudo e não estar informado
8)Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças
9)O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas
10)Algumas pessoas te coragem de denunciar os políticos corrupitos, pois a maioria não tem esta capacidade de denunciar, mais se não fizermos isso estamos ajudando eles

Martinha... disse...

Olá a todos amigos...

Joselina de Amorim 3º ano disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Eliel Matos 2°fase b disse...

o politico alem de corupito da uma de joao sem braço por isso esse topico se chama "o pior politico é aquele q nao sabe le."
Nosso pais e uma vergonha ,os politicos não estão preocupados com os interesses da populacão, grande parte dos politicos só pensam em seus proprios interesses.Não liga para seu eleitores , caracterizando assim o analfabetimos politico.

sivanaldo 2 fase b disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país?
Por quê?

R: PORQUE DESSA FORMA SABEMOS O QUE COBRAR E DE QUEM COBRAR NOSSOS DIREITOS.

De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R: LENDO REVISTAS, JORNAIS, ASSISTINDO TV ETC...

O que você entende por custo de vida?

R: ENTENDO QUE COM APENAS 1 SALARIO NAO SE TEM UMA VIDA DIGNA.

O que é uma decisão política?Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.

R: PARA PODER COBRAR IMPOSTO SOBRES OS PRODUTOS.
ANEL VIARIO, RECAPIAMENTO ETC..

Como você vê o fato de alguém odiar a política?Quais as características de um analfabeto político?

R: RUIM POIS SOMOS NOS QUE OS ELEGEMOS, E SOMOS NOS QUEM DEVEMOS COBRAR AS COISAS DELES.


O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

R: SIM QUE NAO E SO O POLITICO QUE É BURRO EXISTEM PESSOAS QUE TBM NAO TIVERAM ALFABETIZAÇÃO. O POLITICO VIGARISTA CORRONPE AS EMPRESAS E SE BENIFICIA DO LUCRO. O CORRETO SERIA DENUNCIAR MAIS POUCAS PESSOU OU ATE MESMO NIMGUEM TEM CORAGEM PARA FAZER ISSO, E MESMO SE VIZESSE O POLITICO SEMPRE SE DARIA BEM.

16

jairo n27 2fase b disse...

na verdade a nossa opniao nao modifica nada.nao e o que nois que, e o que os politicos querem. pois eles tem tudo na mao..

adaias disse...

sim. Para sabermo o que esta acontessendo com o nosso pais.Podemos participar de forma simples como saber o que estasendo tratado nas reunioes,palestras etc.Entendo por custo de vida é o absurdo de emposto que pagamos para os corruptos. As decisoês politicas é o emposto cobrados nos alimentos.Porque são os politicos quem decidem o preço dos impostos.

Vagner Esequiel dos Santos 2Fase B disse...

O analfabeto político nada mais é do que aquele sujeito,muito ignorante que não recebeu uma educação voltada para a construção de um cidadão com censo crítico, que questione o porque das coisas serem como são,ele em geral é muito preguiçoso e não quer ser incomodado por motivo qualquer que seja que não esteje diretamente ligado ao seu cotidiano pobre e disprezível,ele se acha muito bom e em geral generalisa dizendo -Ah esses políticos são todos uns ladrões por isso que eu não gosto de política,só tem corrupto e com isso acaba fazendo uma enorme injustiça com aqueles politicos comprometidos com a descência,com a verdade, o bem-estar social, a segurança pública,o trabalho sério e a integridade moral.O analfabeto não se mantém a par das noticías relaciodas aos gastos publicos, dos investimentos, não vai a Câmara municipal participar de nenhuma sessão de votação dos projetos ele não quer saber de nada.

sivanldo 2 fase b disse...

É necessario sim participar dos acontecimentos, pois com isso estaremos sabendo o que se passa em nosso pais.Penso que uma das melhores formas de participar dos acontacimentos politicos é na hora da votação.
Decisao politica , é o que o politico decide para o pais , as vezes podem ser boas , as vezes naum ,um exemplo é as melhorias nos asfalto ou até um posto de saúde para a poupulação.
Custo de vida na minha opinião é o gastamos com a agua,o preço dos alimentos...
Por que o politico é quem resolve as decisoes de um Pais,depende dele.Por exemplo melhorias para apopulação o quanto dar de impostos
o quanto cobrar da população.
As pessoas odeiam a politica , as vesez por nen saber do que se trata , e nen entende.
Na afirmação ele critica os politicos...

rei disse...

todos os politicos são corrupitos, os que nao são, ainda vão ser...

sivanaldo 2 b disse...

disse...
O analfabeto político não esta sabendo o acontece no nosso pais, pois eles só querem saber do dinheiro do nosso imposto, a unica coisa que ele entende é de sua corrupção que não é nada importante pra nenhum brasileiro, eles não querem saber do Problema Da Populaçao. O analfabeto politico,não vê e não houve, so pensa em si mesmo , so olha os seus problemas e esquece da população.

1) É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
R:Sim.Para estar bem informado.

2)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
R:Lendo jornais ,assistindo TV e pela rádio.

3)O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?
R:Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.

4)Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
R: Para poder combrar impostos sobre os produtos.

5)Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.
R: Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.

6)Como você vê o fato de alguém odiar a política?
R:Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.

7)Quais as características de um analfabeto político?
R:Não ter estudo e não estar informado

8) O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político”. Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
R:Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.

9) Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
R: O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população.

10) O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?
R:O certo seria denunciar, mais nos tempo de hoje é muito difícil encontrar alguém corajosa para fazer isso ou seja muitos preferem ficar quieto, pode ver o político agindo desonestamente que não faz nada, mais desta forma nos acabamos ajudando eles

Vagner Esequiel dos Santos 2 fase B 44 disse...

O quanto antes melhor,pois se não participamos ficamos a mercê dos aproveitadores oportunistas que se dizem amigos do povo,que vão mudar o país´que tudo vai melhorar pronetem o céu e as estrelas aos eleitrochas,bobões,dão dentadura para os banguélos,enchem o tanque do seu carro se você quiser e até podem chorar no velório de um ente querido seu que ele nunca sequer viu na vida e dizer o quanto o difunto enquanto vivo foi bom, tudo isso,não por estar preocupado com vc,mas com o saldo da conta bancária dele depois de eleito, com as viagens de avião,mais aquela ajudinha de custo do governo para a moradia deles caso seja deputado federal,senador,, etc...exceto raras exceções após ser eleito, ele desaparece.tchau.. tchau...tchau otário

rei n°40 disse...

Sim, é importante sempre estar imformado do assunto, porque é sempre bom sabermos o que podemos cobrar dos politicos.

Vagner Esequieol dos Santos 2 fase B disse...

O Vagner falou: Custo de vida é uma equação em que se relaciona o que se ganha e o quanto se gasta por aquilo que é essencial nas nossas vidas,entendeu?

Sandra Saldanha n°42 2°fase B disse...

Pizza é aqui, ó
Brindeiro ignora parecer de sua
assessoria técnica e decide
arquivar o caso Banpará

O presidente do Senado, Jader Barbalho, escapou de uma das garras da Justiça, mas a ponta de seu paletó ficou presa a outra unha afiada. Na segunda-feira passada, o Ministério Público do Pará decidiu, por unanimidade, reabrir investigações sobre o escândalo do Banpará, no qual Jader Barbalho é acusado de ter desviado 10 milhões de reais do banco para contas de suas empresas e familiares. A decisão poderá resultar numa ação cível, por meio da qual Jader seria convidado a ressarcir os cofres públicos da quantia desviada. Mas, no mesmo dia, o senador recebeu a notícia que mais esperava. O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, analisou o aspecto penal do escândalo, que, nas últimas conseqüências, poderia resultar na prisão de Jader. Brindeiro, fiel a sua compulsão engavetadora, decidiu arquivar o caso. Em sua decisão, alegou que não há prova do envolvimento do senador e, mesmo que houvesse, o crime estaria prescrito desde 1996.

Para um homem livre com um patrimônio visível de, pelo menos, 30 milhões de reais, é melhor saber que no futuro talvez tenha de colocar a mão no bolso do que perder a liberdade. A decisão de Brindeiro agradou a Jader, mas causou algum mal-estar entre os procuradores. Uma análise feita por técnicos da Procuradoria Geral da República, enviada a Brindeiro dias antes de sua decisão, ponderava que o crime não estava prescrito. A polêmica é a seguinte: Brindeiro entendeu que a suspeita é de que Jader cometeu crime do colarinho-branco, que prescreveu em 1996. Os técnicos alertaram que esse tipo de crime só pode ser cometido por diretores e funcionários de instituições financeiras. Como Jader era governador do Pará, e não membro do Banpará, os técnicos ponderaram que seu crime, se houve, era de peculato – cuja prescrição acontecerá só em 2004. Brindeiro, no entanto, preferiu a interpretação que levava o caso direto para o arquivamento.

Gaveta 100% – A célebre inclinação de Brindeiro para arquivar investigações é conhecida por todos, mas em casos que envolvem o senador Jader Barbalho essa tendência se manifesta em 100% dos casos. Em agosto de 1999, o procurador arquivou uma denúncia na qual Jader, na condição de ministro da Reforma Agrária, era acusado de beneficiar uma empresa, a Colíder, numa desapropriação de terras, pagando-lhe uma indenização descabida de 1,7 milhão de dólares. Brindeiro reconheceu que o caso estava "eivado de irregularidades", mas entendeu – de novo – que não havia provas contra Jader, embora o juiz de primeira instância tenha entendido exatamente o contrário. Um ano antes, em agosto de 1998, Brindeiro arquivara outro caso de maracutaia fundiária envolvendo o hoje senador. Nele havia suspeita de uma série de irregularidades na desapropriação de terras numa região do Pará conhecida como Polígono dos Castanhais. As suspeitas foram levantadas por uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU). Como o Incra, órgão do governo federal que cuida da questão agrária, informou que a desapropriação fora correta, Brindeiro deu-se por satisfeito e, como sempre, escancarou a gaveta.

http://veja.abril.com.br/230501/p_048.html

jairo n27 2fase b disse...

sim. porque?para dar a nossa opniao,pra ver se melhora o nosso dia a dia. As vezes podemos participar. o custo de vida e o que gastamos para se manter com o aluguel,luz,agua e com a comida. Uma decisao politica e quando os politicos se reuni para decidir o que fazer para melhorar as escolas,a saude etc..Porque eles que decide, e os gastos que leva ate chegar em nos. Porque os politicos ficam fazendo corrupçao.

Vagner Esequieol dos santos 2FASE B 44 disse...

É poder escolher quem você quer que te represente nas decisões importantes que tem de ser tomadas pelos administradores publicos.

michelly 35 vilmar 1faseA disse...

iai beleza

meriley 1faseA disse...

ola amigos passei para lhes dizer um oiii.

cezar 2°fase A disse...

1) É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
R:Sim.Para estar bem informado.

2)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
R:Lendo jornais ,assistindo TV e pela rádio.

3)O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?
R:Custo de vida é o imposto que pagamos.Decisão política é uma decisão correta pensando nos eleitores.

4)Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
R: Para poder combrar impostos sobre os produtos.

5)Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.
R: Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.

6)Como você vê o fato de alguém odiar a política?
R:Por fazer reformas em outro bairro e não no dele.

7)Quais as características de um analfabeto político?
R:Não ter estudo e não estar informado

8) O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político”. Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
R:Sim, que não é só o político uma parti da população também pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.

9) Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
R: O político vigarista, pilantra, que ele corrompe as empresas nacionais e multinacionais se beneficiando do lucro das empresas, que poderia ser revertido em beneficio da população.

10) O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?
R:O certo seria denunciar, mais nos tempo de hoje é muito difícil encontrar alguém corajosa para fazer isso ou seja muitos preferem ficar quieto, pode ver o político agindo desonestamente que não faz nada, mais desta forma nos acabamos ajudando eles.

Eduardo Abantes 2°fase A disse...

O analfabeto politico e aquele que não se preucupa com o sistema politico da sua cidade , estado e nem do seu país.
Com isso acaba prejudicando a política do nosso país,elegendo politicos que não tem compromiço com a sociedade e só pensan em beneficio próprio.

ARIANE IARA 07 2FASE A NOTURNO disse...

A QUESTÃO É QUE OS NOSSOS POLITICOS NÃO PENSAN NO POVO QUE OS ELEGERAM, MAS SIM NELES PRÓPRIO E QUE TODO O DINHEIRO QUE PASSA PELA MÃO DELES É O NOSSO E NÃO DÃO VALOR NEM USAM NOSSO DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO;SAÚDE;LAZER E UMA PORÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA O POVO.DEVEMOS PENSAR NOS POLITICOS QUE NÓS ELEGEMOS E FAZER COM QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZARE E PENSAR MELHOR PARA TENTAR MELHORAR O NOSSO MUNDO.

robson nunes n.41 2 fase A disse...

no começo de mandato o politico "honesto" começa a trabalhar até bem,o q acontece é q outros q ja estao la a mais tempo nao trabalha bem ja esta de saco cheio de todos os povos e ja nao liga mais pra populaçao,depois o politico q começou bem ve jeito q outros estao trabalhando e tambem começa a relaxar e a desviar as verbas destinadas a populaçao e nao faz um bom trabalho.1 questao

DONA MARIA JOSÉ 2FASE A N 35 disse...

OS NOSSOS POLITICOS DEVEM PRIMEIRAMENTE PENSAR NAS NOSSAS DIFICULDADES E AS NECESSIDADE E TENTAR FZER UM BOM USO DO NOSSO DINHEIRO E NÃO O DESVIAR E USAR PARA BENS PRÓPRIOS.

marcionylia silva 2°fase A disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país?
Sim porque e um dever de todos e a cima de tudo temos esperaça de um futuro melhor para nosso país.

Adan gabriel Nº2 2°Fase A disse...

1)É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
R.sim para saber o que anda aconteçendo com o nosso pais no dia-dia.

2)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
R.saber fazer a escolha serta

3)O que você entende por custo de vida?
R.o que nois utiliza na nossa vida mais não só pelo o dinheiro mas sim pela politica

4)O que é uma decisão política?
R.quañdo eles entra no mesmo acordo para disidir uma coisa

5)Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
R.por causa dos impostos que eles pom em cada coisa


6)Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?
R.quando fazem uma coisa que não vai servi para as pessoas

7)Quais as características de um analfabeto político?
R.não saber fazer as coisas sem pedir ajuda de alguem

8)O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político”.Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
R.sim aquela que as pessoas jungam as coisas sem ver antes dele agir

9)Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
R.que muitos roubos tem aver com os politicos eles que são as mafias.

10)O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?
R.na verdade não tem o que fazer ,é só esperar a proxima eleição

Joice dos Santos 28 2 fase A disse...

Em vez dos politicos se preocuparem com a nossa saúde e com o desenvolvimento dos alunos que soam para ser alguém na vida.Realmente,estão preocupados em si mesmo,pode ter certeza que estão envolvidos com grande chefia,ai perguntamos porque o nosso país sofre com tantas negligencia...está ai a resposta!

Robson Nunes n. 41 2 fase A disse...

Sim porque vc fica sabendo o q os politicos estao pensando em fazer pela cidade,podemos participar indo em palestras cãmera municipal, entre outras reunioes politicas abertas.É uma simulaçao feita em reais baseado nos preços de alimentaçao,farmacia,entre outros gastos.E quando os politicos decidem fazer alguma coisa q esta em seu poder para a sua populaçao.Por que sao eles q de uma certa forma controla o juros,inflaçoes e impostos.Reduçao do IPI,aumento

ARIANE 07 2 FASE A disse...

A:SIM POR QUE NÓS QUE VAMOS TEREMOS QUE FAZER UMA ESCOLHA CORRETA APESAR DE SER QUASE IMPOSSIVEL ACHAR POLITICOS CORRETOS.B;VOTANDO EXIGINDO NOSSOS DIREITOS E CUMPRINDO COM NOSSOS DEVERES

marcionylia 1fasea disse...

1º)É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?Sim porque e um dever de todos e a cima de tudo temos esperaça de um futuro melhor para nosso país.
2º)De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?querendo sabre tudo o que a contecer em nosso pais ,por que os politicos não ligar para população e na hora de vota sabre fazer a escolha certa.
3º)O que você entende por custo de vida?são tudo os imposto que sair do nosso bouso , nada vei de graça tudo e pago ,tudo e conbrado pelo politicos.
4º)O que é uma decisão política?
decisão politica e quando tudos os politico ser junta para debrate um assunto

camila de carvalho.n:07.2°C disse...

o analfabeto politico é o pior analfabeto que tem,por que ele nao quer acompanhar oque acontece em seu pais e nem oque os politicos faz com o nosso dinheiro.temos que participar da politica para cobrar dos politicos oque eles prometeu,e tambem devemos votar com consciencia,procurando escolher o melhor.e como podemos cobrar?temos o direito e o dever de saber onde é gasto todo o dinheiro publico,temos que ir a prefeitura,palestra e reunioes sobre o assunto,estar por dentro do que acontece e denunciar qualquer tipo que desvio ou irregularidade.


PERGUNTAS

01.É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?

R:sim,para saber o que anda aconteçendo com o nosso pais e oque os politicos estao fazendo com nosso dinheiro.


02.De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R:indo a pelestras,reunioes,assistindo tv,lendo jornais.


03.O que você entende por custo de vida?

R:custo de vida é o salario que ganhamos e com isso pagamos impostos,alimentacao,contas de agua e luz,moradia,roupas,calçados entre outros.


04.O que é uma decisão política?

R:é quando os politicos toma a decisao de fazer um asfalto,um posto de saude,casas para pessoas de baixa renda,aumenta os impostos.


05.Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?

R:porque é eles que coloca o preço dos impostos sobre cada produto.


06.Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.

R:Anel Viário,recapeamento nas avenidas em Dourados.


07.Como você vê o fato de alguém odiar a política?

R:isso é muito ruim,porque com isso a pessoa nao participa,nao sabe oque acontece e consequentemente nao cobra nada que acontece de errado ou oque deixado de fazer.


08.Quais as características de um analfabeto político?

R:nao procurar se informa sobre oque esta acontecendo com vida da politica em nosso pais.


09.O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?

R:que existe outros tipos de analfabetos.


10.Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?

R:pq eles rouba muito mais do que qualquer bandido, e rouba milhoes.


11.O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

R:denuncia-lo,fazer prostesto para que todos fique sabendo.

Joselina de amorim 2 fase B disse...

A QUESTÃO É QUE OS NOSSOS POLITICOS NÃO PENSAN NO POVO QUE OS ELEGERAM, MAS SIM NELES PRÓPRIO E QUE TODO O DINHEIRO QUE PASSA PELA MÃO DELES É O NOSSO E NÃO DÃO VALOR NEM USAM NOSSO DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO;SAÚDE;LAZER E UMA PORÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA O POVO.DEVEMOS PENSAR NOS POLITICOS QUE NÓS ELEGEMOS E FAZER COM QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZARE E PENSAR MELHOR PARA TENTAR MELHORAR O NOSSO MUNDO.

Joselina de amorim 2 fase b disse...

O analfabeto político nada mais é do que aquele sujeito,muito ignorante que não recebeu uma educação voltada para a construção de um cidadão com censo crítico, que questione o porque das coisas serem como são,ele em geral é muito preguiçoso e não quer ser incomodado por motivo qualquer que seja que não esteje diretamente ligado ao seu cotidiano pobre e disprezível,ele se acha muito bom e em geral generalisa dizendo -Ah esses políticos são todos uns ladrões por isso que eu não gosto de política,só tem corrupto e com isso acaba fazendo uma enorme injustiça com aqueles politicos comprometidos com a descência,com a verdade, o bem-estar social, a segurança pública,o trabalho sério e a integridade moral.O analfabeto não se mantém a par das noticías relaciodas aos gastos publicos, dos investimentos, não vai a Câmara municipal participar de nenhuma sessão de votação dos projetos ele não quer saber de nada.

daniela lima f miguel2faseb disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo odeia a política. r; .o analfabeto politico e pior do que aquele que nao sabe ler,o politico nao tem nada de burro sabe e usa sua espertesa a seu favor,a populaçao que fique amerce da sorte,com hospitais cada dia mais cheios,escola cada vez mas devasadas,e sera que nos e que nao somos analfabetos nao pesamos para votar

Vagner esequiel dos Santos 2fase B disse...

Vagner Esequiel argumenta:O preço do aluguel,do sapato e do remédio dependem das decisões politicas,bom vou citar um exemplo, na hora de escolher o presinte da república nas ultimas eleições tinhamos a nossa disposição politicos formados e de boa fala expondo seus projetos para se melhorar o Brasil,concorrendo com um ex-metalurgico,pessoa simples,mas preocupado com o que cada brasileiro anda comendo e quantas vezes andava comendo por dia,e por isso ele implantou o fome zero,o bolsa-escola,o bolsa-familia,mas o seu sonho não era só isso ele queria mais,criou o PAC ,com projetos para melhorar a infla-estrura e logística no país , e por ai vai,então é dessa forma que as decisões políticas influênciam no preço do aluguel do sapato e do remédio.

adias N;1 segunda F B disse...

28/08/2008 - 06h00
TCU propõe novas medidas para combater lavagem de dinheiroDa Redação
Em São Paulo
Com o objetivo de melhorar a atuação junto aos órgãos e entidades públicas que trabalham no combate à lavagem de dinheiro, o TCU (Tribunal de Contas da União), a partir de uma auditoria em suas operações, resolveu propor novas medidas para combater essa prática de corrupção nos órgãos da União. Segundo constatação do próprio TCU, está faltando interação entre os órgãos que atuam no combate e na prevenção a esse tipo de crime.

Entre os problemas detectados pelo órgão - responsável pela fiscalização contábil, operacional e patrimonial da União -, estão a ausência de dados estatísticos que as instituições são obrigadas a comunicar sobre operações suspeitas ou atípicas e a falta de regulamentação do Sistema Brasileiro de Inteligência, que prejudica a interação entre os órgãos. A maior parte das recomendações gira em torno de uma integração maior do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) com os demais órgãos do governo.

Veja também
"Prometer fim da corrupção é forma mais danosa de corromper", diz Roberto Romano
Principal facilitador de fraudes é edital mal feito, diz especialista
Apesar da tecnologia, pregão eletrônico não escapa de fraudes
Casos de corrupção no país têm estruturas parecidas
Segundo o relatório produzido pelo órgão, o Sistema Brasileiro de Inteligência não dispõe dos meios necessários para sua atuar na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e propõe que a Casa Civil regulamente a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), responsável pelo Sistema Brasileiro de Inteligência, no planejamento e na coordenação das atividades de inteligência.

Caberá à Casa Civil, ainda, promover mudanças para tentar agilizar o acesso a banco de dados públicos e privados. Além disso, também foi recomendado que a Casa Civil dê permissão ao Coaf para acessar a base de dados com informações fiscais e bancárias sobre o perfil de pessoa envolvida em operação suspeita.

Ao Coaf, foi recomendado que melhore a integração entre os cruzamentos de dados obtidos pelo órgão para agilizar informações referentes a operações suspeitas e coordene um mecanismo para promover uma integração maior entre as unidades regionais.

Segundo a auditoria, o prédio em que está instalado o Coaf não possui uma segurança adequada. O local não tem, por exemplo, circuito interno de câmeras para monitorar a entrada e a circulação de pessoas, o que seria essencial ao órgão, por tratar de informações sigilosas. A recomendação do TCU é para que o Ministério da Fazenda, responsável pelo Coaf, providencie instalações mais adequadas ao Conselho.

À Secretaria da Receita Federal, a recomendação é para que trabalhe junto ao Coaf nas informações de fiscalização fiscal e aduaneira e a órgãos como Secretaria de Previdência Complementar e CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que compatibilizem suas informações com o Coaf, principalmente na troca de informações eletrônicas que não estão protegidas por sigilo legal. A recomendação à CGU (Controladoria Geral da União) é para que compartilhe informações de inteligência do Governo Federal que possam ajudar no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Ao Ministério da Justiça, foi pedido que regulamente a criação de núcleos de repressão a crimes financeiros. À PF (Polícia Federal), o relatório pede que se avalie o nível de prioridades nas ações de crimes financeiros e que se implante um sistema com informações que permitam registrar e levantar estatísticas de suas atividades.

Para o Conselho de Justiça Federal, o TCU recomendou a inclusão de seus levantamentos em relação a inquéritos, ações penais e sentenças em relação aos crimes de lavagem ou ocultação de bens.

No total, 13 órgãos e entidades passaram pela auditoria do TCU, ocorrida entre junho de 2006 e julho de 2007.
corrupção no brasil

Joselina de amorim http://www.vestibular.brasilescola.com/vestiblogando/a-corrupcao-no-brasil.htm disse...

A corrupção no Brasil

Decidi falar, hoje, sobre um tema que, apesar de muito “batido”, continua mais atual do que nunca, a corrupção no Brasil.

O Brasil passa por uma situação delicada ao se falar em corrupção. Roubos, fraudes, falcatruas, principalmente na classe política, levam a população a desacreditar no país. O principal combustível deste processo é a impunidade, a qual, aliada com aqueles que fazer a lei, beneficia os ricos em detrimento dos pobres.

Notam-se, ao observar os fatos ocorridos nestes últimos anos, cada vez mais escândalos envolvendo deputados, senadores e até ministros, além dos seqüestros, assassinatos e demais crimes de violência, que atingem números alarmantes. “Esquema P. C. Farias” e “escândalo da administração de Paulo Maluf” nos anos noventa, “mensalão”, “escândalo das sanguessugas” e o “caso João Hélio” recentemente, são apenas alguns exemplos.

Estarrecidos com tais casos que são relatados diariamente nos meios de comunicação, os brasileiros esperam ansiosamente uma solução que nunca vem. A falta de punição ainda impera, quase tudo sempre “acaba em pizza”. É aí que reside o papel da justiça, acabar com o atual quadro de letargia e elaborar leis mais eficazes e igualitárias para todas as classes.

Se a impunidade impulsiona o aumento dos crimes, eliminá-la, então, é o meio mais consistente de acabar também com a onda de corrupção que assola o Brasil. Isso é possível com uma reestruturação nas regras do país, de modo que elas atuem com igualdade entre as classes, adquirindo mais rigor e agilidade.

Vagner Esequiel dos Santos 2fase B disse...

Não vou dizer que amo a política,mas ultimamente não podemos mais ser tão engênuos e indiferentes quanto á política,todos nós devemos participar das decisões, insentivar as discussões sobre qual é o melhor caminho para que o nosso país que é tão bonito seja um lugar cada vez melhor para se viver.

DANIELA LIMA F MIGUEL 2;FASE B disse...

SIM,COMO OBRIGAÇAO DEVEMOS PARTICIPAR MAS DA POLITICA NO BRASIL,NAO PODEMOS FECHAR OS OLHOS PARA UMA POLITICA PODRE,ENTAO PENSE MUITO MAS POXIMAS ELEIÇOES

De frente á sua esquerda. disse...

alguem diz para a Glauciana da 2faseB você é muito linda, é um colírio para os meus olhos,quem me dera vc pudesse ser minha namorada eu seria o cara mais feliz desse mundo.
Para a mais linda da minha sala.

Vagner Esequiel dos Santos 2fase B disse...

caracteristica numero 1:pouco ou quase nenhum contato com a politica. numero2:não completou o ensino fundamental,numero3:é lesado.

FERNANDA MINHOS PEREIRA, 2 fase A escola WILMAR VIEIRA DE MATOS - DOURADOS-MS disse...

É lamentável que exista cidadões que nào se preocupa com o pais em que vive, com o futuro do próprio filho, deixando a ignorancia dominar toda a sua vida ficando alheio as regras e acontecimentos politicos, assumindo a sua imcapcidade de idéias, criticas e opiniãoe o que é pior, deixando ser conduzido por outros que pode até tirar proveito em beneficio próprio.

adan gabriel N°2 2F A disse...

A Corrupção no Brasil
Para quem se interessa pelo tema da CORRUPÇÃO:
O UOL, em parceria com o site Contas Abertas, dá início à publicação de uma série de reportagens sobre a corrupção no Brasil. Tema recorrente no noticiário político, os casos de irregularidades envolvendo dinheiro público mostram que a "praga" parece não ter fim. Nesta série, vamos abordar os mecanismos da corrupção, as causas e conseqüências dos escândalos, a legislação, os meios de fiscalização e a discussão sobre as idéias e ações que o país precisa adotar para acabar, ou ao menos reduzir, com a sangria de verbas públicas.

Negócios ilegais, desvios, propinas, gravações clandestinas, favorecimento, lobbies, extorsão, grampos... Por mais extenso que seja o vocabulário dos casos de corrupção, a população brasileira já está familiarizada com a maior parte desses termos, freqüentes na descrição das denúncias e das investigações relacionadas a esses casos.

E, por mais denúncias que surjam, por mais prisões preventivas ou temporárias que a polícia efetue, com ou sem algemas, espetáculos ou clima de show em CPIs, a "criatividade" dos corruptos parece não ter fim. Há sempre uma nova maneira de burlar as regras e agir ilicitamente. O canal que liga os cofres públicos ao bolso dos corruptos parece constantemente ativo.

As reportagens, publicadas ao longo das próximas semanas, irão mostrar a atuação dos parlamentares no sentido de combater o problema, avaliar a eficácia de medidas e órgãos criados para ou que têm em suas metas o intuito de coibir práticas corruptas, e ouvir especialistas de diferentes áreas para apontar onde estão as falhas e como melhorar as ferramentas de blindagem dos canais por onde agem os criminosos. Faltam leis? A Justiça é benevolente? O poder da corrupção é maior que o poder público? O sistema sempre será vulnerável? Buscaremos respostas para essas perguntas e sugestões para ajudar a promover a limpeza na vida pública.

As idéias do público também são sempre bem-vindas e a discussão está aberta. O que o Brasil precisa fazer para combater a corrupção de forma eficiente? Participe.
http://www.meionorte.com/jorgelubenow,a-corrupcao-no-brasil,54929.html

ariane iara 07 2 fase a noturno disse...

ao dar o nosso voto estamos estabeleçendo ao nossos politicos o poder de nos representar no senado;na camara e na prefeitura, por isso é importante votarmos.

adan gabriel Nº2 2° Fase A disse...

Eu acho que foi inportante para nois aprender mais sobre o que esta acontecendo com o nosso pais, e as aulas foram muito boas por que todo mundo participa das aulas e tem que ter mais este tipo de aulas . . . .

ARIANE IARA 07 2 FASE A NOTURNO disse...

É O QUE CONSUMIMOS E O QUE GASTAMO9S PARA PODER NOS MANTER PARA SOBREVIVER.

Anônimo disse...

Sim há uma crítica a alta taxa de analfabetismo evidenciada no Brasil.

Fernanda Pereira minhos 2 fase A noturno disse...

1-Sim, a importancia de saber uem é quem, a situacao do pais no momento do voto. 2-Atraves de jornais, Tv, revistas, radios, ou seja, todo o meio de comunicacao.3-É o valor que se gasta para comer, vestir educar, viver com saude,transporte. 4-É o ponto centrl da politica, é nele que todos os esforcos pode se concretizar ou não. 5-É nas decisões politicas que se define os impostos, regras para comercializacão e compra de matéri prima, com isso gerando custo que será repassado o consumidor.6-atualmente estaem debate um projeto que exige ficha limpa para se candidatar ao cargo de politico. é uma excelente ideia e uma grande decisão politica.7- É lamentavel existir pessoas assim, sem postura, opinião ou senso crítico, isso só faz crescer a corrupcão. 8-A ignorancia completa, falta de conhecimento, vontade de participar.9-A corrupcão dos governantes.10-Qu o politico desoneto é mum cancer na sociedade, o atraso do progreso de um país; devemos denunciar imediatamente.

Flavio Paez Sanabria /n°14 /8°ano b/Elza Farias k. Real disse...

Sim,porque nos temos que saber as mudanças em nossa cidade.
Indo nas reunioes politicas,nos debates politicos,etc...
Eu entendo que custo de vida é o que eu gasto em meu dia-a-dia.
Decisão politica é as decisões tomadas por políticos para melhorar nossa cidade.
Porque os politicos aumentam os impostos e ai aumentam o preço das coisas.E tambem o IPI,etc...
Eu vejo um analfabeto politico.
Não sabe das decisões politicas,não quer saber das decisões politicas.
Sim ,porque o pior analfabeto é o analfabeto politico que não participa das decisões politicas.
Denuncia-ló a policia ou para as autoridades maiores.

Geovane Lana/ Idade 13/N16/8ano B/Escola Municipal Elza Farias disse...

Claro.Porque se trata do lugar onde moramos e da politica da nossa cidade sabemos assistindo TV lendo jornais e revistas e até ouvindo rádio,existem muutasformas dese saber sobre a politica só falta vontade.

Isabel Correia Elza Farias 8ano B disse...

Sim. È inportante sabermos o que está acontecendo em nosso pais todo mundo prescisa saber o que acontece. Por que o que acontece no mundo interessa a todos.
Para participar dos acontecimentos politicos devemos ir a reuniões formadas por politicos votando nos candidatos corretos e não vender os votos.
Decisão politica é onde se reunem os politicos e decidem o que é melhor para o povo.
Um analfabeto politico é aquele que diz coisas que nem ele sabe o que quer dizer ele não fala nem le.
Quando um poplitico age desonestamente devemos denunciar para eles não roubarem o dinheiro do povo.

lorena carla.fernanda.8b elza farias k.r disse...

1.sim.pq vc fica atentos as CORRUPÇAO POLITICAS ALAVAGEM DE DINHEIRO. 2.PARTICIPAR DAS REUNIOES NA CAMARA DOS VEREADORES.
3.

Larissa 8B/Escola E.Z disse...

Sim..Pra nos sabermos as propostas que os Políticos irão citar á nós para a melhoria da nossa cidade..ficar informado das reuniões na camara da sua cidade..ixii,eu acho meio dificil nós sabermos os nossos custo de vida.até antes de nós nascermos agente já gasta...é quando os políticos todos se reúnem e decidem o que vão fazer para a melhoria da cidade...eu não seii,mas na minha opinião isso já é um imposto..eu acho que as pessoas odiam política por não entender nada sobre isso,por os políticos não fazerem quase nada..
acho por ele não saber o seu custo de vida,é um político,pilantra,o corrupto e lacaio ..por ele ser tão arrogante,burroque se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política...Acho meio dificil as pessoas fazerem alguma critica ãos políticos,pq mesmo q eles reclamam els não são atendidos as suas reclamações..

jjoice souza elza farias 8°b disse...

sim porque pra gente saber tudo o que o prefeito está planejando e a gente da o nosso palpite.participando de todas as reuniões.o custo de vida é quanto você gasta.é quando todos politicos decidão o que fazer.porque tudo é politica.vejo que tudo é politica.ele

"Gislaine Ribeiro n°17 Elza Farias" disse...

Sim porque devemos ficar ligado em tudo.Procurando a respeito das famílias.O preço tudo ex:roupas,remédios,aluguel,etc.É uma reunião que fala sobre as construções.Porque as famílias necessitadas pedem para os políticos para poder ganhar.Olhando os políticos que se elegem e não tem condições para fazer.Ele não ouve, não fala, nem participa acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.Devemos denunciar.

Douglas-Escola Elza Farias 8°b disse...

Sim,porque é bom saber o que acontece na politica.-Lendo jornais,ficar informado sobre o que acontece no municipeo.-o custo de vida é de quando vocÊ nasce até quando vocÊ morre,nisto inclui:casa,comida, água, cama, energia, lencol, uniforme, material, roupa e tudo que usamos.-decisão politica é quando todos o associados na politica tomam uma decisão juntos.-tudo o que a gente comra tem imposto, que foram aplicados através de decisões politicas.-quem odeia a politica desconhece o valor do arroz do feijão de tudo porque tudo tem politica.

Camila L.Maciel disse...

1:Sim Pq é vc Q faz e escolhe a pessoa pra cuidar de sua cidade e bom escolher bem e pensar.
2:Indo em reuniões pesquisando os deputados,candidatos a prefeitos,governador etc..
3:é oq gastamos nas nossas vidas.
4:e quando o político tende a ter sua decisão ou a pessoa ta decidida em quem votar.
5:Pq e através deles q e cobrado impostos de Nós um ex é o parquímetro.
6:normal pq muita gente não gosta e ninguém é obrigado a gostar votar sim.
7:é aquele q não esta ligado no q esta acontecendo na política oq os candidatos estão propondo pra onde vai os seus impostos etc..
8:q a pessoa q não esta ligado ao q acontece no mundo esta simplesmente perdendo a oportunidade de estar votando na pessoa certa para cuidar do Brasil e acaba sendo o analfabeto político ...
9:na próxima eleição não votar nele e pensar bem nos outros em quem votar.

Geisiane Ribeiro N°15"Escola:ELZA FARIAS K REAL" disse...

SIM,PORQUE DEVEMOS FICAR POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSO PAÍS.PROCURANDO SABER A RESPEITO DAS COISAS DAS FAMÍLIAS.CUSTO DE VIDA É POR EXEMPLO O PREÇO DE TUDO QUE CONSUMIMOS DURANTE O MêS EX:ROUPAS,CALSADOS,REMEDIOS,ALUGUEL,COMIDAS,ETC.É UMA REUNIÃO QUE FALA SOBRE MELHORIAS PARA NOSSO ESTADO.PORQUE QUANDO UMA FAMÍLIA NÃO TEM CONDIÇÃO DE COMPRAR ELES NAÕ TEM VERGONHA DE SAIR PEDINDO P/ OS POLITICOS P/ PODER DAR UMA VIDA MELHOR AOS SEUS FILHOS.QUANDO SÃO CORUPITOS OU SÓ SÃO OS BONS QUANDO E NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO.QUANDO NÃO SABE FALAR E NEM PARTICIPA DAS REUNIÕES.

Natalia Castanho Escola Elza Farias K. Real 8° B disse...

É muito importante participar sim, pois, quando participamos dos acontecimentos nos atualizamos, e quando participamos vemos realmente em que nós votamos.Há muitas formas de participarmos: como ir nas reuniões políticas, comícios,etc...
Para muitos políticos é muito fácil aumentar e diminuir o preço de muitas coisas, pois seu salários é alto, diferente do trabalhador que além de receber um salário baixo tem um custo de vida alto. As decisões políticas mudam muita coisa nas nossas vidas. Quando o presidente, o governador, o deputado, o prefeito e muitos outros políticos aumentam o preço do arroz, do feijão para eles nada muda ,mas para quem ganha o salário mínimo é difícil .Quem não tem um custo de vida alto? Todos nós temos.Políticos dizem que odeiam a política mas participam dela.Esses realmente são os políticos analfabetos, não por não terem escolaridade, mas por serem políticos que odeiam o que fazem.

rogerio THE ROCK disse...

CADE O GRITO DA GALERA!NOSSA!!

Gustavo disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Stefany n:26 Escola Elza Farias K. Real disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Por que ele acha que esta fazendo o certo mas na verdade esta fazendo errado.E por isto nascem o corruptos e entre outros.

Rogerio the rock disse...

O analfabeto politico e aquele animal de pelo curto que naum sabe se espresar!!

Blogger da aninha disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país?sim.Por quê?para se manter informadosobre nosso país!!!De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos? nos nossos votos nos já estamos participando.O que você entende por custo de vida? tudo o que nós fazemos ou precisamos tem um custo.

ANA nº03 elza farias k. real disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.(R):MOSTRA QUE NÕ EXISTE NEM UMA POLITICA PARA FAZER COM QUE PARASE DE NACER PROSTITUTAS,E FALTA OPURTUNIDADE PARA AS MULHERES TE OUTRAS OPORTUNIDADE NA VIDA,QUANDO FALA DE LACAIO DAS MUTINACIONAS QUÉ MOSTRAR QUER MUITOS POLITICOS QUE SÃO MUITO PAL MANDADO,DE ENPRESAS

Leticia Nunes Elza Farias disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. 'que da sentido á frase que nasce a prostituta nasce tudo de ruim que se possa imaginar. que trabalha numa empresa boa num cargo bom e fala de si mesmo que é um politico 'lacaio das empresas'.

jederson 9º b (E.F) disse...

E IMPORTANTE QUE OS POLITICOS PARTICIPE AFETIVAMENTE DA POLITICA BRASILEIRA SIM E NOS PODERIAOS EVITAR POLITICOS CORUPTOS COM O NOSSO VOTO,CUSTO DE VIDA E O QUE PAGAMOS PELO ARROZ,O FEIJÃO.POR QUE ELES FORAM ESCOLHIDOS POR NOS PARA PARTICIPAR DAS DESISOÃES DA POLITICA EM NOSSO LUGAR.A redução do'IPI' por exemplo.cada um tem sua escolha corupto lacaio das empresas tansnasinais.

Unknown disse...

Sim.Por que e um jeito de nos informar e de dar nossa opnião, de dizer o que penssamos sobre tudo o que se passa.Participandos dos acontecimentos do dia-a-dia.Que tudo vale alguma coisa principalmente nós.É quando os politicos decidem por nós,achando que estão fazendo o melhor para nós mas no final não estão.Por que depandendo do preço que sai ganhando são eles ,e que sem perdendo somos nós.

Thiago Silva [E.F] 9ºB disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?Quais as características de um analfabeto político?O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

1R:Sim,porque fala se eles estão fazendo os seus deveres das melhoris de cada estado brasileiro e da nossa comunidade;;

2R:Cobrando o que eles promede;;

3R:É qunado nós pagamos pelos alimentos que nó come;;

4R:É quando os políticos decide mandar verbas para os Estados e Municípios;;

5R:Por causa das taxas altas do dinheiro brasileiro;;

6R:Os asfalto dos bairros.os esgotos;;

7R:É que tem alguns políticos não cumpre os seus deveres com as pessoa e por causa disso eles odeiam os políticos;;

8R:È aqule que não sabe falar em público ou aquele que não sabe ler;;

Alìícìínha Escola Elza Farias 9°B disse...

SIM. Porque é importante participar para que depois as pessoas não reclamem falando há esse vereador não faz nada, vc foi var o que ele sugeriu??
indo aos comicios sabendo o que ele está fazendo pela a nossa cidade...
que é o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato, do remédio de tudo o que você gasta por mes...
é tornar-se responsável pela cidade...
Por que é eles que decidem como ficará as situaçãoes financeiras.
o asfalto que foi feito em bairros foi uma decisão política!
é uma pessoa que não participa do densevolvimento político exemplo: não sabe pra onde vai o dinheiro público etc...
é um político que fala errado, e não tem interesse em desenvolver trabalhos...

rogerio the rock elza farias9b disse...

Não sei como dizer para mim o analfabeto politico e um burro!!!!!!!!!!!

JOCIANA 9 °b E.F disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Eles se orgulham de ter ganhado a eleição ,mas oque ele pode fazer se ele é analfabeto? ,ele pode ser onesto coisa que é muito difícil hoje em dia mas os analfabetos´não precisam de alfabetização para ser "politico"porque eles saõ muitos corrupitos. Ou muias veses roubam e só enbolsam o dinheiro.e disem que são onestos mas na verdade eles não querem saber dos problemas da população em geral mas o dinheiro nem precisam falar que isso é com eles mesmos.E eles fazem isso tudo e muitas veses não são presos.
1-Sim,porque nos ficamos sabendo do que se passa no nosso dia a dia e ficamos sabendo o que se passa la dentro de brasilia ... enfim ficarmos por dentro do assunto!
3-assistindo aos noticiários vendo as reportagens e ficando por dentro do que se passa em sua volta(sobre os politicos)!.
4-Por exemplo se eu compro um tênhis por 100 reais,eu vou dividir ele pelos tanto de veses que eu vou usar, isso é um custo de vida...(na minha opinião).E eu acho que o custo de vida esta muito caro hoje em dia.
5-decisão politica eu acho que é quando a população quer o asfalto,ela precisa "da decisão politica"para ter o asfalto (quando eles fazem) em sua região.
6-ele não sabe o custo de vida do povo brasileiro porquê ele tem tudo que quer e ele não sabe o tanto que "nós"pagamos pelo q comemos e usamos.

Julie Anne. 9°B "E.F" disse...

Nasce pessoas corruptas ,que matam, que roubam, que não querem nem saber da propria vida, matam outras pessoas e na maioria das vezes não são punidos. E os analfabetos politicos são tão burros que tem orgulho de dizer que odeia seu trabalho.



1.Sim, pois eles estão usando nossos impostos, teremos que saber para onde está indo o nosso dinheiro.
2.Indo nas reuniões politicas,dando suas opiniões.
3.eu acho que custo de vida é o quanto você paga nas coisas, objetos que você compra!"É o que você compra, e em quanto tempo você utilizara esse produto."
4.È o que os politicos e deputados acham o que è melhor para a população, mais nem sempre tomam as decisões certas.
5.Os politicos não trabalham o dia inteiro no sol para ter seu alimento no final do mês, etc...

Bianca n°5 E.F 9°B disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
R:

Leticia Nunes 9°b Elza Faria K. Real disse...

R->Sim,porque é necessário que a gente esteje por dentro dos assuntos politicos e dos acontecimentos.Através da internet,dos jornais e etc.que não tem idéia do custo do feijão e etc.

Mateus rodrigues{E.F} disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?O que você entende por custo de vida?O que é uma decisão política?Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?Quais as características de um analfabeto político?O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

1R:sim porque é dela que parte as decisoes das melhorias para a nossa comunidade.

2R:para participar nós tammbém devemos interfirir mas não temos espaço no meio da politico.

3R:Eu entendo que custo de vida é o que nós pagamos,pelo alimento,pelo sapato,resumindo é o que nós pagamos por dia.

4R:Decisão polica é tomado por um politico .

5R:por causa das altas taxas do imposto brasileiro.

6R:Exemplos de decisoes politicas são asfalto esgoto.

7R:depende se o politico faltar com seu dever a pessoa pode ter rasão

ANA 9ºB disse...

(02R: EU ACHO QUE SIM, PORQUE SE ACONTESE ALGUMA COISA QUE NÃO SABEMOS AGENTE CONCERTES VAMOS ACHAR UMA COISA ABISURDA MAIS SE VOCÊ ESTIVER POR DENTRO AI VOCÊ NÃO VAI ACHA UMA COISA ABISURDA MESMO VOCÊ ACHANDO UM BISURDO. (03)R:PODEMOS LER JORNAIS, VER PELA TELEVISÃO,ESCUTAR RADIO ETC...

JEDERSON TYERS disse...

PARA MIM FOI BOA

robson nunes 2 fase A vilmar V. Matos (Cavernão) disse...

Sim porque vc fica sabendo o q os politicos estao pensando em fazer pela cidade,podemos participar indo em palestras cãmera municipal, entre outras reunioes politicas abertas.É uma simulaçao feita em reais baseado nos preços de alimentaçao,farmacia,entre outros gastos.E quando os politicos decidem fazer alguma coisa q esta em seu poder para a sua populaçao.Por que sao eles q de uma certa forma controla o juros,inflaçoes e impostos.Reduçao do IPI.É como em qualquer outro lugar,quando nao gostamos de alguma coisa nós falamos e nos expressamos de alguma maneira na politica é criticando os políticos.Aquele politico q nao esta nem ai com a sociedade que ele trabalha nao da importancia deixa de fazer o q prometeu.O politico q troca de carro,compra uma ou mais casa,desvia a verba para sua conta bancária.Avisar uma autoridade superior se for o caso q nao seja do mesmo partido,avisar a populaçao para fazer alguma coisa para tira-lo do mandato.

Ana Caroline n°2 E.F 9°B disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

R: OS POLITICOS DA NOSSA CIDADE NÃO PENSAN NO POVO QUE OS ELEGERAM, MAS SIM NELES PRÓPRIO E QUE TODO O DINHEIRO QUE PASSA PELA MÃO DELES NÃO USAM O DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO: SAÚDE,LAZER E UMA PORÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA O NÓS.DEVEMOS PENSAR NOS POLITICOS QUE NÓS ELEGEMOS E FAZER COM QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZARE E PENSAR MELHOR PARA TENTAR MELHORAR O NOSSO PAIS.

Ana Caroline n°2 E.F 9°B disse...

1ºÉ importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?

R:siim. por que é o nosso dever de saber o que esta acontecendo com nosso pais.


2ºDe que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R:lendo jornais, assistindo TV e indo em reunião.


3ºque você entende por custo de vida?

R: eu entendo que custo de vida e o que gastamos com: roupas, sapatos, comida, indo em festas e etc...


4ºO que é uma decisão política?

R: o que os politicos e deputados acham o que è melhor para nosso pais.


5ºPor que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?

R:Pq e através deles q e cobrado impostos de Nós.


6ºCite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?

R:Os asfalto dos bairros e os esgotos. É que tem alguns políticos que não cumpre os seus deveres com as pessoa e por causa disso eles odeiam os políticos


7ºQuais as características de um analfabeto político?

R:È aqule que não sabe falar em público ou aquele que não sabe nem ler e nem escrever.

8ºO autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?

R:Sim, que não é só o político, mas tambem uma parti da população pois algumas pessoas não tiveram alfabetização quando crianças.


9°Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?

R:pq eles rouba muito mais do que qualquer bandido, e rouba milhoes.


10º O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

R:denuncia-lo,fazer prostesto para que todos fique sabendo.

Bianca nº5 E.F 9ºb disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

R:o imbecil e o proprio politico que é tão ignorante que não liga para o que esta acontecendo em seu país, ele so aparece quando o assunto e dinheiro e só pensa em si mesmo. E não liga para as milhares pessoas que estão lá fora precisando de ajuda e so faz o que e de seu interesse, e ainda nem ''percebe'' a prostituição e o vandalismo.

Bianca nº5 E.F 9ºb disse...

1ºÉ importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?

R: é importante sim, participar dos acontecimentos politicos, para que saibamos o que se passa em nossa volta e o que acontecerá conosco no futuro.

2ºDe que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?

R:lendo jornais, procurando saber o que se passa em nosso país e indo em reuniões.

3ºO que você entende por custo de vida?

R:custo de vida e tudo aquilo que gastamos, como por exemplo: o remedio que você compra, a roupa que você veste e luz e a agua que você gasta

4°O que é uma decisão política?

R:é o que os poiticos decidem fazer em nosso país.

5ºPor que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?

R:por que é atravez deles que e cobrado imposto.

6ºCite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?

R:os asfaltos e o esgoto. aqueles que dizem odiar a politica estão odiando seu país e sua propria vida, pois politica e o que vai acontece com nosso país e com a vida de cada cidadão.

7ºQuais as características de um analfabeto político?

R:analfabeto politico e aquele que não ouve, não fala e não vê e nem participa dos acontecimentos politicos.

8ºO autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?

R:SIM QUE NAO E SO O POLITICO QUE É BURRO EXISTEM PESSOAS QUE TBM NAO TIVERAM ALFABETIZAÇÃO.

9ºBertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?

R:que muitos roubos tem aver com os politicos eles que são as mafias.

10ºO que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

R:denuncia-lo,fazer prostesto para que todos fique sabendo.

Robson nunes 2 fase A vilmar V. Matos (Cavernão) disse...

CORRUPÇÃO E CAPITALISMO: A QUESTÃO É A ÉTICA DO “GANHAR SEMPRE MAIS”


Do presidente da confederação de futebol ao presidente do senado, passando pelo fiscal de obras, o do imposto de renda, o guarda rodoviário, e assim por diante: há suspeitas (só suspeitas?) de corrupção recaindo sobre todos. Um relatório do governo dos EUA, há alguns anos, causou furor no governo FHC por afirmar que a corrupção no nosso país se tornara endêmica. Por uma vez, temos que admitir que os americanos pareciam ter razão. Nem por isso são eles exemplos de ética no trato da coisa pública. Muito pelo contrário: nas últimas eleições presidenciais dos EUA ficou mais do que clara a influência perversa dos lobbies empresariais sobre a política norte-americana. Também não é necessário um grande esforço para lembrarmos escândalos do passado e do presente, em outros cantos do mundo: a operação “mão limpas” na Itália dos anos 80, as renúncias e suicídios de políticos no Japão e na Coréia, o atual envolvimento do presidente francês Chirac na manutenção de um caixa dois, e assim por diante. Em suma, podemos dizer que pelo menos em matéria de corrupção, podemos nos comparar com os países do Primeiro Mundo. A corrupção se tornou hoje um mal disseminado nos quatro cantos do planeta.

Robson nunes 2 fase A vilmar V. Matos (Cavernão) disse...

Governo do Equador expulsa empresa brasileira do País por corrupção

13 de outubro de 2008

Parece que a crise entre o governo do Equador e a construtora brasileira Odebrecht chegou ao fim. O presidente Rafael Correa rejeitou o acordo proposto pela empresa e anunciou na quarta-feira (8) a sua expulsão definitiva do País. A decisão foi anunciada pelo ministro de Setores Estratégicos do Equador, Galo Borja, durante uma entrevista à rádio Caravana, depois de encontrar-se com o presidente Rafael Correa.
“Tomamos uma decisão, não podemos fazer mais nada, fizemos todos os esforços sobre-humanos, o presidente cedeu muito, mas parece que definitivamente [a Odebrecht] não pode continuar aqui no país”, disse o ministro (Folha de S. Paulo, 9/10/2008).

A construtora já havia oferecido uma garantia de US$ 43 milhões ao Estado equatoriano como multa, caso uma auditoria internacional responsabilizasse a Odebrecht pelas falhas encontradas na usina hidrelétrica de San Francisco, motivo que levou à expulsão da empresa.
Além disso, a empresa havia também proposto aumentar para mais um ano o período de garantia da obra, arcando com os eventuais custos de manutenção e reparação das falhas apresentadas.

No entanto, Galo Borja declarou que não é simplesmente uma questão de aceitar garantias, pois “os danos e a dívida deles é muito maior”.
“Há irregularidades desde o empréstimo, o financiamento, até o lucro cessante”, disse (BBC Brasil, 9/10/2008).
O ponto alto da crise se deu no dia 23 de setembro, quando Rafael Correa decretou o embargo de todos os bens da Odebrecht, a militarização das suas obras em andamento (quatro no total) e a proibição de seus funcionários deixarem o País.

Fora a usina de San Francisco, os projetos em construção da Odebrecht são a hidrelétrica Toachi-Pilatón, o sistema de irrigação Carrizal-Chone, o projeto Baba (abastecimento de água e uma pequena usina) e o aeroporto de Tena, na região amazônica. Os quatro projetos, em diferentes estágios de construção, são orçados em pelo menos US$ 650 milhões.
Correa ameaçou também não pagar o empréstimo de US$ 243 milhões concedido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da hidrelétrica, alegando que a dívida é da Odebrecht com o governo brasileiro, além de apontar irregularidades.

“Há uma série de pontos, temos absolutamente quatro projetos que eles administram, dos quais, por exemplo, o de Toachi-Pilatón, eles receberam uma antecipação e não fizeram nada. Fizeram um uso muito ruim dessa antecipação também em San Francisco. Há vários custos para o país”, complementou Borja (Folha de S. Paulo, 9/10/2008).
A hidrelétrica de San Francisco foi inaugurada no dia 6 junho do ano passado e sua potência pode chegar a 230 megawatts, sendo capaz de abastecer 12% da energia consumida no País. A obra foi erguida pela construtora brasileira Odebrecht em um consórcio com outras duas construtoras, as européias Alstom e Vatech.

Fabio Aquino Nº Escola Municipal Elza Farias disse...

1)O politico sabe que ele sendo burro é assim que o povo ira gostar dele dando um exemplo o lula ele come mais a letra S do que tudo ele não quis estudar agora pois é assim que o povo gosta.
2)Sim é muito importante pois se todos os brasileiros pegassem no pé dos politicos não iria ter aqueles roubos que é a politica hoje em dia.
3)Por Tv,Radio e o mais facil pela internet
4)Custo de vida é quando vale não so sua vida mas o que vc tem e outras coisas.
5)É o ponto central da politica por exemplo o mais importante cargo politico manda o outro faser as coisas eu acho que é isso.
6)Não sei.
7)A sei la vamos ver é ja sei a Poluição sonora não pode ouvir o som muito alto em dia de semana.
8)O modo de falar de se vertir e de andar.
9)Sim ha outra critica ele diz que o analfabeto politico não ouve não fala e nem participa dos acontecimentos.
10)Nessa afirmação o altor esta sendo correto pois os politicos tem um salario muito alto e ainda roubam.
11)É seria muito bom se não todos os brasileiros fizesem um protesto nas ruas.

Anônimo disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Ele é tão Burro que ele mesmo se chinga

Anônimo disse...

7- porque ele sabe ler e escrever só que ele é ignorante e diz que não gosta de politica por isso o analfabeto politico.
8-poeque ele só sabe enbolsar o dinheiro da educação para fazer outras coisas e diz que não vei verba para a educação e critica os outros politicos disendo que não mandou ele o dinheiro que a culpa não é dele...
9-denuncia chama os reportes e diz tudo que sabe sobre ele.

Rogerio ferreira 9b elza farias disse...

Tipo assim na minha piniao o politico anlfabeto nao se expressa.Ele tem o dever de lutar pela sua cidade.Exemplo:fazer ,asfalto,area de laser,quadra de esporte,melhorar a aducaçao,e diminuir nossos impostos que e um roubo!

Stefany n:26 Escola Elza Farias K. Real disse...

Que em vez de creches mais perto, deveria ter um hospital mas perto,pois como precisamos de creches perto de nossas residencias tembem precisamos de hospitais rede de esgotos e etc.
Mei idiota pois todos nós precisamos da politica mesmo ela não tendo bons politicos, não devemos colocar a culpa nela.Não houve, ão fala,nem participa dos acontecimentos politicos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão,do peixe, da farinha e etc.Não.Que apesar do ladrões roubarem eles não roubam as esperanças do outros,não tiram a dignidade das pessas que nele votaram.O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política.Devemos procurar os direitos do povo,ou seja nossos direitos.

jociana 9ª disse...

8- porque ele sabe escrever ler mas diz que odeia politica esse é o analfabeto politico.

9-porque ele pega o dinheiro da educação e usa para fazer outra e diz que a verba não veio...

10-denunciar chamar emprensa e diser tudo que sabe sobre o politico vigarista e corrupito.

♥☺Jéssica Caroline☺♥ 9ºB (E.F) disse...

Nasce a prostituta por falta de empregos e se nasce a prostituta é por que não estão sabendo governar bem o país...
Sim para saber as propostas que os políticos nos oferecem...
Indo a reuniões políticas como nos comícios...
O preço que pagamos por todas as coisas que temos,como preço do aluguel, do sapato e do remédio e etc...
Por que são eles que decidem o custo de todas as coisas...
As reformas de escolas, os asfaltos feitos, o aumento do salário mínimo...
Eu acho que tudo depende da política, pois sem a política como iria ficar o nosso país?...
Sim, existe outros tipos de analfabetos mais os piores são os analfabetos políticos...
Que o político é um dos piores bandidos de todos, o vigarista, pilantra, corrupto...
Denunciar, ir atrás de todos os seus direitos como cidadão...

gilson prates 9°b elza farias k. real disse...

1)ele é tão burro que ele mesmosmo diz que odeia política que enbecil...
2)sim. pq nós que sabemos o melhor para o nosso país o lugar que nós vivemos...
3)indo lá e falar o que é melhor para o nosso país...
4)Custo de vida é quando vale não so sua vida mas o que vc tem e outras coisas...e muito mais...etc
5)pq é elez que vão receber o dinheiro disso td...
6)pq eles só prometem e não cunprem o que eles dizem...
7)diz que não sabe ler,diz que não sabe falar
de tão burro que ele é ainda diz que odeia política que anta...
8)Ele não ouve, não fala, nem participados acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão, do peixe, da farinha,do aluguel, do sapato e do remédiodependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burroque se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância políticanasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltantee o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista, pilantra,o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
9)tirar ele de lá pq o que ele prometeu ele nãi esta cumprindo ele esta agindo desonestamente...
10)As empresas não deverão, direta ou indiretamente, oferecer, prometer, dar ou pedir suborno ou qualquer outra vantagem indevida para obter ou conservar um negócio ou outra vantagem abusiva. Também não deverão ser solicitadas nem se esperar destas que dêem suborno ou qualquer outra indevida vantagem. As empresas deverão, em particular:

1. Não oferecer nem ceder a demandas de qualquer forma de pagamento contratual aos funcionários públicos ou aos empregados dos sócios empresariais. Não deverão utilizar contratos terceirizados, ordens de compra ou acordos de consulta como meios de trazer dinheiro a funcionários públicos, a empregados ou à família dos parceiros empresariais, ou a sócios empresariais.

2. Assegurar-se de que os agentes sejam remunerados apropriadamente e para serviços legítimos unicamente. Deverá ser elaborada e conservada uma lista dos agentes empregados e ligados às transações com órgãos públicos e empresas públicas, tal lista permanecendo à disposição das autoridades competentes.

3. Aumentar a transparência de suas atividades no âmbito do combate à corrupção e extorsão. As medidas poderiam incluir compromissos públicos de combate ao suborno e à extorsão, assim como a divulgação dos sistemas de gestão adotados pela empresa para cumprir estes compromissos. A empresa também deverá promover abertura e diálogo com o público na intenção de fomentar a sensibilização e cooperação deste no combate ao suborno e à extorsão.

4. Promover a sensibilização dos empregados e a observância da política empresarial contra a corrupção e a extorsão através de difusão apropriada desta política, e mediante programas de formação e procedimentos disciplinários.

5. Adotar sistemas de controles de gestão que desencorajem a corrupção e as práticas corruptas, e adotar uma contabilidade financeira e fiscal bem como práticas de auditoria para prevenir o estabelecimento de contas "paralelas" ou secretas ou a criação de documentos que não registrem devidamente e honestamente as transações às quais se referem.

6. Não trazer contribuições ilegais aos candidatos à administração pública ou a partidos políticos ou outras organizações políticas. As contribuições deverão satisfazer plenamente aos requisitos de divulgação pública e deverão ser comunicadas aos dirigentes.

Paulo Satim - Escola Elza Farias.K Real disse...

1->É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
Sim, porque eles nunca descutem isso com nosso povo.

2->De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
Descutir com os politicos

3->O que você entende por custo de vida?
Entendo que é quanto voce custa e das coisas que voce usa

4->O que é uma decisão política?
É quando um politico
Decisão Política é o ponto central da Política.

5->Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
Porque tudo depende da politica.

6->Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?
Para asfaltar uma rua é presiso da decisão de um politico

7->Quais as características de um analfabeto político?
Fala a voz que o povo entende, exemplo o Lula

8->O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
A da prostituta

9->Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
Sim o autor esta certo em dizer que o politico é um vigarista

10->O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?
O melhor e tirar esse politico do cargo

Unknown disse...

Na Idade Média a corrupção não era mais praticada no contexto da democracia das cidades-estado antigas, mais sim no do familismo feudal caracterizado pela origem divina do poder, hereditariedade do trono, reino composto de parentes e amigos do monarca, irresponsabilidade do príncipe, venda de cargos públicos etc., modelo político no qual a expressão compreendia apenas um pequeno leque de infrações.

A corrupção na Idade Moderna inicia-se com a distinção entre interesse público e privado e segue-se com o enfoque do Estado Moderno submetido ao Direito, encarregado de defender o interesse geral e fundamentado em valores éticos-políticos como a soberania popular, o mandato representativo e a responsabilidade dos eleitos.


http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=empresas+multinacionais,+casos+de+corrup%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&start=10&sa=N&fp=3dffec7cc2b242a6

Stefany n:26 Escola Elza Farias K. Real disse...

Nas várias legislações, existem duas maneiras de conceituar legalmente a figura da corrupção. A primeira delas é a descrição de um só delito, aparecendo os dois sujeitos como co-autores, sendo um crime de concurso necessário. A segunda maneira, esta adotada pelo legislador brasileiro, é a formulação típica de dois delitos, um para cada participante do fato, dividindo assim, a corrupção em ativa e passiva. É uma espécie de exceção ao principio unitário do concurso de agentes.

Corrupção Ativa pode ser definido pelo Artigo. 317: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
1º A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
2º Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Já a Corrupção Passiva está definida no Artigo 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.
Parágrafo único. A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.


http://pt.oboulo.com/corrupcao-ativa-e-corrupcao-passiva-57578.html

Anônimo disse...

A corrupção é o tema central do debate político contemporâneo no Brasil. O caso de corrupção no PT[1] obteve tamanho espaço na mídia brasileira como, até então, somente durante o processo de Impeachment de Fernando Collor de Melo havia acontecido. O governo Lula está, desde então, mergulhado em sua maior crise: tanto o Ministro da Casa Civil, José Dirceu, como o presidente do partido, José Genoíno, e o Ministro da Fazenda, Antonio Palocci tiveram de renunciar a seus cargos. Embora a maioria dos acusadores esteja envolvida em corrupção (o que lhe confere uma baixa confiabilidade), poucas provas concretas tenham sido apresentadas e o caso, na realidade, envolva o PT e não diretamente o governo Lula, foi intencionalmente difundida uma imagem de que esse governo seria o mais corrupto da história do Brasil. Nas intenções da discussão vigente, portanto, é possível visualizar uma tentativa por parte da oposição e da mídia conservadora de desestabilizar politicamente o governo Lula, com o objetivo de impedir sua reeleição em 2006.
www.espacoacademico.com

Giovane 9°b elza Farias K. real disse...

1)Esses politicos que dizem ser burros...na verdade são pessoas que prometem ao povo mais policiamento, infraestrutura, mas depois q ganha a política,ele rouba todas as verbas,mas ele não sabe q da ignorância politica q trazem para os nossos países a fama de "o pais dos corruptos"......
2)sim.Pois é prestando atenção na politica q vc conhece o politico q vc colocou para te defender
3)prestando atenção no q é feito com o dinheiro publico.
4)Entendo por pagar água, luz,internet,e outros....
5)É quando a camara municipal junto com os membros decidem iniciar um projeto,ou coisa parecida.
6)não sei
7)q diz nascer em familia muito humildes,ser prestativo à população na época da eleição,etc..
8)é a de se fazer de coitado e depois fazer coisas um politico honesto ñ faria.
9)q ele esta irritado com tanta corrupção no pais.
10)quando esse politico na outra eleição vier pedir vo to vc da um fora nele
..
11)As empresas não deverão, direta ou indiretamente, oferecer, prometer, dar ou pedir suborno ou qualquer outra vantagem indevida para obter ou conservar um negócio ou outra vantagem abusiva. Também não deverão ser solicitadas nem se esperar destas que dêem suborno ou qualquer outra indevida vantagem. As empresas deverão, em particular:

1. Não oferecer nem ceder a demandas de qualquer forma de pagamento contratual aos funcionários públicos ou aos empregados dos sócios empresariais. Não deverão utilizar contratos terceirizados, ordens de compra ou acordos de consulta como meios de trazer dinheiro a funcionários públicos, a empregados ou à família dos parceiros empresariais, ou a sócios empresariais.

2. Assegurar-se de que os agentes sejam remunerados apropriadamente e para serviços legítimos unicamente. Deverá ser elaborada e conservada uma lista dos agentes empregados e ligados às transações com órgãos públicos e empresas públicas, tal lista permanecendo à disposição das autoridades competentes.

3. Aumentar a transparência de suas atividades no âmbito do combate à corrupção e extorsão. As medidas poderiam incluir compromissos públicos de combate ao suborno e à extorsão, assim como a divulgação dos sistemas de gestão adotados pela empresa para cumprir estes compromissos. A empresa também deverá promover abertura e diálogo com o público na intenção de fomentar a sensibilização e cooperação deste no combate ao suborno e à extorsão.

4. Promover a sensibilização dos empregados e a observância da política empresarial contra a corrupção e a extorsão através de difusão apropriada desta política, e mediante programas de formação e procedimentos disciplinários.

5. Adotar sistemas de controles de gestão que desencorajem a corrupção e as práticas corruptas, e adotar uma contabilidade financeira e fiscal bem como práticas de auditoria para prevenir o estabelecimento de contas "paralelas" ou secretas ou a criação de documentos que não registrem devidamente e honestamente as transações às quais se referem.

6. Não trazer contribuições ilegais aos candidatos à administração pública ou a partidos políticos ou outras organizações políticas. As contribuições deverão satisfazer plenamente aos requisitos de divulgação pública e deverão ser comunicadas aos dirigentes.

Jederson Tyeres disse...

Infelizmente nós povo temos muita culpa pelo que acontece neste Pais mesmo, somos acomodados, somos covardes, sempre digo que tem uma parte jovem neste Pais que mata e se esfola por causa do Futebol e acha que o melhor e não se meter na política, o carnaval é sonho por todo o ano de uma parte das pessoas. Outros que se interessam pela política gritam que o povo é ignorante e não sabe votar
até tem razão em parte, porem como nos livrar dos maus políticos, imagine se a justiça e as Leis que regem a política no Brasil eliminasse de vez todo político corrupto e não por alguns anos, quanta gente hoje estaria fora do cenário político, e se também a tal lei não permitisse que pessoas com fichas sujas ou processos , SPC, não pudessem concorrer, eliminaria em muito a possibilidade de votar mal, mas não é assim que funciona, olhe o Collor, Malluf, e outros tantos que saíram da política nacional mais são governadores, prefeitos, deputados em seus estados.




http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090822142240AAVAZ1x

JULIE. E.F. 9°B disse...

Definitivamente o Brasil é uma m.e.r.d.a pais da corrupção e de população ingnorante.
Nao tem tecnologia nenhuma;impostos altissimos;povo analfabeto
TERRA DO FUTEBOL ; DO CARNAVAL E DAS NOVELINHAS ...

Infelizmente nós povo temos muita culpa pelo que acontece neste Pais mesmo, somos acomodados, somos covardes, sempre digo que tem uma parte jovem neste Pais que mata e se esfola por causa do Futebol e acha que o melhor e não se meter na política, o carnaval é sonho por todo o ano de uma parte das pessoas. Outros que se interessam pela política gritam que o povo é ignorante e não sabe votar
até tem razão em parte, porem como nos livrar dos maus políticos, imagine se a justiça e as Leis que regem a política no Brasil eliminasse de vez todo político corrupto e não por alguns anos, quanta gente hoje estaria fora do cenário político, e se também a tal lei não permitisse que pessoas com fichas sujas ou processos , SPC, não pudessem concorrer, eliminaria em muito a possibilidade de votar mal, mas não é assim que funciona, olhe o Collor, Malluf, e outros tantos que saíram da política nacional mais são governadores, prefeitos, deputados em seus estados.

""As atividades de algumas empresas multinacionais, Casos de corrupção no Brasil""

☺♥Jéssica Caroline 9°B (E.F) disse...

A corrupção não é uma exclusividade do PT. Antes de Lula chegar ao Planalto, o governo FHC colecionou uma infinidade de escândalos. Algo que é repetido pelos governos estaduais do partido. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, está mergulhada até o pescoço no mar de lama. Seu governo é acusado de desvios de recursos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para financiamentos de partidos aliados.

A Operação Rodin, da Polícia Federal, desmembrou um esquema e gravou conversas que apontaram o envolvimento de membros do governo estadual. Nos últimos dias, a situação se agravou quando o vice-governador, Paulo Feijó (DEM), divulgou a gravação de uma conversa na qual o então chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, admite que órgãos da administração do Estado financiavam partidos políticos.

Yeda Crusius foi obrigada a exonerar vários secretários, mas saiu em defesa de todos eles. Agora, a governadora corre o risco de sofrer impeachment.

Já em São Paulo, o governo José Serra está sofrendo para explicar um outro esquema de corrupção. Denúncias mostram que a Alston, uma multinacional francesa atua nos setores de transportes e energia elétrica, pagou propina a integrantes do governo de São Paulo para garantir contratos na gestão Mário Covas (PSDB).

A empresa realizou contratos com o Estado sem licitação e pagou propinas de mais de US$ 1 milhão para pagar políticos. O caso está sendo abafado pelo governo Serra. Um expediente também usado para “resolver” outro grande escândalo recente...]http://www.pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=8585&ida=2

Toni Gustavo Santos Maciel-9ºB disse...

1) Sim, concerteza.O cidadão precisa saber o que acontece ,e deixa de acontecer no seu país.Para ter uma vida melhor,e ficar informado sobre tudos os acontecimentos.
2)Pela internet,indo as reuniões de parlamento,dando opiniões sobre as decisões políticas e etc.
3)Eu entendo que é o custo que cada cidadão tem na sua vida cotidiana.Que envolve uma sociedade inteira,com os custos de alimentos,saúde,lazer,e contas em geral.
4)Bom uma decisão política é o que decide oque vai ou não acontecer na sociedade,elas decidem o futuro da sociedade.
5)Por causa de uma rígida burocracia,que envolve impóstos custos e tudo mais.E como é o governo que paga tudo isso,ele que fica encarregado de resolver todos esses problemas.
6)A decisão do Pré-Sal da petrobrás,sobre o salário dos professores e outros.
7)

Mateus rodrigues{E.F} disse...

corrupção está cada vez pior e é epidêmica. Isso ocorre por várias causas. Vejamos algumas causas - Primeiro, a complacência e leniência do governo, basta considerar a relação de medidas preventivas que poderiam ser adotadas e não o são. Segundo, a falta de legislação para reprimir a corrupção, pois algumas normas têm mais de 60 anos e são totalmente insuficientes. Terceiro, o desmonte que o governo fez e tenta ampliar nas instituições de combate à corrupção ( MPF, Polícia Federal, Séc Receita Federal, Sec Federal de Controle Interno, TCU, fiscalização do BACEN, AGU, CADE, fiscalização do FUNDEF, do SUS etc). Quarta, devido à ideologia liberal, permissiva à corrupção e devido a alguns sociólogos e economistas sem compreensão da ética e sem a menor empatia emocional pelos oprimidos. Quinto, devido à extrema opressão dos proletários. Sexto, a espionagem política da ABIN sobre os movimentos de libertação do proletariado e pela reforma agrária. Sétimo, devido ao Brasil ser um paraíso fiscal para os ricos e para todo dinheiro sujo, basta ver o desmonte da Receita e o escândalo das contas CC-5. Oitavo, devido ao financiamento privado das campanhas. Nono, devido ao processo genocida da rolagem da dívida pública, onde este governo fez a proeza de decuplicar, multiplicar por dez ( acho que já chega a onze) a dívida pública interna e no mínimo dobrar a externa, e isso pagando todo ano cerca de 75% do Orçamento para a rolagem da mesma dívida, sendo que a mesma continua a crescer cada ano pelo menos 20%. E tudo isso depois de doar, entregar, as estatais por alguns pratinhos de lentilhas. Existem ainda dezenas de outras causas.

http://www.brincandoseaprende.com.br/matematica.php?area=Matemática

JULIE "E.F." 9° B... disse...

Achei super legal!!!
Adorei a oportunidade.

Aníínha´hh 9º "B" elza farias k. real disse...

(04)
R:QUANDO OS POLITICOS SE REUNEM E TOMAM QUALQUER DESIÇÃO DE ALGUMA COISA QUE ELES VÃO FAZER.

(05)R:PORQUE SE NA POLITICA ESTIVER UM POLITICO QUE PENSA NAS PESSOAS COM SERTEZA ELE VAI COPRAR POUCOS IPOSTOS AI OS PRESOS DAS COISAS QUE AS PESSOAS MAIS PRESISAS COM SERTEZA VAI SER MAIS PRARATO COMO O ALUGUÉL ATC...

(06)R:EU ACHO QUE AS PESSOAS TEM UM POUCO DE CUPA,QUANDO ENTRA UM POLITCO QUE NÃO QUE SABER DE AJUDAR NA MERORIA DAS COISAS NA CIDADE,AI AS PESSOAS COLOCAM A CUPA NA POLITICA, QU NÃO GOSTAM DA POÇITICA E ETC..MAS NA HORA DE ESCOLHE UM BOM POLITICO ELAS FECHAM OS OLHOS,DEPOIS DISEM QUE ODEIA A POLITICA.

(07)R:UM ANAFABETO POLITICO É A QUELE QUE ESTA ESCRITO UM COISA PARA ELE FALAR ELE VAI LA E FALA OUTRA TUDO ERRADO, E ACABA PARESENDO UMA PESSOA QUE NÃO SABE O SEU PORTUQUES.

(08)PRA MIM É AQUELE QUE SABE COM0 SE FALA E TEMA EM FALA ERRADO PARA PARESE UM COITADO MAIS NA VERDADE ELE É A PESSO A MAIS ESPERTA .

Leticia nunes (Elza Farias) 9°B disse...

4)Quando tomam qualquer decisão de coisas que vão fazer ou publicar.

5)Porque são através dos politicos que determinam os preços das coisas.

6)Que são todos corruptos, que não cumprem o que falam e por isso estufam o peito dizendo que odeiam a politica.

7)Fala quase tudo errado, acha que é inteligente o bastante pra fazer alguma coisa e acaba fazendo o que não é certo, etc.

8)Ele só afirma que o pior analfabeto é o politico, eu acho que isso.

9)Que ele considera o pior bandido aquele que roba o dinheiro de quem merece realmente, do que aquele que roba leite ou alguma coisa que não tem muito valor. Eu acho isso.

10)Devemos denuncia-lo a policia e ver realmemte o erro dele.

carla castori 2º fase B disse...

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participados acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão, do peixe, da farinha,do aluguel, do sapato e do remédiodependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burroque se orgulha e estufa o peitodizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância políticanasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltantee o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista, pilantra,o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

sivanaldo 3ano b disse...

Nasce a prostituta por falta de empregos e se nasce a prostituta é por que não estão sabendo governar bem o país...
Sim para saber as propostas que os políticos nos oferecem...
Indo a reuniões políticas como nos comícios...
O preço que pagamos por todas as coisas que temos,como preço do aluguel, do sapato e do remédio e etc...
Por que são elesEu acho que tudo depende da política, pois sem a política como iria ficar o nosso país?...
Sim, existe outros tipos de analfabetos mais os piores são os analfabetos políticos...
Que o político é um dos piores bandidos de todos, o vigarista, pilantra, corrupto...
Denunciar, ir atrás de todos os seus direitos como cidadãof que decidem o custo de todas as coisas...
As reformas de escolas, os asfaltos feitos, o aumento do salário mínimo...
Eu acho que tudo depende da política, pois sem a política como iria ficar o nosso país?...
Sim, existe outros tipos de analfabetos mais os piores são os analfabetos políticos...
Que o político é um dos piores bandidos de todos, o vigarista, pilantra, corrupto...
Denunciar, ir atrás de todos os seus direitos como cidadãof

sivanaldo disse...

Eu acho que tudo depende da política, pois sem a política como iria ficar o nosso país?...
Sim, existe outros tipos de analfabetos mais os piores são os analfabetos políticos...
Que o político é um dos piores bandidos de todos, o vigarista, pilantra, corrupto...
Denunciar, ir atrás de todos os seus direitos como cidadãof

carla castori disse...

(04)
R:QUANDO OS POLITICOS SE REUNEM E TOMAM QUALQUER DESIÇÃO DE ALGUMA COISA QUE ELES VÃO FAZER.

(05)R:PORQUE SE NA POLITICA ESTIVER UM POLITICO QUE PENSA NAS PESSOAS COM SERTEZA ELE VAI COPRAR POUCOS IPOSTOS AI OS PRESOS DAS COISAS QUE AS PESSOAS MAIS PRESISAS COM SERTEZA VAI SER MAIS PRARATO COMO O ALUGUÉL ATC...

(06)R:EU ACHO QUE AS PESSOAS TEM UM POUCO DE CUPA,QUANDO ENTRA UM POLITCO QUE NÃO QUE SABER DE AJUDAR NA MERORIA DAS COISAS NA CIDADE,AI AS PESSOAS COLOCAM A CUPA NA POLITICA, QU NÃO GOSTAM DA POÇITICA E ETC..MAS NA HORA DE ESCOLHE UM BOM POLITICO ELAS FECHAM OS OLHOS,DEPOIS DISEM QUE ODEIA A POLITICA.

(07)R:UM ANAFABETO POLITICO É A QUELE QUE ESTA ESCRITO UM COISA PARA ELE FALAR ELE VAI LA E FALA OUTRA TUDO ERRADO, E ACABA PARESENDO UMA PESSOA QUE NÃO SABE O SEU PORTUQUES.

(08)PRA MIM É AQUELE QUE SABE COM0 SE FALA E TEMA EM FALA ERRADO PARA PARESE UM COITADO MAIS NA VERDADE ELE É A PESSO A MAIS ESPERTA .

sivanaldo 3ano b disse...

Esses politicos que dizem ser burros...na verdade são pessoas que prometem ao povo mais policiamento, infraestrutura, mas depois q ganha a política,ele rouba todas as verbas,mas ele não sabe q da ignorância politica q trazem para os nossos países a fama de "o pais dos corruptos"......
2)sim.Pois é prestando atenção na politica q vc conhece o politico q vc colocou para te defender
3)prestando atenção no q é feito com o dinheiro publico.
4)Entendo por pagar água, luz,internet,e outros....
5)É quando a camara municipal junto com os membros decidem iniciar um projeto,ou coisa parecida.
6)não sei
7)q diz nascer em familia muito humildes,ser prestativo à população na época da eleição,etc..
8)é a de se fazer de coitado e depois fazer coisas um politico honesto ñ faria.
9)q ele esta irritado com tanta corrupção no pais.
10)quando esse politico na outra eleição vier pedir vo to vc da um fora nele
..
11)As empresas não deverão, direta ou indiretamente, oferecer, prometer, dar ou pedir suborno ou qualquer outra vantagem indevida para obter ou conservar um negócio ou outra vantagem abusiva. Também não deverão ser solicitadas nem se esperar destas que dêem suborno ou qualquer outra indevida vantagem. As empresas deverão, em particular:

1. Não oferecer nem ceder a demandas de qualquer forma de pagamento contratual aos funcionários públicos ou aos empregados dos sócios empresariais. Não deverão utilizar contratos terceirizados, ordens de compra ou acordos de consulta como meios de trazer dinheiro a funcionários públicos, a empregados ou à família dos parceiros empresariais, ou a sócios empresariais.

2. Assegurar-se de que os agentes sejam remunerados apropriadamente e para serviços legítimos unicamente. Deverá ser elaborada e conservada uma lista dos agentes empregados e ligados às transações com órgãos públicos e empresas públicas, tal lista permanecendo à disposição das autoridades competentes.

3. Aumentar a transparência de suas atividades no âmbito do combate à corrupção e extorsão. As medidas poderiam incluir compromissos públicos de combate ao suborno e à extorsão, assim como a divulgação dos sistemas de gestão adotados pela empresa para cumprir estes compromissos. A empresa também deverá promover abertura e diálogo com o público na intenção de fomentar a sensibilização e cooperação deste no combate ao suborno e à extorsão.

4. Promover a sensibilização dos empregados e a observância da política empresarial contra a corrupção e a extorsão através de difusão apropriada desta política, e mediante programas de formação e procedimentos disciplinários.

5. Adotar sistemas de controles de gestão que desencorajem a corrupção e as práticas corruptas, e adotar uma contabilidade financeira e fiscal bem como práticas de auditoria para prevenir o estabelecimento de contas "paralelas" ou secretas ou a criação de documentos que não registrem devidamente e honestamente as transações às quais se referem.

6. Não trazer contribuições ilegais aos candidatos à administração pública ou a partidos políticos ou outras organizações políticas. As contribuições deverão satisfazer plenamente aos requisitos de divulgação pública e deverão ser comunicadas aos dirigentes.

17 de Novembro de 2009 17:13

sivanaldo 3ano b disse...

Esses politicos que dizem ser burros...na verdade são pessoas que prometem ao povo mais policiamento, infraestrutura, mas depois q ganha a política,ele rouba todas as verbas,mas ele não sabe q da ignorância politica q trazem para os nossos países a fama de "o pais dos corruptos"......
2)sim.Pois é prestando atenção na politica q vc conhece o politico q vc colocou para te defender
3)prestando atenção no q é feito com o dinheiro publico.
4)Entendo por pagar água, luz,internet,e outros....
5)É quando a camara municipal junto com os membros decidem iniciar um projeto,ou coisa parecida.
6)não sei
7)q diz nascer em familia muito humildes,ser prestativo à população na época da eleição,etc..
8)é a de se fazer de coitado e depois fazer coisas um politico honesto ñ faria.
9)q ele esta irritado com tanta corrupção no pais.
10)quando esse politico na outra eleição vier pedir vo to vc da um fora nele
..
11)As empresas não deverão, direta ou indiretamente, oferecer, prometer, dar ou pedir suborno ou qualquer outra vantagem indevida para obter ou conservar um negócio ou outra vantagem abusiva. Também não deverão ser solicitadas nem se esperar destas que dêem suborno ou qualquer outra indevida vantagem. As empresas deverão, em particular:

1. Não oferecer nem ceder a demandas de qualquer forma de pagamento contratual aos funcionários públicos ou aos empregados dos sócios empresariais. Não deverão utilizar contratos terceirizados, ordens de compra ou acordos de consulta como meios de trazer dinheiro a funcionários públicos, a empregados ou à família dos parceiros empresariais, ou a sócios empresariais.

2. Assegurar-se de que os agentes sejam remunerados apropriadamente e para serviços legítimos unicamente. Deverá ser elaborada e conservada uma lista dos agentes empregados e ligados às transações com órgãos públicos e empresas públicas, tal lista permanecendo à disposição das autoridades competentes.

3. Aumentar a transparência de suas atividades no âmbito do combate à corrupção e extorsão. As medidas poderiam incluir compromissos públicos de combate ao suborno e à extorsão, assim como a divulgação dos sistemas de gestão adotados pela empresa para cumprir estes compromissos. A empresa também deverá promover abertura e diálogo com o público na intenção de fomentar a sensibilização e cooperação deste no combate ao suborno e à extorsão.

4. Promover a sensibilização dos empregados e a observância da política empresarial contra a corrupção e a extorsão através de difusão apropriada desta política, e mediante programas de formação e procedimentos disciplinários.

5. Adotar sistemas de controles de gestão que desencorajem a corrupção e as práticas corruptas, e adotar uma contabilidade financeira e fiscal bem como práticas de auditoria para prevenir o estabelecimento de contas "paralelas" ou secretas ou a criação de documentos que não registrem devidamente e honestamente as transações às quais se referem.

6. Não trazer contribuições ilegais aos candidatos à administração pública ou a partidos políticos ou outras organizações políticas. As contribuições deverão satisfazer plenamente aos requisitos de divulgação pública e deverão ser comunicadas aos dirigentes.

17 de Novembro de 2009 17:13

carla castori 2º fase B disse...

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

sivanaldo 3ano b disse...

O politico sabe que ele sendo burro é assim que o povo ira gostar dele dando um exemplo o lula ele come mais a letra S do que tudo ele não quis estudar agora pois é assim que o povo gosta.
2)Sim é muito importante pois se todos os brasileiros pegassem no pé dos politicos não iria ter aqueles roubos que é a politica hoje em dia.
3)Por Tv,Radio e o mais facil pela internet
4)Custo de vida é quando vale não so sua vida mas o que vc tem e outras coisas.
5)É o ponto central da politica por exemplo o mais importante cargo politico manda o outro faser as coisas eu acho que é isso.
6)Não sei.
7)A sei la vamos ver é ja sei a Poluição sonora não pode ouvir o som muito alto em dia de semana.
8)O modo de falar de se vertir e de andar.
9)Sim ha outra critica ele diz que o analfabeto politico não ouve não fala e nem participa dos acontecimentos.
10)Nessa afirmação o altor esta sendo correto pois os politicos tem um salario muito alto e ainda roubam.
11)É seria muito bom se não todos os brasileiros fizesem um protesto nas ruas.

sivanaldo 3 ano b disse...

(04)
R:QUANDO OS POLITICOS SE REUNEM E TOMAM QUALQUER DESIÇÃO DE ALGUMA COISA QUE ELES VÃO FAZER.

(05)R:PORQUE SE NA POLITICA ESTIVER UM POLITICO QUE PENSA NAS PESSOAS COM SERTEZA ELE VAI COPRAR POUCOS IPOSTOS AI OS PRESOS DAS COISAS QUE AS PESSOAS MAIS PRESISAS COM SERTEZA VAI SER MAIS PRARATO COMO O ALUGUÉL ATC...

(06)R:EU ACHO QUE AS PESSOAS TEM UM POUCO DE CUPA,QUANDO ENTRA UM POLITCO QUE NÃO QUE SABER DE AJUDAR NA MERORIA DAS COISAS NA CIDADE,AI AS PESSOAS COLOCAM A CUPA NA POLITICA, QU NÃO GOSTAM DA POÇITICA E ETC..MAS NA HORA DE ESCOLHE UM BOM POLITICO ELAS FECHAM OS OLHOS,DEPOIS DISEM QUE ODEIA A POLITICA.

(07)R:UM ANAFABETO POLITICO É A QUELE QUE ESTA ESCRITO UM COISA PARA ELE FALAR ELE VAI LA E FALA OUTRA TUDO ERRADO, E ACABA PARESENDO UMA PESSOA QUE NÃO SABE O SEU PORTUQUES.

(08)PRA MIM É AQUELE QUE SABE COM0 SE FALA E TEMA EM FALA ERRADO PARA PARESE UM COITADO MAIS NA VERDADE ELE É A PESSO A MAIS ESPERTA .

sivanldo 3 ano b disse...

1) Sim, concerteza.O cidadão precisa saber o que acontece ,e deixa de acontecer no seu país.Para ter uma vida melhor,e ficar informado sobre tudos os acontecimentos.
2)Pela internet,indo as reuniões de parlamento,dando opiniões sobre as decisões políticas e etc.
3)Eu entendo que é o custo que cada cidadão tem na sua vida cotidiana.Que envolve uma sociedade inteira,com os custos de alimentos,saúde,lazer,e contas em geral.
4)Bom uma decisão política é o que decide oque vai ou não acontecer na sociedade,elas decidem o futuro da sociedade.
5)Por causa de uma rígida burocracia,que envolve impóstos custos e tudo mais.E como é o governo que paga tudo isso,ele que fica encarregado de resolver todos esses problemas.
6)A decisão do Pré-Sal da petrobrás,sobre o salário dos professores e outros.
7)

Joselina 2 fase b disse...

Eu acho muito bom essas aulas que nos temos.Deveriamos ter mais vezes.Nao so com esse professor mais sim com outros professores.Essas aulas.A cada dia nos aprendemos,como a fazer uma redacao.O professor nos ensinas cada dia mais.

Vagner Esequiel dos Santos 2fase B n44 disse...

O problema da corrupção, que é uma coisa lamentável, existe em todo o lugar. O Brasil não é o mais corrupto dos países", afirma o diplomata. "Na maioria das empresas européias e americanas, esse é um dos fatores que conta, mas não é o decisivo para decidir se vai fazer um investimento aqui ou não". http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI711654-EI306,00.html

Vagner Esequiel dos Santos n44 2fase B disse...

Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006. O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_mensal%C3%A3o

Vagner Esequiel dos Santos 2fase B n44 disse...

palavra "mensalão" foi então adotada pela mídia para se referir ao caso. A primeira vez que a palavra foi grafada em um veículo de comunicação de grande reputação nacional ocorreu no jornal Folha de S.Paulo, na matéria do dia 6 de junho de 2005. Foi descoberto em julho de 2008, durante uma investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom, controladora da Telemig e da Amazonia Telecom. As investigações apontaram que essas empresas de telefonia injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, administrada por Marcos Valério, o que, segundo a PF, alimentava o Valerioduto, esquema de pagamento ilegal a parlamentares. A Polícia Federal pôde chegar a essa conclusão após a Justiça ter autorizado a quebra de sigilo do computador http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_mensal%C3%A3o

jociana 9ªb(E.F) disse...

7-é que diz saber tudo mas não sabe nada,ele adora estar por dentro dos assuntos politicos para passar a perna nos outros

eduardo 2°fase A disse...

1°sim ,para participarmos da democraci e poder cobrar resultados dos nossos governantes.
2° participando de reunioes na camara municipal , votando e exigindo nossos direitos de cidadão junto aos politicos eleitos.
3°e tudo o que consumimos para viver;roupa, comida moveis, agúa ,luz, telefone etc..., se torna custo de vida.
4°são decisões tomadas pelos politicos em beneficio da população , de uma cidade , estado e do pais.
5°por que atreves dessas decisões são dofinidos os valores dos impostos de cada produto.
6°o fim da cpmf , criação de novos impostos para adquirir verba para saude , extradição ou não de um criminoso italiano que esta no brasil entrew outras.
7°vejo que esta pessoa não se preocupa com o seu futuro e nem com o bem estar da cidade do estado e nem do pais onde vive.
8°geralmente não gosto de falar sobre politica e sempre diz que qualquer um que estiver no poder não vale nada e não fora nada pelo comunidade sem ao menos sabre de quem esta falando.
9°esta criticando em primeiro lugar os analfabetos.
10°que o politico alem de ser bandido esta no poder com o concentimentos do povofazendo dele o pior dos vigaristas.
11°temos que reunir um grupo de eleitores e tentar derruba-los do poder.

marcos daniel sanches escola vilmar vieira matos disse...

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Mateus Rodrigues EF 9ºB disse...

8)O analfabeto politico é burro fala que odeia o seu proprio trabalho.
9)Sim ha outra critica que é essa ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
10)Eu acho que ele acertou a afirmar, pois quase todos os politicos de hoje em dia esta envolvido em corrupção e disvio de dinheiro.
11)

marcinha disse...

1°sim , para ter o direito de exegir dos politicos beneficios e melhorias para nossa cidade.
2°procurando estar sempre informada dos acontecimentos politicos da sua cidades estado e pais para poder fazer cobranças e reivendicações necessaria.
3ºtudo aquilo que consumimo em nossa vida deis da agua que tornamos.
4ºsão deciso~es tomadas pelos politico em aprovação de projento , implantação de imposto e outro.
5°por que e apartir dessas que decisões que são definidos o valor dos imposto de cada produto .
6°a ler seca salarios dos aposentado.
7°o princial movito e tanta

marcionylia 2 fase B disse...

1°sim , para ter o direito de exegir dos politicos beneficios e melhorias para nossa cidade.
2°procurando estar sempre informada dos acontecimentos politicos da sua cidades estado e pais para poder fazer cobranças e reivendicações necessaria.
3ºtudo aquilo que consumimo em nossa vida deis da agua que tornamos.
4ºsão deciso~es tomadas pelos politico em aprovação de projento , implantação de imposto e outro.
5°por que e apartir dessas que decisões que são definidos o valor dos imposto de cada produto .
6°a ler seca salarios dos aposentado.
7°o princial movito e tanta promessas que prometem e no final de tudo não faz nada por tanto o politico passa a ficar odiado por algumas pesssoa.
8ºanalfabeto politico são geito de falar , comer, e viver.
9°A pior cricar e o analfabeto politico.
10°essa afirmação e interpretada de politica tambem e conuguem escapar da justiça muito facil , e mesmo vendo os corruplo ainda se encaregar para enganar toda a população , politico são tudos igual.
11ºtinhamos que fazer ele pagar por todos as pilantragem que ele fazem com a população.
11º

fabio da silva 2º Fase disse...

1°sim , por que sabe se que politica tem o poder em suas mãos pela confiança da população por tanto cade o os eleitores saber-mais de tudo que acontecer vdentro do comado politico.


2°para parcipamos dos acontecimento politico tinhamos que cobrar e ir embusca de informações sobre tudo o que está acontecendo.

3ºcusto de vida esta relacionado a bens financeiro que seja encaixa todas os despesar necessaria e obrigatorio dentro de cada familiar.

4ºa divisão politica e a administração de estados ou cidades e que cada estado tem um modo de administrar .

5ºsão obrigarios , são muitas gente , principalmente para compra o remedio e pagar o aluguel se não pagar não tem.

6°algumas divisão politica temos o mais recente que foi a ler saca.

7ºsim ,tudos fazem a mesma coisa , mais os brasileiros sempre dar mais um voto para eles.

8ºo analfabeto politico e aquele que mente e que a população sabe está mentindo e ele continua achando que o povo acredinta.

9ºexatamente por não ter bons planejamento nem sabre o que vai falar para convencer a população.

10°O certo seria denunciar,muitos para população ver as coisa e não fazem nada , muitos preferem ficar quieto, pode ver o político agindo por que não fazer nada para população.

11°talves a população que deu o poder podesse tirar dele o poder e que ele pagasse pelo o seus erro comentido ,para temos um futuro melhor.

matheus de almeida portinho 7°C disse...

8_eantão defina a indentidade cutural do sul mato-grossense.
a indeentidade do sul mato-grossense:de modo de falar e de agir

matheus de almeida portinho 7°C disse...

8_defina a indentidade cutural do brasil.
o jeito de se festir modo de falar.

marcionylia silva 2ºfase A disse...

as aulas foi muita boa ,apesar de falar de politico .o prof° e escolheu um tema muito bom para se fala sobre a corrupçaõ em nosso pais .

ARIANE IARA 07 2FASE A NOTURNO disse...

NA MINHA OPINIÃO AS AULAS FORAM MUITO PRODUTIVAS,PORQUE NOS ENSINOU A EXPOR NOSSAS OPINIÕES , E DIZER O QUE PENSAMOS.PORTANTO ISSO NOS FEZ PENSAR QUE TEMOS A FORÇA EM NOSSAS MÃOS. E QUE SE TODAS AS NOSSAS AULAS FOSSEM ASSIM COM CERTEZA APRENDERÍAMOS MAIS E MELHOR.PARA QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO TENTAR MELHORAR O NOSSO PAÍS.

ARIANE IARA 07 2FASE A NOTURNO disse...

NA MINHA OPINIÃO AS AULAS FORAM MUITO PRODUTIVAS,PORQUE NOS ENSINOU A EXPOR NOSSAS OPINIÕES , E DIZER O QUE PENSAMOS.PORTANTO ISSO NOS FEZ PENSAR QUE TEMOS A FORÇA EM NOSSAS MÃOS. E QUE SE TODAS AS NOSSAS AULAS FOSSEM ASSIM COM CERTEZA APRENDERÍAMOS MAIS E MELHOR.PARA QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO TENTAR MELHORAR O NOSSO PAÍS.

JOICE DOS SANTOS 2FASE A disse...

As aulas foram muito boas,pois nela tivemos o aprendizado e a consciencia de que os politicos sempre estão preocupados em si mesmo,mas se reunirmos as pessoas poderemos ter a certeza que alcancaremos os objetivos o qual garante um futuro melhor a nós e aqueles que sempre tiveram a perspectiva de um mundo melhor...

Unknown disse...

O primeiro passo para não ser um analfabeto politico é ser um politico e um eleitor consciente.Não irei escrever tudo o que penso, apenas algo muito importante:seja consciente , ame o que tu faz,E POLÍTICOS PENSEM NO POVO.NÃO SEJAM COMO AQUELE CARA DA FOTO(ele é ilário,não acha)SEJAM DIFERENTE.OBRIGADA.

Douglas-Escola Elza Farias 8°b disse...

7_O ANALFABETO POLITICO NÃO SABE O VALOR DO PÃO DA CAMA,DE NADA QUE ELE UTILIZA OU CONSOME_8- A GENTE TRABALHA PARA SOBREVIVER,ISSO SEM FALAR NO ABSURDOS IMPOSTOS QUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR PARA UM "VIGARISTA PILANTRA" NOS ROUBAR_9-TENTAR FASER JUSTIÇA O QUE É MUITO DIFICIL PORQUE A JUSTIÇA SEMPRE ESTA PARA O LADO DELES.

Geovane Lana 8 B disse...

2-Participar das eleiçoes votando,e sempre ficar atento a politica e ler os jornais politicos-3tudo que gastamos todos os dias de nossa vida-4são as decisoes tomadas que trara alguma coisa a cidade-5Por causa dos impostos,A criaçaõ de mais escolas-6Um terrivel fato que acontece a população.

Giovane Oliveira Silva disse...

A corrupção ocorre não só através de crimes subsidiários como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado como impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (nomeação de parentes e amigos aos cargos de administração pública). O ato de um político se beneficiar de fundos públicos de uma maneira outra que a não prescrita em lei – isto é, através de seus salários - também é corrupção....pois só quem é só quem é beneficiado com isso são esses politicos corruptos,q nos fasem acreditar que ele irá
melhorar o nosso pais.

Giovane Oliveira Silva 9ºb disse...

Bom o q eu achei da aula q foi muito boa,pois assim nós podemos falar sobre tudo o q pençamos sobre a política brasileira.

Camila 9ºB disse...

Como não poderia deixar de ser, nossa organização também sofreu os efeitos do momento, pois vários de nossos tradicionais anunciantes suspenderam ou adiaram suas decisões, obrigando-nos a rever algumas atitudes para fazer frente ao problema.

Gustavo N. Silva disse...

É importante participar dos acontecimentos políticos do país?sim Por quê?para que possamos ver e saber dos acontecimentos de nosso pais.De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?votando nós já estamos participando por escolhermos quem será melhor para nosso país. O que você entende por custo de vida?tudo que nós precisamos gastar e um pouco mais tem um custo.O que é uma decisão política?é uma decisão que os politicos fazem para nosso país.Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.Como você vê o fato de alguém odiar a política?a reforma dos estádios de futebol,algumas pessoas não odeiam só os politicos mas também o que ele faz.Quais as características de um analfabeto político?ele não sabe o que faz, e outras pessoas o controlam.O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?críticas as pessoas que votam em políticos corrupitos.Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?o politico é quem comanda os acontecimentos do nosso pais.O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?denunciar!!!

Bianca disse...

A corrupção toma novamente o noticiário nacional. E os escândalos não são poucos. A lista engrossa a cada semana e mostra, sobretudo, que os grandes partidos dos blocos do PT e do PSDB são iguais também na roubalheira.

O escândalo que mais se destacou nas últimas semanas envolve a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela é acusada de fazer pressão na venda relâmpago da VarigLog para os “laranjas” de um fundo norte-americano.

Com tantos escândalos de corrupção a maioria da população chega a uma conclusão bastante comum: no Brasil não existiam partidos e sim gangues organizadas para assaltar o orçamento público. Com o PT não foi diferente. Apesar de defender por anos a “ética na política”, bastou chegar ao governo federal para que o partido aplicasse a mesma roubalheira dos governos anteriores. Mas isso tem explicação

O Estado capitalista, além de garantir o interesse geral da burguesia, como a defesa da propriedade privada e seus negócios, também é árbitro dos interesses particulares dos distintos setores burgueses.

http://www.pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=8585&ida=2

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 203   Recentes› Mais recentes»