05 bons motivos para andar de bicicleta

Além de queimar calorias, afaste o estresse e a ansiedade andando de bicicleta


Um dos meios de transporte alternativos hoje em dia é a bicicleta. Algumas pessoas a utiliza por ser uma estratégia barata, outras por questões ideológicas para não poluir o meio ambiente e outras ainda para fugir do trânsito. Soma-se a esses argumentos o fato de que umas boas pedaladas podem ajudar a perder alguns quilinhos e melhorar o condicionamento físico.
E é isso que muitas pessoas estão fazendo! Você pode reparar que as ciclovias de vários lugares vivem lotadas, fora as aulas de spinning que a cada dia que passa estão ganhando mais praticantes. Com isso se descobriu que o hobby de andar de bicicleta pode ser muito útil para a saúde.
Segundo o professor Alexandre Lopes Evangelista, profissional de Educação Física e especializado em Metodologia do Treinamento Desportivo, com 60 minutos de pedaladas uma pessoa pode perder entre 300 e 500 calorias, dependendo da intensidade que ela andar de bicicleta.
Além de perder algumas calorias, as pedaladas podem trazer outros benefícios para a saúde. Então fique atenta a eles e comece já a ter a prática de andar de bicicleta:
- Melhora a frequência cardíaca: a intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco. Sendo assim, durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.
- Retenção de líquidos: quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas. Isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição daquela sensação de inchaço provocada pela retenção de líquidos.
- Pele mais saudável: as pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade. Com isso o metabolismo se torna mais eficiente, potencializando a renovação celular e a eliminação de toxinas .
- Controla a ansiedade: o pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo e uma das respostas a este estímulo está associada à produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta ou realizar aulas de spinning pelo menos 3x por semana garante o controle do estresse e ansiedade.
- Definição muscular: os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos. Porém, não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.
E atenção: não fique andando de bicicleta por aí todos os dias durante horas. "Não vejo problemas em pedalar diariamente, mas tenha o cuidado de respeitar seus limites fisiológicos. Cada etapa exige um condicionamento físico diferente", conta Dr. Luiz Carlos Carnevali Junior, coordenador de cursos de pós-graduação em Educação Física na Universidade Gama Filho.
Para os iniciantes (menos de 12 semanas de treino) é importante uma pausa maior para auxiliar no processo de recuperação. Ou seja, é interessante manter a pedalada 3x por semana com sessões de 30 a 45 minutos. Já para os intermediários (12 a 24 semanas de treino), o ideal é aumentar o volume da sessão para 45 a 60 minutos.
Agora para os avançados (mais de 24 semanas de treino) podem treinar com maior flexibilidade, desde que o descanso entre períodos de treino seja respeitado (normalmente diminuímos o volume de treino durante uma semana após três semanas com maiores cargas (esquema 3x1).
Agora que você já sabe o seu grau de intensidade permitido e quais são os benéficos de uma boa pedalada, o que você está esperando ai? Comece a ter esse hábito também e veja como a sua saúde ira mudar!
Marisa Walsick (MBPress)

Nenhum comentário: