Hoje na História:28 de junho de 1958 - Rachel de Queiroz é premiada pela ABL

"Raquel de Queirós (como manda escrever a Academia Brasileira de Letras) é, na verdade Rachel e de Queiroz com z. Começou a contar histórias aos quinze anos e agora, lá na fazenda Não me deixes, recebeu a notícia de que o Prêmio Machado de Assis é seu. De óculos, sem chapéu, entrou na Academia pelo braço do poeta Manuel Bandeira, depois de cumprimentar levemente de cabeça a estátua de seu padroeiro, Machado de Assis. Quando chamaram seu nome para receber o prêmio, todos se levantaram e bateram palmas. Ela então falou. E disse que recebia aquele prêmio só porque passara a vida inteira contando história".
Jornal do Brasil
A cearense Rachel de Queiroz recebeu o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, em reconhecimento ao conjunto de sua obra, tornando-se assim a segunda mulher a alcançar tal feito. A primeira foi sua prima, a escritora Diná Silveira de Queiroz, o que de certa forma manteve a premiação em família. Num tom lírico e da mais clara humildade diante do sucesso, fazendo profissão de fé na honestidade e carinho com que pela vida inteira escreveu, exaltou os méritos dos vencedores anteriores, oferecendo o prêmio como incentivo aos que fazem o que ela fez: trabalham com dedicação, paciência e todos os dias.

A coroada e intensa vida literária

A conquista do Prêmio Machado de Assis era uma segunda coroação à vida literária de Rachel de Queiroz. A primeira foi nos idos de 1931, quando recebeu oPrêmio Graça Aranha, também da ABL com seu romance O Quinze. A láurea advinha, principalmente por seu mérito revolucionário. A láurea advinha, principalmente, por seu mérito revolucionário. A premiação maior viria em 1977, com sua eleição para a cadeira 5 da ABL, sagrando-se a primeira imortal no universo literário até então restrito aos homens . O grande prêmio de Rachel, contudo, foi concedido pela própria escritora: uma intensa carreira literária.

Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: