Origem da Tatuagem A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo, que por sua vez é oriunda da polinésia tatau, uma onomatopéia que significa bater, isto é significativo quando se sabe que os nativos usavam um instrumento de osso para tatuar, no qual batiam com um pedaço de madeira.
No Taiti, segundo tradição local, a prática da tatuagem seria de origem divina. Durante o Po’ (período obscuro) ela teria sido inventada pelos dois filhos do deus Távora Mata Mata Arahu (aquele que imprime com carvão de madeira) e Tu Ra’i Po’ (aquele que reside no céu obscuro) que faziam parte do grupo de artesões.
Esses irmãos inventaram a tatuagem e ornamentaram-se com um motivo denominado “Tao Maro” com o intuito de seduzir e tirar a virgindade de uma linda mulher, que era mantida prisioneira e vigiada por sua mãe; Hina Ere Ere Manua, movida pelo desejo de se deixar tatuar, consegue enganar a vigilância da mãe e é finalmente “tatuada”. Estes ilustres antepassados são sempre invocados antes de se Iniciar uma tatuagem, a fim de que a tatuagem seja perfeita, que as feridas cicatrizem rapidamente e que os desenhos se revelem agradáveis à vista. Tatuar é a arte de introduzir corantes, utilizando-se diferentes métodos, sob a camada inferior da pele, a derme, produzindo ali marcas permanentes.

Ronald Scutt Cristopher Gotch, no livro Skin Deep, The Mystery of Tattooiug. apontam diversos motivos pelos quais os indivíduos se tatuam, e esses motivos vão desde aspectos práticos como a necessidade de camuflar o corpo para a caça ou para a guerra, até aspectos religiosos como para garantir uru lugar entre os eleitos ou simplesmente para marcar passagens de suas vidas como a puberdade. Entre alguns povos, a tatuagem é usada, como um rito de fertilidade, para afastar doenças ou evitar inveja.
Entre cenas comunidades, como os Yakuzas (máfia japonesa) a tatuagem é um símbolo de status e de posição social A tatuagem pode ser usada também para registrar um feito importante, infundir temor, aumentar os atrativos do corpo ou expressar sentimentos como patriotismo, amor, amizade e até mesmo para indicar uma profissão. Já entre os povos antigos, a tatuagem era uma prática comum, tanto que Charles Darwin, ao escrever seu livro A Descendência do Homem, em 1871, afirmou que a prática da tatuagem entre os aborígines era encontrada desde a Nova Zelândia até o pólo norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário