A ética pode ser definida como a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral, o que concerne aos princípios da moral - Ciência Ética - e a ordem social (Ordem ética) aquilo que orienta a organização das relações Sociais, em oposição à moralidade, que enuncia os princípios da ação Individual. Define diretamente a forma de comportamento social de um indivíduo ou de um grupo humano (roupas, comportamento e cultura). Os princípios éticos variam de cultura para cultura, e se modificam com o tempo no âmbito de uma mesma sociedade, sendo na verdade um corpo de preceitos e regras que visa dirigir as ações do homem, segundo a justiça e eqüidade; busca as disposições do agir bem, a respeito de si próprio e a respeito dos outros na comunidade humana. Os excessos de preocupações com as questões da ética e moral tendem a intolerância e ao preconceito, tendem ao puritanismo. No sentido inverso podem levar a degradação dos costumes, desagregamentos, abusos e desonestidades. Na atividade político-partidária o discurso deve corresponder à práxis (atividade prática), visando modificar e transformar a sociedade, as relações de produção, as estruturas sociais; somente a Ação ética nas atividades humanas, concebidas como atividades racionais. Unicamente a visão marxista, que identifica a práxis com a própria atividade filosófica, que é na verdade a união da teoria com a prática pode nos levar as conquistas que almejamos. Fundamentalmente a praxia (Conjunto de movimentos coordenados em função de um objetivo) é o caminho da vitória contra as discriminações, pela dignidade, pela democracia e pelo respeito aos cidadãos.
Dr.Márcia Bráz
8 comentários:
A palavra ética fica bem invertida do seu sentido, se analizarmos na política.Todos os adjetivos que ela traz, falta na prática.
Será que os políticos sabem realmente qual o significado da palavra ética?Pois afinal,ouvimos muito essa palavra em seus discursos, mas sabendo o seu significado percebemos que seus atos não convem com essa palavra.
Apartir disso,pode-se ter vários pensamentos.O nosso Brasil é carente de honestidade,os políticos pensam que o povo é hignorante,e o povo esta sendo esquecido dia após dia e a ÉTICA esta ficando só na teoria.
Penso que palavra Etica e mais usada pelospolitico mas acho que eles não sabem usar a palavra Etica,mas penso que deviam usar melhor essa palavra,sera que eles ja pensaram que usar esa palavra de maus modos pode prejudicar a nossa sociedade? Os politicos deviam pensar melhor antes de usar essa palavra.na minha opinião os politicos deviam deichar de usar essa palavra que talvez eles nem conhecam.Na politica deve usar seus conhecimentos ,seria melhor para a sociedade entender seus objetivos .Afinal sera que eles tem algum objetivo? Os politicos deviam pensar melhor antes de publicar seus interesses,etc.
Conclui-se que os políticos são corruptos.Em época de eleiçao prometem mil e uma coisa,e quando ganham não faz nada do que prometeu,é uma pouca vergonha.Um grande exemplo de vígaristas seria o Lula,chegou falando a lingua do povo,se fazendo de analfabeto,disse tantas coisas e não cumpriu nem metade,e conseguiu conquistar a todos.Outro grande exemplo é o Ari,fala sério ele não sabe nem falar hospital direito,é uma pouca vergonha.Para onde vai o dinhero que nós brasileiros pagamos de impostos?Isso e tão fácil de responder.Esses que diz e prometem tantas coisas ou seja os políticos embolsa tudo,com que dinheiro que voces acham que eles andam com carros de luxo,casa de luxo...etc.Tem do bom e do melhor a custa de nós brasileiros que colocamos eles lá através do voto.
Conclui-se que ética é uma das coisas que eles não têm.Enchem a boca falando da sua honestidade,ética, e compromisso, mas se é pra falar, porque não cumprir, será que não pensam em tantas pessoas que precisam deles, quantos de nós somos enganados com tantas promessas,fingem-se de gente do povo gente simples,mas na hora do vamo vê,são espertos só pra receber nosso dinheiro.E nós que somos os mais importantes na eleição, acabamos os mais burros no final da história, porque damos nosso voto, confiança,e principalmente, nosso dinheiro.Além de horatória precisam de muitas aulas de ética.
Políticos cada vez estão ficando mais espertos, e nós cada vez mais feitos de burros.Acreditanmos em tudo que dizem e prometem, mas nunca cumprem, roubar nosso dinheiro é fácil, difícil é explicar pra onde ele vai, mas não precisam nem dizer, porque todo mundo vê as mordomias que pagamos pra eles.SÓ sabem fazer promessas, e não sabem cumprir.E ainda são capazes de se dizer éticos.Mas, o que eles sabem sobre ética??
Esses políticos acham que são espertos,não sabem nem falar direito, mas sabem mentir muito bem.Só fazem promessas que nunca são cumpridas. Que ética é essa que não sabem nem o significaDO?Se fingem de surdos e mudos e nunca sabem de nada.Mas na hora de receber nosso dinheiro,eles são bem espertos e nós que somos feitos de burros, entregamos nosso voto de mão beijada confiando que alguma coisa sérá feita por nós.
Conclui ainda mais o que ja sabia, percebe-se que a política brasileira ta cada vez pior, só fazendo a população passar vergonha, os impostos estão sendo usados apenas para o sustento desses corruptos, um exemplo, ARI ARTUZI!!! Mentiu o tempo todo vingindo nao saber de nada do que acontecia... Todos eles dizem ter ética, mas nem a metade deles sabe o verdadeiro significado da palavra...
Comentem sobre política em www.valeretto.com
Postar um comentário