Como desenvolver o hábito de estudar

Uma das coisas que mais facilitam a vida de um estudante é desenvolver o hábito de estudo. Até o final da leitura você vai aprender porque o hábito de estudar é importante e como desenvolvê-lo, ideal para quem quer estudar para provas ou concursos.
Antes de iniciarmos esse artigo quero apresentar rapidamente para você o que é um hábito e de que maneira ele influência sua vida.
Ah! Esse é mais um artigo que você vai precisar de uma folha ou o bloco de notas do computador aberto para anotar as informações, deixe tudo pronto antes de começar sua leitura.

O que é um hábito?

Hábito pode ser definido como um comportamento que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.  
Quando você o executa um hábito diversas vezes, ele passa a ocorrer de maneira automática. Por que isso é importante? Porque é justamente o que você vai usar para conseguir estudar com mais eficácia.
Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente. Pense em quantas ações você realiza e nem sequer pensa nelas, como escovar os dentes, amarrar os cadarços, pentear os cabelos. Até ações mais complexas como dirigir ou executar tarefas complicadas no trabalho.
A  ROTINA pode se tornar um HÁBITO, ou seja, tudo o que você executa repetidamente. Um dos problemas disso é que você pode desenvolver um bom hábito ou um mau hábito.
  • Bons hábitos são aqueles que tornam sua vida mais produtiva ou saudável sem prejudicá-lo, por exemplo, o hábito de estudar todos os dias ou de exercitar-se;
  • Maus Hábitos são aqueles que te prejudicam, por exemplo, o hábito de ficar 3 horas por dia nas redes sociais ou navegando a toa na internet.
Não vou me aprofundar muito sobre hábitos nesse artigo. Caso você tenha interesse no tema recomendo a leitura do livro O poder do Hábito de Charles Duhigg, nele você vai aprender mais sobre como se originam os hábitos.
Ok, você já sabe a importância dos hábitos em sua vida, agora quero que você compreenda qual a importância dele para seus estudos.
 Veja mais ...

Nenhum comentário: