Hoje na História: 27 de março de 1973 - Marlon Brando recusa a Oscar em solidariedade aos índios de Wounded Knee

Quando se anunciou, no Music Center de Los Angeles, que o Oscar de melhor ator tinha sido concedido a Marlon Brando por sua atuação em O Poderoso Chefão, houve um momento tenso de expectativa. Ao invés da robusta silhueta do vencedor, subiu ao palco uma esguia apoache. Apresentou-se aos mestres-de-cerimônias, identificou-se como Sasheen Folha Pequena e recusou o prêmio em nome do laureado: "o Oscar carece de qualquer significado no momento em que há minorias que estão sofrendo". O motivo era o tratamento dado aos índios americanos por Hollywood e pela TV, e o episódio Wounded Knee, pequena cidade do estado de Dakota do Sul onde 200 índios estavam sitiados pelas forças de segurança, após uma série de ações de caráter reivindicatório por melhor condições de vida nas reservas. Em seguida, ela anunciou que nos próximos dias Brando estaria pessoalmente em Wounded Knee para prestar sua solidariedade aos índios. O escândalo político dava um novo tom à clássica cerimônia de entrega dos Oscars, agora formada num palco privilegiado para a contestação.

Brando já havia recusado o Globo de Ouro, concedido pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, durante cerimônia de premiação na qual também não compareceu.
Brando se mostrou um grande ativista nos anos 60. Participou de manifestações públicas em favor dos Direitos Civis e dos Direitos dos Indígenas. Esteve ligado a líderes negros e índios, como Luther King e alguns Panteras Negras, e produziu e atuou em filmes engajados.
A atitude de Brando constituiu uma novidade, na medida em que politiza uma solenidade que até então evitara cuidadosamente intromissões desse gênero.
As recusas anteriormente se baseavam em argumentos sobretudo éticos e profissionais, ligados à dignidade da profissão e aos critérios promocionais que presidem à premiação. Brando inaugurou uma fase de utilização do Oscar como instrumento de protesto político explícito.
Marlon Brando morreu aos 80 anos, vítima de complicações pulmonares, e deixou instruções detalhadas sobre o seu funeral. Seu corpo foi cremado numa cerimônia reservada à família.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: