Hoje na História:21 de fevereiro de 1991 - O adeus de Margot Fonteyn, a grande dama do balé mundial

Quatro anos depois de sua última apresentação em público e um ano e meio após a morte de seu marido Roberto Arias, a bailarina inglesa Margot Fonteyn, 71 anos, morreu vítima de câncer, na cidade do Panamá.

Nascida Margareth Hookham em 18 de maio de 1919, na britânica Reigate, Surrey, região mercantil nos arredores de Londres, desde sempre Margot teve a dança no centro de sua vida. Dedicada e não menos determinada, a estreia profissional aconteceu aos 15 anos, no Vie Wells Ballet, no papel de um dos anônimos flocos de neve de O quebra-nozes. A primeira grande chance, contudo, só aconteceria dois anos mais tarde, ao substituir Alicia Markova, então primeira dama do balé inglês, no papel principal de Giselle. O sucesso era um caminho sem volta.

Fora dos palcos, a vida de Margot não foi menos intensa. O casamento com o diplomata Roberto Airas em 1955, no Panamá, foi o prenúncio de passagens políticas embaladas por perseguições, fugas, exílio e até por sua prisão, como guerrilheira daquele país. A experiência revolucionária se encerraria no Brasil, destino ao qual voltaria mais vezes em ocasiões menos conturbadas. Uma delas, foi na célebre série de apresentações com Nureyev no final dos anos 60, convite da nossa Dame Dalal Achcar, no Teatro Municipal do Rio.


Em 1979, em comemoração aos seus 60 anos, fez uma apresentação ao lado do Royal Ballet - do qual era presidente - no londrino Convent Garden. Esta foi considerada a sua despedida oficial. Mas a irriquieta bailarina ainda voltaria a fazer apresentações especiais até 1986, quando passou a dedicar-se totalmente a acompanhar o marido, dono de saúde cada vez mais fragilizada, decorrente de um atentado, do qual acabou paralítico.

Entre as fofocas e o mito, plateias de todo o mundo preferiram aplaudir de pé as interpretações de Margot. Na Inglaterra, o reconhecimento muitas vezes promoveu aplausos por mais de quarenta minutos ininterruptos. E poucos admiradores se incomodaram quando, em julho de 1967, junto com seu então namorado, o bailarino Nureyev, foi presa por suspeita do uso de drogas durante uma festa hippie em São Francisco. Grandiosa foi sua interpretação na extensa lista de clássicos como Romeu e JulietaO Lago dos Cisnes e Hamlet.

Veja mais no JBLOG...

Nenhum comentário: