Hoje na História:01 de novembro de 1963 – Golpe derruba o governo do Vietname do Sul

Uma junta de 14 generais assumiu o controle do Vietname do Sul após horas de violentos combates nas ruas de Saigon, os quais culminaram na deposição do presidente Ngu Dinh Diem e o assassinato de seu irmão, Ngo Dinh Nhu, ex-chefe da Polícia de Segurança e principal perseguidor dos budistas. A junta, chefiada pelo general Duong Van Minh, decretou a lei marcial e pôs em liberdade os budistas e estudantes que se encontravam nas prisões.

O presidente norte-americano John Kennedy foi acordado às três horas da manhã com a informação do golpe e imediatamente convocou à Casa Branca o secretário de Estado e seus principais assessores, determinando, ao fim da reunião, que a Sétima Esquadra norte-americana do Pacífico se dirigisse com urgência às proximidades do Vietnam do Sul para qualquer eventualidade. Também foram postas em estado de emergência as unidades do comando de transporte da Força Aérea baseadas nas Filipinas e em Okinawa.

As primeiras informações sobre o levante foram divulgadas por fontes militares norte-americanas em Tóquio e Bancoc, capital da Tailândia. Posteriormente, a emissora de Saigon, ocupada pelos revoltosos, informou que após o quartel-general da Marinha ter sido bombardeado e o Palácio Presidencial cercado, o general Duong Van Minh ordenou o cessar-fogo e intimou todos os ministros do governo de Dinh Diem a se apresentarem antes da meia-noite, sob pena de serem presos e fuzilados. Segundo uma emissão da rádio de Saigon, pouco antes de bombardearem o Palácio Presidencial, os líderes da revolta enviaram um ultimato ao presidente Diem e a seu irmão Nhu para que anunciassem ao povo suas demissões. O comando rebelde ainda emitiu vários apelos por rádio incitando o povo vietnamita a cooperar com o novo regime na luta contra o comunismo. Os apelos rebeldes foram assinados pela maioria dos generais e oficiais de Saigon.

O golpe foi iniciado por uma unidade da Marinha, um grupo de paraquesdistas e a Sétima Divisão do Exército, que estavam aquartelados nas proximidades de Saigon e entraram ao meio-dia na capital. O quartel-general do governo, um dos primeiros objetivos dos rebeldes, foi bombardeado por seus aviões, um dos quais foi abatido pela defesa antiaérea. As unidades navais sul-vietnamitas que não participaram do golpe renderam-se aos rebeldes.

Um país dividido
Em 21 de julho de 1954, na Conferência de Genebra para o Armistício na Indochina, decidiu-se, entre outras medidas, dividir o Vietname em duas partes: o Vietname do Norte, que passou a ser governado pelo regime comunista do Vietminh, e o Vietname do Sul, que permaneceu nas mãos do antigo governo do país. Em 22 de outubro de 1955, a República do Vietname do Sul foi proclamada em Saigon, logo após Bao Daí ter sido deposto e Ngo Diem Nhu ser eleito presidente do país. Em 26 de outubro de 1956, entra em vigor uma nova constituição que fortalece o poder do Executivo e, em última análise, confere poderes ditadoriais ao presidente, dando início ao governo da família Diem. Após o golpe de 1963, os militares alteraram o sistema político do país para o parlamentarismo, mas não conseguiram estabilizar os conflitos internos do Vietname do Sul, e nem as tensões com os paises vizinhos que ocorriam no contexto da Guerra Fria, de maneira que o país permaneceu em guerra até 1975, quando houve a reunificação do Vietname.

Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: