Hoje na História:13 de setembro de 1989: Desmond Tutu lidera manifestação contra apartheid

"Peace in our city. Stop the killings"

Cidade do Cabo, África do Sul:
 Após uma intensa negociação entre frentes contra o apartheid e o presidente Frederik de Klerk, foi autorizada pelo governo a realização da primeira manifestação popular pela causa racial autorizada desde a decretação do estado de emergência em 1986.

Organizada pelo arcebispo Desmond Tutu, a passeata foi convocada depois que a polícia sul-africana matou 23 pessoas durante um protesto no dia das eleições gerais, realizadas uma semana antes, quando maioria negra foi proibida de votar. Entre as vítimas, crianças, uma adolescente grávida e outra paraplégica.


ançando, cantando, gritando, mais de 20 mil sul-africanos ocuparam as ruas centrais da capital do país denunciando a truculência policial praticada contra os negros. Começava ali uma série de protestos, que ganharia, gradativamente, mais adesões e repercussão. O regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os demais eram obrigados a viver separadamente estava com seus dias contados. Em 2 de Fevereiro de 1990, na abertura do parlamento, de Klerk declarou que o apartheid havia fracassado. De Klerk seguiu abolindo todas as leis remanescentes que apoiavam o regime de segregação.
As principais leis do apartheid:
Lei de Proibição de Casamentos Mistos (1949), Emenda à Lei de Imoralidade (1950): Ato criminoso uma pessoa branca ter relações sexuais com uma pessoa de raça diferente.
A Lei de Registro Populacional (1950): Todo cidadão era obrigado a se registrar como negro, branco ou mestiço.
A Lei de Supressão ao Comunismo (1950): Qualquer partido de oposição ao governo que o governo decidisse catalogar como "comunista" era banido.
Lei de Áreas de Agrupamento (Group Areas Act de 27 de Abril de 1950): 
Restrição do acesso de pessoas de algumas raças em várias áreas urbanas.
Lei de Reserva de Benefícios Sociais Separados (1953): Proibição de pessoas de diferentes raças utilizarem as mesmas instalações públicas.
Lei de Educação Bantu (1953): Medidas explicitamente criadas para reduzir o nível de educação recebida pela população negra.
Lei de Minas e Trabalho (1956): Formalização da discriminação racial no emprego.
As desigualdades sócio-econômicas promovidas e sustentadas peloapartheid ainda refletem-se significantemente na realidade do país."Avisamos ao senhor de Klerk (presidente em exercício): _Nós já vencemos. Se o senhor sabe o que é bom para o senhor, junte-se a nós na luta por uma nova África."Arcebispo Desmond Tutu
Desmond Tutu é um dos principais nomes na promoção da integração racial na história da África do Sul. Sua firme posição anti-apartheid lhe valeu, em 1984, o Prêmio Nobel da Paz. Atualmente, é membro do Comité da patrocínio da Coordenação internacional para o Decênio da cultura da não-violência e da paz.
Veja masi no Jblog...

Nenhum comentário: