Hoje na História:02 de agosto de 1936 - Começam os Jogos Olímpicos de Berlim

"A Alemanha toda se engalana com a celebração das Olimpíadas em sua esplendida e formosa Capital". Jornal do Brasil
A derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), de onde saiu economicamente falida, geograficamente sucateada, militarmente desmoralizada e diplomaticamente menosprezada, fez com que a Alemanha vislumbrasse um novo horizonte, inspirada nos ideais nazistas, pelo resgate do orgulho nacional devastado.
Sob a administração do Chanceler Hitler, um hábil e determinado líder em ascensão, dono de talento raro e explosivo, orador capaz de inflamar as multidões, a Alemanha que sediou os Jogos Olímpicos de 1936 era um país em franca revitalização, quando seus maiores desafetos eram consumidos por uma brutal depressão econômica. O trabalho de reestruturação nacional nos diversos setores da vida pública e privada do país, orquestrado pelo chanceler em tão curto espaço de tempo foi o principal propulsor de seu sucesso. Prova disso, foram o envolvimento popular durante os preparativos do evento, o recorde de público presente nas competições e sua obediência coreografada. Para o füehrer, em particular, sediar os jogos, receber os convidados estrangeiros e atrair as atenções de todo o mundo ( pela primeira vez, os jogos seriam transmitidos pela tv!) era a oportunidade ideal para colocar em prática a teoria fundamental de seu discurso anti-semita, em defesa do a supremacia da raça ariana. A alta performance de seus atletas seria um importante passo para a hegemonia alemã.



Ao final de duas semanas, o seu plano teria triunfado com perfeição, não fosse o velocista negro Jesse Owens...
Encerrada aquela edição, haveria um longo e tortuoso caminho para a humanidade, até o mundo reunir-se novamente numa Olimpíada, o que só aconteceria 12 anos mais tarde, em Londres.

Saiba mais no Jblog...

Nenhum comentário: