Hoje na História : 1978 Nasce o primeiro bebê de proveta


O primeiro bebê de proveta, uma menina cujo nascimento levanta enormes questões biológicas e éticas, tem sua sobrevivência garantida por um contrato de 600 mil dólares.
Louise Brown, o primeiro bebê de proveta da história da humanidade, nasceu em Bristol, na Inglaterra. Era a primeira concepção fora do corpo humano, numa placa de laboratório, idealizada pelos pesquisadores especialistas em reprodução humana, Patrick Steptoe e Robert Edwards. A chegada da inglesinha revolucionou o tratamento da infertilidade, tornando mais acessível, para inúmeras mães, realizar o sonho de ter filhos.
A fertilização in vitro foi um grande passo dado pela medicina, porque tornou possível que os médicos contornassem problemas até então insuperáveis, como obstrução das tubas uterinas (nas mulheres) e baixa quantidade de espermatozóides no líquido seminal (nos homens).
O primeiro bebê de proveta brasileiro também foi uma menina, Ana Paula Caldeira, concebida em 1984. Atualmente, a fertilização in vitro é procedimento médico comum. No Brasil existem mais de 150 clínicas de reprodução humana, onde são concebidos em média 4 mil bebês por ano. Um número em ascensão, graças à tecnologia que se desenvolve a cada dia nas maiores clínicas do País.




Nenhum comentário: