Hoje na História:29 de março de 1973: EUA retiram últimos soldados do Vietname


A intervenção dos Estados Unidos no Vietname terminou numa tarde de quinta-feira, depois de uma guerra que custou a vida de 46 mil soldados norte-americanos e que durou mais de 11 anos. No preciso momento em que o avião, conduzindo o último escalão de 2.500 homens retirados do Vietname do Sul, decolou de Saigon, unidades da Marinha e da Força Aérea norte-americanas tomavam novas posições na Indochina, para continuar a guerra no Camboja e previnir qualquer reinício de hostilidades no Vietname do Sul e no Laos.
O encerramento da participação dos Estados Unidos na guerra oficializou-se com uma cerimônia simples e uma declaração do comandante das tropas norte-americanas, General Frederick Weywand, de que foi conseguida uma “paz honrosa”. No mesmo dia da cerimônia, o Vietname do Norte libertou os 67 últimos prisioneiros de guerra norte-americanos, detidos em Hanói, atual capital do país unificado.
O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon declarou, através de uma cadeia de rádio e televisão, que o país continuaria respeitando o acordo de paz de Paris – acordo no qual punha fim à participação norte-americana no conflito – e que insistiriam para que o Vietname do Norte também o respeitasse. Apesar disso, os Estados Unidos continuaram mantendo uma frota com porta-aviões no Sudeste Asiático, dispondo de 200 aeronaves prontas para missões de ataque que fossem necessárias.
Os dirigentes do Vietname do Norte não deveriam nutrir qualquer ilusão quanto às consequências do desrespeito deste acordo. Pusemos fim à guerra mais longa e mais difícil de nossa história, que nos permitiu preservar a confiança dos nossos aliados e o respeito de todos os nossos adversários”, declarou o então Chefe de Estado.
Apesar do fim da participação norte-americana na guerra que matou cerca de seis milhões de pessoas entre civis e militares de ambos os lados, o conflito no Vietname não terminou nesse ano. Sul-vietnamitas (que continaram a recebr apoio dos Estados Unidos) seguiram batalhando contra os vietcongs (comunistas norte-vietnamitas que contavam com o apoio da China). Em 1975, os vietcongs invadiram e tomaram Saigon, a capital do Sul, pondo com isso um final à guerra, da qual foram os vitoriosos. Para os Estados Unidos, a guerra do Vietname representou um dos maiores confrontos armados em que o país se envolvera e, apesar disso, a maior decepção. A derrota nesse conflito gerou nos norte-americanos um trauma que perdura até hoje.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: