Hoje na História:27 de janeiro de 1973 – Acordo põe fim à Guerra do Vietname


A assinatura de dois acordos pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos e os Ministros das Relações Exteriores dos governos do Vietname do Sul, Vietname do Norte e Governo Revolucionário Provisório – Vietcong – , realizadas em duas cerimônias no dia 28 de janeiro, em Paris, selou o fim da Guerra no Vietname, que durou mais de dez anos. Os acordos previam o fim da ação militar norte-americana na região, além de um cessar-fogo entre Norte e Sul e a libertação dos prisioneiros de guerra.

“Hoje as armas serão emudecidas e a paz descerá sobre o Vietname. Nosso povo se prepara para viver esta nova era com a determinação de elevar bem altos os conceitos de paz e concórdia, seguindo à risca as cláusulas do acordo”, disse Le Due Tho, o principal negociador norte-vietnamita na Conferência de Paris.

O acordo determinou que a partir do dia seguinte a sua assinatura, os Estados Unidos deveriam iniciar a retirada de todo o seu contingente militar do Vietname, além de cortar a ajuda financeira que forneciam às tropas do Vietname do Sul. “Terminou para os Estados Unidos uma longa e dura prova. Nossa nação logrou seu objetivo de paz com honra no Vietname. Nenhum momento pode ser mais oportuno para se orar com ânimo agradecido e meditar, do que este em que começa a paz”, declarou o Presidente norte-americano, Richard Nixon, no dia anterior ao da assinatura dos acordos.

Nguyen Van Thieu, último presidente sul-vietnamita antes da unificação entre Norte e Sul (1975), no entanto, anunciou que, apesar da luta ter acabado, os acordos deram início à guerra política na região. Thieu criou o Comitê Nacional de Liderança para a Guerra Política, composto por 300 mil membros civis e militares, cujo objetivo era de combater a propaganda vietcong nas cidades do interior do país, devendo coibir qualquer atitude comunista suspeita. “Não será tolerado nenhum tipo de ação dos comunistas nem qualquer tentativa de reunião política ilegal”, afirmou. O Governo do Vietname do Sul temia que as “Manchas de Leopardo” (zonas ocupadas pelo vietcong) se espalhassem pelo território após a retirada militar dos norte-americanos, na noite do dia 27.

Na realidade, a guerra entre o Norte e o Sul não acabou com o fim da participação norte-americana. Os conflitos se estenderam por mais dois anos até que, em 1975, houve a rendição total do exército sul-vietnamita após a ocupação de Saigon.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: