Hoje na História:19 de janeiro de 2012: 70 anos de Nara Leão, a Musa da Bossa Nova


"Mas agora, meu bem, vou-me embora
Vou-me embora, e não sei se vou voltar
A saudade, nas noites de frio,
Em meu peito vazio virá se aninhar
A saudade é dor pungente, morena...
"
Nara Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942 em Vitória, Espírito Santo. Gravou 30 LPs, ao longo da sua carreira, com repertórios variados e uma interpretação muito pessoal. Não possuía grande extensão vocal, mas era muito afinada. A jovem tímida, que ganhou um violão aos 12 anos, construiu uma trajetória musical sólida na qual sempre apostou nos movimentos de vanguarda e de protesto.

Nara fez parte do grupo que criou a bossa nova, mas foi eternizada a musa do ritmo que mudou a MPB.
Nara Leão rompeu com definitivamente com o movimento em 1964, ao abraçar o samba mais tradicional - mas nunca perdeu o título de Musa da Bossa Nova.

As reuniões na casa de seus pais, no Posto 4, em Copacabana, das quais participaram Ronaldo Bôscoli, Carlos Lyra, Roberto Menescal, entre outros, ajudaram a demolir a tendência dor-de-cotovelo que prevalecia na música brasileira no fim dos anos 50. Antes mesmo que Nara começasse a cantar profissionalmente, já ganhava presentes em forma de canção: O barquinho, Se é tarde, me perdoa e Lobo bobo, que viraram clássicos da Bossa Nova.

Sua estréia para valer, diante do público, aconteceu em mais um show antológico, em 1963: no pequeno palco do Au Bon Gourmet, cantou ao lado de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, no espetáculo Pobre menina rica. No ano seguinte, gravou o disco Nara, produzido por Aloysio de Oliveira para o selo Elenco. Foi uma ponte entre o samba tradicional e sofisticado - Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Cartola e Elton medeiros - e o novo som de Baden Powell, Carlisnhos Lyra e Moacyr Santos.

Esteve ligada a outros movimentos musicais, como o Tropicalismo, tendo sido responsável pelo lançamento de vários compositores novos e pelo resgate de outros veteranos, realizando um mapeamento da música popular brasileira e destacando-se pela excelência de seu repertório.
Veja masi no Jblog...

Nenhum comentário: