Assim, Assado ...

Como eram os rituais de canibalismo dos índios brasileiros?

Carne humana era bem mais que um petisco para os antropófagos brasileiros. O canibalismo, na cultura desses povos, envolvia cerimônias que evocavam o sobrenatural. “Eles acreditavam que o indivíduo ganha força pela assimilação de outros, poderosos e perigosos, sejam guerreiros inimigos, sejam parentes mortos”, afirma o historiador John Monteiro, da Unicamp.

Os inimigos mais poderosos que essas populações tinham eram os portugueses. Os lusos se tornaram o prato favorito da taba, o que salvou o aventureiro Hans Staden de arder no moquém. Por ser alemão, Staden foi poupado pelos tupinambás que o capturaram em Ubatuba (litoral de São Paulo), em 1549. Prisioneiro dos índios, ele presenciou rituais antropofágicos. Seu relato – ilustrado pelo contemporâneo belga Théodore de Bry – é o mais detalhado já feito sobre os canibais brasileiros.

Não se sabe exatamente quantos grupos indígenas praticavam a antropofagia. O hábito durou até o século 17, quando a catequização acabou com ele nos territórios controlados pelos colonizadores. “Mas a lógica antropofágica permaneceu forte, inclusive na forma pela qual os índios assimilaram os rituais católicos, que incluem a ingestão do ‘sangue’ e do ‘corpo’ de Cristo”, diz John. Hoje, só os ianomâmis conservam o hábito de comer cinzas de cadáver, como forma de homenagear um amigo morto.

Sardinha na brasa

Além dos tupinambás, os caetés que habitavam o litoral do Nordeste fizeram história com seu costume alimentar. Conta-se que, em 16 de junho de 1556, eles souberam do naufrágio de uma embarcação portuguesa em mares brasileiros e ficaram na praia aguardando os pratos de seu jantar. Assim que pisaram na areia, os 90 tripulantes e o primeiro bispo do Brasil, dom Pedro Fernandes de Sardinha, foram capturados e devorados pelos índios. A história se espalhou e ficou registrada em cartas de jesuítas da época. No entanto, de acordo com John Monteiro, não há como afirmar com certeza a veracidade do ocorrido, já que “os relatos são todos marcados pela intenção de condenar os caetés e torná-los sujeitos à escravização”. Os caetés foram considerados “inimigos da civilização” pelos portugueses e europeus em geral. Em 1562, o governador-geral Mem de Sá determinou que fossem “escravizados todos, sem exceção”. Como conseqüência, os indígenas foram extintos em 5 anos.

A engorda

No ritual tupinambá, a vítima nunca era morta na mesma hora que chegava à aldeia. A preparação para sua degustação podia levar dias, até meses. Na chegada, o inimigo era levado para uma cabana só com mulheres e crianças. Elas o agrediam (1) e cantavam canções de vingança. Depois, penas cinzentas eram coladas ao seu corpo e suas sobrancelhas eram raspadas (2). Amarrado no centro da aldeia (3), ele tinha à sua volta uma roda com todos os índios, que cantavam e dançavam por horas. A partir daí, o prisioneiro era tratado como rei. Davam-lhe uma mulher para servi-lo. Se ela tivesse um filho dessa relação, os índios o criariam até a idade adulta – para então dar-lhe o mesmo destino do pai. A tribo convidava amigos de outras aldeias para participar do banquete. O ritual em si começava quando as vasilhas estavam cheias de uma beberagem à base de raízes fortes e todos os convivas estavam presentes. O prisioneiro participava da farra da taba, que atravessava a noite com danças e bebida farta. Enquanto isso, em uma das cabanas, era pendurado o tacape que daria o golpe fatal no pobre coitado.

O abate

No dia seguinte, nada de curtir a ressaca na rede: os índios construíam uma cabana só para o inimigo morrer. Lá, ele passaria a noite bem vigiado. De madrugada, os algozes entravam na cabana para cantar e dançar em volta do prisioneiro até o nascer do Sol. Então, eles derrubavam a cabana e faziam uma fogueira a dois passos dele. Todos se pintavam com uma tinta cinza. O cacique pegava o tacape (1) e golpeava o prisioneiro na nuca. As mulheres levavam o morto para o fogo, raspavam-lhe toda a pele (2) e tapavam-lhe o ânus com um pau (3), para que nada escapasse por ali.

O talho

Depois da raspagem, um dos homens da tribo fazia as vezes de açougueiro:cortava as pernas do defunto acima dos joelhos (1) e os braços rente ao tronco. Chegavam, então, 4 mulheres que pegavam um pedaço cada uma e corriam com eles em volta das cabanas, cantando e gritando – era o ponto alto da festa, quando toda a tribo entrava em êxtase. Então chegava a hora de assar a carne e reparti-la entre os convidados. Os miúdos, assim como a cabeça, eram dados às mulheres, que preparavam com eles uma sopa (2), servida só a elas e às crianças.
Texto Giovana Sanchez

74 comentários:

São Tantas Histórias disse...

Atenção 7°Ano...
Pesquise mais informações sobre a Antropofagia. Você deve seguir o seguinte roteiro:
(A) O que é Antropofagia?
(B) Quem praticava?
(C) Em que situação ocorria?
(D) Qual o significado para os indígenas?
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

leonardo alves paim (n.21) (7a) disse...

(a)O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. (b).quem praticava? A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul. (c)em que situaçao ocorria? Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características. (D) Qual o significado para os indígenas? acreditava que a ao comer pessoa eles adquirem a força inteligencia da pessoa.
E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

joao victor paiva (7A N: 15) disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.
(C) Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D) Qual o significado para os indígenas?
Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

rafael abel 35 disse...

(a)O que é Antropofagia?

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.[1]. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintame


(b)Quem praticava?
Um dos grupos canibais


(C) Em que situação ocorria?
o Fim Da Vigência De Uma Lei




(D) Qual o significado para os indígenas?
canibalismo


(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

natiely medina n 44 7a disse...

(1) o que e antropofagia?tropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.[1]. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.


(2) quem praticava?Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte.

(3) em que situacoes ocoria?Mundo hoje: oceano infinito, agitado por ondas turbilhonares – fluxos variáveis sem totalização possível em territórios demarcáveis, sem fronteiras estáveis, em constantes rearranjos. De acordo com alguns, um segundo dilúvio2 – só que desta vez as águas nunca mais irão baixar, nunca mais haverá terra à vista, as arcas são muitas e flutuam para sempre, lotadas de noés também muitos e de toda espécie. Nunca mais os pés pousarão na paisagem estável de uma terra firme: habituar-se a “navegar é preciso”3, sem um norte fixo, como ponto de vista geral sobre esta superfície tumultuada e movente

(4) qua o significado para os indigena?inegável que, no Brasil dos primeiros séculos da conquista européia, havia, sim, um canibalismo; quer dizer, um ato que visava a alimentação pura e simples, com o fito único de aproveitar das qualidades nutritivas da carne humana, tão importante para aqueles grupos muitas vezes faltos de proteína animal e de gordura. Tão essencial era esse mantimento, que os indígenas o reputavam como sendo possuidor de virtudes mágicas e terapêuticas.

(5)reacao dos europeus diante dessa pratica?inegável que, no Brasil dos primeiros séculos da conquista européia, havia, sim, um canibalismo; quer dizer, um ato que visava a alimentação pura e simples, com o fito único de aproveitar das qualidades nutritivas da carne humana, tão importante para aqueles grupos muitas vezes faltos de proteína animal e de gordura. Tão essencial era esse mantimento, que os indígenas o reputavam como sendo possuidor de virtudes mágicas e terapêuticas.

(5) reacao dos europeus diante dessa praticaÉ certo que a Revolução Francesa, de 1789, se tornou um "ícone da cultura pop" pelo maior grau de propaganda que teve em relação à revolução inglesa - uma coisa meio parecida com o fato de todos se lembrarem da bomba atômica que os americanos detonaram sobre Hiroshima (matando cerca de 150.000 pessoas) e a que detonaram sobre Nagasaki (matando quase o dobro): de Hiroshima ninguém se esquece, ao passo que, em relação a Nagasaki... quem se lembra? [Eu costumo dizer que a assessoria de imprensa da Prefeitura de Hiroshima sempre foi mais eficiente do que a da prefeitura de Nagasaki, senão todos pensariam primeiro na segunda e não na primeira...]

Liandra do Carmo Florenciano nº23 7ºA disse...

(A) O que é Antropofagia?
R= Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer")foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório.

(B) Quem praticava?
R= A antropofagia foi muito utilizada por tribos indígenas como forma de ritual. Um dos casos mais conhecidos é o dos Astecas, que após as guerras faziam um festival onde os inimigos eram comidos, configurando assim um ato de exofagia, o consumo da carne de índios de outras tribos.

(C) Em que situação ocorria?
R= Costumavam ocorrer nas guerras dos europeus contra os índios.

(D) Qual o significado para os indígenas?
R= Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
R= Os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demônio, horripilante.

rafael lucas n° 36 serie 7a disse...

(A) O que é Antropofagia?
é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano
b Quem praticava?
Além dos tupinambás, os caetés que habitavam o litoral do Nordeste
(C) Em que situação ocorria?
envolvia cerimônias que evocavam o sobrenatural. “Eles acreditavam que o indivíduo ganha força pela assimilação de outros, poderosos e perigosos, sejam guerreiros inimigos
(D) Qual o significado para os indígenas?
Eles acreditavam que o indivíduo ganha força

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

elyeser costa vargas n 8 7 ano A disse...

A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer")
(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles.os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles.

Nathan klein prado 31 7 ano A disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") (B) Quem praticava? Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles.

Nathan klein prado 31 7 ano A disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") (B) Quem praticava? Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles.

Natalia Rodrigues Perez Nº30 7° A disse...

(A) O que é Antropofagia?
Ir para: navegação, pesquisa

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.[1]. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.

A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e nas Caraíbas (ou Antilhas). Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.
Antropofagia no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden.

Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Eles comiam os prisioneiros de guerra e outras vítimas, numa prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, ou seja, canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes. O canibalismo que consiste no acto de consumir parte dos corpos de seus parentes e amigos mortos, é chamado de endocanibalismo (ver verbete específico: Antropofagia na Mesoamérica).

Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte. (B) Quem praticava?No Brasil a antropofagia era praticada pelos índios nos estados da Amazônia, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Eram canibais os ferozes Mundurucus do Alto Tapajós, os Tupis Parintintins do rio Madureira que, como os Tupis orientais, trucidam e devoram os prisioneiros de guerra. (C) Em que situação ocorria?O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.

Natalia Rodrigues Perez Nº30 7° A disse...

(A) O que é Antropofagia?
Ir para: navegação, pesquisa

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.[1]. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.

A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e nas Caraíbas (ou Antilhas). Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.
Antropofagia no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden.

Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Eles comiam os prisioneiros de guerra e outras vítimas, numa prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, ou seja, canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes. O canibalismo que consiste no acto de consumir parte dos corpos de seus parentes e amigos mortos, é chamado de endocanibalismo (ver verbete específico: Antropofagia na Mesoamérica).

Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte. (B) Quem praticava?No Brasil a antropofagia era praticada pelos índios nos estados da Amazônia, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Eram canibais os ferozes Mundurucus do Alto Tapajós, os Tupis Parintintins do rio Madureira que, como os Tupis orientais, trucidam e devoram os prisioneiros de guerra. (C) Em que situação ocorria?O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.

wendder n 38 7 ano a disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas,E CARAIBAS.
(C) Em que situação ocorria
RITUAIS RELIGIOSOS
(D) Qual o significado para os indígenas?

Jeferson Pereira Fernandes disse...

(A) O que é Antropofagia?
R.Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B) Quem praticavA?
R..Um dos grupos cannibals mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles.
C) Em que situação ocorria?
Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na wisteria da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de VIDA ou morte.

(D) Qual o significado para os indígenas?

Beatriz Simao n43 sere 7 ano disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.
(B) Quem praticava?
canibalismo
(C) Em que situação ocorria?
em guerra e outas
(D) Qual o significado para os indígenas?

Beatriz Simao n43 sere 7 ano disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.
(B) Quem praticava?
canibalismo
(C) Em que situação ocorria?
em guerra e outas
(D) Qual o significado para os indígenas?

bruno n 6 7 ano A disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas e os caraibas
(C) Em que situação ocorria?
ritual religioso
(D) Qual o significado para os indígenas?
canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
aterrorizantes

Beatriz Simao n43 sere 7 ano disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.
(B) Quem praticava?
canibalismo
(C) Em que situação ocorria?
em guerra e outas
(D) Qual o significado para os indígenas?

bruno n 6 7 ano A disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas e os caraibas
(C) Em que situação ocorria?
ritual religioso
(D) Qual o significado para os indígenas?
canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
aterrorizantes

Gabryella Lopes Ferreira Moura Dias Antunes disse...

(A) O que é Antropofagia?
R.É o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
R.grupos canibais,UM DOS GRUPOS MAIS FAMOSOA SÃO OS ASTECAS.
(C) Em que situação ocorria?
R;Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedaDE
(D) Qual o significado para os indígenas
creditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pESSOA.

nicole gomes 32 sere7a disse...

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagei(C) Em que situação ocorria?(C) Em que situação ocorria?(C) Em que situação ocorria?guerra e outras (D) Qual o significado para os indígenas?

andreia leticia marquesNº04 7°AnoA disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.[1]. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar, o que não se aplica ao canibalismo, na maioria das vezes associado ao comportamento predatório. Observe-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.

A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e nas Caraíbas (ou Antilhas). Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.
Antropofagia no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden.

Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Eles comiam os prisioneiros de guerra e outras vítimas, numa prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, ou seja, canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes. O canibalismo que consiste no acto de consumir parte dos corpos de seus parentes e amigos mortos, é chamado de endocanibalismo (ver verbete específico: Antropofagia na Mesoamérica).

Os poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte.Antropofagia ou canibalismo era um hábito primitivo de comer carne humana. No Brasil a antropofagia era praticada pelos índios nos estados da Amazônia, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Eram canibais os ferozes Mundurucus do Alto Tapajós, os Tupis Parintintins do rio Madureira que, como os Tupis orientais, trucidam e devoram os prisioneiros de guerra. Os Botocudos eram canibais, os Xipaias do Vale Ximbu. Por que essas tribos comiam carne dos inimigos? Por vingança, ou para satisfazer a coragem ferida, ou para incorporar a bravura do guerreiro vencido, ou também para implantar terror nos povos vencidos. Era feito um complicado ritual, com cerimônias demoradas, bailados, êxtases místicos, invocações relacionadas com as almas dos mortos.

Com a chegada da civilização, o canibalismo foi desaparecendo (informações tiradas da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, volume um, segunda parte, páginas 380 e 381 e Enciclopédia Barsa, volume 7, páginas 458 a 461).

A história antiga conta que era praticado o canibalismo na Europa, na África e na Austrália. Eram famosos os canibais da Austrália, os de Sumatra e os de Bornéu.

jose´ victor sena dos santos disse...

) O que é AntropofagiaAntropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano(B)

(B) Quem praticava?
rUm dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles

C) Em que situação ocorria?
rOs poucos casos de canibalismo de humanos registrados na história da sociedade ocidental moderna estão ligados a situações limites, satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte.

D) Qual o significado para os indígenas?
r

renata carolina gomes da guia7°b n°35 disse...

A) O que é Antropofagia?
são aqueles povos que gostavam de comer carne humana
(B) Quem praticava?
os os indigenas tupis
(C) Em que situação ocorria?
quando eles estavam quase para se casar eles iriam la e matavam e distribuia para os uotros povos da atribos
(D) Qual o significado para os indígenas?
que eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
eles tinham medo deles e do que iria acontecer com eles

Lucas Costa Holanda 7 ano b disse...

A) O que é Antropofagia?
R- pessoas que comem carne humana

(B) Quem praticava?
R -os indios tupy , maias etc

(C) Em que situação ocorria?
R- guerra ou entre disputas entre a tribo

(D) Qual o significado para os indígenas?
R- cando comiam a pessoa ficavao com sua inteligencia ea força

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
R- os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

geann patrick f. de lima 7:B disse...

(A) O que é Antropofagia?

sao pessoas carnivoras que comem carne
(B) Quem praticava
os tupis

(C) Em que situação ocorria?quando capturado vivo em batalha ou em um jogo
(D) Qual o significado para os indígenas?a carne
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?achavan que os indios eram malucos

isadora Nº18 7°b disse...

(A) O que é Antropofagia?
consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B) Quem praticava?
pelos indios brasileiros.

C) Em que situação ocorria?
depois das lutas.eles bebiam o sangue da pessoa que perdia a luta mais antes disso essa pesssoa era tratada bem.

(D) Qual o significado para os indígenas?
que como se fosse a ostia de cristo eles acreditavam que como eles bebiam o sanguem era como ter tomado a ostia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais,matandos a pessoas para beber o sangue e comer a carne.

milena nº31 disse...

A) O que é Antropofagia?
é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

B) Quem praticava?
os astecas

C) Em que situação ocorria?
nas lutas e depois das lutas eles matavam e ficavam com os cranios
dos europeus.
D) Qual o significado para os indígenas?
como fosse a ostia a carne e o vinho era o sangue
E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como uma carne

lucas da costa santos disse...

A) O que é Antropofagia?
antropofagia é oato de consunir sere humanos
(B) Quem praticava?

everton luan alves de oliveira 7 : B disse...

(A) O que é Antropofagia?
r:sao pessoas carnivoras que comem carne inclusive carne humana
(B) Quem praticava?
os indios tupis
(C) Em que situação ocorria?
quando o oponente era capiturado vivo em batalhas ou quando perdian em um jogo
(D) Qual o significado para os indígenas ?
quem comia ganhava a sabedoria e a força de quem estava sendo devorado
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus achavam que que os tupis eram loucos

rafael henrique fernandes45 7d disse...

A) O que é Antropofagia
sao pessoas que comem carne
(B) Quem praticava? os tupis
(C) Em que situação ocorria? quando capturavão pessoas vivas e as comia
(D) Qual o significado para os indígenas?a carne
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?achavam a pratica bem esquisita

kelly daiane dos santos22 serie 7°ano b disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B) Quem praticava?
os tupis os maias os astecas e etc...

(C) Em que situação ocorria?
satisfação do instinto de sobrevivência do indivíduo perante uma opção de vida ou morte.

D) Qual o significado para os indígenas?
Não se sabe exatamente quantos grupos indígenas praticavam a antropofagia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Os caetés foram considerados “inimigos da civilização” pelos portugueses e europeus em geral.

ELIANO LEAO ESPINDOLA N 10 setimo ano 3 disse...

A) O que é Antropofagia?

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano

(B) Quem praticava?
Tupinambás indios mechicanos etc....

(C) Em que situação ocorria?
em guerras e despulta entre tribos....

(D) Qual o significado para os indígenas?
eles acreditavam que fasendo isso eles ficavam com força e inteligencia de pessoa que ela estavam devorando..

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

geann patrick ferreira de lima 7:B disse...

(A) O que é Antropofagia?sao pessoas que comem carne
(B) Quem praticava?os tupis
(C) Em que situação ocorria?em batalhas ou em jogos
(D) Qual o significado para os indígenas?que a carne e o sangue era de jesus
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?achavam que os indios eram loucos

Lucas Costa Holanda 7 ano b N 41 disse...

A) O que é Antropofagia?
R-pessoas que comiam carne humana

(B) Quem praticava?
R-indiginas maias etc

(C) Em que situação ocorria?
R-guerra ou disputas na tribo

(D) Qual o significado para os indígenas?
R-que quando comia a carne da pessoa ficavao com sua inteligencia e força

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

R-os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

gabriela da silva leme n15 disse...

A) O que é Antropofagia?e que comer carne humana sao os canibais
(B) Quem praticava? os indios homens (C) Em que situação ocorria.em guerra ele capiturava as pessoas de outra tibos para cvomer como um ritual (D) Qual o significado para ios indígenas? e que eles matase irian para o ceu troca tinha que saqrifica se E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
eles mandarao os escravisar todos como cansequesia foramestinas

matheus augusto perira macena 7B disse...

(A) O que é Antropofagia? R=quem come carne de outro ser humano .(B) Quem praticava?R= OS Indios.(C) Em que situação ocorria? R=ocoria depois da guerrra eles os sobrevivetas e os lavavam para as aldeias pra os comer.(D) Qual o significado para os indígenas?R=para ele era um hanrra pius quem camia acreditava que ai receber a caragem a esperteza .(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?R=eles mandadaro escravisar todos cammmo cansequesia foram estinas em 5 anos pois formam camsiderado

Juliane Palhano N°44 disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B)Quem Praticava?
Tupi-Guarani,Tupã,Guayaki.

(C)Em que situção ocorria?
ocorre quando um individuo mata e come outro indivuo de sua propria especie.

(D)Qual o significado para os indigenas?
os significados era

jenifer correa da silva n;43 7;b disse...

(A) O que é Antropofagia?

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

(B) Quem praticava?
tupis,maias,astecas,etc[...].

(C) Em que situação ocorria?

Dalisa de Melo Santos n°42 disse...

O que é Antropofagia?é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B)Quem praticava?
tupi-Guaranis,tupã,guayaki

(C)Em que situação ocorria?
ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie
(D)Qual o significado para os indigenas?

natalia soares de carvalho7°b n°32 disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

(B) Quem praticava?
os tupis os mais e os astecas

(C) Em que situação ocorria?
foi em 1928
(D) Qual o significado para os indígenas?

Gabryella Lopes Ferreira Moura Dias Antunes disse...

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
R.Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

henrique n13 disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humanos.
(B) Quem praticava?consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.
(C) Em que situação ocorria?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas, que sacrificavam seus prisioneiros de guerra e comiam alguns deles. Eles comiam os prisioneiros de guerra e outras vítimas, numa prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, ou seja, canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes
(D) Qual o significado para os indígenas?
canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes.(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
aterrorizacão

jose´ victor sena disse...

(D) Qual o significado para os indígenas?
para alguns povos, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas,durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
rBom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

Nathan Klein Prado n31 7a disse...

(c)em que situaçao ocorria? Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características. (D) Qual o significado para os indígenas? acreditava que a ao comer pessoa eles adquirem a força inteligencia da pessoa.
E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

jose´ victor sena disse...

(D) Qual o significado para os indígenas?
para alguns povos, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas,durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
rBom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

jose´ victor sena dos santos disse...

(D) Qual o significado para os indígenas?
para alguns povos, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas,durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
rBom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

joni clei luiz dos santos disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.( B A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do SulA prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul:(C) Em que situação ocorria?Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de

joni clei luiz dos santos disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.( B A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do SulA prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul:(C) Em que situação ocorria?Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo deNa maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de

elyeser costa vargas n8 7 ano A disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e nas Caraíbas (ou Antilhas).
(C) Em que situação ocorria?
No meio do caminho entre o ritual e a sobrevivência está o caso da tribo Fore, da Papua-Nova Guiné. Para compensar as carências de proteínas, passaram a realizar um ritual onde os homens ficavam com os músculos, enquanto as mulheres e crianças, com o cérebro de outros membros da tribo que tinha falecido.
(D) Qual o significado para os indígenas?

jose´ victor sena dos santos disse...

(D) Qual o significado para os indígenas?
para alguns povos, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas,durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
rBom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

jose´ victor sena dos santos disse...

(D) Qual o significado para os indígenas?
para alguns povos, se alimentar de uma pessoa significava adquirir algumas habilidades da mesma, por isso algumas tribos antropófagas,durante uma guerra, costumavam comer os melhores guerreiros inimigos, na tentativa de obter força e coragem.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
rBom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

Andreia Leticia Marques Nolasco Nº04 7ºA disse...

(a)o que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana

(B)quem praticava?A antropofagia foi muito utilizada por tribos indígenas como forma de ritual.

(c)em que situação ocorria?Um dos casos mais conhecidos é o dos Astecas, que após as guerras faziam um festival onde os inimigos eram comidos, configurando assim um ato de exofagia, o consumo da carne de índios de outras tribos.

(d)qual o significado para os indigenas?Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.

(e)reação dos europeus diante dessa prática?os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante

milena nº31 disse...

A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano

B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.

C) Em que situação ocorria?
tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.

D) Qual o significado para os indígenas?
ao comer pessoa eles adquirem a força inteligencia da pessoa.

E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

Thaislaine Peres de Souza N °37 disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
São os indios Tupis
(C) Em que situação ocorria?
Na maioria das guerras
(D) Qual o significado para os indígenas?
Corpo de cristo
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Reação de nojo

Juliane palhano 44 N° 7° anos B disse...

(B) Quem praticava?
pelos indios Brasileiros

C) Em que situação ocorria?
depois das lutas.eles bebiam o sangue da pessoa que perdia a luta mais antes disso essa pesssoa era tratada bem.

(D) Qual o significado para os indígenas?
que como se fosse a ostia de cristo eles acreditavam que como eles bebiam o sanguem era como ter tomado a ostia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais,matandos a pessoas para beber o sangue e comer a carne.

joao paulo s oliveira disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.
(C) Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D) Qual o significado para os indígenas?
Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio,horripilante.

fellipe andrade macedo 7ano b disse...

(A) O que é Antropofagia?O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. (B) Quem praticava?A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul.(C) Em que situação ocorria?Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.D) Qual o significado para os indígenas?acreditava que a ao comer pessoa eles adquirem a força inteligencia da pessoa.(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

natalia soares de carvalho 7°b n°32 disse...

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

joao paulo s oliveira 7ano B disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.
(C) Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D) Qual o significado para os indígenas?
Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

douglas emanuel 7 b n8 disse...

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

Matheus freires santiago n°30 ano 7°b disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.
(C) Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D) Qual o significado para os indígenas?
Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

Matheus freires santiago n°30 ano 7°b disse...

(A) O que é Antropofagia? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.
(B) Quem praticava?
Os astecas costumavam cozinhar o corpo da pessoa sacrificada para preparar o prato chamado de tlacatlaolli e era repartido num banquet.
(C) Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D) Qual o significado para os indígenas?
Acreditam que ao comer a pessoa eles adquirem a força inteligência da pessoa.
(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

thais rosa n°36 7°b disse...

(A) O que é Antropofagia?

é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.

B) Quem praticava?
indios tupy e os astecas

(c) Em que situação ocorria?
em perios de guerra

(D) Qual o significado para os indígenas?
eles acreditavam que fazendo isso era eles pagavam as forças inteligencia da quela pessoa

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

bom os europeus tiveram uma reaçao de sentir nojo dos canibais nao gostavam de tais atos e tratavam como demonicos

thais fernanda echeverria menezes n°35 ano7°b disse...

(A) O que é Antropofagia?

sao aqueles que comen carne humana...

(B) Quem praticava?os

indis tupy astecas


(C) Em que situação ocorria?

em periodos de gerra

D) Qual o significado para os indígenas?

eles acreditavam que fazendo isso eles pegavam as forças a inteligencia da quela pessoa sabedoria

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
bom os europeus tiveram uma reaçao de sentir nojo mataram muitos carimbais naom gostavam de tais atos e tratavam como deminicos

gabriela da silva leme n 15 7b disse...

(A) O que é Antropofagia? são pessoas que comer carne humana são os canibais (B) Quem praticava? os indios (C) Em que situação ocorria? e guerra e disputa de tribos (D) Qual o significado para os indígenas? que se eles se matace ele irian para o ceu E) Reação dos Europeus diante dessa prática? R-os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

07 de dezembro de 2011 te adoro dantas passei na sua materia

fellipe andrade macedo 7anob n=14 disse...

(A) O que é Antropofagia?Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano.(B) Quem praticava?A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul.(C) Em que situação ocorria?Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.(D) Qual o significado para os indígenas?acreditava que a ao comer pessoa eles adquirem a força inteligencia da pessoa.(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

°BVictor Alexandre Ribas do Amaral disse...

(A) O que é Antropofagia?
É o ato de consumir uma parte,ou varias partes da totalidade de ser um humano.O sentido etimologico original da palavra "antropofago"
(B)Quem praticava?
A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul.
(C)Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D)Qual o significado para os indigenas?
Eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias.
(E)Reação dos Europeus diante dessa pratica?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

°BVictor Alexandre Ribas do Amaral disse...

(A) O que é Antropofagia?
É o ato de consumir uma parte,ou varias partes da totalidade de ser um humano.O sentido etimologico original da palavra "antropofago"
(B)Quem praticava?
A prática, conforme afirmam antropólogos e arqueólogos, era encontrada em algumas comunidades ao redor do mundo. Foram encontradas evidências na África, América do Sul.
(C)Em que situação ocorria?
O canibalismo ocorre quando um individuo mata e come outro individuo de sua própria espécie. Trata-se de uma relação ecológica considerada intra-especifíca desarmônica.
(D)Qual o significado para os indigenas?
Eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias.
(E)Reação dos Europeus diante dessa pratica?
Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

lucas da costa santos n; 25 serie 7b disse...

(A) O que é Antropofagia?são pessoas que come seres humano(B) Quem praticava?eles praticava rituau religiozo(C) Em que situação ocorria?durantes patalhas(D) Qual o significado para os indígenas?é que ele comia e teria mais forsa(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?
praticava en separado grupos

CLAUDIA CAROLINA CASTRO RAMOS DA ROCHA SANTOS N;05 S;setimo ono b. disse...

(A) O que é Antropofagia?
ANTROPOFAGIA E O ATO DE CONSUMIR UMA PARTE OU VARIAS PARTES DA TOTALIDADE DE UM SER HUMANO.

(B) Quem praticava?
UM DOS GRUPOS CANIBAIS MAIS FAMOSOS
SAO
OS ASTECAS, E CARAIBAS.ALEM DO INDIGENAS TUPIS,MAIAS,ETC.

(C) Em que situação ocorria?
NA MAIORIA DOS CASOS CONSISTE NUM TIPO DE RITUAL RELIGIOSO /MAGICO COMO UMA FORMA DE PRESTAR SEU RESPEITO E DESEJO DE ADQUIRIR AS SUAS CARACTERISTICAS.

(D) Qual o significado para os indígenas?
ACREDITAVA QUE AO COMER PESSOA ELES adquirem a força inteligencia da pessoa.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

Bom, os europeus tiveram uma reação de sentir nojo. Mataram muitos canibais, não gostavam de tais atos e tratavam como coisa do demonio, horripilante.

jenifer correa da silva n;43 S;setimo ano b disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas,E CARAIBAS.alem do indigenas tupis,maias,etc.

(C) Em que situação ocorria?
envolvia cerimônias que evocavam o sobrenatural. “Eles acreditavam que o indivíduo ganha força pela assimilação de outros, poderosos e perigosos, sejam guerreiros inimigos.Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.

(D) Qual o significado para os indígenas?
que eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias .como se fosse a ostia de cristo eles acreditavam que como eles bebiam o sangue era como ter tomada a ostia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

eles mandadaro escravisar todos cammmo cansequesia foram estinas em 5 anos pois formam camsiderado

jenifer correa da silva n;43 S;setimo ano b disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas,E CARAIBAS.alem do indigenas tupis,maias,etc.

(C) Em que situação ocorria?
envolvia cerimônias que evocavam o sobrenatural. “Eles acreditavam que o indivíduo ganha força pela assimilação de outros, poderosos e perigosos, sejam guerreiros inimigos.Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.

(D) Qual o significado para os indígenas?
que eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias .como se fosse a ostia de cristo eles acreditavam que como eles bebiam o sangue era como ter tomada a ostia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

eles mandadaro escravisar todos cammmo cansequesia foram estinas em 5 anos pois formam camsiderado

jenifer correa da silva n;43 S;setimo ano b disse...

(A) O que é Antropofagia?
Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

(B) Quem praticava?
Um dos grupos canibais mais famosos são os astecas,E CARAIBAS.alem do indigenas tupis,maias,etc.

(C) Em que situação ocorria?
envolvia cerimônias que evocavam o sobrenatural. “Eles acreditavam que o indivíduo ganha força pela assimilação de outros, poderosos e perigosos, sejam guerreiros inimigos.Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.

(D) Qual o significado para os indígenas?
que eles eram poderosos e era um guerreiro e que podia sustentar suas familias .como se fosse a ostia de cristo eles acreditavam que como eles bebiam o sangue era como ter tomada a ostia.

(E) Reação dos Europeus diante dessa prática?

eles mandadaro escravisar todos cammmo cansequesia foram estinas em 5 anos pois formam camsiderado