Hoje na História:4 de novembro de 1977 – Rachel de Queiroz é imortalizada pela ABL


Aos 66 anos de idade, a escritora Rachel de Queiroz se tornou a primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras. Numa cerimônia na noite do dia 4 de novembro que reuniu mais de 300 pessoas a premiada autora de O Quinze (1930) recebeu o diploma que a designou para a cadeira número 5 da ABL, cujo primeiro ocupante foi o escritor Raimundo Correa e que tinha como patrono Oswaldo Cruz.
Imortalizada, uma das maiores escritoras do país que, em 1993 recebeu o Prêmio Camões (uma espécie de Nobel da língua portuguesa), declarou após a solenidade: “Eu não entrei para a Academia por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra. Tenho amigos queridos aqui dentro. Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres”. A declaração de Rachel foi um balde de água fria sobre o movimento feminista que vibrava com a eleição da escritora para a ABL, quebrando assim 81 anos de tradição masculina da Academia.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: