Enquanto isso na história:carros abandonados – a lei do mercado?


Um número que eu tenho na cabeça, sem pesquisa: em 1964 as montadoras americanas venderam 10 milhões de automóveis. Foi o melhor número em anos, e acho que o melhor da década, que começa a decair a partir daí até o choque de 72/73. Quero com isso dar uma medida do mercado norte-americano, naquela época, se comparado, por exemplo ao nosso, Brasil, em 2007: pouco menos de 3 milhões de automóveis vendidos, neste que foi nosso melhor número desde Juscelino. Logo, é de se imaginar o quanto a cultura do americano valoriza a obsolescência, que um carro dure dois anos e dali siga pro lixo. Olhando de hoje e imaginando quantas raridades se perderam pelo simples abandono, é de chocar qualquer um de nós. Mas, fazer o quê, é a tal lei do mercado, que o antigomobilista teima em
desrespeitar toda vez que restaura um carro. Ô raça desobediente, esses sujeitos que curtem carros antigos! Não sabem que é para largar estas jóias apodrecerem? Enfim restaure e preserve seu carro antigo.

A seguir, algumas histórias de americanos de sorte, que encontraram e compraram (ou ainda tentam comprar) preciosidades esquecidas por aí. Contrariando a lei do mercado, ora essa!

Oldsmobile 442 1971



Encontrado na Carolina do Norte. Único dono, que comprou o carro quando chegou do Vietnã aos 20 anos. Ficou 15 anos abandonado, para ser restaurado “um dia”. Motor 455, tinha apenas 76 mil milhas rodadas e diversos acessórios pouco comuns em um modelo como esse. Depois de 4 anos, o felizardo finalmente convenceu o dono a se desfazer do carro.

Camaro 1968 Z-28



Em 1969, um sujeito – que também havia acabado de chegar do Vietnã – comprou dois Camaros Z-28 idênticos, ambos prata com faixas pretas. Um para uso diário e outro para as pistas de arrancada, que é esse aí nas fotos. Em 1974 o carro foi abandonado em um depósito, tendo sido resgatado a dois anos por um felizardo, que já providencia a restauração. Sim, é isso mesmo: ele usou o carro por quase 6 anos e depois ele ficou abandonado por mais de 30.

Chevelle SS 1970



Motor 396, único dono, 40 mil milhas rodadas, abandonado na garagem de casa a mais de 20 anos.
A viúva reluta em se desfazer do carro, mas um tal de Dave já está na fila. Cara de sorte.

Mercury Spoiler II Dan Gurney Special 1969

Raríssimo Mercury 1969, encontrado no Tenesse em 2006, no mesmo lugar em que o dono o estacionou pela última vez em 1984. Falta o teto de vinil azul, mas o motor 351 Windsor ainda estava lá, como todos os itens de acabamento. Só foram fabricados pouco mais de 400 carros como este.
Mustang Mach I 1970






Este é raro. Raríssimo. Trata-se de um Ford XL 1967, 2 portas, hardtop com o pacote de acessórios Sports Package, V8 425 de 400hp, câmbio de 4 velocidades. Foram produzidos apenas 8 unidades iguais a esta em 1967. Repare na dupla carburação original de fábrica. Este carro é o único exemplar sobrevivente.
Apesar de tudo isso, o dono ainda não vendeu o carro. Nem restaurou.

Mustang Shelby Cobra GT 500 Conversível 1969




Esse Mustang Shelby Cobra GT 1969 conversível lá pelos gringos conhecido como “o unicórnio”, pois existem tão poucos que sua existência é quase uma lenda, um mito. Um sujeito achou este, por acaso. A dona, de 86 anos, pediu US$50.000,00 pelo carro mais a reforma de todo o telhado e da calçada da sua casa. Ele não comprou, claro. Pena, o carro só teve um dono e está parado e bem guardado desde 1972, com apenas 12.000 milhas rodadas. E ainda não foi vendido.

Plymouth Barracuda





Nem adianta insistir, os Barracuda acima não estão a venda. O dono, um fazendeiro que mantém os carros aí no tempo, garante que irá restaurá-los um dia. Um deles é coisa séria, dizem, por ter um 340 e 4 marchas na caixa.

Plymouth Superbird e Dodge Daytona





Os chamados “winged cars” (carros com asas) são sempre raros. Foram apenas 500 Dodge Daytona (alguns dizem que só 250…) e menos de 2.000 Plymouth Superbirds fabricados. Foram desprezados (os Superbird) na época e hoje são disputados por milionários. Valem uma fortuna, não raro mais de 1 milhão de dólares a depender do estado de conservação e originalidade do carro. Ainda assim, há gente que deixe estas obras de arte apodrecendo por aí. Estes dois acima foram comprados por dois irmãos em 1978 e estão assim, largados, esperando que a Divina Proviência ilumine estes dois pagãos. Abaixo, mais alguns “birds” largados por aí. Absurdo! Para mim, um dois maisl lindos e ousados automóveis de todos os tempos.




Parece mentira, não? Mas não é. E, permita-me, isso não é exclusividade dos americanos, isso aconteceu no mundo inteiro, inclusive aqui. Mas que dá um pouco de raiva, dá! Vou tomar uma água.
Blog do Carro Abandonado...

Nenhum comentário: