Companheiros do Rio...


Todos os anos o governo recolhe a taxa de pesca amadora(esse ano de 2009 e de 60.00 reais),que segundo o governo é gasto na fiscalização dos rios em época de piracema. Nada mais justo sendo que é uma tremenda de uma sacanagem pescar no período de desova dos peixes. Entretanto todos sabemos que os ribeirinhos e afins acabam mesmo é intensificando a pesca durante esse período de descanso dos nossos troféus. (os pesque e pague ser para isso ou seje para o descanso dos peixes nos rios) A lei de preservação ambiental é muito importante na conservação das espécies de peixes nativos dos nossos rios.(em especial aqui da bacia do Paraguai,mas em todo o território nacional). Defender leis mais duras é a iniciativa de todos os pescadores conscientes que são verdadeiros amantes da pesca esportiva,que devolvem aos rios peixes que não estão na medida,não usam mais tarafa e anzol de galho para que possamos ter esses peixes nos rios por gerações e que nossos filhos e netos possam também ter a adrenalina de pegar um grande dourado. Entretanto a exploração agropastoril destruiu muito das reservas de matas e mananciais prejudicando mais ainda os rios que diminuíram muito o volume de água,sem contar o assoreamentos dos rios (como o rio taquari na bacia do Pantanal) e a captação de água para consumo humano e para irrigação de lavouras. Os problemas são muitos e enumerá-los tomaria muito tempo e tempo é uma coisa que os rios não tem e muito menos podem esperar. As medidas devem ser feitas imetiatamente e de forma radical:

· Fechar a pesca por 24 meses ou mais nos rios mais afetados.

· Desapropriar uma faixa de no mínimo de 1000 metros de cada lado dos rios.

· Reflorestamento da mata ciliar com mudas nativas e frutíferas pra voltas das aves e animais silvestres. · Multa mais pesadas sem fiança para quem cometer crime ambiental.

· Todo o valor pago em multas deve ser entregue em mudas de árvores nativas e alevinos que devem ser plantados e soltos nos rios onde foi cometido o crime.

· Manutenção dos desembarcadores dos rios onde os pescadores descer, para que não ocorra abusos de proprietários particulares que fazer verdadeiros asfaltos as margem ao leito.
A taxa paga para pesca amadora deve ser cobrada em alevinos da espécie de cada região para ser solto nas cabeceiras dos rios para aumentar a população de peixes nos rios. Muito embora seja divulgado que esse dinheiro das taxas são aplicados na fiscalização e pagamento dos policiais ambientais,mas para isso já temos a cobrança de imposto recolhidos durante todo os anos. Portanto a preservação dos rios é possível ainda na região do sul de mato grosso do sul e barata só falta mesmo um pouco de vontade por parte do poder público.Ajudem a divulgar essas idéias para que todos possam ter água limpa de qualidades e peixes em abundância a todos.
Divulgem essas idéias...
Por.;Professor Dantas
Você pode ler esse artigo no www.caaraponews.com.br

Nenhum comentário: