Hoje na História:25 de setembro de 1987 - Maconha em lata invade as praias no Rio e em São Paulo

Nem tudo que cai na rede é peixe... Duas mil latas, hermeticamente fechadas, sem rótulo, aparentando as tradicionais latas de extrato de tomates tamanho família, surgiram boiando e foram recolhidas em pelo menos 11 pontos do litoral fluminense e na costa norte de São Paulo. O conteúdo em cada uma delas, nem mesmo Netuno poderia imaginar: um quilo e meio de maconha prensada.

A polícia divergiu quanto à procedência da droga. Agentes federais afirmaram que ela se destinava ao mercado externo, enquanto para representantes da Divisão de Entorpecentes paulista o consumo seria no próprio país.
As latas eram parte de um lote que começou a aparecer em várias praias um mês antes. Vindas de Cingapura, elas teriam sido dispensadas ao mar por tripulantes do navio Solano Star que buscavam fugir do flagrante após tomarem conhecimento de que a carga havia sido denunciada ao Drug Enforcement Administration, polícia norte-americana especializada no combate e repressão ao narcotráfico. Há quem conteste e diga que a intenção era desviar a atenção da polícia para que uma carga maior e de outras drogas entrasse no país.

Apesar da ostensiva operação para sua apreensão, não havia polícia que desse jeito. O episódio inusitado invadiu a cultura popular, virou gíria, alvo de brincadeiras e muito folclore. Muita gente nunca tinha visto maconha na vida. Teve quem utilizou a erva como se fosse tabaco. Quem tocou fogo para espantar mosquito. Alguns até serviram-se da erva como tempero na cozinha.... Haja histórias! Aliás, há quem diga que até hoje existem latas por ai...

  Saiba mais no Jblog...

Nenhum comentário: