Ontem na História:11 de abril de 1961: Começa o julgamento de Adolf Eichmann


"Existe uma regra internacional da qual Israel não pôde escapar: os processos mais bem preparados são sempre os que mais demoram a se iniciar. Passado o primeiro e intenso momento que expõe o acusado aos olhares dos que o esperam - e que se espera ler nesses olhares assentados para a cabina de vidro onde vai aparecer Adolf Eichmann - o ritual judiciário se desenrola através de suas exigências e de suas formalidades.
Daqui a alguns instantes o antigo Chefe do Bureau IV-B do III Reich estará finalmente diante de seus juízes, diante da opinião mundial.E cada um, de acordo com seu sentimento, o verá com olhos diferentes...
" Jean Mare Theolleyre, especial para o Jornal do Brasil
Adolf Eichmann, responsável pelo assassinato de seis milhões de judeus compareceu às 9 horas da manhã, pela primeira vez, diante do Tribunal encarregado de julgá-lo para durante uma hora e quinze minutos, ouvir, de pé, imóvel, sem pestanejar, trancado numa cabina de vidro a prova de balas, a leitura do ato de acusação.
Ao se ver diante do réu, ou do que restava dele, o mundo presenciou a figura de um homem magro e sem personalidade, medindo não mais de 1,72m e aproximados 75kg. Os fios de cabelo, antes louros, perderam a cor, evidenciando também uma calvice. Os óculos, de grossas lentes salientavam sua característica mais acentuada: um nariz fino e um rosto marcado por profundos sulcos, de temor ou de angústia. Os olhos azuis, de ariano, revelavam-se então cansados, hesitantes, apagados, olhos de um homem vencido, mas que em momento algum esboçou o menor sinal de arrependimento.
Dividido em 15 itens, o ato constituiu uma descrição completa e detalhada de todas as inomináveis atrocidades de que o réu é acusado e que foram diretamente por ele, ou por suas ordens, cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foram eles: 1º Crimes contra o povo judeu; 2º Crimes contra a humanidade; 3º Crimes de guerra, cujas vítimas se contam por centenas de milhares; 4º Deportações, pilhagens, extorsões, expoliações, abortos forçados, esterelizações, escravidão, exterminação; 5º ao 15º Muitos outros crimes, relativamente menores, mas suficiente um só deles, caso comprovado, para condenar dez homens à forca.
O advogado de defesa de Eichmann, Dr. Robert Servatius, levantou a tese da incompetência do Tribunal para julgá-lo, alegando que além do réu ter sido capturado e raptado em país estrangeiro por agentes israelenses, os crimes foram cometidos fora de Israel e antes mesmo do nascimento desse Estado. Mas foi contraditado longamente pelo Procurador-Geral. Esse debate jurídico tomou todo o primeiro dia do processo que se encerrou as 18h45 local, para recomeçar no dia seguinte.
O julgamento de Eichmann durou um ano e terminou com sua condenação à morte. A execução aconteceu pouco antes da meia-noite de 31 de maio de 1962. na prisão de Ramleh. O ex-Coronel da Gestapo foi a primeira pessoa executada por Israel em seus 14 anos de existência, para muitos um ato supremo de justiça histórica.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: