Hoje na História:19 de abril de 1999: 54 anos depois, o Reichstag volta a sediar o Parlamento alemão

A aposta em um futuro de paz e democracia venceu os fantasmas do passado. Depois de muita controvérsia e doída reflexão, o governo da Alemanha oficializou a transferência de seu parlamento para o Reichstag, prédio da trágica lembrança. que se tornou o símbolo do Terceiro Reich de Adolf Hitler.Em seu discurso de abertura, o chanceler Gerhard Schröeder prometeu que a República de Berlim incorporaria todas as virtudes da política democrática implantada em Berlim, rejeitando as alegações de que o nome Reichstag (parlamento imperial) devesse ser mudado para apagar seu peso militarista. "A mudança para Berlim é um retorno à história alemã, ao local de duas ditaduras alemães, que trouxe grande sofrimento ao povo da Alemanha e da Europa", reconheceu Schröeder. "Mas igualar Reichstag com reich (império) não faz sentido. O modelo federal da política alemã continua e não corre perigo".
Fora do parlamento, a controvérsia continuou. Ao lado de berlinenses visivelmente orgulhosos com a reabertura de um dos marcos da cidade, vários grupos protestaram.
Sob o comando do arquiteto britânico Norman Foster, a reforma do reichstag teve início em 1995, pouco depois de o artista plástico Christo ter embrulhado o prédio com 95 mil metros quadrados de papel celofane para comemorar a reunificação da cidade. Embora mantendo a imponente estrutura original em estilo barroco do projeto, Foster substituiu a antiga cúpula, destruída pelos bombardeios, por uma feita de vidro e aço. "Quero que esse vidro se torne um símbolo da abertura e da transparência de nossa política democrática", sentenciou Schröder.
A transferência da capital de Bonn para Berlim tornou-se um símbolo de uma transformação profunda da Alemanha - de uma nação imersa no passado em uma nação voltada para o futuro.
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: