Revoluções na Europa


No contexto europeu do século XIX, é possível verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva. Após o congresso de Viena, onde fica definido a restauração de territórios e a restauração das monarquias, vão ocorrer vários conflitos devido as grandes transformações que estavam ocorrendo neste período como a industrialização (revolução industrial), sendo produto desta um crescente aumento das riquezas dos burgueses em detrimento das “classes operarias”, esta era praticamente explorada.

Na França Luiz XVIII em seu governo, de 1815 a 1824, vai assumir uma forte repressão contra os conflitos mas sempre tentando equilibrar os dois lados, tanto a aristocracia quanto a burguesia. Seu sucessor Carlos X vai deixar de lado a politica de conciliação e vai tentar restaurar os privilégios do clero e da nobreza, deixando de prestigiar a burguesia. A crise econômica que afetava a França vai causar um descontentamento popular que aumenta a pressão no governo de Carlos X. A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que vai ter como consequência maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a Revolução Liberal de 1830. Após a revolução assume o poder Luis Filipe de Orleans, um representante da burguesia que vai por em pratica uma politica harmoniosa entre os conservadores e os liberais. Mesmo com este intuito inicial, Luis vai acabar por garantir os interesses da burguesia em detrimento dos seus trabalhadores, por isso vai ser conhecido como o “rei burguês”.

Em 1846 a França vai entrar em um grande crise econômica, onde a população empobrecida e sem participação politica, o voto neste período era censitário, vai fazer oposição ao governo. Estes exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas. Com a fuga de Luis Filipe para a Inglaterra foi proclamado a Segunda Republica na França e esse movimento vai ficar conhecido como a Revolução Liberal de 1848, sua influencia vai além dos limites da França que ficam conhecidas como a Primavera dos Povos.

Foi instituído um governo provisório que vai ter como representante da burguesia Alfonse Lamartine e representantes socialistas como Louis Blanc, a primeira medida deste novo governo foi estabelecer o direito de voto a todo cidadão.

Mas o relacionamento entre o governo e o povo não foi fácil, um dos problemas deste período é a questão do desemprego, onde o governo para tentar combater o alto índice de desemprego vai propor a criação de algumas oficinas nacionais, mas a população também reivindicava a criação de leis trabalhistas que não são atendidas na Assembleia Constituinte de 1848, pois era composta por sua maioria de burgueses. Descontente com as medidas da Assembleia o povo vai dar inicio a varias revoltas, onde o governo para reprimir estes conflitos vão utilizar a força formando em cada manifestação uma “guerra civil”. Institui-se então uma nova constituição onde fica definido que a França será governada por uma Assembleia Legislativa e um presidente eleito por voto universal, com duração de mandato de 4 anos.

Seu primeiro representante vai ser o General Luis Napoleão Bonaparte, sobrinho do antigo imperador, que por influencia da imagem do mesmo vai ser eleito com 73% no final de 1848, mas sobe ao poder sem a intenção de deixar, logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.

O imperador Napoleão III vai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha. Nessa empreitada desastrosa vai se tornar prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai durar de 1870 a 1940.

Após essa dura derrota e humilhação aliada a miséria do povo, os trabalhadores em 1871 vão tomar a cidade de Paris, sendo conhecido como a Comuna de Paris que vai disseminar os ideais e arrebatar pessoas para o movimento, que dura cerca de 70 dias devido a forte repressão que vai acontecer, violenta que massacra os revolucionários.

Unificação Politica

No mesmo período que ocorre as revoluções na França, ocorre outros momentos no resto da Europa, influenciados pelo congresso de Viena.

Alimentado pelo interesse burguês vai surgir um espirito nacionalista, visando a queda nos tributos e a possiblidade de um aumento no mercado consumidor, tendo como contrários os nobres e monarquistas.

Itália

Em 1820 vai se iniciar discussões para uma possível unificação, pois a Itália era formada por vários países, mas esta discussão vai ficar restrita a uma pequena parte de intelectuais sendo o primeiro a expor publicamente esta ideia os Carbonários.

Após este somente em 1848 vai se iniciar uma disputa direta para unificação, tendo duas correntes na disputa, os republicanos liderados por Garibaldi e Mazzini, e os monarquistas liderados por Cavour.

O governo austríaco vai ser contrario pois queria as terras do norte e vão manter domínio na Lombardia e Veneza visando conquistar as terras do norte, já os liderados por Garibaldi conhecidos como camisas vermelhas já haviam conquistado Módena, Toscana, Parma e as Sicilias, com auxilio de Napoleão III, este que vai deixar o conflito devido a pressão por parte do Papa.

Com a retirada das tropas Francesas Roma vai se tornar a capital da Itália, em 1871, onde Vítor Emanuel (rei piemontês) vai se mudar para a nova capital e completar a unificação. Porem a igreja não vai reconhecer esta unificação, sendo este impasse resolvido em 1929 quando a chamada Questão Romana vai ser resolvida entre Pio XI e Mussolini, quando estes assinam o Tratado de Latrão criando o Estado do Vaticano dentro de Roma.

Alemanha

O congresso de Viena vai criar a confederação germânica composta por 39 estados, sendo liderados pela Áustria. Logo o governo austríaco vai sofrer oposição da Prússia, pois a Áustria era um pais de economia agraria e pouco voltado para o processo de industrialização, que era um pais voltado pra indústria e buscava um estado germânico poderoso. A unificação vai surgir através do Zollverein, uma unificação alfandegaria entre os países alemães.

Em 1860 Bismarck, chanceler prussiano, vai iniciar uma modernização militar através de uma aliança entre a burguesia e os chamados Junkers, proprietários de terras, buscando expansão territorial. Contrario a essa unificação vai aparecer a Áustria, os estados alemães do sul e da França que temia o surgimento de uma potencia. Bismarck consegue em uma manobra colocar a França e a Prússia em guerra, onde a Prússia vai chamar e unir os estados para se tornar um só pais e também um só exercito.

Após a vitória frente a França, a qual teve que pagar uma indenização de 5 bilhões de francos e ceder algumas terras como a região da Alsácia e Lorena, com isso surge uma nova potencia industrial.

Texto:Cleberson...

139 comentários:

São Tantas Histórias disse...

Atenção Alunos...
Responda as questões abaixo de acordo com o texto explicado em sala de aula...
(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(b)O movimento de unificação contou desde o inicio com o apoio da Áustria, interessada em golpear os interesses da igreja católica romana e enfraquecer o papado.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(d)A igreja Católica Romana e o papa Pio IX apoiavam decididamente o projeto de unificação da Itália e promoveram intensa colaboração com Garibaldi e suas forças.
(V) O que é nacionalismo?
(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
(VII) O que é voto censitário?
(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(a)pedreiros-livres.
(b)Cristãos-novos
(c)Maçons.
(d)Carbonários.
(e) Jacobinos.
(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:
(B)Presidencialismo:
(C)Monarquia:
(D)Ditadura:
(E)Anarquia:

Rodrigo Garcia Richtter n31;2 ano B. disse...

2-O governo para combater o alto indice de desenprego vai propor a criaçao de algumas oficinas nacionais;mas a populaçao tambem reivindicava a criaçao de leis trabalhistas que nao sao atendidas na Assembleia Constituinte de 1848.
3-A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestaçoes;as JORNADAS GLORIOSAS;que ter como consequencia maior a queda de Carlos X que foge.
4-alternativa A.
5-É o amor e respeito a Patria.

Isabella Guedes n16 2 'B disse...

(I)estado centralizado,o liberalismo e o socialismo.
(II)a assembléia legislativa e estabelece uma ditadura.
(III)a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma série de manifestações ,as jornadas gloriosas,que vai ter como consequencia maior a queda de carlos x que foge ,este episódio vai ser conhjecido como a revolução liberal de 1830.
(IV)teve como um de seus expoentes giuseppe garibaldi,herói da unificação e lider dos camisas vermelhas,forças populares e republicanas.
(v)amor e respeito a patria.

camila besen 2ºb nº07 disse...

Prova 2ºb: Respostas

1-Estado centralizado,Liberalismo e socialismo.
2-Luis Napoleão,vai modernizar e desenvolver o país,vai se envolver em vários conflitos,onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870,onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha.
3-A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma série de manifestações,as jornadas gloriosas que vai ter como consequência a queda de Carlos X,que foge ,este episódio vai ser conhecido como Revolução liberal.
4-(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
5-Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Aline dos santos tavares 2-B n-2 disse...

2-Ele fecha a assembleia nacional e estabelece uma ditadura e transforma a França no segundo imperio que dura de 1852 a1870.Onde vai impedir que a prussia consiga a unificaçao com a Alemanha.

3-Sao as manifestaçao do povo dando inicio com a jornadas gloriosasque tem como consequencia a queda de calosx este episodio vai ser conhecido como revoluçao liberal.

4(a)
5-Amor e respeito a patria.
1-Estado cetralizado liberalismo e socialismo

Gabriel Nogueira Nº 14 2ºano B disse...

1º No contexto europeu do século XIX, é possivel verificar a existencia de tresss grandes ideologias sendo elas o estado centralizado, o liberalismoe o socialismo,onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

2º Sobe o poder sem a intenção de deixar seu governo, em 1851 vai fechar a assembléia nacional e estabelecer a ditadura e depois transforma afrança como o segundo imperio que dura 1852 a 1870.

3º A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manisfestaçãoes, as jornadas Gloriosas, que vai ter como consequencia maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a revolução liberal de 1830.

4º (a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

5º Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Alana Reis 2ºB nº 01 disse...

Prova 2ºB Respostas
Alana Reis nº 01

1- Estado centralizado liberalismo e socialismo.
2 -Seu primeiro representante vai ser o General Luis Napoleão Bonaparte, sobrinho do antigo imperador, que por influencia da imagem do mesmo vai ser eleito com 73% no final de 1848, mas sobe ao poder sem a intenção de deixar, logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.Vai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos,onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha.
3- A burguesia se alia ao povo e libera uma serie de manifestacao, jornadas , gloriosas , que vai ter como consequencia a queda de CarlosX que foge , este periodo fica conhecido como a revolucao liberal de 1830 .
4-(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
5- Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Victor dos santos n°36 2°B disse...

Prova 2°B Respostas
victor dos santos
1-No contexto europeu do século XIX, é possível verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.
2-logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.e tambémvai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870.
3-A burguesia se alia ao povo e lidera uma série de manifestações, jornadas gloriosas, que vai ter como consequência a queda de carlosX que foge, este período fica conhecido como a Revolução liberal de 1830.
4-(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
5- É aMor A pátria, patriotismo0.

Thais Vieira N°34 2ºB disse...

1-é possivel verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.
2-Ele fecha a Assembléia Legislativa e estabelece uma Ditadura. Moderniza e desenvolve o país.
3-Carlos X vai deixar de lado a politica de conciliação e vai tentar restaurar os privilégiosdo clero e da nobreza, gerando o descontamento da população, a burguesia se alia ao povo e lidera uma série de manifestações, Jornadas gloriosas que vai ter como cosequencia a maior queda de Carlos X que foge,esse episódio fica conhecido como Revolução liberal.
4- A
5-Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Patrícia Dorigon n°30 2°B disse...

Prova:Respostas
Patrícia Dorigon n°30 2°B

1-3 grandes ideologias :Estado Centralizado,o Liberalismo e o socialismo.

2-Vai fechar a Assembléia Nacional e estabelece uma ditadura,e depois com 95% de aceitação transforma a França no SEgundo Império que dura de 1852 a 1870.Vai modernizar e desenvolver o país.

3-A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma série de manifestações,as Jornadas Gloriosas,que vai ter como consequência maior a queda de Carlos X que foge,este episodio vai ser conhecido como a REvolução LIberal de 1830.

4-(A)

5-o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial,quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

Ana CAroline 2ºB , nº 03 disse...

1-R: a Europa estava em um periodo de revolução (revolução industrial), que passava por algumas mudanças.

2-R: ele se envolve em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha. Nessa empreitada desastrosa vai se tornar prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai durar de 1870 a 1940.

3-R: a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a Revolução Liberal de 1830.

4-R: A- Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

5-R: o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

Ariana Ayala n°04 2°B disse...

(I)A Europa encontrava-se dentro de tres ideologias sendo elas:Estado Centralizado.o Liberalismo e o Socialismo,que aparecem de forma subjetiva.
(II)Ele fecha a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura,apos isso transforma a França no Segundo Imperio que dura de 1852 a 1870.Napoleão III moderniza e de4senvolve o pais,porem se envolve em varios conflitos,sendo o principal contra a Prussia onde tenta impedir a unificação desta com a Alemanha.
(III)A burguesia se alia ao povo e lidera uma serie de manifestaçoes,as Jornadas Gloriosas,que tem como maior consequência a queda de Carlos X que foge,este episodio se conhece por Revolução Liberal de 1830.
(IV)a)Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(V)Nacionalismo é uma ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma in política com direito de se auto-determinar individualmente.

Karem Lima 23 2 ano B disse...

(I)- No contexto europeu do seculo XIX, é possivel verificar a existencia de 3 grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo,que vao aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

(II)- O imperador Napoleão III vai modernizar e desenvolver o pais, mas tambem vai se envolver em varios conflitos, onde o principal vai ser contra a Prussia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha. Nessa empreitada desastrosa vai se tornar prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai durar de 1870 a 1940.

(III)-Revolução liberal 1830- queda de Carlos X. A crise economica que afetava a França vai causar um descontentamento popular que aumenta a pressão no governo de Carlos X. A burguesia vai se aliar ao povo e liberar uma serie de manisfestações, as Jornadas Gloriosas, que vai ter como consequencia maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ficar conhecido como a Revolução Liberal de 1830.

(IV)-(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V)- Amor a patria, sentimento pela nação.Ex: Torcer em um jogo do Brasil, isso é nacionalismo.

izaias 2b numero 17 disse...

RESPOSTAS.
(1)-era napoleonica,congresso de viena,santa aliança.
(2)-1851 vai fechar a assembleia nacional e estabelecer uma ditadura ,depois com
95%de aceitaçao transforma a frança no segundo imperio que dura de 1852 à 1870.
(3)-
A Revolução de 1830, na França, teve um caráter apenas liberal, isto é, antiabsolutista. Sua expansão para outras regiões da Europa, porém, assumiu também um caráter nacional, opondo-se às diretrizes do Congresso de Viena, que havia colocado várias nacionalidades sob o domínio de algumas potências européias.Após a queda de Napoleão em 1814, a França passa por duas etapas de uma monarquia contitucional de 1815 a 1845, uma comandada pelo Rei Luis XVIII (pois Luis XVII, filho de Luis XVI, havia sido morto na prisão com 10 anos) que durou de 1815 a 1824, e outra comandada por Carlos X (irmão de Luis XVIII) que foi rei de 1824 a 1830.

Ariane Silva n°05 2ºB disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
1°R:este periodo passava pela revolução industrial que consistituia em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social e tinham naquele periodo três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
2°R:*organizou uma administração centralizada e sancionou no Código Civil .
*A Primeira República, criada após a queda da monarquia,que durou até o Primeiro Império .
*o bloqueio continental.

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
3°R:foi o predomínio na sociedade francesa da aristocracia fundiária, fiel às ideias do Antigo Regime, entretanto, provocou a queda de Carlos X e o advento de uma realeza burguesa. O reinado de Luís Filipe foi marcado pela supremacia política e econômica da burguesia. A monarquia durou até a abdicação de Luís Filipe.

(IV)
4°R:(a)


(V) O que é nacionalismo?
5°R:nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império .

Mariane P. de Araujo 2° B disse...

(1) No contexto em que se encontrava antes das revoluções do século XIX, era a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.
(2) Sobe ao poder sem a intenção de deixar, logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.
(3) A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que vai ter como consequência maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a Revolução Liberal de 1830.
(4) (a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

)(

Mateus Rodrigues 2ºb nº 28 disse...

1)A Europa estava numa onda de conflitos devido a revolução industrial que ocorreu logo após o congresso de viena. A revolução industrial foi um fator importante para o aumento das riquezas dos burgueses que exploravam seu trabalhadores.
2) Napoleão Bonaparte estabeleceu uma ditadura com 95% de aceitação transformou a França em um segundo império. Napoleão vai modernizar mas também se envolveu em varios conflitos, sendo o principal contra a Prussia. Napoleão perde essa luta ,e o povo faz um protesto que toma a cidade de paris.
3) A revolução liberal foi realizada após Carlos X assume o poder deixando de prestigiar a burguesia e restaurando os privilégios do clero e da nobreza. A burguesia se une ao povo em uma série de manifestações conhecidas como as jornadas gloriosas que derrubou Carlos X do poder.
4)Resposta correta letra (a).
5)Nacionalismo tinham como sua principal função unir forçãs e tirar a Igreja Católica do poder.

Elivelto Coelho n: 12 2b disse...

(I) - Estado centralizado liberalismo e socialismo.

(II) - logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.e tambémvai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870.

(III) - A burguesia se alia ao povo e lidera uma série de manifestações, jornadas gloriosas, que vai ter como consequência a queda de carlosX que foge, este período fica conhecido como a Revolução liberal de 1830.

(IV)- (a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

Janaina Conceição Nº 18 2º B disse...

(IV)- alternativa A : (a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V)-O nacionalismo nasce com o intuito de juntar forças. O espirito nacionalista significa o amor a patria. O nacionalismo vai servir para tirar a igreja do gorverno ( poder). foi contrário ao domínio imperialista (até hoje).representantes nacionalistas: Mazzini e Garibaldi

(III)- A burguesia vai se aliar ao povo e liderar varias movimentações que ira resultar na queda de carlos X.

(II)- Um primo destante de Napoleao Bonaparte (o grande), General luiz napoleao, vai ser eleito por influencia da imagem de Napoleao Bonaparte, ele vai modernizar e desenvolver o pais

Eduardo Spadari Dorigon disse...

2ªNapoleao Sem direito a reeleição e como seu mandato limitado (1848-1852), promoveu um plebiscito que aprovou uma nova constituição
3ªA Carta Constitucional escrita por Luís XVIII em 1814 tentava conciliar os princípios do Antigo Regime com as conquistas essenciais da Revolução. Garantia liberdade de pensamento, culto e imprensa; igualdade perante a lei e inviolabilidade dos bens nacionais. Respeitava a separação entre poderes, reservando ao rei o Executivo.
4ª A

Kalissa marcela nº22 2° B disse...

1-Que teve a existencia de tres ideologia, sendo elas: estado centralizado que quem tia o poder era o rei,o liberalismo que tudo era basiado na igualdade do povo, socialismo que era basiado numa sociedade social entre eles. Devido após o congresso de Viena, que modificou o mapa, ocorreu vários conflitos devido a restauraçao de territórios e das monarquias. Com isso ocorreu o aumento das riquezas dos burgueses em detrimentos das classes operárias.
2-Luis Napoleãofoi eleito no final de 1848 com 73%, mas sobre o poder sem intençao de deixa-lá. Mas em 1851 fecha a Assembleia Nacional e estabelece a ditadura, depois de sua aceitação transforma a FRança no Segundo Imperio mas ou menos 28 anos. Ele moderniza e desenvolve o pais, mas tambem se envolve em vaŕios comflitos, tendo com o principal a Prússia impedindo q ela se unifica-se com a Alemanha, mas nao é bem sucedida, dando ínicio a Terceira República na França, durando 30 anos.
3-Iniciadas na França, as Revoluções liberais alastraram-se pela Europa: a Bélgica se libertou da Holanda e houve tentativas (fracassadas) de unificação da Alemanha e da Itália e de libertação da Polônia. O movimento teve também posteriores repercussões em Portugal e Espanha. No Brasil, no dia 7 de Abril de 1831, um forte movimento de oposição popular levou o Imperador Dom Pedro I à abdicação. Em 1829, a Grécia já se libertara da dominação turca.
Na França, o Congresso de Viena trouxera de volta os Bourbons. As potências reunidas em Viena impuseram à França o Segundo Tratado de Paris, cujas condições eram mais drásticas que as do Primeiro: ela ficou reduzida as suas fronteiras de 1789, teve de pagar uma indenização de guerra de 700 milhões de francos, foi obrigada a restituir os tesouros artísticos roubados dos povos conquistados e aceitar a ocupação do norte do país, durante cinco anos, por tropas das potências vencedoras.

Taiane Leite 2º B disse...

1-No século XIX se encontrava três ideologias. tais quais, sendo o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.
2- Napoleão estabele uma ditadura, e trasforma a França no segundo império que dura de 1852 a 1870. Napoleão vai modernizar e desenvolver o pais. Possuía caráter republicano e militar.
3- A revolução liberal de 1830, Luiz Filipe da Burguesia era 1 representante direto.
4- a)

Rose Claudia n°32 2°b disse...

1)A Europa no século XIX existe tres novas ideologias que são o estado centralizado que consiste no poder do rei,e o liberalismo que busca uma sociedade mais igual e o socialismo que é a igualdade nas classes operarias.Com o congresso de Viena ocorreu a restauração de territorios e a restauração da monarquia isso levou a grandes conflitos por causa das tranformações na industrialização que contribuiu para o aumento da classe operaria.
2)O governo de Luis Napoleão buscou modernizar e desenvolver o pais mas se envolveu em vários conflitos o principal foi com a Plússia porque ele tentou impedir a unificação com a Alemanha que era o aumento do comercio com isso ele se tornou prisioneiro dando inicio a terceira republica na França.

Everton n° 13.2b disse...

respostas:
1)Era napoleonica,congresso de viena e santa aliança.
2)Em 1851 vai fechar a assembreia Nacional e estabelecer uma ditadura, depoiscom 95%de aceitação tranforma a França no segundo imperio que dura de 1852 a 1870.
3)Após a queda de Napoleão em 1814, a França passa por duas etapas de uma monarquia contitucional de 1815 a 1845, uma comandada pelo Rei Luis que durou de 1815 a 1824, e outra comandada por Carlos X que foi rei de 1824 a 1830. Carlos x saiu do governo por causa da burguesia com a ajuda da classe operaria.
4)(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
5)É uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais presisamente(amor a patria)

douglas .A.correa n°9 série 2°anoB disse...

(1)A europa se encontrava com trez ideologiascentralizado,liberalismo,socialismo.
com o congresso de viena restaurou os territorios e as monarquias.

greice 2°B disse...

(I)no contexto da Europa no século XIX é possível verificar a existÊncia de trÊs grande ideologia sendo o estado centralizado o liberalismo e o socialismo onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva
(II)

Eduardo Henrique. N° 10. 2 ano B. disse...

(III) foi quando a burguesia se aliou ao povo e liderou varios manifestos como consequencia Carlos X caiu do poder e acaba fugindo de quem assume o poder Luis Felipe Orleans.
(IV) Alaternativa correta letra (A).
(V) nascionalismo é o sentimento de amor a patria e de uniao para proteger seu pais e seu povo.

Giovani N°17 2 A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:O contexto era o seguinte napoleão tinha acabado de perde o poder e eles estavão realizando o congresso de viena para reorganizar o mapa da Europa.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
R:Quando ele chega ao poder ele transforma a França em seugndo imperio e tb ele vai modernizar a França e vai envolver ela em muitos conflitos.

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
R:Foi o seguinte a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestaçoes que como consequencia vai ocorrer a queda de Carlos X.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V) O que é nacionalismo?
R:É o seguinte um cidadão nacionalista ele é um cidadão que deve lealdade e devoção ao seu pais que tem o dever de proteger ele e seus costumes.

Thiago silva nº37 2º A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

R: Foi um periodo marcado por tres grandes ideologias, sendo elas, o Estado Centralizado, o liberalismo e o Socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.Pois coma a volta das monarquias, vão ocorrer vários conflitos devido as grandes transformações que estavam ocorrendo neste período como a industrialização (revolução industrial), sendo produto desta um crescente aumento das riquezas dos burgueses em detrimento das “classes operarias”, esta era praticamente explorada.


(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

R:Ele subiu ao poder sem a intenção de deixar, logo em 1851 vai fechar a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.


(III) O que foi a revolução liberal de 1830?

R: Foi quando as classes populares e a burguesia unidas derrubam o poder de Carlos X em 3 dias, sendo esses três dias denominados de Jornada Gloriosa.


(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.

R:(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.


(V) O que é nacionalismo?

R: Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, ou seja, ter amor a Pátria pelo seu país.

Tatiane Nº: 36 2º A disse...

(I) Elas se encontram em tres grandes ideologias , o estado centralizado, liberalismo, e o socialismo,podemos dizer também que teve a grande superação da agriculrura,junto com o trabalho humano entre outros.
(II) Ele estabeleçe uma ditadura, com isso, com 95% de aceitação, transforma a França no Segundo Imperio de 1852 a 1870, no decorrer do tempo ele moderniza e desenvolve os país, mais também acaba se envolvendo em conflitos, onde seu principal é a Prussia em 1870, onde tenta impedir a unificação com a Alemanha, com isso se torna prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que dura de 1870 a 1940.
(III) Foi a queda das dinastia de 85, que foi um conflito que teve,com que a burguesia conforme o tempo se alia ao povo e lidera uma serie de manifestações, que teve as Jornadas Gloriosas, fazendo com que Carlos X saisse da cidade, devidos aos conflitos naquela epoca.
(IV) Alternativa A
(V) Autonomia e Liberdades, dos povos, e que todos possuem o mesmo territorio, naquela epoca nao era tanto, mais podemos dizer que é tipo um movimento político, que podia ser conheçido como que as pessoas tinham a sua propria liberdade, que cada povos tinham sua alta autonimia, podemoas concluir que a tipo que os povos tinnham seu proprio direito de criar, seus estados o que quizerem.
(VI) Sua influençia vai alpem dos limites da França que ficam conheçidos como Primavera dos Povos, que é uma causa para acabar com o voto sem citar, que conclui que todos tem que ter o direito de votar sem ter normas nenhuma.

Darlan Paranhos N°12 2°A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

R; é possivel verificar a existencia de tres grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado (inicio do fortalecimento do poder central por meio das monarquias nacionais) o Liberalismo (é uma filosofia política que prima pela autonomia moral e econômica da sociedade civil em oposição à concentração do poder político) e o socioalismo (um sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade), onde estas nem sempre vao aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

R; foi uma ditadura que com o tempo se expalhou por grande parte da europa.
gerou medo e submissão!
suas tropas (por ele ter sido um militar) expalharam terror em paises e regioes que nao se submetiam as vontades dele!

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
R; Foi que a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manisfestaçoes, as jornadas Gloriosas que vai ter como consequencia maior a queda de Carlos X que foge.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.

R;(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V) O que é nacionalismo?

R; Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Tainara 2ºA disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
pode-se verificar a existncia de três ideologias: liberalismo, socialismo e estado centralizado... onde elas irão aparecer de forma subjetiva!
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
Ele tará um grande apoio da burguesia francesa, vai modernizar o país e logo entrará em conflito com a Prússia, tentando impedir a unificação com a Alemanha.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
É quando a burguesia entra em descontentamento quando a crise econômica afeta a França. A burguesia irá se aliar ao povo e liderar várias manifestações.
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(V) O que é nacionalismo?
É uma ideologia da qual o indivíduo deve ter lealdadee devoção ao Estado Nacional.

Jéssica Caroline N° 19 - 2°A disse...

1- Se encontrava em três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o liberalismo e o socialismo.
2- eleito com 73% no final de 1848, sobe ao poder e logo em 1851 fecha a Assembléia Nacional e estabelece uma ditadura. E com 95% de aceitação do plebiscito transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.Exercendo um poder absoluto, ele moderniza o país mais também se envolve em grandes conflitos,onde o principal foi contra a Prússia, quando tenta impedir que ela se unifique com a Alemanha.E nesse desastre torna-se prisioneiro dando inicio a Terceira República na França que dura até 1940.

3- Após a queda de Napoleão, Luiz XVIII assume uma forte repressão contra os conflitos, sempre tentando equilibrar tanto a aristocracia quanto a burguesia.A crise econômica que afetava a França causa um descontentamento popular o que aumenta a pressão no governo de Carlos X. A burguesia se alia ao povo e lidera uma série de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que leva a maior queda de Carlos X que foge.Então isso ficou conhecido como a Revolução Liberal de 1830.

4-(a)

5- Constitui se num conjunto de pessoas unidas com as mesmas tradições, língua, cultura, com o ideal de uma mesma nação.

stefany gonçalves de souza 2 ano a n 33 disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

R:no contexto europeu do seculo xIx,e possivel verificar a existencia de tres grandesideiologiassendo ela o estado centralizado, o liberalismo e o socialismo onde estas nem sempre vao aparecerde forma mais clara mas sim obejetiva.estava ocorrendo varios conflitos devido as grandes transformaçoes que estava ocorrendo neste periodo como a industrializaçao, sendo produto desta um crescente aumento das riquesas da burgueses em detrimento das ´´çlasses operarias´ esta era e praticamente explorada

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

R:o imperiador napoleao III vai modernizar e desenvolver o pais mas tambem vai envolver em varios conflitos sendo que o principal vai ser contra a prussia em 1870, onde tenta inpedir que esta consiga a unificaçao com a alemanha.

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
R:a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestaçao as jornadas gloriosas, que vai ter como consequencia maior a queda de carlos x que foge, este epsodio vai ser conhecido como a revoluçaoliberal 1830

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(b)O movimento de unificação contou desde o inicio com o apoio da Áustria, interessada em golpear os interesses da igreja católica romana e enfraquecer o papado.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(d)A igreja Católica Romana e o papa Pio IX apoiavam decididamente o projeto de unificação da Itália e promoveram intensa colaboração com Garibaldi e suas forças.

R: letra A

(V) O que é nacionalismo?
R:por exemplo e uma pessoa que apoia apenas o seu pais..

natanael rodrigues pinheiro 25 2/a disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
é possivel vericar a existencia de tres grandes ideologias sendo elas o estado centralizado,oliberalismo eo socialismo eo liberalismo.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
vai assumir uma forte repressão contra os conflitos mas semppre trazendoo equilibrio aos dios lados quanto a histocracia quanto a burguesia.

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
é queda de carlos x que foge apos a burguesia se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações as jornadas gloriosas que consegue o tirar do poder.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
a Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas

(V) O que é nacionalismo?
um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico.

Carolina Santana n°09. 2°¨A¨ disse...

1)(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:estavam ocorendo varios conflitos depois do congresso de viena devido as grandes transfornações que estavam ocorrendo neste periodo.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
R;O impérador napoleãoIII vai modernizar e desenvolver o pais; mas tambem vai se envolver em conflitos; onde o principal vai ser contra a PRUSIA em 1870; onde tenta impedir que esta consiga a unificaçã com a ALEMANHA.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
R;a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações; as jornadas gloriosas; que vai ter como consequencia maior a queda de carlos x que foge;este episodio vai ser conhecido como a REVOLUÇAÕ INDUSTRIAL.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(b)O movimento de unificação contou desde o inicio com o apoio da Áustria, interessada em golpear os interesses da igreja católica romana e enfraquecer o papado.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(d)A igreja Católica Romana e o papa Pio IX apoiavam decididamente o projeto de unificação da Itália e promoveram intensa colaboração com Garibaldi e suas forças.
R;LETRA A.


(V) O que é nacionalismo
R;e uma pessoa que apoia apenas o seu pais.

Carina Kerber n°08.2°¨A¨ disse...

01)-Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:Apos o congressso de Viena,onde fica definido a restauraçao de territorios e a restauraçao das monarquias,ocorreram varios conflitos devido as grandes trsafirmaçoes que estavam ocorrendo neste periodo.. E antes de começar a revoluçao a europa tinha tres grandes ideologias que sao: .Liberalismo:Liberar a economia e sair do sistema monarco.
Socialismo:Apoia os trabalhadores para voltara produçao social
Estado Centralizado:Era quando a pessoa governava todos os poderes.
02)-Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.?
R:Luis Napoleão bonaparte, sobrinho do antigo imperador,que por influencia da imagem do mesmo vai ser eleito com73%no final de 1848 mas sobe ao poder sem intençao de deixar logo em 1851 vai fechar a Assembleia nacional e estabelece uma Ditadura,e depois com 95%de aceitaçao transforma a frança no segundo imperio.
03)-O que foi a revolução liberal de 1830?
R:A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manisfestaço,as jornadas Gloriosas =,que vai ter como consequencia maior q queda de carlos X que foge,este episodio vai ser conheçido como a revoluçao liberal de 1830.
04)-ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta?
R:(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
05)-O que é nacionalismo?
R:locais de mandados e bancados,pelo governo.

Pamella Cristina Potochocki - N: 29, 2 ANO A disse...

Respostas :
(I)-Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

R- Após o congresso de viena ,onde fica definido a restauração de territórios e a restauração das monarquias ,vão ocorrer varios conflitos por causa das grandes transformações que estavam ocorrendo neste período como a industrialização (revolução industrial) sendo produto desta um crescimento aumento da riquezas dos burgueses em detrimento da 'classes operarias ',esta era preticamente explorada.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

R-Quando Luis ,foi eleito com 73% em 1848,ele não tinha a intenção de ficar pouco tempo no poder.Luis em 1851 vai fechar a assembleia Nacional e estabelece a ditadura ( Ou seja ele que governa só ele),depois com 95% de aceitação transforma a França no segndo Imperio que dura de 1852 a 1870.
Com Luis Napoleão no poder ele vai modernizar e desenvolver o país ,mas se envolve em varios conflitos,onde o principal vai ser contra a Prussia em 1870,onde tenta impedir a unificação com a Alemanha,pois ele tinha medo de a Alemanha surge-se como uma nova potencia .Com isso se torna prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai dura de 1870 a 1940.

III) O que foi a revolução liberal de 1830?

R-Foi quando A burguesia se alia ao povo e lidera uma serie de manifestações ,como as jornadas gloriosas ,que teve como consêquencia a queda de Carlos X.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
R-letra ( )

Andressa Gottardi n°05 .2°'A' disse...

01)Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:estavam ocorendo conflitos depois do congreço de viena por causa das grandes transformações ocoridas por causa da industrialiação. Antes de começar a revolução a europa tinha tres grandes ideologias que são:
Liberalismo: que era um sistema pra começar uma economia elevada e sair do sistema Monarco.
Socialismo: Era um sistema que apoiavam os trabalhadores a voltar a produção social que tinham como os ideias dos socialistas da época.
Estado Centralizado:Era quando a pessoa governava todos os poderes. Como por exemplo Napoleão tinha um governo Imperialista e ele tentava governa toda a França com seu governo centralizado e então pensava em governa a europa.

2)Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
R: estava estabelecio o presidencialismo em 1848 no governo provisorio em 1851 quando ele é eleito com 73% dos votos ele publica uma assembleia nacional para estabeler a ditadura e tenta impedir a unificação da Alemanha, que estava ficando muito forte e poderia destruir seu governo.

03)O que foi a revolução liberal de 1830?
R:Foi quando a burguesia se alia com o povo e começa a liderar manifestações e tem como a maior consequencia a queda do Carlos X que acababa fugindo e acaba sendo como a revolução de 1830.

04)(ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

05)O que é nacionalismo?
R: Sentir um grande orgulho de pertencer a seu pais, mesmo que ele esteja no alge ou no fundo do poço não imporya ele sempre ira defender o pais de origem.

Ana Paula n°04 disse...

(1)se encontra a existência de tres grandes ideologias sendo elas o estado Centralizado,o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão apartecer de forma clara mas sim subjetiva.

(2)Bom Luiz Napoleão foi eleito com 73% ele sobe ao poder sem a intenção de deixar,vai fechar a Assembleia Nacional a estabelecer uma Ditadura,e depois com 95% de aceitação transforma afrança no Segundo Império.

(3)Foi quando a burguesia se alia ao povo e lidera uma serie de manifestações que vai ter como consequecia maior a queda de Carlos X que foge e asim que fico conhecida como Revolução Liberal de 1830.

(4)alternativa:

(5)nacionalismo acaba sendo interpretado como o grande desdobraqmemto do liberalismo.e mostra que o povo tambem tem direito de liberdade.

Andrielli Vieira n°6 2º A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
era possivel indentificar a existencia de tres ideologias :o estado centralizado onde onde somente um mandava, o liberalismo defesa da liberdade politica e economica e o socialismo um governo com idéias igualitárias, onde nem sempre vão aparecer de forma clara e subjetiva.
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
Sendo eleito com 73% dos votos fecha a Assembleia Nacional onde se reunia lideres para discutir sobre os estados, e estabelece uma Ditadura em 1851 logo depois transforma
França na Segundo Império, moderniza e desenvolve o pais mas se envolve em conflitos com a Prússia em 1870 para impedir a unificação da ALemanha com medo da ALemanha ser um economia mais forte, com sua derrota se torna prisioneiro e da inicio a Terceira Republica na França.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
Com o descontentamento da burguesia e do povo pelo motivo da crise economica que afetava a França se aliam contra o governo de Carlo X liderando manifestações conhecido como Jornadas Glóriosas, que sobre pressão Carlos X foge ficando conhecido como a Revolução Liberal de 1830.
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(V) O que é nacionalismo?
É a valorização da cultura, lingua e religião de sua nação

Polyana Duarte n°31 2ºano A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
No contexto havia três grandes ideologias:O estado centralizado onde somente uma pessoa mandava,o liberalismo que se baseia na defesa da liberdade individual e o socialismo que se caracterisa na sociedade como a igualdade de oportunidades para todos de uma sociedade.
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
Napoleao tinha como intençao modernizar e desenvolver o pais,como primeiro momento,logo em 1851 vai fechar a assembleia nacional e estabelece uma ditadura e logo depois tranforma a frança no Segundo Imperio que dura de 1852 a 1870.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
Com a crise economica que afetava a frança ,houve um descontentamento da populaçao, que aumentou a pressao no governo de carlos X,que como resultado a burguesia se aliou ao povo e lideraram uma serie de manifestaçoes,que como consequencia teve a queda de Carlos X que foge, e chamou se de revoluçao liberal de 1830.
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.

(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(V) O que é nacionalismo?

Diego N:13 2ºA disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

r: verifica a a exitencia de tres grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, o onde aparece de forma clara e subjetiva.Depois do congresso de Viena, fica definido a restauração das monarquias, e ocorre varios conflitos por causa das grandes
transformações que estavam ocorrendo nesse periodo com a industrialização.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

r:ele moderniza e desenvolve o pais,


(III) O que foi a revolução liberal de 1830?

r:a burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma série de manifestações, as jornadas gloriosas, que vai ter com cosequencia a maior que de Carlos x que foge, este episodio fica conhecido como o Revolução Liberal.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.

r:(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V) O que é nacionalismo?

r:

Adriele Cardoso - N: 02 / 2 ano A disse...

1-Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:Devido as grandes transformações que estavam ocorrendo neste período com a industrialização, sendo produto desta um crescente aumento das riquezas dos burgueses em detrimentos das "clases operarias", esta era praticamente explorada.

2-Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
R:Napoleão foi eleito com 73% no final de 1848, e sobe ao poder sem ter a intenção de deixa-lo, Logo Napoleão irá fechar a Assembléia Nacional, onde ele coloca a Ditadura e depois que ele é aceito tranforma a França no Segundo Império que durou 19 anos.Napoleão também moderniza e desenvolvvve o país, onde tambem se envolve em vários conflitos, dentre elas a Prússia, que é ai que tenta impedir que a Prússia consiga a unificação com a Alemanha.

3-O que foi a revolução liberal de 1830?
R: A recolução foi onde Luiz XVIII assumi uma forte repressão contra os conflitos e sempre tentando equilibrar a Aristocracia e a Burguesia, Onde Carlos X, sucessor de Luiz XVIII deixa de lado a politica e tenta restaurar os previlégios do clero e da nobreza, deixando de prestigia a burguesia. A burguesia se alia ao povo e lidera uma serie de manifestações, onde vai haver a consequência da queda de Carlos X.

4-Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta:
R: A alternativa correta é ( ) -

Francielly Pereira n°15 2° A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
R:O contexto da Europa no século XIX, possuia três grandes ideologias sendo elas o Estado, Centralizado, o Liberalismo e o Socialismo, onde estas apareceram de forma clara e subjetiva mais sim subjetiva.Após o Congresso de Viena, onde fica definido a restauração de territórios e a restauração da monarquias, ocorrem vários conflitos como consequência das transfomações que estavam ocorrendo neste período .

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
R:Ele era sobrinho De Napoleão Bonaparte,foi eleito com 73% no final de 1848, sobe ao poder sem a intençao de deixar, em 1851 vai fechar a Assembléia Nacional e estabelece uma Ditadura, depois com 955 de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura 1852 a 1870.O imperador Napoleão III vai modenizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que consiga a unificação com a Alemanha.

(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
R:A crise econômica que afetava a França vai causar um descontetamento onde aumenta a revolta do povo contra Carlos X. A burguesia vai se aliar e liderar varias manifestçoes chamadas Jornadas Gloriosas, onde a consequência maior foi a queda de Carlos X.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
R:(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.

(V) O que é nacionalismo?
R: Individuo que apoia com devoção e lealdade o seu país.

Cleiton Ferreira nº11 2ºA disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?

R:Era um período posterior ao Congresso de Viena e Santa Aliança, onde já existiam tres grandes ideologias: a do poder centralizado; o Liberalismo; e os socialistas. Com a volta das monarquias, o resultado foi a existência de conflitos envolvendo "diretamente" a classe operária com o apoio dos liberais capitalistas.

(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.

R:Ele vai modernizar e desenvolver a França economicamente. E como já era de se imaginar, pelo sobrenome "Napoleão", a política externa de Luis consiste em participar de conflitos, como impedir que Prússia se junte a Alemanha.

III) O que foi a revolução liberal de 1830?

R:Carlos X ao tentar restaurar os privilégios da nobreza e do clero, gerando uma crise econômica, sofre com o descontentamento por grande parte dos trabalhadores, que apoiados pelos burgueses, conseguem derrubar o poder, o que vai ser conhecida como a Revolução Liberal de 1830.

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(b)O movimento de unificação contou desde o inicio com o apoio da Áustria, interessada em golpear os interesses da igreja católica romana e enfraquecer o papado.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(d)A igreja Católica Romana e o papa Pio IX apoiavam decididamente o projeto de unificação da Itália e promoveram intensa colaboração com Garibaldi e suas forças.

R;(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.

Caroline Silva C. dos Santos n°10 serie:2° A disse...

(1)Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX? antes existia tres grandes ideologia sendo elas o Estado Centralizados,o Liberalismo e o socialismo. Estado centrlizado foi um grande conflitos entre forças politicas e sociais uns lutavam para ter para ter previlegios e os outro lutavam para ter um espaço social, Liberalismo ele é baseado numa defesa liberal,socialismo ele impussiona os trabalhadores. (II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo. ele estbeleceu uma ditadura e depois com 95% de aceitação transformou a fraça no segundo imperio. (III) O que foi a revolução liberal de 1830? a burguesia se aliou com o povo e liberou grandes manifestações, as jornadas gloriosas que aconteceu a maior queda de CarlosX dai ele fugiu. (IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

Ana Paula n°04 2 disse...

(4)

Thiago silva nº 37 2º A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?

R: Estes exigiam reformas polite o fim do voto censitário, realizando reunioes e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas.


(VII) O que é voto censitário?

R: Voto censitário limita a população, ou seja, só vota quem atingir certos requzitos.


VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:

R:(d)Carbonários.


(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?

R: É quando o Congresso de Viena vai criar a confederação germânica composta por 39 estados, sendo liderados pela Aústria.


(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?

R: sendo elas o Estado centralizado, o liberalismo e o Socialismo.


(XI)Descreva as forma de governo:

Francielly Pereira n°15 Série: 2° A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:Descontente com as medidas da Assembleia o povo vai dar inicio a varias revoltas, onde o governo para reprimir estes conflitos vão utilizar a forçaformando em cada manifestação em uma "guerra civil".

(VII) O que é voto censitário?
R:Voto censitário é aquele em que ha restrição de participação. Naquela época apenas os homens de classe alta poderiam votar.

Jéssica Caroline n°19 - 2°A disse...

6-

7-É aquele que limita a população do direito do voto, pois só votava quem atingia os requisitos.

8-(D)Carbonários.

9- O principal fator da unificação da Alemanha, oi o desenvolvimento econômico e social.

Pamela Cristina Potochocki n 29 2 ano A disse...

(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.

(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V) O que é nacionalismo?
R-é onde o estado nação se tornam a forma de governo substituindo o imperio.Ou seja é a forma de governo em grupo pertencendo a uma nação com ideais que valorizam o nação-estado na organização politica.nacionalismo é onde o grupose reune atraves de um só ideal de uma mesma nação.

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R-

Ana Paula n°04 2 A disse...

(4) Letra:
(6)
(7)É aquele voto limitado onde só quem tinha um tipo de posses que vota nem as mulheres enem os menores de 18 anos podiam votar.
(8)letra :(d)
(9)foi o fortalecimemto economico e socil.
(10)

carolina santana n°09 serie:2°A disse...

06)(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:descontente com as medidas da assembrleia o povo vai dar inicio a varias revoltas, onde o governo para reprimir estes comflitos vão utilizar a força formando em cada manifestação uma GUERRA CIVIL. instituiu-se então uma nova constituição onde fica definido que a FRANÇÃ sera governada por uma ASSEMBLEIA LEGISLATIVA e um presidente eleito por voto universal, com duração de mandato de 4anos.

07)(VII) O que é voto censitário?
R;são as reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas.
08)(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(a)pedreiros-livres.
(b)Cristãos-novos
(c)Maçons.
(d)Carbonários.
(e) Jaco


09)

Darlan Paranhos N°12 2°A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?

R; Estes exigiam reformas politicas e o fim do voto censitario, realizando reunioes e manisfestaçoes populares que vao ser repreendidas e combatidas.

(VII) O que é voto censitário?

R; voto censitario é que limita a populaçao a votar, so as pessoas com os devidos requisitos votavam.

(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:

R;(d)Carbonários.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?

R; O congresso de Viena vai criar a confederaçao germanica composta por 39 estados, sendo liderados pela Autria, ai logo o governo austriaco vai sofrer oposiçao da Prussia, pois a Austria era um pais de economia agraria e pouco voltada ao processo de industrializaçao que era um pais voltado pra industria e buscava um estado germanico poderoso. A unificaçao vai surgir atravez do Zollverein, uma unificaçao alfandegaria entre os paises alemaes.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?

R;estado centralizado o liberalismo e o socialismo.

Adriele Cardoso / N: 02 / 2 ano A disse...

4-Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
R: a alternativa correta é a letra (a)

5-O que é nacionalismo?
R:é uma ideologia que se pode dizer modernos com antecendentes antigos com uma definição maior das fronteiras das nações em países. Já para os Liberais o nacionalismo acabava sendo interpretado como um grande desdobramento do proprio liberalismo.

6-Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R: os politicos liberais revoltados ganharam o apoio de varias camadas da população, principalmente dos mais pobres e que tinham condições sociais muito baixas.

Giovani Monteiro Chaves n:17 2A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:Eles exigiam reformas politicas e o fim do voto cencitario.

(VII) O que é voto censitário?
R: Voto censitario é aquele que tem alguma restrição ao tipo de pessoa que vai votar como idade,sexo e renda.

VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
R:(d)Carbonários.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R:O principal fator da unificação da alemanha vai ser para criar uma nova potencia mundial unindo as economias dos 39 estados e criando uma nação mais economicamente mais forte.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:São Estado centralizado,o liberalismo e o socialismo.

Lucas dos santos disse...

(I)No contexto europeu do século XIX, é possível verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

(II)vai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha. Nessa empreitada desastrosa vai se tornar prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai durar de 1870 a 1940

(III)A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que vai ter como consequência maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a Revolução Liberal de 1830

(IV)(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V)Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

Nome:Lucas Dos Santos
N°:22
Serie: 2°A

stefany gonçalves de souza 2 ano a numero 33 disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:descontentemente com as medidasd da assembleia o povo vai dar inicio a varias voltas onde o governopara reprimir esses conflitos vao utilizar a força em cada manifesto uma ''guerra civil''.institui-se uma nova constituiçao onde fica definido que a frança sera governada por uma assembleia legislativa e um presidente eleito por voto universal com duraçao de mandato de anos...
seu primeiro representante vai ser general luiz napoleao bonaparte,sobrinho do antigo imperador, que por influencia da imagem do mesmo que vcai ser eleito com 73% NO FINAL DE 1848.

(VII) O que é voto censitário?

R; em 1846 a frança vai entrar em uma grande crise econômica , onde a populaçao embobrecida e sem participaçao politica, o voto nesse periodo era o censitario, vai fazer oposiçao ao governo.



IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?

R: A unificaçao vai surgir atraves do zollverein,uma unificaçao alfandegaria entre ops paises alemaes.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:o Estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

diego nº13 2ªA disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?

r: um dos problemas desse periodo é a questao do desemprego, onde o governo parqa tentar combater o alto índice de desemprego vai propor a criação de algumas oficinas nacionais, mas a população tambem reivindidicava a criação de leis trabalhistas que não são atendidas na Assembleia Constituinte de 1848.

(VII) O que é voto censitário?

r:em 1846 a França estava passando por uma crise economica e a população probre não tinha o direito de voto so as pessoas que eram ricas podiam votar.

Tatiane Ribeiro Nº 36 2º A disse...

(VII) Quer dizer que só vota quem estiver ao seu alcançe, que só apartir de 21 anos e quem possuia bastante terras, que tinha riqueza,onde limita a populaçao, só esses tinham o direito de voto sem citar.
(VIII) Carbonarios.
(IX) Alfandegaria entre países, modernização militar através de uma aliança entre a burguesia, o surgimento de uma potencia, e unir os estados para se tornar um só país e também um só exercito.
(X) Estado Centralizado, Liberalismo, e o Socialismo.
(XI) Parlamentarismo: Sistema, governo na qual as pessoas nao escolhiam quem ia mandar naquele país, que nao tinham um poder atribuido, que tinham sim alguem que mandava , mais ele nao era eleito pelo povo.

Valéria Sales nº 38 2º A disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX?
Existiam três grandes ideologias, sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o Socialismo.
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
Ele fecha a Assembleia Nacional e estabelece uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transforma a França no Segundo Império que dura de 1852 a 1870.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
A burguesia se aliou ao povo e liderou uma serie de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que teve como consequência maior a queda de Carlos X.
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(c)Garibaldi e Mazzini lideraram os monarquistas, uma das correntes que atuaram no movimento de unificação.
(V) O que é nacionalismo?
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico.
(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
Reivindicavam a criação de leis trabalhistas.

Carina kerber n°08 Serie:2°A disse...

06)Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:Descontente com as medidas da Assembleia o povo vai dar a varias revoltas,onde o governo para reprimir estes conflitos vao utilizar a força formando em cada manisfestaçao uma GUERRA CIVIL.
Institui-se entao uma nova constituiçao onde fica definido que a frança sera governada por uma Assembleia legislativa e um presidente eleito por voto universal,com duraçao de mandato de 4 anos.
07) O que é voto censitário?
R:é realizado reunioes e manisfestaçao populares que vao ser combatidas e repreendidas.Com a fuga de luis felipe para a inglaterra foi proclamado a segunda republica na frança e esse movimento vai ficar conhecido como revoluçao liberal de 1848,sua influencia vai alem dos limites da frança que ficam conhecidas como a primavera dos povos.
08)No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
( )pedreiros-livres.
( )Cristãos-novos
( )Maçons.
( )Carbonários.
( ) Jacobinos.
09)Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R:a unificaçao vai surgir atravez do Zollverrein,uma unificaçao alfandegaria entre os paises alemaes.Para estabelecer a ditadura ele impediu a unificaçao da alemanha para impedir que ela se torna se uma forte potencia.
10)Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:Estado centralizado,o liberalismo e o socialismo.

Andressa Gottardi N°05 Série:2°A disse...

06)Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R: Ouve um descontentamento com as propostas da assembleia onde o povo começa uma serie de revoltas, onde o governopara amenizar a confunsão, começam a utilizar uma "guerra civil" em cada manifestação. Ai é eleito General Luis Napoleão Bonaparte, com a intensão de fechar a assembleia e estabeler uma nova ditadura, onde transformou a França no Segundo Imperio que durou de 1852 a 1870

07)O que é voto censitário?
R: Só podia votar quem tinha o poder. Onde a população pobre não tinha direito a politica e era formulado para fazer a oposição ao governo.


09)Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R: era estabelecer uma potente economia, voltada para a industrialização e buscando um estado germânico.

10)Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:estado centralizado, Liberalismo, socialismo.

Polyana Duarte n°31- 2° ANO A disse...

(V) O que é nacionalismo?
Chega a ser como se fosse um sentimento de valorização que pode ser marcado pela aproximação e identificação com alguma nação.Uma ideologia fundamental da 3 fase da história da humanidade.
(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
Após a fuga de Luis Filipepara a inglaterra ,surgiu a Segunda Republica na França que ficou conhecido como e revoluçao liberal de 1848, que após isso surge a "Primavera dos Povos",onde acontece todos os conflitos de 1846 a 1848.
(VII) O que é voto censitário?
Sua definicao é: Só vota quem estiver ao alcance. Ou seja naquela epoca só votavam quemm tinha 21 anos, no sexo masculino e se a pessoa tinha bens, terras e etc.

VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(a)pedreiros-livres.
(b)Cristãos-novos
(c)Maçons.
(d)Carbonários.
(e) Jacobinos.

alternativa (d)

Cleiton Ferreira nº11 2ºA disse...

VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?

R:A população,descontente com o governo de Luis Filipe e a crise econômica que se agravava, exige o fim do voto censitário como uma das reformas políticas, gerando uma série manifestações populares que levou a revolução.

(VII) O que é voto censitário?

R:Voto censitário é aquele em que apenas uma parcela da população tem direitos de participar ativamente na política,geralmente as pessoas com mais recursos econômicos ou uma posição social de maior destaque.

(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(a)pedreiros-livres.
(b)Cristãos-novos
(c)Maçons.
(d)Carbonários.
(e) Jacobinos.

R:(d)Carbonários.

Caroline silva n°10 - 2°A disse...

(V) O que é nacionalismo? É um sentimento de um simbolo.
(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848? estabelecer os direito dos votos, foi a fuga de Luis Felipe para inglaterra foi proclamado a segunda repulblia na frança que fico conheçida como a primavera dos povos,e a populaço fez uma lei para os trabalhista.
(VII) O que é voto censitário? Limita a população, onde só quem atingia os requisitos, os escravos, os pobres e as mulheres nao podiam votar.
(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:(d)Carbonários.
(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha? A unificação surgiu através do Zollverein, uma unificação alfandegaria entre os paises alemães.

Tainara Rasbold N°.:35 2° ano "A" disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
A criação de leis trabalhistas, o direito ao voto.
(VII) O que é voto censitário?
É o direito de voto apenas aos cidadãos que apresentem uma condição econômica satisfatória, ou seja, só os burgueses.
(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(d)Carbonários.
(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
Será o desenvolvimento econômico e social dos estados germânicos.
(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
Estado centralizado, liberalismo e socialismo.
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:é um sistema de governo em que o parlamento (poder legislativo) oferece sustentação política para o poder execultivo.
(B)Presidencialismo:é um sistema de governo em que o presidente é o chefe de estado e de Governo.
(C)Monarquia:é um sistema de governo em que o rei é o chefe de Estado.
(D)Ditadura:é o período em que os militares governaram o Brasil.
(E)Anarquia: é a ausência de governo.

Gabriel Nogueira Nº 14 2ºano B disse...

6- Onde o governo para tentar combater o alto índice de desemprego vai propor a criação de algumas oficinas nacionais, a população reinvidicava a criação de leis trabalhistas que não foram atendidas pela assembléia constituinte de 1848.

7- Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação.

8-(D)Carbonários.

9- A unificação vai surgir através do Zollverein (nome da aliança aduaneira) uma unificação alfandegaria entre os paises alemães.

10- Estado centralizado: Liberalismo e Socialismo.

Rodrigo Garcia Richtter nº31 2ºB disse...

6-o governo propoe a criaçao de algumas oficinas nacionais mas a populaçao tb reivindicava a criaçao de leis trabalhistas q nao sao atendidas na assembleia constituinte de 1848.
7-é um voto com algum tipo de restriçao.ex:so os ricos podiam votar.
8-D-carbonarios.
9-a unificaçao vai surgir atraves do ZOLLVEREIN uma unificaçao alfandegaria entre os paises alemaes.
10-Estado Centralizado;o Liberalismo e o socialismo.

Victor dos santos n°36 2°B disse...

Nome: victor dos Santos n°36 2°B
continuação...

06- o governo para tentar combater o alto índice de desemprego vai propor a criação de algumas oficinas nacionais, mas a população também reivindicava a criação de leis trabalhistas que não são atendidas na Assembleia Constituinte de 1848.
07- é um voto com algum tipo de restrição de participação Ex: RIcos ou só Homens.
08- (D) CARBONÁRIOS: uma sociedade secreta de intelectuais.
09-A unificação vai surgir através do Zooverein, uma unificação alfandegária entre os países, e ocorre uma aliança da burguesia e os chamados junkers, buscando expansão territorial.
10- três grandes ideologias sendo elas o Estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

Thais N°34 2ºB disse...

6-O fim do voto censitário
7-é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendem certos critérios que provem condição econômica satisfatória.
8-(d)Carbonários.
9-O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia.
10-Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

izaias n°17 2°ano b disse...

(4)--letra A
(5)--é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico ou seja "amor a patria"
(6)--O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos. A consolidação do poder político da burguesia e o surgimento do proletariado industrial enquanto força política foram os reflexos mais importantes daquele ano, que também foi marcado pela publicação do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels.
(7)--Voto censitário é o voto limitado, no qual os votantes só podem votar se tiverem uma certa quantia em dinheiro exigida para participar das eleições.ou "seja so elite pode votar burgues"
(8)--letra (d)
(9)--O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia.

Patrícia Dorigon n°30 2°B disse...

6-Exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas.

7-É a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendem certos critérios que provem condição econômica satisfatória.

8-(d)Carbonários.

9-O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia. A Áustria, que havia impedido a unificação tentada pela Prússia em 1850, não conseguiu impedir o progresso de seus Estados, alcançado graças ao Zollverein, a liga aduaneira adotada em 1834.

10-O Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

Isabella Guedes/N16/2'B disse...

(VI)REINVINDICAVA AS LEIS TRABALHISTAS QUE NÃO ERAM ATENDIDAS NAS ASSEMBLEIAS CONSTITUINTES.
(VII)SÓ OS HOMENS RICOS PODIAM VOTAR
(VIII)PEDREIROS-LIVRES
(IX)BUSCANDO A EXPANSÃO TERRITORIAL
(X)O ESTADO CENTRALIZADO ,O LIBERALISMO E O SOCIALISMO

Mariane n°27 2°B disse...

5) É Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.
6) Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca);
Voto livre e Universal;
Nacionalização do comércio de varejo;
Liberdade de imprensa;
Reforma do Poder Judiciário;
Federalismo;
Fim da lei do juro convencional;
Fim do sistema de recrutamento militar como existia naquela época.
7) Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.
8) (d)Carbonários

BÔNUS)(A)Parlamentarismo:é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição,por falta de legitimidade democrática.
(B)Presidencialismo: é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
(C)Monarquia:é um tipo de regime político que reconhece um monarca,como chefe do Estado, e, por vezes, como chefe do governo. A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
(D)Ditadura:é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
(E)Anarquia:É ausência de coerção e não a ausência de ordem.A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas.

izaias n°17 2°ano b disse...

(10)--liberalismo,,nacionalismo,,socialismo.
(11)--Parlamentarismo:é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição (só os exerce a pedido do governo) por falta de legitimidade democrática; e o governo responde politicamente perante o parlamento, o que em sentido estrito significa que o parlamento pode forçar a demissão do governo através da aprovação de uma moção de censura ou da rejeição de uma moção de confiança.

Thayane Cristine - Nº: 43 - 2ºB disse...

(I) Qual o contexto em que se encontrava a Europa antes das revoluções do Século XIX? No contexto europeu do século XIX, é possível verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.
(II) Na eleição ocorrida em 1848 vai subir ao poder Luis Napoleão. Descreva algumas características de seu governo.
Subiu ao poder sem a intenção de deixar, em 1851 fechou a Assembleia Nacional e estabeleceu uma Ditadura, e depois com 95% de aceitação transformou a França no Segundo Império que durou de 1852 a 1870.
(III) O que foi a revolução liberal de 1830?
A burguesia se aliou ao povo e liderou uma série de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que teve como maior consequência a queda de Carlos X que fugiu, este episódio ficou conhecido como a Revolução Liberal de 1830.
(IV) (ESPM-2008) Quanto ao processo de Unificação da Itália indique a alternativa correta.
(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.
(V) O que é nacionalismo?
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico.

Camila Besen 2ºB disse...

Continuação:
6-exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas.
7-É a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendem certos critérios que provem condição econômica satisfatória.
8-(D)Carbonários
9-O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia.
10-O Estado centralizado,o liberalismo e o socialismo.

Victor dos santos n°36 2°B disse...

Victor dos santos n°036 2°B

Bônus:
1- Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo.
2- O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo.
3- Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.
4- Ditadura é uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence.
5- Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.

izaias n°17 2°ano b disse...

continuaçao
(11)Presidencialismo:é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Monarquia:é um tipo de regime político que reconhece um monarca (de forma hereditária ou eletiva ) como chefe do Estado, e, por vezes, como chefe do governo. A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

Gabriel Nogueira Nº 14 2ºano B disse...

11-A-Parlamentarismo:é um sistema de governo em que o poder legislativo -Parlamento-

B-Presidencialismo:é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado.

C- Monarquia:é uma forma de governo em que o chefe de Estado é o monarca. O poder é transmitido ao longo da linha sucessória.

D-Ditadura:, forma de governo, poder, uso da força para governar, falta de democracia.

E-Anarquia: Não possui Governante.

izaias n°17 2°ano b disse...

continuaçao
(11)--DITADURAé a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
ANARQUIA:confia na convivência pacífica dos seres humanos, numa estrutura autogestionária, isto é, sem regras, autoridades e hierarquias. Valorizando apenas e sobretudo a liberdade natural de cada indivíduo.

Elivelto Coelho n°: 12 2°b disse...

(v)-
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

(VI)-reivindicações independentistas e de unificação, processo que se alongou até 1870.

(VII)- Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

(VIII)- (d)Carbonários.

(IX)- Porque a Austria ia surgir como grande potencia da revolução de 1.848.

(X)- Nacionalismo , O Liberalismo e o Socioalismo.

(XI)- Parlamentarismo: é quando o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição por falta de legitimidade democrática

Elivelto Coelho n°: 12 2°b disse...

(v)-
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

(VI)-reivindicações independentistas e de unificação, processo que se alongou até 1870.

(VII)- Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

(VIII)- (d)Carbonários.

(IX)- Porque a Austria ia surgir como grande potencia da revolução de 1.848.

(X)- Nacionalismo , O Liberalismo e o Socioalismo.

(XI)- Parlamentarismo: é quando o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição por falta de legitimidade democrática

Elivelto Coelho n°: 12 2°b disse...

(v)-
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

(VI)-reivindicações independentistas e de unificação, processo que se alongou até 1870.

(VII)- Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

(VIII)- (d)Carbonários.

(IX)- Porque a Austria ia surgir como grande potencia da revolução de 1.848.

(X)- Nacionalismo , O Liberalismo e o Socioalismo.

(XI)- Parlamentarismo: é quando o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição por falta de legitimidade democrática

Elivelto Coelho n°: 12 2°b disse...

(v)-
O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.

(VI)-reivindicações independentistas e de unificação, processo que se alongou até 1870.

(VII)- Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

(VIII)- (d)Carbonários.

(IX)- Porque a Austria ia surgir como grande potencia da revolução de 1.848.

(X)- Nacionalismo , O Liberalismo e o Socioalismo.

(XI)- Parlamentarismo: é quando o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição por falta de legitimidade democrática

eduardo spadari dorigon 2º B disse...

(5)Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e dedicaçao ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.
(6)a medida deste governo foi estabelecer o direito de voto a todos
(7)Um voto q só os ricos podiam votar
(8)D
(9)O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia
(10)Ao longo do século XIX, a estrutura política da Europa foi se transformando. O conflito entre a burguesia e o autoritarismo de alguns monarcas foi intensificado. A ideologia liberal foi disseminada pelo continente. Os liberais protagonizaram insurreições na Espanha, França, Itália, Áustria. A maioria dessas sublevações foi violentamente reprimida pelas monarquias.

Ana Caroline. 2ºB nº 03 disse...

6- R: foram as exigencias de reformas politicas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas. Com a fuga de Luis Filipe para a Inglaterra foi proclamado a Segunda Republica na França e esse movimento vai ficar conhecido como a Revolução Liberal de 1848

7-R: Voto centenario é aquele que so os ricos podiam votar.

8-R:(d)Carbonários.

9-R: chanceler prussiano, vai iniciar uma modernização militar através de uma aliança entre a burguesia e os chamados Junkers, proprietários de terras, Buscando expansão territorial.

10-R: o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

Eduardo Henrique. Nº 10. 2ºAno:B disse...

(VI)foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.
(VII)voto censitario é um voto com algum tipo de restriçao.
(VIII) (d) Carbonários.
(IX)O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia.
(X)Estado centralizado, liberalismo e socialismo.
(IX)Parlamentarismo: o poder de decisão sobre assuntos da nação é divido entre o presidente/rei e os parlamentares quem detem o poder é o Primeiro ministro.
Presidencialismo: os poderes de decisoes sao apenas do presidente.
Monarquia: é o governo centralizado na mao de apenas uma pessoa sendo ela o monarca.
Ditadura: é quando quem detem o poder é o exercito fazendo assim uso de forca como meio de impor ordem.
Anarquia: é a completa desordem ou falta de governo.

everton 2b número 13 disse...

(6)A primeira medida deste novo governo foi estabelecer o direito de voto a todo cidadão.
(7)
Voto censitário é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendem certos critérios que provem condição econômica satisfatória, só os ricos podiam votar.
(8)(d)Carbonários.
(9)O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia.
(10) o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo,

Thais N°34 2ºB disse...

11-a) composto de representantes escolhidos pelo povo para deliberar e votar as leis de um País.
b)O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios.
c)Reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
d)Exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence.
e)São contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita.

Camila Besen 2ºB disse...

professor esqueci de colocar o nome na ativadade!Camila besen 2ºb

Patrícia Dorigon n°30 2°B disse...

11- a)é um sistema de governo no qual o poder executivo de um Estado depende do apoio direto ou indireto do parlamento,sendo assim,não há uma separação entre os poderes executivo e legislativo.

b)é um sistema de governo no qual há separação de poderes Executivo e Legislativo.

c)é um sistema de governo em que o monarca(rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca e só sai do poder quando morrer ou abdicar.

d)não há participação popular e o poder está em apenas uma instância.

e) são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

Rodrigo Garcia Richtter nº31 2ºB disse...

11-Parlamentarismo-o parlamento manda.Ex:Inglaterra e Italia.
Presidencialismo-o presidente manda.ex:a DILMA.
Monarquia-o soberano é o monarca.ex:podre passa de pai pra filho.
Ditadura-todo o poder na mao de um só individuo.
Anarquia:nao existe um governante.
RESPOSTA DA 1:estava avendo uma crise economica q afetava a França.com isso surgiu as 3 grandes ideologias.

Karem Lima 23 2 ano B disse...

(VI)- Durante a crise enconomica da França, onde a população empobrecida e sem participação politica, pois o voto era censitario, vai se opor ao governo, exigindo desta forma reformas politicas e o fim do voto censitario, realizando desse modo reunioes e manifestações populares.

(VII)- Voto censitario pode ser conceituado como a voto liberado apenas para homens, alfabetizados e economicamente sucedidos, ou seja apenas a elite poderia votar.

(VIII)-(d)Carbonários.

(IX)- O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia. A unificação vai surgir atraves do Zollverein, uma unificação alfandegaria entre paises alemães.

(X)- O Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

(XI)- (a)Parlamentarismo: -Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo oferece a sustentação política para o poder executivo. Países parlamentaristas na atualidade: Canadá, Inglaterra, Suécia, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, Noruega, Finlândia, Islândia, Bélgica, Armênia, Espanha, Japão, Austrália, Índia, Tailândia, República Popular da China, Grécia, Estônia, Egito, Israel, Polônia, Sérvia e Turquia.

(B)Presidencialismo: -Nele, o Presidente da República é chefe de estado e também chefe de governo, portanto tem plena responsabilidade política e muitas atribuições. O mesmo é eleito pelo povo de maneira direta ou indireta.

(C)Monarquia: -Monarquia é um tipo de regime político que reconhece um monarca como chefe do Estado, e, por vezes, como chefe do governo. A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

(D)Ditadura: -Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.ex: Napoleão Bonaparte

(E)Anarquia: -Quando existe um governo, porem sem governante.

Joice Lins disse...

10)Estado centralizado o liberalismo e o socialismo
9)O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia. A Áustria, que havia impedido a unificação tentada pela Prússia em 1850, não conseguiu impedir o progresso de seus Estados, alcançado graças ao Zollverein, a liga aduaneira adotada em 1834.
8) D
7)Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.
6)- Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca);
- Voto livre e Universal;
- Nacionalização do comércio de varejo;
- Liberdade de imprensa;
- Reforma do Poder Judiciário;
- Federalismo;
- Fim da lei do juro convencional;
- Fim do sistema de recrutamento militar como existia naquela época.
5) Amor a patria ter um espirito patriota e gostar das culturas do nosso país
4) A

Alana Reis 2ºB disse...

6- vai se iniciar uma disputa direta para unificacao, tendo duas correntes na disputa, os republicanos liberados por Garibaldi e Mazzini, e os monarquistas liberados por Cavour.
O governo austriaco vai ser contrario pois os republicanos queria as terras do norte e vao manter dominio na Limbardia e Veneza visando conquistar as terras do norte. Garibaldi fez varias conquistas , é uma disputa direta entre os republicanos e monarcas.Ja os liberados por Garibaldi conhecidos como camisas vevrmelhas ja haviam conquistado Módena, Toscana, Parma e as Sicilias , com auxilio de Napoleão III , este que vai deixar o conflito devido a pressao por parte do Papa.
7- voto censitário só a elite votava, homens acima de 21 anos , com uma renda de 100 mil réis. é um voto também com algum tipo de restricao. Mulheres , soldados e crianças nao podiam votar.
8-(d)
9 -O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia. Pois a Áustria era um pais de economia agraria e pouco voltado para o processo de industrializaçao , que era um pais voltado pra indústria e buscava um estado germânico poderoso. A unificacao vai surgir atraves do Zollverein, uma unificaçao alfandegaria entre os paises alemaes .
10- Estados centralizado, o liberalismo e o socialismo , onde estas nem sempre vao aparecer de forma clara mais sim subjetiva.
11- (a)Parlamentarismo: um sistema no qual o chefe nao é escolhido pelo povo , sé que o poder do rei é apenas titular , só que quem comanda realmente é o primeiro ministro .
(B)Presidencialismo: o poder apesar de uno, se divide em três, visando funcionamento equilibrado do governo. No presidencialismo, ao contrário do Parlamentarismo, os poderes são independentes e harmônicos, atuando no seu círculo de competências previamente definido.
(C)Monarquia:somente quem toma as decisoes é o rei. é o poder centralizado com somente uma pessoa .
(D)Ditadura:é o exercito que tinha poder na ditadura .
(E)Anarquia: nao tinha poder

ariane silva nº05 2°b disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
6ºR:Estes exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão ser combatidas e repreendidas. Com a fuga de Luis Filipe para a Inglaterra foi proclamado a Segunda Republica na França e esse movimento vai ficar conhecido como a Revolução Liberal de 1848.
(VII) O que é voto censitário?
7ºR:naquele momento onde a população empobrecida e sem participação politica, vai fazer oposição ao governo.

8ºR:(d)Carbonários.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
9ºR:uma unificação de impostos entre os paises alemãos, que vai iniciar uma modernização militar através de uma aliança entre a burguesia e os chamados Junkers, proprietários de terras, buscando expansão territorial.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
10ºR:Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo

greice n°15 2°B disse...

(2)Instaurada a república, durante as Revoluções de 1848, voltou para a França. Apresentou-se, então, como o defensor dos ideais napoleônicos, ao mesmo tempo que propugnador dos princípios da ordem e da estabilidade social. Com apoio do recém-fundado Partido da Ordem, foi eleito deputado à Assembléia Constituinte francesa em vários departamentos. Ganhou a então simpatia dos conservadores, amedrontados com a difusão das idéias socialistas; dos burgueses liberais, ansiosos pela pacificação e a retomada do progresso; e das forças armadas, saudosas de glórias militares. Em dezembro do mesmo ano, com a nova Constituição, foi eleito Presidente da República da França com 5,5 milhões de votos (73% do total de votos) contra 1,5 milhões do seu concorrente, o general Louis Eugène Cavaignac.

(3)Após a queda de Napoleão em 1814, a França passa por duas etapas de uma monarquia contitucional de 1815 a 1845, uma comandada pelo Rei Luis XVIII (pois Luis XVII, filho de Luis XVI, havia sido morto na prisão com 10 anos) que durou de 1815 a 1824, e outra comandada por Carlos X (irmão de Luis XVIII) que foi rei de 1824 a 1830.

(4)(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(5)O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império

(6)O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos revolucionários que, a partir de Paris, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos. A consolidação do poder político da burguesia e o surgimento do proletariado industrial enquanto força política foram os reflexos mais importantes daquele ano, que também foi marcado pela publicação

(7)Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

(8)(d)Carbonários

(9)As unificações italiana e alemã alteraram profundamente o quadro político da Europa no século XIX, rearticulando um equilíbrio de forças que resultaria na I Guerra Mundial (1914­ - 1918),O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia.

Ariana Ayala n°4 2°B disse...

(VI)As principais reivindicaçoes foram as pelo fato de exigir as reformas politicas e o fim do voto censitario estabelecendo assim o direito do voto a todo cidadão.

(VII)O voto censitario pode ser entendido como aquele voto que era liberado apenas aos homens que atendessem a certos criterios relacionados a condiçoes economicas satisfatórias.

(VIII)A alternatica correta : d) os carbonários.

(IX)O principal fator da unificação alemã esta relacionado ao desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia.A unificaçao surge atraves do Zollverein,uma unificaçao alfandegaria entre os paises alemas.

(X)Estado Centralizado,o Liberalismo e o Socialismo, sao essas as tres grandes ideologias que surgem no seculo XIX na Europa.
(XI)a)é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição.
B)O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo.Ele exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes possuem autonomia.
C)Monarquia é um sistema de governo em que o rei governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária,portanto não há eleições para a escolha de um monarca.
D)governos onde não há participação popular.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância.
E)É um governo no qual nao ha um governante.

KALISSA MARCELA 2º B n° 22 disse...

IV- alternativa A: teve como um dos seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e lider dos camisas vermelhas, forças populares e republicanas.
V-O nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade,quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substituindo o império.
VI- Estabeleceran a ditadura e transformando a França no Segundo Imperio.
VII- É o voto seletivo, ou seja, so poderia votar aqueles que tinha dinheiro e importância.
VII- Alternativa D: carbonários q era uma sociedade secreta que defendia as ideias da unificação da Italia.
IX- A unificaçao surgiu atravez do aumento do comercio e das taxas de impospos cobrados entre os paises alemães.
X- Estados centralizados, o liberalismo e o socialismo.

Joice Lins disse...

10)Estado centralizado o liberalismo e o socialismo
9)O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente da Prússia. A Áustria, que havia impedido a unificação tentada pela Prússia em 1850, não conseguiu impedir o progresso de seus Estados, alcançado graças ao Zollverein, a liga aduaneira adotada em 1834.
8) D
7)Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.
6)- Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca);
- Voto livre e Universal;
- Nacionalização do comércio de varejo;
- Liberdade de imprensa;
- Reforma do Poder Judiciário;
- Federalismo;
- Fim da lei do juro convencional;
- Fim do sistema de recrutamento militar como existia naquela época.
5) Amor a patria ter um espirito patriota e gostar das culturas do nosso país
4) A

Rose Claudia disse...

3-A revolução liberal de 1830 foi quando a burguesia se aliou ao povo e liderou uma serie de manifestações que levaram a queda de Carlos X gerando as jornadas gloriosas.
4-alternativa-Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi,heroi da unificação e lider dos camisas vermelhas ,forças populares e repuplicana.
5-Nacionalismo e a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade.Forma de organização politico cultural.
6-eles estabeleceram a ditadura tranformando a França no segundo Império.
7-voto censitario é o voto seletivo só votava quem tinha dinheiro ou importância social.
8-alternativa D-Carbonários que eram uma sociedade secreta com pessoas de pensamento critico.
9-A unificação surgiu atraves do aumento do comercio e das taxas cobradas entre os paises alemães.
10-Estado centalizado,estados liberais e o socialismo.

Thayane Cristine - Nº: 43 - 2ºB disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
O relacionamento entre o governo e o povo não foi fácil, um dos problemas deste período é a questão do desemprego, onde o governo para tentar combater o alto índice de desemprego propôs a criação de algumas oficinas nacionais, mas a população também reivindicava a criação de leis trabalhistas que não foram atendidas na Assembleia Constituinte de 1848, pois era composta por sua maioria de burgueses.
(VII) O que é voto censitário?
Voto censitario é um voto com algum tipo de restrição de participação. Podemos ter voto censitario baseado na renda. Voto censitario baseado no sexo. Ou seja Censitario é o mesmo que discriminação de um tipo de participante.

Mateus Rodrigues nº 28 2ºb disse...

6)Estes exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário.

7)voto censitario era o voto que apenas votava era quem possuia dinheiro, apenas os ricos votavam.

8)(d)Carbonários.

9)A unificação vei atravéz de Zollverein, uma unificação alfandegaria ou seja uma unificação de impostos entre os paises alemãos que vai iniciar uma aliança militar entre a burguesia e os chamados Junkers, os proprietarios de terras.

10)Estado centralizado, Liberalismo e o Socialismo.

11)Presidencialista: O responsavel pelo maior cargo é o presidente, ou seja é o que manda.
Ditadura: quem fica no poder são os militares.
Parlamentarismo:

Janaina Conceição Nº 18 2º B disse...

(VI) - iniciou-se uma disputa pela unificação da italia, de um lado os republicanos (Garibaldi e Mazzini) e do outro os monarcas (Cavour).

(VII) - Somente a elite podia votar pois havia alguns pre-requisitos : tinha que ser acima de 21 anos, nao podia ser soldado, mulheres nao votavam, tinha que possuir uma renda de 100 mil-reís, nao poderia ser analfabeto. concluindo somente os ricos votavam.

(VIII) - (D)Carbonários.

(IX) - a ajuda da prussia, pois ela foi buscar a unificação dos 39 estados, cada estado possuia uma economia ou seja uma moeda entao a prussia vai desenvolver uma unificação alfandegaria entre eles para "igualar" as tarifas.

(X) - o estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

(XI)- Parlamentarismo: quem manda é o primeiro ministro. exemplo (Inglaterra).

Presidencialismo: Quem manda é o presidente. exemplo classico ( Brasil).

Monarquia: O poder é do rei.

Ditadura: somente uma pessoa possuia o poder, ele manda na igreja ...etc. *-*

Anarquia: Nao possuia governo, uma completa desordem.

Aline n-2 2-B disse...

6-Foi o momento que a populaçao revendicaram o direto de votar o que ficou conhecido como primavera dos povos.
7-E o voto seletivo define quem vota principalmente quem tinha dinheiro(homens)

8-(d)

9-A unificaçao vai sugir atravez do Zollverin uma unificaçao alfandegaria(sonegaçao de impostos) entre os países alemaes.Tendo um estado germanico poderoso voltado para a posse dos governamentares.

10-Estado centrlizado liberalismo e o socialismo.

Aline n-2 2-B disse...

6-Foi o momento que a populaçao revendicaram o direto de votar o que ficou conhecido como primavera dos povos.
7-E o voto seletivo define quem vota principalmente quem tinha dinheiro(homens)

8-(d)

9-A unificaçao vai sugir atravez do Zollverin uma unificaçao alfandegaria(sonegaçao de impostos) entre os países alemaes.Tendo um estado germanico poderoso voltado para a posse dos governamentares.

10-Estado centrlizado liberalismo e o socialismo.

everton número 13 2b disse...

(11)(a)O sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constituição.
(b)O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

(c)Monarquia é um tipo de regime político que reconhece um monarca (de forma hereditária ou eletiva ) como chefe do Estado, e, por vezes, como chefe do governo. A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social

Taiane Leite disse...

2-Ele tentou estabelecer uma ditadura, em 1851. E com 95% de aceitação a França se transforma no segundo império que dura de 1852 a 1870.
3-Com a crise da economia da França Carlos X queria restaurar os privilégios do clero e da nobreza. Mais causou um descontentamento popular e a burguesia se aliou ao povo e liderou uma serie de manifestações que vai ter como conseqüência a queda de Carlos X. Esse episodio passou a ser reconhecido como a revolução liberal de 1830.
4-a)
5--Amor a pátria, nasce com o intuito de juntar forças, vai servir para tirar a igreja do governo (poder), alimentado pelo interesse burguês surge um espírito nacionalista que visa à queda nos tributos e a possibilidade de aumento no mercado consumidor contradizendo os nobres e monarquistas.
6-Uma disputa direta entre republicanos liderados por Garibaldi e Mazzini, e os monarquistas liderados por Cavour. Os monarquistas queriam manter o domínio na Lombardia e Veneza visando conquistar as terras do norte, e os republicanos já viam conquistado o Módena, Toscana, Parma e as Sicilias, com o auxilio de Napoleão III.
7-É típico do Estado liberal e exigia que os seus titulares atendessem certas exigências tais como pagamento de imposto direto; possuir propriedades e usufruir de certa renda. A renda exigida para votar era de 100 mil-réis ( homem e acima de 21 anos).
8- d)
9-Com o Congresso de Viana surge uma confederação Germânica, liderado pela Áustria. Logo a Áustria vai sofrer uma oposição da Prússia, pois a Áustria era um país de economia agrária e a Prússia visava o processo de industrialização e um estado germânico poderoso. A unificação vai a partir daí surgir através de Zollverein, uma unificação alfandegária entre os países alemães.
10- Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo
11- (a)Uma espécie de monarquia, só que o poder do rei é apenas titular, quem toma as decisões e faz as leis é o parlamento.Parlamentalismo tava na mão do I ministro
(b)Presidencialismo: O poder das sanções das leis cabe ao presidente eleito pelo voto popular. Exemplo de país presidentalista é o Brasil.
(c)Monarquia: quem toma as decisões é o rei. O poder é hereditário, ou seja, passa de pai para filho.
(d)Ditadura: o poder está nas mãos do exército. Que toma o poder a partir de alguma revolta contra outra forma de governo que existira no país.
(e) Anarquia: sem governos, completa desordem.

douglas .A.correa n°9 série 2°anoB disse...

(1)A europa se encontrava três grandes ideologias centralizado,liberalismo,socialismo.
que veio o comgresso de viena que foi definido a restauração de territorios ea restauração das monarquiasque que o correran varios conflitos devido as grandes trasnformações no periodo da revoluçao industrial.
(2)Luis napoleão modernizou a frança mas trouse varios conflitos,principalmente com a prússia para inpedir que ela consiga a unificação com a alemanha.
(3)A revolução liberal de 1830 foi que a burguesia vai se aliar com o povo e liberar uma série de manifestação,as jornadas gloriosas,que vai ter como consequencia maior a queda de carlos X que acaba fugindo, esse periodo vai ser chamado de revolução liberal de 1830.
(4)alternativa (A).
(5)O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernest Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.
(6)As reivindicaçães na revolução liberal de 1848 foi que exigiam reformas politicas e o fim do voto censitário realizando reuniões e manifestações populares que vão ser conbatidas e repreendidas.
(7)voto censitário é um voto privado só os ricos poderiam votar,as pessoas que tinham uma classe superiora.
(8)alternativa(d)
(9)é o desenvolvimento economicoe vai surgir atrves zollvereil uma unificação aifadegaria entre os paises alemães.
(10)centralizado,socialismo,liberalismo.

everton numero13 2b disse...

(d)Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário
(e)A anarquia é erradamente associada ao caos, desordem e bagunça, seu verdadeiro sentido veio da palavra grega anarckos que significa "sem governo".

O anarquismo confia na convivência pacífica dos seres humanos, numa estrutura autogestionária, isto é, sem regras, autoridades e hierarquias. Valorizando apenas e sobretudo a liberdade natural de cada indivíduo.
A militância anarquista atua em diversos campos sociais, políticos e culturais. De maneira ora pacífica (através de eventos, manifestações, boicotes e panfletagens) ora violenta. Tal violência é usada apenas pelos mais radicais e em casos extremos, em reação às silenciosas bombas do estado: A bomba desemprego, a bomba salário mínimo, a bomba latifúndio, a bomba saúde terminal e a bomba ensino burro dentre outras.

Jéssica Cavanha nº 20 - 2º A disse...

(I)Se escontrava em grandes tranformações, principalmente territoriais e econômicas.

(II)Tentava combater o desemprego através da criação de Oficinas Nacionais. Luís Napoleão vai modernizar e desenvolver o país, porém também vai se envolver em vários conflitos.

(III) Foi quando Carlos X tenta restaurar os privilégios do Clero e da Nobrea, deixando a brunguesia de lado, essa fator aliado à crise econômica que afetava a França, causa um descontamento popular, provocando a junção da burguesia com o povo, assim liderando uma grande manifestação que provocou a queda de Carlos X.

(IV)(a)

(V) Sentimento de valorização do país, ou seja, valorização dos produtos, da cultura, língua, etc.

(VI)É constituído que a França será governada por uma Assembléia Geral e um presidente eleito por voto universal, com duração do mandato de 4 anos. Queriam restabelecer o direito de voto.

(VII) Era o direito de voto dado apenas aos homens com mais de 18 anos e possuintes de propriedades e títulos de nobreza.

(VIII) (d)

(IX)A criação da confederação Germânica composta por 39 estados.

(X) O Estado Centralizado, o Liberalismo e o Socialismo.

(Bônus)Parlamentarismo:o chefe do Estado, seja ele rei ou presidente, não é o chefe do governo e por isso não tem responsabilidades políticas. Ao invés dele, o chefe de governo é o Primeiro Ministro, o qual é indicado pelo chefe de Estado.

Presidencialismo: um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado.

Monarquia: é uma forma de governo em que o chefe de Estado é o monarca. O poder é transmitido ao longo da linha sucessória.

Ditadura:é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares.

Anarquia: é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.

Pamela Caroline 28 2º A disse...

Respostas:
I)Devido a desorganização que Napoleão ocasionou no territorio europeu, o Congresso de Viena vem para restaurar esses territorios e as monarquias, resultando tambem em diversos conflitos devido as grandes transformações que estavam ocorrendo com a industrialização, e o aumento das riquezas dos burgueses.

II)Ele vai fechar a Assembleia Nacional e estabelecer uma Ditadura, depois de um Plebiscito transforma a França no segundo Imperio. Vai modernizar e desenvolver o país, mas também vai se envolver em varios conflitos, sendo o pricipal contra a Prussia, quando impede a unificação desta com a Alemanha, com medo dela se torna uma nova potencia. Com um final desastroso, Napoleão III se torna prisioneiro dando inicio a Terceira Republica.

III)A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações, as Lornadas Gloriosas, que vai ter como consequencia maior a queda de Carlos X, que foge. Este episodio é conhecido como Revolução Liberal de 1830.

IV)alternativa correta - (a)

V)As pessoas tem lealdade ao Estado Nacional, possuem um sentimento de valorização pela nação.

VI)Exigiam o fim do voto censitario, alem de reformas políticas. Tambem reclamavam das más colheitas. Essas mnifestações populares vão ser combatidas e repreendidas.

VII)Direito de voto apenas a determinadas classes socias, de maior prestigio e que são minoritárias.

VIII)alternativa (d)Carbonários.

IX)A unificação vai surgir através do Zollverein, uma unificação alfandegaria entre os países alemães.

X)O Estado Centralizado, o Liberalismo e o Socialismo.

Bonus:
Parlamentarismo - o governo onde o sistema legislativo oferece a sustentação política para o executivo, o poder executivo é exercido pelo primeiro-ministro. No parlamentarismo o Chefe de Estado não é eleito pelo povo.
Presidencialismo: governo no qual o presidente, eleito pelo povo é o Chefe de Estado.
Monarquia: é onde o Rei governa como Chefe de Estado e a transmissão do poder ocorre de forma hereditaria.
Ditadura: governo onde não há participação popular, e o poder é controlado por militares.
Anarquia: governo que defendia a extinção do Estado e da propriedade, "sem governantes".

stefany gonçalves de souza ano a n 33 disse...

VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(a)pedreiros-livres.
(b)Cristãos-novos
(c)Maçons.
(d)Carbonários.
(e) Jacobinos.

R: letra d carbonarios

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:


(B)Presidencialismo:
(C)Monarquia:
(D)Ditadura:
(E)Anarquia:

Darlan Paranhos N°12 2°A disse...

(XI)a)é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, não podendo exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela Constotuição.

B)O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo.Ele exerce o poder executivo enquanto os outros dois poderes possuem autonomia.

C)Monarquia é um sistema de governo em que o rei governa um pais como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hererditária, portanto não a eleições para a escolha de um monarca.

D)governos onde não a participação popular.Na ditadura, o poder está em apenas uma instancia.

E)É um governo no qual nao a um governante.

Andressa Gottardi n°05 .2°'A' disse...

08)UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
( )pedreiros-livres.
( )Cristãos-novos
( )Maçons.
(x)Carbonários.
( ) Jacobinos.

Bônus...
11)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:é um sistema de governo onde o poder do parlamento oferece apoio politicoao poder executivo.
(B)Presidencialismo:é o sistema de governo onde quem manda é o presidente da republica, ou seja, o chefe de estado ou de governo.
(C)Monarquia:é um sistema monarca, onde o poderoso usa seus poderes sem pensar, a lei e as punições não tem limites , muitas vezes sendo muito rigorosas.
(D) Ditadura: sistema não democratic, um governo onde a população não tem participação nas decisões do Governo.
(E)Anarquia: é um governo movimentado por teorias e metodos filosoficos, estando então tentar formar um estado democratico onde os mais benificiados são eles.

stefany gonçalves de souza 2ano a n 33 disse...

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Presidencialismo::E um sistema de governo aonde o presidente da republica e o chefe de governo

(B)parlamentarismo e um sistema de governo aonde o poder palamentaroferece muito apoio ao politico a por executivo

(C)Monarquia:sistema monarco seus poderes sao ilimitados com funçao muito exagerados muitas veses


(D)Ditadura:sistema nao demogratico em governo onde a populaçao nao tem participaçao nas decisoes


(E)Anarquia:e um governo movimentado por teoria e metodos filosofico

stefany gonçalves de souza 2ano a n 33 disse...

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Presidencialismo::E um sistema de governo aonde o presidente da republica e o chefe de governo

(B)parlamentarismo e um sistema de governo aonde o poder palamentaroferece muito apoio ao politico a por executivo

(C)Monarquia:sistema monarco seus poderes sao ilimitados com funçao muito exagerados muitas veses


(D)Ditadura:sistema nao demogratico em governo onde a populaçao nao tem participaçao nas decisoes


(E)Anarquia:e um governo movimentado por teoria e metodos filosofico

Tatiane Nº:36 2º A disse...

Presidencialismo:um sistema, de governo onde quem foi eleito pela população é o chefe, aquele que manda em tudo, ele tem todo o poder, que é um poder executivo, o melhor o que tem mais poder, ou seja o melhor onde os outros só possuem autonomia.
Monarquia:pode se dizer que monarca tem que ter rei entre outros, com isso o rei monarca manda, um regime de governo, uma forma de governo onde só quem comanda que tem o direito de mandar, que é no caso o rei.
Ditadura:era tipo Fidel Castro, quem tinha o poder pelo país, ou seja, ele entra num poder onde só ele tem o direito de fazer tudo, e que a população nao tem nenhuma participação no governo nao podendo optar em nada, e esse governo era bem democratico através do modo como era governado.
Anarquia:era uma sociedade onde nao havia governo, um país ou um lugar onde ninguem governava, e que tudo era feito da forma que eles queria atraves de varios conflitos , porque nao tinha ninguem para governar, com isso eles confiavam na convivencia pacifica dos seres humanos, mais podemos dizer então que anarquia era onde nao havia governo, onde ninguem mandava, e eles faziam o que bem entendiam, sem ninguem para reclamar ou para mandar neles.

Giovani Monteiro Chaves n°17 2°A disse...

(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:Nesse modo de governo o lider do governo não tem pode politico e quem detem do poder são os palamentares que a qualquer momonte podem tirar o lider do governo do cargo.
(B)Presidencialismo:Nesse modo de governo o chefe de estado que é o presidente e como chefe é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos.
(C)Monarquia:Nesse modo de governo quem detem do poder é o monarca pois ele tem poderes ilimitados e ele quem toma todas as decisoes.
(D)Ditadura:Nesse modo de governo não existe participação popular é o contrario da democracia pois aqui o poder esta somente no lider ditatorial não dividido em varias instancias.
(E)Anarquia:Nesse modo de governo não existe lider pois os arnaquistas são contra qualquer tipo de orden hierarquica.

Jéssica Caroline n°19 - 2°A disse...

6- Exigiam reformas políticas e o fim do voto censitário, realizando reuniões e manifestações populares que vão eram combatidas e repreendidas.

10- As três grandes ideologias que se destacaram foi o Estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

11- * Parlamentarismo: Sistema de governo com poder legislativo, com poder executivo do primeiro-ministro.Como pode exemplo a Índia, Inglaterra, Sérvia.
* Presidencialismo:Sistema político, aonde quem lidera é o presidente da república. Podemos citar como exemplo o nosso país, o Brasil, que é governado por uma presidente, Dilma Roussef.
* Monarquia: É um governo em que, quem governa o país é o rei.
* Ditatura: Um governo, na onde o governante, seja ele rei,presidente ou primeiro-ministro, governa de acordo com suas vontades, sem respeitar a democracia.
* Anarquia : O que defende a sociedade, de total liberdade, resumindo, anarquia é algo sem um governo.

ANA PAULA n°4 2°A disse...

(4)alternativa: A

(6)r:descontente o povo vai dar inicio a varias revoltas, onde o governo para reprimir estes comflitos vão utilizar a força formanda em cada manifestação uma GUERRA CIVIL. instituiu-se então uma nova constituição onde fica definido que a FRANÇA sera governada por uma ASSEMBLEIA LEGISLATIVA e um presidente eleito por voto universal, com duração de mandato de 4 anos.

(10)r:O Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

(11)
(A)*Parlamentarismo:É uma forma de governo em que o parlamento oferece sustentação política para o poder execultivo.

(B)*Presidencialismo:É um sistema de governo em que o presidente é o chefe de estado.

(C)*Monarquia:É um forma de governo em que o rei é o chefe de Estado e,é monarco.

(D)*Ditadura:É o período em que os militares governaram o Brasil.

(E)*Anarquia:É um tipo de ausência de governo.

Francielly Pereira da Silva n° 15 2° "A" disse...

(VIII)o final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
R: Carbonários

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha
R: Criaçãoda confederação germanica composta por 39 estados e o desenvolvimento social economico da Prussia e germanicos.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R: Estado Centralizado, o Liberalismo e o Socialismo.
Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:É um sistema ou governo onde o poder do parlamento oferece muito apoio politico a por executivo.Ele é dividido entre presidente e parlamentares.
(B)Presidencialismo:É o sistema de governo aonde o presidente da republica é o chefe de governo.

(C)Monarquia:Sistema monarca, seus poderes são ilimitados, com funções muito exageradas.

(D)Ditadura:Sistema não democratico, em governo onde a população não tem participação nas decisões.

(E)Anarquia:É um governo movimentado por teorias e metodos filosoficos.

Andrielli Vieira n°6 2º A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
Com o governo de Luis Filipe a populção se encontrava empobrecida e sem participação na politica,exigindo a fim do voto censitário.mas o povo se manisfetou para ter direito ao voto.
(VII) O que é voto censitário?
Só votava homens maiores de 21 anos que possuiam terras.
(VIII)(d)Carbonários.
(IX)Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
Desenvolvimento economico e social dos estados Germanicos.
(X)Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
Estado Centralizado;onde só uma pessoa mandava,o Liberalismo;defesa da liberdade politica e economica, socialismo; um governo com idéias igualitárias.
(XI)(a)Parlamentarismo;é um sistema de governo em que o poder legislativo oferece sustentação politica para o poder execultivo.
(b)Presidencialismo; é um sistema de governo onde o presidente é o chefe de estado e de governo.
(c)Monarquia; É um sistema de govrno onde o rei é o chefe do estado.
(d)Ditadura; é um sistema de governo onde os militares tinham o poder de governar.
(e)Anarquia;é um sistema de governo onde a ausencia de um governante.

carolina santana da silva n °09 ana 2°A disse...

(VIII)No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
( )pedreiros-livres.
( )Cristãos-novos
( )Maçons.
(x)Carbonários.
( ) Jacobinos.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha ?
R; o principal motivo foi o desenvolvimento social e economico da prussia e germanicos.

X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R;o estadocentralizado; o liberalismo e o socialismo.

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:é um sistena de governo onde o poder do parlamento oferece apoio politico ao poder executivo.
(B)Presidencialismo:é o sistema de governo aonde o presidente de republica é o chefe de governo.
(C)Monarquia:
sistema monarco seus poderes são ilimitados, com função muito exagerado muitas vezes.
(D)Ditadura:sistema não democrâtico, em govermo onde a população não tem participação nas decisões.

(E)Anarquia:é em governo movimentado por teorias e mrtodos filosoficos.

Vinicius Jatobá n39 2° A disse...

1) O mapa da Europa está desorganizado por conta de Bonaparte,então eles fizaram o congresso de viena para reorganização do mapa e das monarquias,houve também varios conflitos por conta das transformações ocorridas na época .

2) Bonaparte governava com mãos de ferro,seu império diante da França éra centralizador e monopolizador,ele também modernizou e desenvolveu o país dando inicio a uma nova jornada.

3) A burguesia se juntara com a população e juntos vão liderar uma série de manifestações, as chamadas "revoluções gloriosas" que tera como consequencia a queda de Carlos x, esta chamada de revolução liberal de 1830.

4) Alternativa ( A ).

5) Nacionalismo é ter amor a sua patria e acima de tudo defendela em todas as hipoteses.

6) O fim do voto censitario e reformas politicas, juntamente com as
reclamações por conta das más colheitas.

7) O voto censitario é a monopolização do voto apenas para quem fosse mais abastardo na época.

8) Alternativa ( D )

9) A unificação surgira do Zollverein uma união alfandegaria entre paises alemães

10) As idéias são: O estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

Faixa Extra ( Bonus )

Parlamentarismo: O chefe de estado não é eleito por voto populacional,e sim pelo poder executivo com o apoio do legislativo,elegendo o novo chefe de estado.

Presidencialismo: O chefe de estado é eleito através do voto populacional, exercendo todos seus direitos.

Monarquia: O chefe de estado é o rei e o poder é passado hereditáriamente.

Ditadura: Quem, governa são os militares sem opinião populacinal.

Anarquia: Um governo sem formação de estado e propriedades,"sem governantes".

Anônimo disse...

Foi a ana paula qe coloco o celular da jessica santana dentro da bousa do Cleiton Manolo.

Thiago silva nº37 2º A disse...

(XI)Descreva as forma de governo:

(a)Parlamentarismo:é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo.


(B)Presidencialismo:é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado.

(C)Monarquia:é um tipo de forma de governo que reconhece um monarca.
A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.


(D)Ditadura:é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não.

(E)Anarquia:é uma sociedade onde não tem governo, ou seja, cada um faz o que bem entender.

Caroline Silva n°10/ 2°A disse...

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
Estado centralizado, liberalismo e socialismo.
Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:é um sistema de governo onde o presidente nao é pela votação do povo,e por isso nao tem resposabilidade pelo povo.
(B)Presidencialismo:ela é contituida em uma repulblica,onde o presidente da república é chefe de governo e chefe do Estado.
(C)Monarquia:é uma forma de governo onde o chefe do estado tambem pode ser o chefe do goververno.
(D)Ditadura:é uma forma de governo onde quem mandava no poder politico era os militares.
(E)Anarquia:é um governo que defendia a expansão do estado e da propriedade eles era contra qualquer tipo de ordem hierarquica.

Polyana Duarte n ° 31 ano 2°A disse...

VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que esidentifica corretamente os revolucionários acima mencionados:

(d)Carbonários.

IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
Ela vai surgir atraves do Zollverein,entre paises alemaes , com o congresso de viena vao criar a cofederacao germanica que é composta por 39 estados ,todos liberados pela Austria.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
são: estado centralizado, o liberalismo e o socialismo.

(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:
é quando o poder legislativo oferece uma sustentaçao politica para o poder executivo.
(B)Presidencialismo:
chega a ser um sistema de governo onde a pessoa que foi eleita é o unico chefe, quem realmente manda em tudo, ele possui o poder execultivo, ou seja, o melhor de todos, omde só possuem autonomia os que são legislativo e Judiciario.

C)Monarquia:
È onde o rei manda, chega a ser um regime de governo onde quem comanda é o rei.

(D)Ditadura:

poder pelo pais, tipo fidel castro, ou seja, ele entra no poder que só ele tem todo esse poder, e que populaçao nenhuma tem participaçao, quando seu governo era exercido era bem democratico.

(E)Anarquia:
E um tipo de sociedade onde eles nao possuem governo, e que todos fazem o que quiser de sua determinada forma.

Pamela Potochocki n:29 /2 ano A disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R-A frança passa por uma crise econômica e isso vai causar um descontentemento popular que aumenta a pressão no governo. A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações ,as jornada gloriosas que teve com consequencia a maior queda de Carlos x.



(VII) O que é voto censitário?

R-É um voto onde uma das participação é restriginda em alguma das partes.Um esemplo é o da mulher que antes não votava só o homem isso é o voto censitario é a descriminação na participação de algumas pessoas.

(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:

R-(d)Carbonários.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R-A unificaçãoda alemanha surge atravesdo Zollverein,uma unificação alfandegaria entre os países alemães.Com o conflito entre da Austria durante a querra da sete semanas a alemanha consegue a sua unificação.

Adriele Cardoso N:02 / 2 ano A disse...

7- O que é voto censitário?
R: o voto censitário é a concessão do direito do voto apenas aqueles pessoas que atendem certos dieitos que provem condição economica satisfatória. No Brasil esse voto teve vigos durante todo o império brasileiro.

8- No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
R: alternativa correta é a letra (D)-Carbonários.


9- Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R:A unificação da Alemanha vai surgi atraves do Zollverein, que é uma unificação alfandegaria entre os peíses alemães; Onde em 1860 vai iniciar uma modernização militar atraves de uma alinça entre a burguesia e proprietarios de terras.


10- Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:

Cleiton Ferreira n°11 2ºA disse...

(V) O que é nacionalismo?

R:Pode-se definir como o sentimento de defender aquilo que é próprio do país a este grupo de pessoas ou representantes do governo. Entre uma das medidas mais típicas do nacionalismo é tornar empresas privadas em estatais.

(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?

R:A vitória sobre a França, que teve que indenizar os vencedores(a Prússia) e ceder territórios como os da Alsácia e Lorena foi essencial para a unificação da Alemanha.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?

R:São o Estado centralizado(absolutista), o liberalismo(capitalista) e o socialismo(classe operária).

(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:
(B)Presidencialismo:
(C)Monarquia:
(D)Ditadura:
(E)Anarquia:

R:Parlamentarismo: as pessoas escolhem seus ministros que então escolhem o primeiro-ministro, que governará o pais.
Presidencialismo: o povo define a escolha do seu presidente que governará o pais com o auxílio de seus ministros.
Monarquia: Alguém governa a nação de acordo com a "vontade divina". Não existe votação.
Ditadura: uma pessoa ou grupo social se impõe aos outros para dominar o país

Natanael Rodrigues pinheiro n/ 25. disse...

(VI) Quais foram as reivindicações na revolução liberal de 1848?
R:A questão do desemprego,onde o governo para tentar combater o alto indice de desemprego vai propora criação de algumas oficinas nacionais,mas também reinvidicava a crição de leis trabalhistas que não são atendidas na assembléia constituinte de1848.

(VII) O que é voto censitário?
R:É o voto baseado na renda, honde só podiam votar pessoas que tinha uma boa instabilidade financeira ou que fosse um empresario ou politico etc.

(VIII) (UFF-1997) No final da chamada “era napoleônica”, derrotado o imperador francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forcas sociais e politicas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porem a onda revolucionaria e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 ate 1848. Na Itália, por exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico “contra as tiranias”, cuja grande meta era a unificação da nação italiana e o triunfo dos princípios liberais. Indique a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados:
(d)Carbonários.


(IX) Qual vai ser o fator principal para a unificação da Alemanha?
R:O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e Percebendo a ameaça a seu poder,ja que o governo autriaco vai ser contrário pois queria as terras do norte e vão manter dominio na lombardiae venezuela.

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R:Estado centralizado,o liberalismo eo socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:
R:É um sistema de governo no qual o chefe de estado não é eleito pelo povo, nao podendo exercer o gargo que não são atribuidos pela constituiçao.

(B)Presidencialismo:
R:É o sistema de governo onde o presidente da replubica é chefe de governo e chefe de estado.

(C)Monarquia:
R:Éum sistema politico que rechece um monarca eleito ou hereditário como chefe de governo.

(D)Ditadura:
R:É a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação seja bastante restrita quase invisivel.

(E)Anarquia:
R:Esta associada ao caso desordem ou bagunça o anarquismo confia na convivência pacífica dos seres humanos, numa estrutura autogestionária, isto é, sem regras, ou autoridades .

Lucas Dos Santos 2°A n° 22 disse...

(I)No contexto europeu do século XIX, é possível verificar a existência de três grandes ideologias sendo elas o Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo, onde estas nem sempre vão aparecer de forma clara mas sim subjetiva.

(II)vai modernizar e desenvolver o pais, mas também vai se envolver em vários conflitos, onde o principal vai ser contra a Prússia em 1870, onde tenta impedir que esta consiga a unificação com a Alemanha. Nessa empreitada desastrosa vai se tornar prisioneiro dando inicio a Terceira Republica na França que vai durar de 1870 a 1940

(III)A burguesia vai se aliar ao povo e liderar uma serie de manifestações, as Jornadas Gloriosas, que vai ter como consequência maior a queda de Carlos X que foge, este episodio vai ser conhecido como a Revolução Liberal de 1830

(IV)(a) Teve como um de seus expoentes Giuseppe Garibaldi, herói da unificação e líder dos camisas vermelhas, forcas populares e republicanas.

(V)Ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional, compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se auto-determinar.

(VI)- Durante a crise enconomica da França, onde a população empobrecida e sem participação politica, pois o voto era censitario, vai se opor ao governo, exigindo desta forma reformas politicas e o fim do voto censitario, realizando desse modo reunioes e manifestações populares.

(VII)- Voto censitario pode ser conceituado como a voto liberado apenas para homens, alfabetizados e economicamente sucedidos, ou seja apenas a elite poderia votar.

(VIII)-(d)Carbonários.

(IX)- O principal fator da unificação alemã foi o desenvolvimento econômico e social dos Estados germânicos, especialmente o da Prússia. A unificação vai surgir atraves do Zollverein, uma unificação alfandegaria entre paises alemães.

(X)- O Estado Centralizado, o Liberalismo e o socialismo.

(XI)- (a)Parlamentarismo: -Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo oferece a sustentação política para o poder executivo. Países parlamentaristas na atualidade: Canadá, Inglaterra, Suécia, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, Noruega, Finlândia, Islândia, Bélgica, Armênia, Espanha, Japão, Austrália, Índia, Tailândia, República Popular da China, Grécia, Estônia, Egito, Israel, Polônia, Sérvia e Turquia.

(B)Presidencialismo: -Nele, o Presidente da República é chefe de estado e também chefe de governo, portanto tem plena responsabilidade política e muitas atribuições. O mesmo é eleito pelo povo de maneira direta ou indireta.

(C)Monarquia: -Monarquia é um tipo de regime político que reconhece um monarca como chefe do Estado, e, por vezes, como chefe do governo. A ele, o ofício real é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

(D)Ditadura: -Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita.Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.ex: Napoleão Bonaparte

(E)Anarquia: -Quando existe um governo, porem sem governante.

Pamela Potochocki/ n:29 /2 ano A disse...

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R-As tres grandes ideologias foram o estado centralizado,liberalismo e o socialismo


(XI)Descreva as forma de governo:
(a)Parlamentarismo:é um sistema de governo onde o chefe do estado não é eleito pelo povo,não podendo exercer livremente os poderes que lhe são atribuídos pela constituição só os exerce a pedido do governo.



(B)Presidencialismo:é eleito pelo povo um presidente para governa o estado sendo o povo que escolhe.


(C)Monarquia:é onde um rei governa passando de geração em geração.

(D)Ditadura:É onde uma pessoa governo o estado não tendo participação popular pode ser uma ditadura apenas uma pessoa ou em grupo.

(E)Anarquia:é uma forma de governo onde á ausência de um governante.

Adriele Cardoso nº: 02 / 2 ano A disse...

(X) Quais foram as três grandes ideologias que surgem no Século XIX na Europa?
R- Foram o estado centralizado,liberalismo e socialismo.

Bônus...
(XI)Descreva as forma de governo:
a-Parlamentarismo:é um sistema de governo no qual o
Chefe de Estado não é eleito pelo povo.
b-Presidencialismo:é um sistema de governo no qual o presidente da republica é chefe de governo e chefe de estado.
c-Monarquia:é onde o Rei governa
d-Ditadura: é onde os militares comamanda todo os tipos de poderes, seja eles sociais, politico. juridicos e etc.
e-Anarquia:é a ausencia de um governo