Hoje na História:26 de novembro de 2011: O centenário de Mario Lago

"Esta cidade é meu vício.
Sinto um enorme prazer em ser carioca
".
Mário Lago

Carioca da Rua do Resende, Centro da Cidade, Mario Lago nasceu em 26 de novembro de 1911, numa família de músicos. E foi no bairro que viveu até 36 anos. Colecionador de histórias, as primeiras remetem à infância repleta de brincadeiras de pique e de bola com a criançada pelas calmas ruas do bairro. Na juventude, fundou a Embaixada do Buraco e junto com outros rapazes, divertia-se disputando jogos de carta nas praças da Cruz Vermelha e Tiradentes.

Na década de 30, estudou na Faculdade de Direito da Capital da República, então celeiro de arte aliada à política, vindo a se formar doutor.

Viveu os momentos da Lapa boêmia, gloriosa dos poetas, compositores e malandros, "época da minha adorável vagabundagem", como chamava. Frequentou também a vibração musical do trecho carioca entre a Rua da Assembléia e a Cinelândia, assíduo no mitológico Café Nice, e no Café Assirius do térreo do Municipal. Tempo esse em que se intensifica sua mutifacetada experiência artística como compositor, poeta, escritor, teatrólogo, ator... É esse circuito de linguagens que faz Mario deixar de vez a advocacia.

Compositor de mais de 200 músicas, teve como um de seus maiores parceiros Ataulfo Alves. Dono de papéis marcantes na tv, no cinema e no teatro, atuou intensamente na interpretação de seus personagens, como fez em tudo na vida, de forma apaixonada.

Apaixonado também pelo futebol, Mario compõe o rol dos ilustres torcedores do Tricolor das Laranjeiras. Mas entre tantas paixões, uma foi a maior de todas: Zeli, a companheira que conheceu durante uma manifestação política e com quem foi casado por quase 50 anos e teve 5 filhos.

"Discordo quando as pessoas falam 'no meu tempo'... Meu tempo é hoje. Fiz um acordo com o tempo: nem ele me persegue e nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra".

Este foi Mario Lago. Um dos mais completos artistas do século 20 no Brasil. E como se não coubesse mais facetas para um homem tão versatil no exercício da cultura, Mario Lago foi exímio militante político comprometido com a justiça social no país. Nada além...
Veja mais no Jblog...

Nenhum comentário: