Hoje na História:18 de agosto de 1942 - Povo pede resposta de Getúlio aos atentados do Eixo


"O Brasil viveu horas profundamente sentidas. De começo, a população surpreendida pela brutalidade inominável do atentado eixista, sentiu-se estarrecida. E a violência do golpe, traiçoeiro e tremendo, prostou-a em imensa tristeza e apatia.
Mas a reação não se fez tardia. E poucas horas depois, do Rio Grande ao Amazonas, todos os espíritos se conjugaram em demonstrações vibrantes de protesto. A alma do Brasil reviveu os seus dias aureos de gloriosa exaltação cívica. Homens, mulheres, moços das academias, alunos dos colégios, meninos das escolas, jovens e anciãos, todos sem discrepância de cor, crença ou credo político, se irmanaram em legítima revolta contra a hediondez do ultraje feito à nossa soberania, à injúria atirada à nossa Bandeira. No Rio, cérebro e coração do Brasil, essa revolta alcançou nível inatingido até agora...
... A concorrência excepcionalíssima e o entusiasmo trepidante da multidão transformaram o protesto duma classe na eclosão dos anseios de toda aquela imensa mole humana que, etnre aclamações ao Brasil e ao Chefe do Governo, aplaudia, delirante, os intépretes dos seus pensamentos. E falaram acadêmicos, professores, jornalistas, populares, todos condenando o vandalismo dos inimigos da cultura e da civilização e reafirmando a decisão do Brasil de defender, a qualquer preço, a soberania e a honra nacionais.
Veja mia no Jblog...

Nenhum comentário: