"As Instituições Sociais"



O que é Instituição Social?
São estruturas sociais estáveis ( ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.
São grupos estáveis e de existência duradoura.
Ex: família, Igreja,. Escola ou Empresa.
Subsistem graças à existência de regras e procedimentos padronizados, cujo objetivo fundamental é manter a coesão interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual ela faz parte.
Instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída e sedimentada na sociedade. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades.
São formadas para atender as necessidades sociais de uma sociedade. Elas servem de instrumento de regulação e controle das atividades dos membros dessa sociedade. Dois aspectos devem ser levados em conta: as diferenças entre grupo e instituição e a interdependência entre as instituições.
Veja mais...

Um comentário:

São Tantas Histórias disse...

1) Defina o termo “Instituições Sociais” .
2) Explique qual a diferença entre grupo social e instituição social.
3) Quais as relações que diferenciam a instituição Família da instituição empresa?
4) Cite os principais tipos de instituições sociais e fale um pouco sobre cada uma.
5) Explique:
a) Família monogâmica;
b) Família poligâmica;
c) Família poliândrica.
6) Escreva sobre as mudanças ocorridas no novo Código Civil brasileiro, que entrou em vigor a partir de 10 de janeiro de 2002.