História da Reforma Religiosa


O movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista. Durante a Baixa Idade Média, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja.
Veja mais...
Veja as 95 Teses de Lutero...

62 comentários:

São Tantas Histórias disse...

A Reforma Protestante começou em 1517 ,quando o monge Martinho Lutero afixou,na porta da igreja de Wittemberg,na Alemanha,famosas 95 Teses que criticavam posturas da Igreja Católica.
(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

Joice Liins disse...

(A) A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
(B)João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C)religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.
(D)A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica. Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito

greice 2°B N°15 disse...

(A)Porque eram perseguidos e protestavam contra esses perseguimentos.

(B)João Calvino e Henrique VIII.

(c)Queriam pessoas mais bem formadas nos altos cargos da igreja e queriam a Biblia como única fonte.

(D)Iniciou uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição quem estivesse contra a igreja morto e o Index Quem le-se livros proibidos era morto.

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Alana Reis disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
Porque os protestantes, criticam o seu modo de ensinamentos, o modo de como eles colocam as regras , e também o modo de agir dos religiosos.
B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
João Calvino,Enrique VIII,Ulrico Zuínglio,Johannes Oekolampad ,John Wyclif , Jan Hus ,Nicolaus von Amsd,John Knox .
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes? Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências.
(D)Como a Igreja Católica Reagiu? A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade.No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

izaias alves disse...

a igreja esta criando regras para poder organizar mais a fé dos fieis.
entretanto buscando melhorar o convivio entre religioes diferentes,mostrando a verdadeira fé.por tanto a riqueza,bundancia e outros nao entraram no ceu mas sim o que vc leva de dentro de vc o que vc faz aqui na terra.e tambem essa tese de lutero busca relacionar os meios acreditar,fé e salvaçao embora os ensinamentos que a igreja oferece esta relacionado a ter mais confiança em deus e em seus antepasados.por isso devemos sempre refretir "tudo posso naquele que me fortalece".

Mariane Araujo n°27,2°B disse...

(A)Protestante porque o grupo da igreja católica
protestava contra certas normas do catolicismo.
(B)João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante.
(C)políticas,sócio-econômicas,ideológicas
(D)foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, no Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Rose claudia 2ºB disse...

A) A palavra protestantes é usada para se referir as pessoas que eram contra os costumes, doutrinas da igreja católica. Como venda de indulgências, venda de objetos considerados sagrados e adoraçao a imagens.
B) Jean Calvin, Jan Hus, Nicolaus Von Ams Dorf, John Wycliffe, Jhon Knox.
C) As principais criticas eram em relaçao a venda do perdão em troca de sua fé.
D)Imediatamente após o início da Reforma Protestante, a Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma. Realizou-se, o Concílio de Trento, que resultou no início da Contra-Reforma ou Reforma Católica, na qual os Jesuítas tiveram um papel importante. A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Católica foram igualmente determinantes para evitar que as idéias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal, Espanha ou Itália, países católicos.
E) A liberdade religiosa é poder escolher a religiao que o mas te deixaria satisfeito espiritualmente. A liberdade religiosa não existe no mundo todo até porque atualmente existe paises que não dão liberdade de escolher sua própria religião.

Camila Besen disse...

(A)Foi usada originalmente pelos defensores da igreja católica,para caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da igrja católica.
(B)João Calvino,Henrique VIII,Huldreich Zwinglio,João Knox.
(C)Propostas: A salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências.
Criticas:os fiéis eram pressionados a pagar pelo perdão.
(D)A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento (1545-1563) e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus (1534), para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser.Não a liberdade religiosa não existe no mundo todo em alguns países as pessoas que escolhem outra religião a não ser aquela que tem no seu país é punido.

Eduardo Henrique. 2ºAno: B. disse...

(A) Pois não estavam satisfeitos com os atos da igreja catolica e nao encontraram nada mais apropriado do que "protestantes" pois estavam protestando contra algo que pensavam nao ser certor.
(B)Ulrico Zuínglio, Johannes Oekolampad, John Wyclif, Jan Hus, Nicolaus von Amsdorf, John Knox,
(C) Suas criticas eram sobre as indulgencias. E suas propostas eram que a salvação vem atraves da fé.
(D) A igreja reagi tentando frear reforma protestante incentivou aos sacerdotes catolicos a dedicarem se mais aos deveres espirituais.
(E) liberdade religiosa é voce poder escolher sua propria religiao e falar dela sem vergonha de espor o seu credo. Hoje em dia nos temos sim essa liberdade porem muitas pessoas ainda tem vergonha de espor sua religiao perante a sociedade. Porem nao podemos dizer isso do mundo todo pois isso varia de regiao para regiao.

Ariane Silva. 2º B disse...

(A)- A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
(B)- João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o Protestantismo.
(C)- Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tbm a retirada total das imagens de dentro do templo.
(D)- A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
(E)- Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Vi¢tØr dos $antØ$ 2°B disse...

REspostas
A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica,para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

B)Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros nomes como:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
* Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

C)Suas propostas eram:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
Suas críticas:os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão.

(D)A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento (1545-1563) e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus (1534), para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América.

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser.Não a liberdade religiosa não existe no mundo todo.

Everton Andrade disse...

As teses de Martinho Lutero são como passagens da bíblia dando sugestões divinas para o leitor, embora não apresentam capitulos e verciculos são ensinamentos religiosos que mostram o que é fé, dizendo frases verdadeiras, como por exemplo a tese 32 que diz:´Irão para o diabo, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência`isso é pura verdade porque não sabemos para onde vamos.Isso depende do que você vai plantar aqui, pois você vai colher o que plantou quando morrer.

LUAN CARVALHO 2ºB disse...

Martinho Lutero procura o esclarecimento da verdade em suas teses usando sempre a expresão; perdão e arrependimento.
Relata também que as dividas que Deus
perdoa ocorre com a humildade,sinceridade e o mais importante o arrependimento.
Com tudo ele retrata que salvação depende se você tiver fé, sendo que você não precisa sai falando, pregando para ter fé e mostra sua devoção por Deus.
Na realidade ele queria muda mostrar para a igreja católica que ela tinha que muda mesmo sendo padre, com tudo deu certo pois nos dias de hoje a igreja ja mudo bastante, e melhor ainda como ele não queria fundar outra igreja e sim melhora a igreja católica.
(A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica,e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
(B)Outros nomes do protetantismo são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
* Nicolaus von Amsdorf
* John Knox
(C)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.Isso acontecia muito naquela época a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.
(D)Para a igreja era a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e também a retirada total das imagens de dentro do templo.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, a igreja não decide a crença religiosa que você deve ou naão segui.

Thais Vieira 2º B disse...

A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

B)John Wycliffi
Jan Huss
Nicolaus von Amsdorf
John Knox

C) Criticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Propostas: eram a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;

D)A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus , para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América.

E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Camila Caroline disse...

(A)-Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
Enfim, o protesto começou e desde então todos os cristãos que não são católicos por não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.
(B)-João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo).
(C)-Eram as religiosas, políticas, sócio-economicas e ideológicas.
(D)-A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
(E)-liberdade religiosa é voce poder escolher a sua religiao ou deixa-la de ter. no entanto, na sociedade em que vivemos, falo da brasileira principalmente, pois ela é contaminada com as ideias de girico da Igreja Catolica, somos repreendidos nao apenas pela nossa escolha religiosa, mas por tudo que fazemos ou deixamos de fazer. e como disse a pessoa da resposta a cima, existe so um Deus. entao, nao importa a religiao, o que importa é ter fé.

Patrícia 2°B disse...

A)foi usado pelas pessoas que não aceitavam o seu modo de ensino,as suas leis.

B)Wycliffe, Jan Huss,Nicolaus von Amsdorf e John Knox.

C)Propóstas -a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
Críticas-os fiéis eram pressionados a pagar pelo perdão.

D)Promoveu o Concílio de Trento e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América.

E)significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro.No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Gabriel Nogueira 2°B disse...

A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica,para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

B)Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros nomes como:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
* Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

C)Suas propostas eram:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
Suas críticas:os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão.

D)A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento (1545-1563) e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus (1534), para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América. Com o Concílio de Trento pouca coisa mudou.

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser. não tem liberdade religiosa no mundo todo.

Aline dos Santos 2ºb disse...

(A)Foi usada originalmente pelos defensores da igreja católica,para caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da igrja católica.
(B)João Calvino,Henrique VIII,Huldreich Zwinglio,João Knox.

Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros nomes como:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
* Nicolaus von Amsdorf

C)As pricipais criticas eram pela relaçao do perdao
e)Liberdade religiosa é poder ter sua propria escolha religiosa.Não porque em alguns países as pessoas não tem liberdade para escolher a religião que quer seguir.

Taiane Leite disse...

(A) Porque foram alguns católicos que começaram a PROTESTAR contra a religião católica e formaram novas religiões.
(B) João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C) Eram religiosas,Politicas Ideologicas,Socio-economicas
(D) A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica
(E) Liberdade religiosa é voce poder escolher a sua religiao ou deixa-la de ter. no entanto, na sociedade em que vivemos, falo da brasileira principalmente, pois ela é contaminada com as ideias de girico da Igreja Catolica, somos repreendidos nao apenas pela nossa escolha religiosa, mas por tudo que fazemos ou deixamos de fazer. e como disse a pessoa da resposta a cima, existe so um Deus. entao, nao importa a religiao, o que importa é ter fé.

Kalissa Marcela 2ºB disse...

A)A palavra protestante é usada para se referir as pessoas que eram contra os costumes, doutrinas da igreja católica. Como venda de indulgência, vendas de objetos considerados sagrados e a adoração a imagem.
B) Juan Calvin, Jan Hus, Nicolaus Von Ams Dorf, John Wycliffe, John Knox.
C) Suas propostas eram:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
Suas críticas:os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão e pela sua fé
D)Imediatamente após o início da Reforma Protestante, a Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma. Realizou-se,o Concílio de Trento , que resultou no início da Contra-Reforma ou Reforma Católica, na qual os Jesuítas tiveram um papel importante. A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Católica foram igualmente determinantes para evitar que as idéias reformadoras encontrassem divulgação.
E) A liberdade religiosa é o poder de escolher a religião que lher deixa-se satisfeito espiritualmente. A liberdade religiosa não existe no mundo todo porque hoje nãao existe paises que não dão liberdade de escolher suas próprias religiões.

Mateus Rodrigues disse...

A) A palavra protestante usou para caracterizar os criticos da igreja católica, no qual muitas dessas criticas eram referidas ao papa.

B)Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros nomes como:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
* Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

C)Suas propostas eram:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
As suas criticas:os fiéis eram obrigados a pagar seus pecados com angum tipo de riquesa.

D)A igreja católica reagiu com o barroco que foi uma forma de conciliar a razão.

E)É aquela que a pessoa segue a reliogião que ela acha ser melhor,hoje ainda podemos dizer que as pessoas são livres para escolher a religião que bem entender, e não ser forçado a seguir tal religião oportunista.Mas não em todo o mundo por que a religião que se não for seguida a pessoa é considerada pecadora e o unico perdão é a morte.

Eduardo Spadari 2ano B disse...

(A)Ele usou essa palavra porque eles nao seguiam mais os costumes.
(B)Ulrico Zuinglio, Johannes Oekolampad, Jan Hus, John Knox, John Wyclif, Nicolaus von Amsdorf.
(C)A venda de indugencias.
(D)Ela fez uma contra-reforma que foi um metodo para impedir a expansão dos protestantes.
(E)LIBERDADE RELIGIOSA É AS PESSOAS poderem escolher sua religiao sem se importar com as outras pessoas.

Douglas .A. correa disse...

(a)usou a palavra protestante porque Martinho Lutero um padre alemão, que ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
(b)João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo).
(c)críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão porue diziam que aquela maneira era da cruz onde Jesus fora pregado;
(d)Ela reagia com o Barroco que foi uma forma de conciliar a razão( a razão por que esse foi o renascimento, a saída da religiosidade, e a busca pela razão, ciência) com o catolicismo.
(e)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crensa religiosa que quiser,sim por que cada um tem o livre arbitrio ou seja ele pode faser o que quiser.

Joice Silva disse...

(A)O nome de "Reforma Protestante se deve ao fato de Martin Lutero atravez da publicação das 95 teses ter protestado contra diverços pontos da doutrina da Igraja Católica.
(B)Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio .Na Alemanha Martin Lutero.John Knox e Erasmo de Roterdã.
(C)As principais criticas feitas eram pelo fato de a Igreja Católica pregar que quanto mais dinheiro você der a igreja mais chances vocẽ tem de ir pro céu
(D)A resposta da Igreja Católica denomina-se Contra-Reforma e a atitude tomada foi censurar a qualquer custo quem questionasse o seu poder e a sua doutrina o principal acontecimento da contra-reforma foi o Massacre da noite de São Bartolomeu.
(E)O direito das escolhas de ter a religião a qual mais se identifica sem ser nada imposto...e de suas ações serem pensadas por si só e não pela vontade da "igreja".

Karem Lima disse...

(A)Pois foi o melhor nome para as pessoas que nao estavam de acordo com a forma que os "superiores" da igreja catolica,vendia o perdao. Entao eles protestavam contra essa forma de iludir as pessoas,surgindo dessa forma o que chamamos de protestantes.
(B)Joao Calvino,Henrique VIII,Huldreich Zwinglio,João Knox.
(C)As principais críticas eram a respeito da venda do perdao em troca de bens materiais.Eles acreditavam que sua salvaçao nao estava na troca de riquezas e sim na sua estadia na terra,no que voce fez de bom,a fé tambem seria um fator importante,talves ate o maior de todos para garantir a plenitude divina.
(D)Ela reage criando a contra reforma,que serviu para revitalizar a igreja diante de todas estas situações que a faziam perder estados para o protestantismo.
(E)Liberdade religiosa é poder de escolha de cada pessoa em relaçao a religiao que ela deseja seguir e no que ela deseja acreditar.Nao,pois existe paises em que as pessoas ja nascem dentro de uma determinada religiao,nao tendo o poder de escolha sendo obrigada a seguir seus preceitos.Um exemplo claro é o conflito existente Israel X Palestina.

jaqueline mariana disse...

(A)a palavra era usada para defender a igreja daqueles que criticava as doutrinas da igreja...
(B)João Knox,Huldreich Zwinglio,Teodoro de Beza,Guilherme Farel,João Calvino,Erasmo de Roterdão...
(C)as principais criticas:que os fiéis deveriam pagar pelas indulgências.
Mas eles deviam pagar pelos pecados,caso contrario queimariam no inferno.
(D)Ela censurava aqueles que se oponhavam contra as suas leis.
(E)é fazer aquilo que bem entendia da maneira quq gostaria.hoje,em algumas sim em outras existe um tipo de doutrina.

Ed. Matheus disse...

A) Utilizou-se da palavra "Protestante" porque eram perseguidos e protestavam contra esses perseguimentos.

B) Além de Lutero, João Calvino e Henrique VIII eram associados ao protestantismo.

C)As críticas e propostas eram que queriam pessoas mais bem formadas nos altos cargos da igreja e queriam a Biblia como única fonte.

D) A Igreja Católica reagiu iniciando uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição (quem estivesse contra a igreja era morto) e o Index ( Quem lesse livros proibidos era morto).

E) Liberdade Religiosa significa liberdade de escolha entre religiões. Sim e não porque depende de cada país.

Taila janiele 2º°°° disse...

a)porque eles protestavam contra os seus perseguidores.

b)João Calvino e Henrrique VIII

c)eles acreditavam que a biblia era a unica fonte e queriam pessoas que entendesse da biblia pra trabalhar para eles .

d)iniciou uma contra reforma e quem estivesse contra a igreja ere morto,e não podia ler livros e fazer coisas proibidas se não também era morto.

e)liberdade de cada escolha cada pessoa tem que ter sua liberdade de escolher ,sim e não porque depende de cada pais.

Monique dos Santos 2º A disse...

a) Porque eram perseguidos e protestavam contra esses perseguimentos.

b) João Calvino e Henrique VIII.

c) Queriam pessoas mais bem formadas nos altos cargos da igreja e queriam a Biblia como única fonte.

d) Iniciou uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição (quem estivesse contra a igreja morto) e o Index ( Quem le-se livros proibidos era morto).

e) liberdade de escolha entre religiões. Sim e não porque depende de cada país.

Carolina 2°A disse...

(A)Porque existia um grupo que era contra os mandamentos.
(B)João Calvino, Henrique VIII, Urico Zuínglio.
(C)critica:Os fieis eram precionados, a pagar pelo perdão.
propostas:a salvação vem pela fé e não pela compra.
(D)ela reagiu de boa forma.
(E)significa que cada um tem liberdade de escolher o que quer e seguir sua propria religião. sim existe.

bia...zinha disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:porque existia um grupo que era contra os mandamentos da igreja e assim ``protestaeles protestavam.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:Jhon Wycliffe e Jan Huss.
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:criticas:não ter moral,cobrar muitos "impostos".
propostas:melhorar a visão da igrejha segundo o povo,para que o povo crer cada vez mais em Deus,etc.
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:a igreja não gostou,porque achava que iria perder teus "fieis".
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:poder escolher que religião seguir,não porque em muitos países é como se fosse um dever seguir a religião de sua familia,como por exemplo no Marócos,a religião e seu país é só uma.

Ana Paula 2ºA nº4 disse...

A) Porque eram perseguidos e protestavam contra esses perseguimentos.

B) João Calvino e Henrique VIII.

C) Queriam pessoas mais bem formadas nos altos cargos da igreja e queriam a Biblia como única fonte.

D) Iniciou uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição e o Index

E) liberdade de escolha entre religiões. Sim e não porque depende de cada país.

Vini & Rafael disse...

Vinicius Jatobá

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?

R:A palavra *protestante* foi usada como um julgamento para todos que estavam vivendo o monopólio da igreja católica e perceberam que estavam apenas sendo usados e inganados pelas idéais de que,voce poderia entrar no céu se comprasse a chave divina,que o seu pecado poderia ser perdoado se voce pagasse em ouro ao clero,entre outras calamidades da época.E é por isso que a igreja católica chamou a todos os criticos de *Protestantes* .

Taila janiele 2ºA disse...

a) Porque eram perseguidos e protestavam para pararem de ser persegudos.

b) João Calvino e Henrique VIII.

c) eles queriam a biblia como unica fonte.

d) Iniciou uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição,quem fizesse alguma coisa de erradop era morto.

e) liberdade de religiões. Sim e não porque depende de cada país.

Andrielli disse...

(A)Protestantes vem de protestar,protestar algo, comportamento Porque prostestaram contra a forma da igreja estabelecer as leis de Deus na terra.
(B)John Wycliffe, Jan Huss Wycliffe, João Calvino e Henrique VIII.

Jéssica Cavanha 2ºa disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A igreja era manipuladora, conseguia tudo dos fiéis usando o nome de Deus, como a venda de indulgências, a venda de títulos, etc., e apartir do momento em que Lutero começou a manifestar suas ideias de que para conquistar a salvação era preciso apenas acreditar em Deus, que Cristo veio para nos salvar dos pecados, acreditava que um cristao era recompensado devido às suas orações. Devido a isso todos que eram contra essas "ideias" da igreja eram chamados de protestantes.

Tainara 2ºA disse...

(A) Porque eles protestavam contra os ensinamentos e não concordavam.
(B)John Wycliffe, Jan Huss Johann Tetzel.
(C) Eles acreditavam que precisava ter fé para ser salvo e não comprar a salvação.
(D)Criticando os ensinamentos e as doutrinas.
(E)Liberdade religiosa significa cada pessoa participar da religião que quiser.
Atualmente existem várias religiões, porém, ainda tem muita discriminação entre elas.

Jéssica Caroline 2°A disse...

a) Porque eles eram perseguidos e protestavam contra isso

b) João Calvino e Henrique VIII.

c) Queriam pessoas bem formadas nos altos cargos da igreja e queriam a Biblia como única fonte.

d) Iniciou uma Contra-Reforma: Criaram a Inquisição e o Index

e) Liberdade de escolha entre as religiões. Sim e não porque depende de cada país.
Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.

Carina kerber 2ºA disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica


(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:Alguns nomes podem ser asociados tambem como precursores da reforma protestante, tais como John Wicliff na Inglaterra e John Huss seu discipulo nascido na Bohemia, regiao da Rep. Checa. Huss cujo nome significa ganso ou pato no momento de sua morte como martir disse profeticamente: voces podem matar o ganso, mas daqui a cem anos surgira o Cisne, referindo-se a Lutero a esse voces nao conseguirao matar. Cem anos mais tarde surgiram entao Martinho Lutero na Alemanha, Joao Calvino em Genebra e Zuinglio em Zurique na Suica, mas o maior de todos os reformadores foi Lutero homem ousado que fixou as 95 teses na porta da catedral de wittenberg provando que o justo viveria pela sua fe e nao pelas obras.

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica.

(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito..

Thiago 2ºA disse...

(A) Historicamente, a palavra protestante foi utilizada como um apelido pejorativo pra identificar um grupo de pessoas que expressaram seu protesto.Pois ele estava discordando da doutrina imposta pela igreja católica romana.

(B) Martinho Lutero
John Wyclif
William Tyndale
Jan Huss
João CALVINO
John Knox
Henrique VIII

(C) Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências.
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e também a retirada total das imagens de dentro do templo.

(D) A Igreja Católica reagiu à reforma através do Concílio de Trento.
O Concílio de Trento foi uma reunião de todos dos líderes da Igreja Católica em busca de soluções para a impedir a expansão do protestantismo.

(E) Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade.
Mas ela não existe no mundo todo.

Andressa Gottardi 2°A disse...

(A)porque existia um grupo que era contra todos os mandamentos da igreja.
(B)Henrique XII, Johann Tetzeu,
(C)proposta:que a salvação vem atravez da fé e não atravez da compra.
critica:os fieis tinham que pagar para ter o perdão.
(D)Ela não reagiu bem, porque achava que ia perde seus seguidores.
(E)que cada ser humano tem a vantagem de escolher a sua crença de religião. Sim, porque as pessoas tem o direito de escolher a religião que quer seguir.

jhonatan 2ºA disse...

(A) Porque Martinho Lutero escreveu 95 teses discordando da doutrinha imposta pela igreja católica romana.
Muitos apoiou e aceitou as 95 teses de Martinho Lutero, e abandonaram a igreja. Então receberam o nome de "PROTESTANTE",aqueles que apoiaram a reforma Protestante

(B)Martinho Lutero - Alemanha
John Wyclif - Inglaterra
William Tyndalen - Inglaterra
Jan Huss - Boêmia do Sul
João CALVINO - França
John Knox - Escócia
Henrique VIII - Inglaterra
(C) Suas propostas eram:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências;
Suas críticas:os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão.

(D) a igreja forçou lutero a negar os seus ensinamentos,mas como não conseguiu fazer ele negar, expulçou ele da Igreja.

(E) Liberdade religiosa significa que cada um tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa, não existe punição, mas existe o preconceito.

Diego 2ºA disse...

a]porque todos os cristãos que não são católicos não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.

b]Calvino, Henrique 8º

c]religiosas,políticas,sócio-econômicas e
ideológicas

d] A Igreja Católica reagiu à reforma através do CONCÍLIO DE TRENTO.
O Concílio de Trento foi uma reunião de todos dos líderes da Igreja Católica em busca de soluções para a impedir a expansão do protestantismo.

e]Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro

Patricia Martins 2°ano A disse...

A) Porque criaram um grande protesto contra a igreja catolica, onde eles questionavam o modo com que ela vinha sendo pregada, então lutero resolveu abrir uma nova igreja (Igreja protestante)

B) Henrique VIII, João Calvino e John Wyclif

C) Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto. Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo.
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

D) Os protestantes eram perceguidos e proibidos de participar de todos os eventos religiosos da epoca


E) Significa ter o direito de acreditar e seguir a religião que quiser poder ser livre para adorar qualquer Deus ou Santo,no dias atuais ainda axistem muitos paise que a religião deve ser apenas uma e se não for seguida corretamente a pessoa éjugada ou até mesmo morta por não seguir a leis da religião

Tatiane Ribeiro disse...

(A)foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica levou ao estabelecimento do Protestantismo.
Esse movimento resultou na divisão da Igreja entre os "católicos" de um lado e os "reformados" ou "protestantes".
(B)John Wy,Henrique VIII
(C)O protestantismo critica os valores materiais, bem como as práticas Católicas de venda de indulgências e pagamento de dízimos que sustentavam a aristocracia absolutista. Para a doutrina protestante que trabalha arduamente tem direito a acumular riquezas.
(D)Reagiu contra a reforma protestante.
(E) Que cada um tem o direito de escolher a religião que te faz bem, depende em alguns lugares sim, ja em outros é diferente.

Valéria Sales 2º A disse...

A) Porque eles desprezavam o modo com qual a igreja agia e formava opiniões, a partir de então surgiu o nome de protestantes pelo fato deles não concordarem com a opinião e as normas da Igreja Católica.
B) João Calvino, John Wyclif e Henrique VIII.
C) Criticas: os fiéis eram pressionados a pagar pelo perdão, prática conhecida como venda de indulgências.
Propostas: Salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e também a retirada total das imagens de dentro do templo.
D) Eram perceguidos e eram proibidos de participar de qualquer movimento religioso da época.
E) Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.

Francielly 2° A disse...

(A) R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

(B) R: Martinho Lutero -Alemanha
John Wyclif (1320-1384) - Inglaterra
William Tyndale - Inglaterra
Jan Huss (1370-1415)-Boêmia do Sul
João CALVINO (1509-1564) - França
John Knox - Escócia
Henrique VIII -Inglaterra

(C) R:Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

(D) R: A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição.
Percebendo que os livros e impressos tinham sido muito importantes para a difusão da ideologia protestante, o papado instituiu, em 1564, o Index Libro rum Prohibitorum, uma lista de livros elaborada pelo Santo Ofício, cuja leitura era proibida aos fiéis católicos.A Igreja perdia adeptos e assistia à contestação e rejeição de seus dogmas, mas demonstrou no Concílio de Trento que ainda era muito poderosa e tinha capacidade de reação
Estas duas medidas detiveram o avanço do protestantismo, principalmente na Itália, na Espanha e em Portugal.
Para remediar os abusos da Igreja e definir com clareza sua doutrina, organizou-se o Concilio de Trento (1545-1563). O Concilio tomou uma série de medidas, entre as quais citamos:
• Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminários. Não poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos.
• Estabeleceu que as crenças católicas poderiam ter dupla origem: as Sagradas Escrituras (Bíblia) ou as tradições transmitidas pela Igreja; apenas esta estava autorizada a interpretar a Bíblia. Mantinham-se os princípios de valia das obras, o culto da Virgem Maria e das imagens.
• Reafirmava a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciação.


(E) R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.

Caroline Silva n°10/ 2°A disse...

(A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.
(B)Jonh Wyclif; Jan Hus; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox,João Calvino,HenriqueVIII.
(C) proposta:a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências; criticas:os fieis tinha que pagar pelo seu perdão (D) A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade.Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Jéssica Cavanha 2ºA // nº 20 disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A igreja era manipuladora, conseguia tudo dos fiéis usando o nome de Deus, como a venda de indulgências, a venda de títulos, etc., e apartir do momento em que Lutero começou a manifestar suas ideias de que, para conquistar a salvação era preciso apenas acreditar em Deus, que Cristo veio justamente para nos salvar dos pecados. Devido a isso todos que eram contra esses ideais da igreja eram chamados de protestantes.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
John Wycliffe e Jan Huss.
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
A quebra do monopólio da igreja,contra o comportamente imoral do clero, contra a "investidura leiga", as heresias e os mmovimentos reformistas. As propostas feitas por eles eram a desnecessidade da igreja e somente as Escrituras Sagradas eram a fonte de fé ( a Bíblia), preservar apenas o batismo e a comunhão que segundo eles somente na eucaristia havia a presença real de Cristo, a simplificação do culto, ou seja, com a instrução e comunhão com a substituição do latim pelo alemão.
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
Ela perseguia os protestantes e os privavam de participar dos eventos religiosos.
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
A liberdade de ter escolha de seguir ou não uma religião, de poder opinar sobre seus ensinamentos sem ter que "pagar" por isso. Não no mundo todo, mas há países que condenam o racismo (referente à religião , ou qualquer outrao comportamente racista)
e há também aqueles que não tem leis referentes a isso, em algumas religiões a opinião ou crítica de pessoas as levam a correr riscos diante aos seguidores da religião, um exemplo disso é o islã, em que os seguidores acreditam que os infiéis devem morrer.

natanael rodrigues pinheiro disse...

(A) Porque, Lutero, foi o primeiro a criticar a igraja catolica postolica romana, ele queria mudar exatas 95 pontos na igreja, a igreja acatou o pedido de 45.

(B) João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expulsou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)

(C)os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.

(D)Ela reagia com o Barroom que foi uma forma de conciliar a razão( a razão por que esse foi o renascimento, a saída da religiosidade, e a busca pela razão, ciência) com o catolicismo, ou seja a religiosidade nisso esse barroco repercutiu em diversas tipos de arte na arquitetura, pintura, escultura.
(E)é o livre abítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.

Giovani Monteiro 2° A n°17 disse...

a)utilizou-se essa palavra para mostra q esse novo seguimento de religião era contrario a o antigo e eles erão contrarios aos catolicos q eles protestavão contra a ideias catolicas.
b)João Calvino,Enrique VIII foram algumas das pessoas que ajudarão na reforma protestante.
c)umas das criticas era a venda de indulgencias que era a venda de perdão divino e as propostas deles erão que para conseguir o perdão so com arrependimento do pecador e so com fé vc coseguiria ser salvo não precisava pagar nada a igreja pra obter a salvação.
d)a igreja catolica fez perseguiçoes contra os protestantes e proibirão eles de participar de todos os evetos religiosos da epoca.
e)liberdade religiosa siginifica que o cada ser humano tem a liberdade de escolher qual vai ser sua religião qual vai ser sua crença;não existe hoje no mundo todo liberdade religiosa mas no Brasil existe liberdade religiosa so q ainda se tem muito preconceito.

Gleison Aragão Leão 2° disse...

(A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

(B)João Calvino, Enrique Oitavo,John Wyclif, William Tyndale, Jan Huss, John Knox.

(C)religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.
políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.
sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).
ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".

(D)o que sei foi que quando o padre Lutero,Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da igreja católica e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica e suas ideias, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.

(E)Significa que toda pessoa tem direito de espressar sua religião qualquer que seja ela,no mundo todo não tem liberdade religiosa por alguns paises não permitir por exemplo os evangelicos e entre outros não permitir a biblia.

Pamela CAroline 2° A disse...

Respostas:
A)Martinho Lutero, era totalmente contra o que a Igreja Católica estava pregando naquela época, então ele deu inicio à uma série de criticas, protestanto e pregando o que ele acreditava - que a salvação vinha pela fé que o próprio individuo possuia - por isso, foi usado o nome protestantes para identificar os que eram contras as pregações da Igreja Catolica.
B)Principais percusores da reforma: John Wycliffe e Jan Huss.
C)A principal critica dos protestantes era contra a venda de indulgências, onde o clero vendia títulos eclesiasticos e também o perdão - a salvação - infiltrando na sociedadevalores nada religiosos e sim capitalistas, vizando lucros. Os protestantes pregavam que para a salvação era preciso seguir a Palavra de Deus, se arrepender verdadeiramente dos pecados e não pagar pelo perdão. A salvação é individual, onde cada um precisa estar de bem consigo mesmo e firme em sua fé.
D) Professor não terminei.

Cleiton Ferreira 2ª disse...

a)Por se oporem a mentalidade compartilhadas pelo alto clero na Igreja Católica("protestantes" vem de protestar).
b)Henrique VIII e João Calvino são,junto com Lutero os principais nomes da Reforma Protestante.
c)O comportamento imoral do clero,a venda de indulgências e a intervenção na economia são as principais críticas.O que todas estas igrejas surgidas tem em comum é a proposta de encaminhar estas pessoas ao reino de Deus de acordo com sua fé e objetivos.
d)Inicialmente,ela reagiu com violência,reprimindo a todas as tentativas anteriores de criarem uma igreja separada da Igreja Católica.
e)Poder escolher sua religião.Nem todos tem liberdade para isso.

Naiara 2A disse...

A)Por que eles eram os que protestavam as atitudes da igreja católica como o pagamento do dizímo,indulgências e etc:
b)João Calvino,Henrique VIII,são outros exmplos de protestantes.
c)Eles criticavam a venda de indulgência para a salvação do pecado e presença de imagens dentro do templo.Suas respectivas propostas seriam a salvação atraves da fé e não por compras de indugências e a retirada total das imagens dentro dos templos pois julgam que o homem não pode ter a Imagem de Deus feita manualmente por outro ser humano.
d)A igreja reagiu com perseguições aos protestantes e proibição de participar dos eventos catolicos.
e)Podemos enfatizar como liberdade religiosa a direito que temos de escolher determinada religião.Ela não existe em todo o mundo pois existe exceções onde a religião é unica e primordial.

Polyana Duarte disse...

(A)Como se fosse uma forma de defender a idéia da igreja como esta escrito na biblia.É uma forma de estabelecer as leis de Deus para todosa nós na terra.
(B)John Wycliffe,Jan Huss, Johann Tetzeu,Henrique VIII e João Calvino.
(C)Martinho Lutero teve que recitar um pai nosso em latim a cada degrau da escada sagrada ,Lutero tambem estabeleceu as 95 teses.
(D)A igreja expulsou lutero,e o forçou - o a negar seus ensinamentos.
(E)significa poder inventar uma religiao

Adriele M. 2 ano A disse...

A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

B)São:João Calvino, Henrique VIII...e outros como:Ulrico Zuínglio,John Wyclif (ou Wycliffe),
Jan Hus (ou Huss),
Nicolaus von Amsdorf,
John Knox.

C) As criticas são por que os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como "venda de indulgências".Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão por que diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus foi pregado ou pedaços de tecido por que diziam que era do lençol onde Jesus foi enrolado, a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proibido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
E as propostas é a salvação que vem pela fé e não pela compra de indulgências e também a retirada total das imagens de dentro do templo.

D)A igreja foi perseguida pelos protestantes...com proibicoes e perdas de suas riquezas.

E) Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

natiele 2*A disse...

A) A palavra protestante foi usada pelos defensores da igreja catolica,para defender suas crenças,costumes,e para caracterizar as pessoas que os criticos que faziam a reforma religiosa.
B)John Wycliffe,Jan Huss Wycliffe,e Martinho Lutero,João calvino,Henrique VIII
C)Os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'.Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão porque diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.
D)Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.
e)A liberdade de religião e de opinião é considerada por muitos como um direito humano fundamental. A liberdade de religião inclui ainda a liberdade de não seguir qualquer religião, ou mesmo de não ter opinião sobre a existência ou não de Deus.existe ate hoje sim por que cada um tem suas escolhas de crença,ou no que acreditar.

Andrielli disse...

(A)Protestantes vem de protestar,protestar algo, comportamento.Porque prostestaram contra a forma da igreja estabelecer as leis de Deus na terra.
(B)John Wycliffe, Jan Huss Wycliffe, João Calvino e Henrique VIII.
(C)Uma das forma de protesto foi quando Lutero subiu as escadas de Wittenberg rezando pai nosso em latim,uma crítica do comportamento imoral do clero e a proposta de estabelecer as leis de Deus.
(D)Reagiu de forma inaceitável sobre o comportamento de Martinho Lutero perante as autoridades da igreja católica.
(E)Liberdade Religiosa significa termos nosso ponto de vista particular sobre tal religião.Sim podemos dizer que existi no mundo todo pelo fato de não existir somente a religião Católica.

Pamela Caroline Moura disse...

Respostas:
A)Martinho Lutero, era totalmente contra o que a Igreja Católica estava pregando naquela época, então deu incio á uma série de críticas, protestando e pregando o que ele acreditava, que a salvação vinha pela fé que cada individuo possuia, por isso foi usado o nome Protestantes para identificar os que eram contra as pregações da Igreja Católica.
B)São considerados também principais fundadores: John Wycliffe e Jan Huss.
C)A principal crítica dos protestantes era contra a venda de indulgencias, onde o clero vendia títulos eclesiásticos e também o perdão, infiltrando na sociedade valores nada religiosos e sim capitalistas, vizando lucros. os protestantes pregavam que para a salvação era preciso seguir a Palavra de Deus, se arrepender verdadeiramente dos proprios pecados e não pagar pelo perdão. A salvação é individual, onde cada um precisa estar de bem consigo mesmo e firme em sua fé.
D)A igreja Católica em reação ao Protencionismo criou a Contra-Reforma, que atuou na peregrinação, para arrebanhar mais pessoas para o catolicismo. Criou também movimentos como: Companhia de Jesus, onde jesuítas catequizavam as populações dos continentes americanos e asiáticos, convertendo um grande número de pessoas. veio também a Inquisição, onde perseguiam "sinônimos" de bruxaria e aqueles que se revelam contra o catolicismo eram considerados infiéis e eram excluidos de todos os acontecimentos da igreja, além de também serem perseguidos.
E)Liberdade religiosa, significa que temos autonomia de escolher a religião que quisermos seguir, temos o livre arbitrio. Essa liberdade não está presente no mundo todo, pois em muitos países orientais, aqueles que não seguem a religião padrão são excluidos e punidos.

Ana Caroline. 2º 'B' disse...

(A)- A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
(B)- Martinho Lutero, João Calvino,Enrique Oitavo.
(C)- O protestantismo, critica o despojamento dos valores materiais, bem como as práticas Católicas de venda de indulgências e pagamento de dízimos que sustentavam a aristocracia absolutista. Para a doutrina protestante que trabalha arduamente tem direito a acumular riquezas e aplicá-las, isso não denigre o homem, ao contrário, o fortalece.
(D)- A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo. Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.
(E)- Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Jana Conceição disse...

(A) Pois na quela época a igreja Catolica tinha o "poder", ela alferia proveito do nome de Deus para obter riquezas. Entao se deu o nome de "protestantes" para os criticos que protestavsm esse modo de agir da igreja, eles assim como Lutero acreditavam que a salvação se dava atravez sua própria fé.
(B) Juntamente com Martinho Lutero vieram: John Wycliffe,Jan Huss, Johann Tetzeu,Henrique VIII e João Calvino.
(C)Criticavam as regras e os modos de agir da Igreja Catolica principalmente a venda de indulgencias. Eles tinham em vista que somente a fé é que poderia levar ao caminho da salvação.
(D)Reagiu com a Contra reforma, longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas, a contra reforma estabelesceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé catolica.
(E)Liberdade religiosa significa ter livre-arbítrio, ou seja, liberdade para escolher que religião quer seguir independentemente de qual seje ela.
Nao existe Liberdade religiosa no mundo todo, em alguns países um individuo ja nasce dentro de uma religiao sem ter o direito de muda-lá, tendo que seguir essa determinada doutrina. A intolerância religiosa ainda está presente em vários países do mundo como na China, no Paquistão, no Irão e na Arábia Saudita.