Dom de iludir, Dom de lutar!

Os donos do poder não abrem “mão da manipulação da ignorância que é feita em seu proveito”.( Ludmilla Elyseu Rocha, “O trabalhador e o direito à educação” . web: http://www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria_pesq/Revista_CADE/CADE_11/nona_parte.doc) Exemplo disso, é o descaso que a educação sofre no Mato Grosso do Sul. Governantes, administradores com a cumplicidade da mídia transforma um simulacro de política educacional em educação “multicolorida” que segue no ritmo do “desenvolvimento”: alunos recebem kits e uniformes escolares, computadores e professores com o 3º melhor salário do Brasil.
Mas o real e fantasia não se mesclam. Com efeito, a educação está um caos: salas superlotadas, indisciplina e falta de material didáticos. E para o desespero da categoria: o amargo 6% de reposição oferecido não repõem as perdas salariais causadas pela inflação. Com o seu dom de iludir, o Sr. Governador tenta tapear os profissionais da educação dizendo que irá negociar com outras categorias dos servidores e depois reavaliar a situação dos profissionais da educação.
Além disso, Pucinelli, é contra a ampliação da hora atividade - redução das atividades em sala de aula e destinado a preparação das atividades escolares . Esta simples medida evita que os professores adoeçam, assim, com menos licenças e gastos médicos teríamos mais qualidade de vida e, consequentemente, uma educação de qualidade.
No entanto, o que se pode fazer perante o quadro de abandono em que se encontra a educação? A estratégia dos dirigentes sindicais foram apostar na negociação e eleger professores ao Parlamento e Prefeituras . Com efeito, vários professores chegaram ao poder: Tetila, Biffi, Pedro Kemp, João Grandão, Lauro Davi, entre outros, mas tais alternativas se revelaram equivocadas, pois não se traduziram em conquistas e melhorias para educação.
Assim, pelo exposto, somente iremos conquistar uma educação a serviço dos trabalhadores com resistência e luta, isto é, a situação exige uma resposta de organização e mobilização.Conscientes dessa tarefa, a CSP-Conlutas, estará presente em todas lutas com o objetivo de derrotar as políticas do governo Pucinelli, que promovam a destruição dos serviços públicos e de arrocho salarial.

Onildo Lopes
É professor, coordenador da CONLUTAS ( Coordenação Nacional de Lutas –MS), e militante do PSTU( Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados).
E-mail: onildolopes@yahoo.com.br
Escreve regularmente no S.T.H...

2 comentários:

Marcia disse...

Muito esclarecedor o artigo do professor Onildo,entra governo e sai governo e a coisa continua de mau a pior...
O que faremos,...

São Tantas Histórias disse...

Cara seu artigo me lembrou uma música da Legião Urbana...
Até bem pouco tempo atrás
poderíamos mudar o mundo
Quem roubou nossa coragem?
O capetalismo,a Mídia ...