As Unificações e o Imperialismo no Século XIX


No final do século XVIII e início do XIX, no contexto da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte procurou difundir os ideais da revolução por toda a Europa. Para isso, Napoleão conquistou países na Europa. Senhor do continente, Napoleão disseminava pelos países conquistados os ideais liberais franceses.
Contudo, os países europeus entraram em confronto direto contra Napoleão e a França, principalmente a Inglaterra, que via na França uma possível rival no continente ao seu poderio militar e industrial.
Em 1813, Napoleão fora derrotado por uma coligação de países europeus (Inglaterra, Prússia, Áustria e Rússia). Após a derrota de Napoleão, as grandes potências européias - Áustria, Inglaterra, Rússia, Prússia e a França restaurada - reuniram-se em Viena (Áustria), numa convenção internacional a fim de restabelecer a situação política européia anterior à Revolução Francesa. Foi o Congresso de Viena, que buscou restaurar a monarquia nos países europeus conquistados por Napoleão e reinstalar a aristocracia no poder. Paralelamente, propunha também restabelecer as fronteiras nacionais na Europa neste mesmo período.
Veja mais...

Nenhum comentário: