A Reforma Religiosa do século XVI



A Reforma Religiosa do século XVI

A Reforma Protestante
começou em 1517 ,quando o monge Martinho Lutero afixou,na porta da igreja de Wittemberg,na Alemanha,famosas 95 Teses que criticavam posturas da Igreja Católica.
(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Veja mais...

87 comentários:

Prof.: Dantas disse...

E ai galera do 8ªano essas são as atividades programada para a aula do Absolutismo...
Poderam usar o google para pesquisar,fazendo as respectivas referências bibliograficas...
Bom estudo...

JENIFER 2° FASE B disse...

oi galera boa aula para todos...

JENIFER BRUNA 2° FASE B disse...

BOA NOITE GALERA BOA AULA...

Laiany 2°faseb disse...

e ai galera.....

zuleide disse...

e ai galera...blz

LINNY 2° FASE B disse...

EAI GALERA BOA NOITE...

Jessé disse...

adoro estudar nessa escola !!!

katy disse...

[red] ♥

simone cristine disse...

Olá galera da sala da 2ªfase do eja...

crislaine 2fase b disse...

crislaine 2fase b
Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.

SIMONE 2ªFASE disse...

segunda-feira, 02 de março de 2010
Trabalho de História

Trabalho de História
Questões da reforma religiosa ou protestante

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.

geraldo junior s.2°fase 'b' disse...

a)Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas.
Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam.
Ao longo de duas semanas toda a Alemanha já sabia do protesto de Lutero e em dois meses toda a Europa. Enfim, o protesto começou e desde então todos os cristãos que não são católicos por não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

b)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

c)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080325152945AAK8wPO

d)o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318142549AAm6Y9O

Aline Cristina 2ªfaseB disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?

Se usa a palavra protestante, porque foi exatamete isso o que eles fizeram, um protesto contra a igreja católica, numa época em que a igreja dominava.
e Martinho lutero traduziu a biblia para o latim para que todos pudessem ler, então eles viram que nem tudo o que a igreja pregava era verdade. por isso deu um inicio aoum protesto entre a igreja eo povo.
Aline cristina machado

B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?

katyane 2º fase B disse...

R;(A)Porque eles se protestaram contra a igreja católica. Pensaram que era errado suas práticas.

(C)Religiosas; Políticas; sócio-econômicas; Ideólogicas.

(D)A Igreja perdia adeptos e assistia à contestação e rejeição de seus dogmas, mas demonstrou no Concílio de Trento que ainda era muito poderosa e tinha capacidade de reação

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade, No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

LAIANY 2° FASE B disse...

A) Protestante porque o grupo de dssidentes da igreja católica
protestava contra certas normas do catolicismo e então criaram o protestantismo.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080227132505AAHCSUc

B) Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

eferson fabio sontag disse...

(a)pq usou a palavra protestante(para caracterizar os criticos da igreja catòlica?
Por último, o termo "protestante" vem de "protestar", daí a denominação atribuída até hoje a essas igrejas, que nada tem de pejorativo. É apenas uma forma de referência, que também é utilizada por eles próprios. Católicos, Luteranos, Metodistas, Batistas, Adventistas, não é o mais importante: o mais importante não é viver com a Bíblia embaixo do braço, é praticar ações que mostrem efetivamente o conteúdo da fé. Fé sem ação é fé vazia, inútil, que não leva a parte alguma.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080520134737AA26v2D

kenedy disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críB)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo
ticos da Igreja Católica? ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo

Felipe Cardoso SALA:8_A disse...

(A): Por que se usou a palavra protestantespara caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R: Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

leonardo , gustavo 8ªano A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

Thiago moreira disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
a) religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.
(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

daniela da silva 8 ano A disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.
B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox. C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes? R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
D)Como a Igreja Católica Reagiu? R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra. E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo? Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Felipe Cardoso SALA:8_A disse...

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:Protestantismo é a denominação do conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de reforma da Igreja Católica Apostólica Romana, por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome. Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) não concordavam com as tentativas de reforma, o que produziu uma separação entre as emergentes igrejas reformadas e uma reformulação na Igreja Católica, a chamada Contra-Reforma, que reafirmou explícitamente todas aquelas doutrinas rechaçadas pelo protestantismo (Concílio de Trento).

(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.

(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Bruna Louveira 8ªano A disse...

a)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

b)
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
c)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.




d)"A situação da igreja católica, em meados do século XVI, era bastante difícil: ela perdera metade da Alemanha, toda a Inglaterra e os países escandinavos; estava em recuo na França, nos Países Baixos, na Áustria, na Boêmia e na Hungria.

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição. O Tribunal da Inquisição foi muito poderoso na Europa nos séculos XIII e XIV, No decorrer do século XV, porém, perdeu sua força. Entretanto, em 1542 este tribunal foi reativado para julgar e perseguir indivíduos acusados de praticar ou difundir as novas doutrinas protestantes.
"A situação da igreja católica, em meados do século XVI, era bastante difícil: ela perdera metade da Alemanha, toda a Inglaterra e os países escandinavos; estava em recuo na França, nos Países Baixos, na Áustria, na Boêmia e na Hungria.

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição. O Tribunal da Inquisição foi muito poderoso na Europa nos séculos XIII e XIV, No decorrer do século XV, porém, perdeu sua força. Entretanto, em 1542 este tribunal foi reativado para julgar e perseguir indivíduos acusados de praticar ou difundir as novas doutrinas protestantes.

e)ter liberdade para ter a sua própia religião.Sim ela existe em todo mundo.

leonardo , gustavo 8ªano A disse...

(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
o Lute­ranismo (séc. XVI), o Calvinismo-zvinglianismo (séc. XVI) e o Anglicanismo (séc. XVI); após estas Igrejas clássicas dentro do Protestantismo, vêm a Igreja Presbiteriana (séc. XVI/XVII), a Congregacional (séc. XVII), a Batista (séc. XVII), a Metodista (séc. XVIII). Dentre as seitas, enumeramos os Quakers (séc. XVII), os Mórmons (séc. XIX), a Ciência Cristã (séc. XIX), o Exército da Salvação (séc. XIX), os Adventistas (séc. XIX), as Testemunhas de Jeová (séc. XX), os Amigos do Homem (séc. XX) e os Pentecostais (séc. XX).

Mariana Ramos e Juliana Cramolisk 8a disse...

(A)Historicamente, a palavra protestante foi utilizada como um apelido pejorativo pra identificar um grupo de pessoas que expressaram seu protesto (daí o nome) contra o Édito de Worms. O Édito de Worms continha a condenação de Martinho Lutero e considerava-o fora-da-lei e um herege pela sua oposição às doutrinas da Igreja católica. Como este decreto proibia crer e ensinar as doutrinas luteranas (diferentes das da igreja católica), um grupo de pessoas começou a se manifestar contra, os protestantes. http://www.qued.com.br/site/index.php/duvidas/Pq-se-usou-a-palavra-protestantes-para-caracterizar-os-criticos-d

(B)Na Suíça, foi um ex-padre, Huldreich Zwingli, quem difundiu o Protestantismo e, na França, o propagador foi João Calvino (1509-1564). A Reforma Protestante também triunfou na Escócia e nos Países Baixos.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contra-reforma/protestantismo-1.php

(C) (a)religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.

c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).

d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080506190116AAujahe

(D) a crise religiosa passou a ser um elemento de convergência das lutas de classe. De um lado, o poder senhorial católico (nobreza feudal e alto clero), do outro, a burguesia ascendente e o campesinato oprimido.
http://74.125.47.132/search?q=cache:c9wJuBMcSkcJ:www.salesiano.com.br/media/reforma%2520e%2520contra%2520reforma%2520protestante.pps+(D)Como+a+Igreja+Cat%C3%B3lica+Reagiu%3F&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Geovane Shigueo disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica (B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
quem respondeu (1)
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.
E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade para poder escolher no que
acredita,poder optar pelo que melhor lhe
convém,sem que seja obrigado(a) pela
família,pela sociedade em geral a uma
determinada escolha ;essa liberdade
religiosa aos poucos veêm se tornando
realidade com o passar dos anos,depois
de muitas atrocidades que ocorreram na
história da humanidade,que enganou o povo
utilizando o nome de Deus para conseguir
dinheiro,como ocorreu na época do Clero
que aliado a burguesia,fazia com que o
povo paga-se indulgências,impostos etc;
tudo em nome de Deus!

INGRID disse...

A) A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
B)João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
C)a) religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.

c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).

d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".

bruna freitas e bianca freitas 8 ano A disse...

A)Se usa a palavra protestante, porque foi exatamete isso o que eles fizeram, um protesto contra a igreja católica, numa época em que a igreja dominava.A expressão "protestante", foi acunhada para aqueles que se opunha contra a doutrina da igreja católica, em face principalmente das descobertas de Martinho Lutero.
b)Martinho Lutero, João Calvino.João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)

http://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR.http://br.answers.yahoo.com/ c)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.O protestantismo critica o despojamento dos valores materiais, bem como as práticas Católicas de venda de indulgências e pagamento de dízimos que sustentavam a aristocracia absolutista. Para a doutrina protestante que trabalha arduamente tem direito a acumular riquezas e aplicá-las, isso não denigre o homem, ao contrário, o fortalece. Em outros termos é a exaltação das práticas burguesas que enriqueciam fundamentalmente com o comércio e tinham seus interesses prejudicados pelo clero e pela aristocracia.
http://br.answers.yahoo.com/ D)o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica.http://br.answers.yahoo.com/ E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.http://br.answers.yahoo.com/

Leticia Santiago 8 ano A disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica? R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica. (B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo? R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido. D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra (E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo? Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

mirian e dalva disse...

Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080227132505AAHCSUc
B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?

Juliana Angelo 8ªano A disse...

a)
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
b)
Martinho Lutero (1483-1546) - Alemanha
John Wyclif (1320-1384) - Inglaterra
William Tyndale - Inglaterra
Jan Huss (1370-1415) - Boêmia do Sul
João CALVINO (1509-1564) - França
John Knox - Escócia
Henrique VIII - Igreja Anglicana - Inglaterra
c)
Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

Jenifer Larissa 8°A disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

(b)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).


D)Como a Igreja Católica Reagiu?

leandro lisbinski 8° disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.
Postado por Jornal do "29 de Março" às 07:58

LEONARDO ,GUSTAVO 8ªano A disse...

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, texto de Max Weber publicado originalmente em 1904, foi e continua sendo uma referência fundamental em se tratando de questões que problematizam as relações entre religião e sociedade. Isso se aplica igualmente a situações tão opostas quanto a constituição histórica das cosmologias que definem a "modernidade" ocidental e o significado e impacto dos novos grupos pentecostais no Brasil.

Larissa 8 A disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.
E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...
http://ensinofundamentalcom.blogspot.com/2009/03/teoricos-do-absolutismo-nicolau.html

Rosicleide Arcanjo 2ª fase "b'' disse...

Trabalho de História
(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?

R:A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080227132505AAHCSUc

B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?

R:Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Pro…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestanti…

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?

R:Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080325152945AAK8wPO

D)Como a Igreja Católica Reagiu?

R:"A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica. Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus"

Fonte(s):
leia mais em:
http://www.brasilescola.com/historiag/co…

E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

R:"Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito..."

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Rosangela 2ª "b" disse...

Trabalho de História:
(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?

R:Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências.Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080520134737AA26v2D

(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?

R:Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Pro…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestanti…

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?

R:Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080325152945AAK8wPO


(D)Como a Igreja Católica Reagiu?

R:A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318142549AAm6Y9O


(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito..."
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Maira Lorraine 8°A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:Historicamente, a palavra protestante foi utilizada como um apelido pejorativo pra identificar um grupo de pessoas que expressaram seu protesto (daí o nome) contra o Édito de Worms. O Édito de Worms continha a condenação de Martinho Lutero e considerava-o fora-da-lei e um herege pela sua oposição às doutrinas da Igreja católica. Como este decreto proibia crer e ensinar as doutrinas luteranas (diferentes das da igreja católica), um grupo de pessoas começou a se manifestar contra, os protestantes
site : qual é a sua dúvida



(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

site: jornal do "29 de março"

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:-religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

-políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.

-sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).

-ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".

site : yahoo.com


(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.

site : yahoo.com



(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

site : yahoo.com

Nathiele ý Patricia 8º C disse...

(A)• A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

(B)•Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

(C)•Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

(D)•A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.

(E)•Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

site : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Julio 8° C disse...

Nicolau Maquiavel – Defende que a política deve atender ao interesse nacional.
Thomas Hobbes – Para Hobbes a autoridade do Estado deve ser absoluta, para proteger os cidadãos contra a violência e o caos da sociedade primitiva. É lícito o rei governar despoticamente já que o próprio povo deu a ele o poder absoluto.
Jacques Bossuet – Autoridade do rei é sagrada, ele age como um ministro de Deus e rebelar-se contra ele é rebelar-se contra Deus.



Questões da reforma religiosa ou protestante

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.



Jornal do "29 de Março"

Andressa 8°c disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
Acho que é meio óbvio... Porque eles se protestaram contra a igreja católica. Pensaram que era errado suas práticas.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
Satanas! Satanas está em todas.

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
socialismo as principais criticas e que todo o dinheiro era contido pela igreja

(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
"A situação da igreja católica, em meados do século XVI, era bastante difícil: ela perdera metade da Alemanha, toda a Inglaterra e os países escandinavos; estava em recuo na França, nos Países Baixos, na Áustria, na Boêmia e na Hungria.

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição. O Tribunal da Inquisição foi muito poderoso na Europa nos séculos XIII e XIV, No decorrer do século XV, porém, perdeu sua força. Entretanto, em 1542 este tribunal foi reativado para julgar e perseguir indivíduos acusados de praticar ou difundir as novas doutrinas protestantes.

Percebendo que os livros e impressos tinham sido muito importantes para a difusão da ideologia protestante, o papado instituiu, em 1564, o Index Libro rum Prohibitorum, uma lista de livros elaborada pelo Santo Ofício, cuja leitura era proibida aos fiéis católicos.

A Igreja perdia adeptos e assistia à contestação e rejeição de seus dogmas, mas demonstrou no Concílio de Trento que ainda era muito poderosa e tinha capacidade de reação

Estas duas medidas detiveram o avanço do protestantismo, principalmente na Itália, na Espanha e em Portugal.

Patricia ý Nathiele 8º C disse...

(A)•A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

(B)•Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

(C)•Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

(D)•A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.

(E)•Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

Site :http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

jhonata ano 8° disse...

(A)é uma denominação abrangente para as diversas observações críticas feitas a respeito das posições atuais ou históricas da Igreja Católica... JOSOMAR

(B) é uma denominação abrangente para as diversas observações críticas feitas a respeito das posições atuais ou históricas da Igreja Católica. Uma vez que a Igreja Católica é a maior das igrejas cristãs, representando mais de metade de todos os cristãos,[1] e de um sexto da população do mundo...DEMORO

(C)os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto...ADRIANA

(D)Maior grupo de cristãos do mundo. Denominada Igreja Católica Apostólica Romana, possui cerca de um bilhão de seguidores, número maior do que todos os demais grupos cristãos somados. Fundamenta-se nos ensinamentos de Jesus Cristo...DANY

(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro...JOSIMAR

thiago da costa santos 8° c disse...

Trabalho de História

Componentes:
Matheus Felipe nº 14
Maria Gabriela nº 32
Jessica Thaís nº 29
Silvestre Junior nº 15
Maria Alanderlânia nº 31





Não tenha medo de usar o intelecto!

Formação do intelecto humano

Quando se fala em inteligência, quase que imediatamente relacionamos a palavra com o acervo cultural que a pessoa dispõe. Ser menos ou mais inteligente é observado como possuir, mais ou menos, um conjunto de informações que nos garanta a inserção em qualquer roda social específicas.
Na verdade, o desenvolvimento intelectual está além dos fatores culturais. O que nos torna inteligentes e não somente culto é o processamento das informações que absorvemos todos os dias. Há, basicamente, duas formas para transformamos nossas experiências e observações em conhecimento, para agirmos de forma inteligente nas situações vividas:
- A primeira delas nos indica a agirmos de forma ativa em nossas ações, ou seja, que certas experiências provocadas por nossa iniciativa ajudam a compor informações, positivas ou negativas, que nos favorecem em futuras ações e nos indicam rumos diferentes ou abordagens melhores trabalhadas. Isto nos garante um melhor aproveitamento do tempo e uma escalada no processo de desenvolvimento intelectual.
- Em segundo plano, mas de igual valor no processo, estão às experiências externas, vividas e sentidas por outras pessoas, que, observadas e analisadas por nós, fazem com que obtenhamos o discernimento do que é conveniente ou inconveniente adequado ou inadequado ao que teremos que experienciar.
Em grande parte dos acontecimentos, nós sabemos como reagir, pois, automaticamente nosso intelecto processa a experiência e apresenta uma resposta; entretanto, como em qualquer sistema de comunicação, os ruídos podem danificar o entendimento. No caso, as emoções humanas em descontrole são a maior fonte do ruído ao desenvolvimento intelectual.
O intelecto é tão importante na vida do ser humano, que tem que cultivá-lo, e não atrofiá-lo com misturas, como drogas, álcool, tabaco, alucinógeno e outros vícios daninhos, pois ele que sofre as conseqüências, o intelecto, porque geralmente se força uma divisão muito importante que é a memória, e esta, ao monitoramento pode se mostrar infiel, e assim vem à pressão do intelecto e por conseqüência a perda de faculdades importantes desse centro maravilhoso

Izabella Carvalho disse...

Trabalho de Ed. fisica

Trabalho
De
Ed. Física
Escola Estadual “29 de Março”
Aluno: Matheus Felipe Freitas Torres nº 14
Professor: França
Ano: 8º Turno: matutino Turma: “ u“


Portalegre/ RN
12/05/2009
Atividade avaliativa de educação física
Alimentação Saudável
1º- Na educação física, que nutrientes são necessários para uma boa alimentação?
R: Os nutrientes mais eficientes e que aumentam a capacidade intelectual são: sais minerais, vitaminas do complexo B, proteínas completas de origem animal (carne, ovos, leite, queijo) e água.
2º- Descreva algo sobre esses nutrientes.
R: Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue).
As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular dos aparelhos gastrintestinal. Elas são coenzimas envolvidas nas produções de energia e podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Elas devem sempre ser ingeridas juntas, mas uma determinada vitamina B poder ser consumida de duas a três vezes mais do que outra no tratamento de um determinado problema.
Proteínas completas de origem animal (carne, ovos, leite, queijo):
Carne: Dá-se o nome de carne ao tecido muscular dos animais, incluindo o homem. É formada principalmente de proteínas, gorduras e água. Esse tecido é usado como alimento para os animais carnívoros, incluindo o homem - exceto os que adotam uma dieta vegetariana.
Ovos: O ovo é uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo (pro núcleo feminino, haplóide) com o núcleo do espermatozóide (pro núcleo masculino, haplóide) por cariogamia, o que dá origem à célula diplóide denominada ovo ou zigoto.
Leite: Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos.
Queijo: Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizada, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro".
A água representa mais da metade do nosso peso, compondo cerca de 70% do corpo humano. Ela é fundamental na reprodução das células e no metabolismo, ajudando a eliminar toxinas, sujeira e gordura. Portanto, uma boa hidratação vai garantir pele bonita e saudável, limpeza do organismo e perfeita atividade renal e intestinal.
3º- Onde o cálcio é encontrado?
R: O cálcio é encontrado em vegetais de folhas escuras, como couve, couve-manteiga, nabiça, folhas de mostarda e brócolis, sardinhas, moluscos bivalves, ostras e salmão. Em laticínios, ovos, cereais, feijão e frutas.
II - Parte
4º- No mundo caótico em que vivemos qual a importância da educação física?
R: A Educação Física tem dois objetivos primordiais que é a saúde preventiva e a sociabilização. Deve educar-se e gerar autonomia para o homem compreender e cuidar de seu corpo, em suas necessidades e potenciais biológicos visando a saúde de forma preventiva (saúde física e mental através da adoção de bons hábitos em seu cotidiano).No foco sociabilização tem como objeto a integração social, normas de conduta e civilidade além de moral e cívica.Todos esses dois objetivos primordiais devem ser enfocados , sempre, no contexto socio-cultural-econômico de cada região ou país.
5º- Todos os seres humanos devem praticar exercícios físicos? Por quê?
R: Sim, pois todos os seres humanos devem ter bons hábitos alimentares, só assim terão condições de melhorar sua qualidade de vida.

thayna 8° ''C'' disse...

A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080227132505AAHCSUc

B)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

C)A principal reclamação era esta: a venda de indulgências.
A reivindicação principal dos protestantes não tem nada a ver com o que se fala hoje: Era seguir a palavra de Cristo, para se ter direito ao céu: quer dizer para ser salvo, bastava se arrepender de todos os pecados, tentar não pecar mais e viver uma vida cristã, ao estilo de Cristo.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041227AAcnQsK

D)o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318142549AAm6Y9O

E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Catiele 8°C disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas.
Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam.
Ao longo de duas semanas toda a Alemanha já sabia do protesto de Lutero e em dois meses toda a Europa. Enfim, o protesto começou e desde então todos os cristãos que não são católicos por não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
Martinho Lutero (1483-1546) - Alemanha
John Wyclif (1320-1384) - Inglaterra
William Tyndale - Inglaterra
Jan Huss (1370-1415) - Boêmia do Sul
João CALVINO (1509-1564) - França
John Knox - Escócia
Henrique VIII - Igreja Anglicana - Inglaterra
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
socialismo as principais criticas e que todo o dinheiro era contido pela igreja
D)Como a Igreja Católica Reagiu?
"A situação da igreja católica, em meados do século XVI, era bastante difícil: ela perdera metade da Alemanha, toda a Inglaterra e os países escandinavos; estava em recuo na França, nos Países Baixos, na Áustria, na Boêmia e na Hungria.

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição. O Tribunal da Inquisição foi muito poderoso na Europa nos séculos XIII e XIV, No decorrer do século XV, porém, perdeu sua força. Entretanto, em 1542 este tribunal foi reativado para julgar e perseguir indivíduos acusados de praticar ou difundir as novas doutrinas protestantes.

Percebendo que os livros e impressos tinham sido muito importantes para a difusão da ideologia protestante, o papado instituiu, em 1564, o Index Libro rum Prohibitorum, uma lista de livros elaborada pelo Santo Ofício, cuja leitura era proibida aos fiéis católicos.

A Igreja perdia adeptos e assistia à contestação e rejeição de seus dogmas, mas demonstrou no Concílio de Trento que ainda era muito poderosa e tinha capacidade de reação

Estas duas medidas detiveram o avanço do protestantismo, principalmente na Itália, na Espanha e em Portugal.

Para remediar os abusos da Igreja e definir com clareza sua doutrina, organizou-se o Concilio de Trento (1545-1563). O Concilio tomou uma série de medidas, entre as quais citamos:

• Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminários. Não poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos.

(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
liberdade religiosa é voce poder escolher a sua religiao ou deixa-la de ter. no entanto, na sociedade em que vivemos, falo da brasileira principalmente, pois ela é contaminada com as ideias de girico da Igreja Catolica, somos repreendidos nao apenas pela nossa escolha religiosa, mas por tudo que fazemos ou deixamos de fazer. e como disse a pessoa da resposta a cima, existe so um Deus. entao, nao importa a religiao, o que importa é ter fé

lorena carla 8^°ANO C disse...

Resposta da letra (a): Historicamente, a palavra protestante foi utilizada como um apelido pejorativo pra identificar um grupo de pessoas que expressaram seu protesto (daí o nome) contra o Édito de Worms. O Édito de Worms continha a condenação de Martinho Lutero e considerava-o fora-da-lei e um herege pela sua oposição às doutrinas da Igreja católica. Como este decreto proibia crer e ensinar as doutrinas luteranas (diferentes das da igreja católica),

marievilin 8C disse...

resposata da letra (a): A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses,[1] protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante
(B)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Pro…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestanti…
(c)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080325152945AAK8wPO
(d)o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica.http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318142549AAm6Y9O
(e)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

jorge ano 8c disse...

a) Os protestantes retiraram 7 livros da Bíblia, que são chamados de deuterocanônicos, a saber: Eclesiástico, 1o. e 2o. Macabeus, Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria; eliminaram também trechos de Daniel e Esther.
Marcos Libório. b) Realmente essa guerra entre católicos e protestantes nunca vai terminar. Se navegarmos um pouco pela internet e observarmos vários debates presentes nestes fóruns virtuais, pouco encontraremos pessoas em busca de conhecimento ou de respostas. Pois não se encontra mais respeito nesta luta entre protestantes x católicos. São católicos sendo chamados de burros e incompetentes, são protestantes sendo chamados de filhos do demônio e retardados. Enfim, chegou a ser uma guerra sem propósito algum.
b ) Realmente essa guerra entre católicos e protestantes nunca vai terminar. Se navegarmos um pouco pela internet e observarmos vários debates presentes nestes fóruns virtuais, pouco encontraremos pessoas em busca de conhecimento ou de respostas. Pois não se encontra mais respeito nesta luta entre protestantes x católicos. São católicos sendo chamados de burros e incompetentes, são protestantes sendo chamados de filhos do demônio e retardados. Enfim, chegou a ser uma guerra sem propósito Realmente essa guerra entre católicos e protestantes nunca vai terminar. Se navegarmos um pouco pela internet e observarmos vários debates presentes nestes fóruns virtuais, pouco encontraremos pessoas em busca de conhecimento ou de respostas. Pois não se encontra mais respeito nesta luta entre protestantes x católicos. São católicos sendo chamados de burros e incompetentes, são protestantes sendo chamados de filhos do demônio e retardados. Enfim, chegou a ser uma guerra sem propósito algum. http://www.bing.com/search?srch=106&FORM=AS6&q=Realmente+essa+guerra+entre+cat%c3%b3licos+e+protestantes+nunca+vai+terminar.+Se+navegarmos+um+pouco+pela+internet+e+observarmos+v%c3%a1rios+debates+presentes+nestes+f%c3%b3runs+virtuais%2c+pouco+encontraremos+pessoas+em+busca+de+conhecimento+ou+de+respostas.+Pois+n%c3%a3o+se+encontra+mais+respeito+nesta+luta+entre+protestantes+x+cat%c3%b3licos.+S%c3%a3o+cat%c3%b3licos+sendo+chamados+de+burros+e+incompetentes%2c+s%c3%a3o+protestantes+sendo+chamados+de+filhos+do+dem%c3%b4nio+e+retardados.+Enfim%2c+chegou+a+ser+uma+guerra+sem+prop%c3%b3sito+algum.
c) Sou telespectador assiduo dos programas da Canção Nova (Canal 96 – SKY). É notório a qualidade técnica/musical/teológica dos seus programas. Creio que existe um outro mundo bem próximo de nós…e que o nosso preconceito não nos permite vislumbrar a presença de Deus. O Eterno é restrito aos nossos templos, logo, não tem tempo pra estar com outros irmãos.Sou telespectador assiduo dos programas da Canção Nova (Canal 96 – SKY). É notório a qualidade técnica/musical/teológica dos seus programas. Creio que existe um outro mundo bem próximo de nós…e que o nosso preconceito não nos permite vislumbrar a presença de Deus. O Eterno é restrito aos nossos templos, logo, não tem tempo pra estar com outros irmãosSou telespectador assiduo dos programas da Canção Nova (Canal 96 – SKY). É notório a qualidade técnica/musical/teológica dos seus programas. Creio que existe um outro mundo bem próximo de nós…e que o nosso preconceito não nos permite vislumbrar a presença de Deus. O Eterno é restrito aos nossos templos, logo, não tem tempo pra estar com outros irmãos..

bruna bezerra Ano:8c disse...

(A)Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas.
Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam.
Ao longo de duas semanas toda a Alemanha já sabia do protesto de Lutero e em dois meses toda a Europa. Enfim, o protesto começou e desde então todos os cristãos que não são católicos por não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.Autora: Camila

(B)João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)Autor:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090630065831AA8clSv.
(c)A principal reclamação era esta: a venda de indulgências.
A reivindicação principal dos protestantes não tem nada a ver com o que se fala hoje: Era seguir a palavra de Cristo, para se ter direito ao céu: quer dizer para ser salvo, bastava se arrepender de todos os pecados, tentar não pecar mais e viver uma vida cristã, ao estilo de Cristo.Autor:Demoro
(d)

Maria Eduarda 8°C disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
Acho que é meio óbvio... Porque eles se protestaram contra a igreja católica. Pensaram que era errado suas práticas.
(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?

WELLINTON ANO8° disse...

(A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
KIKO
(B)Noyon, 10 de Julho de 1509 — Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje.J.CALVINO

Juliana Angelo 8ªano A disse...

D)que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.
e)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação de seu preconceito.

carina 8ano a disse...

A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igr eja catolica (B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
D)Como a Igreja Católica Reagiu?R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

paulo sergio 8 disse...

porque as pessoas não gosta da igreja catolica e porisso eles comesaram a formar grupos de pessoas protestantes

GUSTAVO 8 A disse...

(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

paulo sergio 8 disse...

porque as pessoas não gosta da igreja catolica e porisso eles comesaram a formar grupos de pessoas protestantes

Leandro Barros 8:A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:é uma denominação abrangente para as diversas observações críticas feitas a respeito das posições atuais ou históricas da Igreja Católica. Uma vez que a Igreja Católica é a maior das igrejas cristãs, representando mais de metade de todos os cristãos,[1] e de um sexto da população do mundo.[2] Estas críticas podem não representar a opinião maioritária de todos os crentes cristãos, existindo um certo pluralismo entre os próprios teólogos, padres, e bispos.

(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R:eligiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.
políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.
sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).
ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".

(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica.

(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

LEANDRO LISBINSKI disse...

Jornal do "29 de Março": Trabalho de História

aline 8 A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.(B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
Escolhida pelo autor da pergunta
Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.
Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas.
Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam.
Ao longo de duas semanas toda a Alemanha já sabia do protesto de Lutero e em dois meses toda a Europa. Enfim, o protesto começou e desde então todos os cristãos que não são católicos por não concordar com suas doutrinas passaram a ser chamados de protestantes.
Espero ter ajudado.

LEONARDO 8A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
) religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.

c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).

d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".
(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

WASLLAN CELESTRINO 8° ANO A disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?
R:A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica. (B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?
R:João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)
(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?
R: REFORMA PROTESTANTE
Iniciada no século XVI, marcou a quebra da hegemonia da Igreja Católica no mundo. Integra o conjunto das transformações ocorridas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Apesar de ser um movimento essencialmente religioso, não teve a causa religiosa como exclusiva. Diversos outros fatores, relacionados ao contexto político-econômico da época, também interferiram decisivamente na sua configuração. R:o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

mirin 8a disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.
E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
Melhor resposta - Escolhida por votação
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

rafael lambert e marcelo da silva 8-A disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?: A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=472231642341327192&postID=7543252346486342793b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=472231642341327192&postID=7543252346486342793
c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R: Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.https://www.blogger.com/comment.g?blogID=472231642341327192&postID=7543252346486342793
d)Como a igreja católica reagiu?
R: A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.

Helloiza 8c disse...

(A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.
(B)o humanista frances joao CALVINO! que deo origem ao calvinismo

O rei ingles HENRIQUE VIII que se desligou da santa sé por motivos pessoais e que deo origem ao anglicanismo

o luteranismo- martinho lutero
o anglicanismo-henrique VIII
o calvinismo- jao calvino

foram as igrejas que deram origem
ao protestantismo. Autor: Brasa.
(c)A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.
Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista.Autora:Lu.
(D)A Igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a Igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legítima e única Igreja representante de Cristo na terra, sendo a maior Igreja Cristã do mundo.
Foram os protestantes que não concordaram criando posicionamentos contrários com o objetivo de criarem uma Igreja independente o qual vemos hoje, nas diversas Igrejas Evangélicas.Autor:Kiko
(E)Melhor resposta - Escolhida por votação
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...Autor:Josimar

João paulo 2° FASE B disse...

A)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?

R:Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080520134737AA26v2D

B)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?

R: Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

C)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?

R:religiosos: o despreparo da maioria dos membros do clero.
políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais.
sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja.
ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080506190116AAujahe

D)Como a igreja católica reagiu?

R:A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080318142549AAm6Y9O

E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

Willian Lemos 8:A disse...

(D)Como a Igreja Católica Reagiu?
R:"A situação da igreja católica, em meados do século XVI, era bastante difícil: ela perdera metade da Alemanha, toda a Inglaterra e os países escandinavos; estava em recuo na França, nos Países Baixos, na Áustria, na Boêmia e na Hungria.

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo. Para enfrentar as novas doutrinas, a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga: a Inquisição. O Tribunal da Inquisição foi muito poderoso na Europa nos séculos XIII e XIV, No decorrer do século XV, porém, perdeu sua força. Entretanto, em 1542 este tribunal foi reativado para julgar e perseguir indivíduos acusados de praticar ou difundir as novas doutrinas protestantes.

Percebendo que os livros e impressos tinham sido muito importantes para a difusão da ideologia protestante, o papado instituiu, em 1564, o Index Libro rum Prohibitorum, uma lista de livros elaborada pelo Santo Ofício, cuja leitura era proibida aos fiéis católicos.

A Igreja perdia adeptos e assistia à contestação e rejeição de seus dogmas, mas demonstrou no Concílio de Trento que ainda era muito poderosa e tinha capacidade de reação

Estas duas medidas detiveram o avanço do protestantismo, principalmente na Itália, na Espanha e em Portugal.

Para remediar os abusos da Igreja e definir com clareza sua doutrina, organizou-se o Concilio de Trento (1545-1563). O Concilio tomou uma série de medidas, entre as quais citamos:

• Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminários. Não poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos.

• Estabeleceu que as crenças católicas poderiam ter dupla origem: as Sagradas Escrituras (Bíblia) ou as tradições transmitidas pela Igreja; apenas esta estava autorizada a interpretar a Bíblia. Mantinham-se os princípios de valia das obras, o culto da Virgem Maria e das imagens.

• Reafirmava a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciação.

A conseqüência mais importante deste Concilio foi o fortalecimento da autoridade do papa, que, a partir de então, passou a ter a palavra final sobre os dogmas defendidos pela igreja católica.


(E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?
R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Jessé 2 fase B disse...

A)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?

R:Tudo começou com Martinho Lutero um padre alemão, quando ao estudar a bíblia percebeu que a Igreja Católica tinha acrescentado doutrinas que não condiziam com as Escrituras, sendo assim, começou o seu protesto, indignado principalmente com as Indulgências. Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confudir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080520134737AA26v2D

B)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?

R:eles são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080306041138AAzgQwN

C)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?

R:religiosos: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época.
políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual.
sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).
ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080506190116AAujahe

d)Como a igreja católica reagiu?

R:
a igreja católica reconhecia que precisava moralizar algumas áreas tais como a formação sacerdotal: o concílio de Trento estabeleceu idades mínimas para o sacerdócio, alem da proibição da acumulação de paróquias e bispados... foram criados os seminários para formação dos padres... foi criado também um catecismo e um missal...além disso, a eleição papal deixou de receber influência das famílias ricas e passou a ser da forma atual...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070804162841AA0Q8cR

E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

R:Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080403130614AAEKLxG

CIBELE 2 fase B disse...

a)Porque se usou a palavra “protestante” para caracterizar os críticos da igreja católica?
R:A palavra protestante foi usada pelos defensores da Igreja Católica, para caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
b)Além de Lutero, que outros nomes costumavam ser associados ao protestantismo?
R: Lutero foi depois seguido por outros nomes que hoje também são referência do protestantismo: Calvino, Wycliff, Zwingli, Wesley, Knox.
c)Quais eram os principais críticos e propostas dos protestantes?
R:Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

d)Como a igreja católica reagiu?
R:A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento (1545-1563) e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus (1534), para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América. Com o Concílio de Trento pouca coisa mudou. A Igreja manteve os ritos, doutrinas e dogmas contestados pelos protestantes, como os sete sacramentos, o culto aos santos e a validade das indulgências. O latim permaneceu como idioma oficial da Igreja, os protestantes foram considerados hereges, instituiu-se o Índex e manteve-se a proibição da livre interpretação da Bíblia pelos fiéis.

valeu seus malas...bom estudo pra vc´s.até mais...

Anônimo disse...

A)A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores na igreja católica, para desprezar e caracterizar os críticos que pretendem fazer a reforma da igreja católica.

B)Eles são: Jonh Wyclif (ou Wylliclif) ; Jan Hus (ou Huss) ; Nicolaus Von amsdorf ; Jonh knox.

C)Religiosos: o despreparo das maiorias dos membros do clero.
Políticos: contradições decorrentes do universalismo da igreja e dos interesses dos nascentes Estados nacionais.
Sócio – econômica: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da igreja.
Ideológicas: busca parte dos humanistas de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido.

D)A igreja católica sempre reagiu com naturalidade e respeito aos protestantes porque a igreja católica nunca teve dúvidas de ser a legitima e única igreja representante de cristo na terra.

E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade, No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito.

wellington ferreira de freitas 2 b disse...

A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica

wellington ferreira de freitas 2 b disse...

Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.

João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.

Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

wellington ferreira de freitas 2 b disse...

Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

wellington ferreira de freitas 2 b disse...

o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.

wellington ferreira de freitas 2 b disse...

Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Luiz Gabriel disse...

Questão a
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
QuestãoB Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio (em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de reforma da Igreja católica, de caráter mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
João Calvino foi o dirigente desta "segunda geração" da Reforma protestante, chamada popularmente calvinista. Esta corrente foi a mais dinâmica e internacional do Protestantismo entre os séculos XVI e XVII.
Outros nomes são:
* John Wyclif (ou Wycliffe);
* Jan Hus (ou Huss);
*Nicolaus von Amsdorf
* John Knox

weslen_sarate@hotmail.com disse...

Porque se usou a palavra protestantes para caracterizar os criticos da igreja catolica?
[red] A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.

João Carlos disse...

(A)Tudo começou com Martinho Lutero um
padre alemão, quando ao estudar a bíblia
percebeu que a Igreja Católica tinha
acrescentado doutrinas que não condiziam com
as Escrituras, sendo assim, começou o seu
protesto, indignado principalmente com as Indulgências.
(B)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio
(em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes
Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de
reforma da Igreja católica, de caráter
mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
(C)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática
conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar
pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era
da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do
lençol onde Jesus fora envolto.
(D)O dia da Reforma Protestante é celebrado pelos Luteranos e
outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante,
a Reforma Protestante iniciada por
Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano
tem a autonomia para escolher e seguir a crença
religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a
satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro.
Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é
punido até com morte aos que o seguem.

IZAIAS FARIA disse...

(A)Tudo começou com Martinho Lutero um
padre alemão, quando ao estudar a bíblia
percebeu que a Igreja Católica tinha
acrescentado doutrinas que não condiziam com
as Escrituras, sendo assim, começou o seu
protesto, indignado principalmente com as Indulgências.
(B)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio
(em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes
Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de
reforma da Igreja católica, de caráter
mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
(C)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática
conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar
pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era
da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do
lençol onde Jesus fora envolto.
(D)O dia da Reforma Protestante é celebrado pelos Luteranos e
outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante,
a Reforma Protestante iniciada por
Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano
tem a autonomia para escolher e seguir a crença
religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a
satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro.
Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é
punido até com morte aos que o seguem.

TIAGO CORREIA DA SILVA disse...

(A)Tudo começou com Martinho Lutero um
padre alemão, quando ao estudar a bíblia
percebeu que a Igreja Católica tinha
acrescentado doutrinas que não condiziam com
as Escrituras, sendo assim, começou o seu
protesto, indignado principalmente com as Indulgências.
(B)Na Suíça de fala alemã, Ulrico Zuínglio
(em alemão Ulrich (ou Huldrych) Zwingli), Johannes
Oekolampad e outros começaram também uma tentativa de
reforma da Igreja católica, de caráter
mais urbano e enriquecida pelo humanismo de Erasmo.
(C)Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática
conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar
pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era
da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do
lençol onde Jesus fora envolto.
(D)O dia da Reforma Protestante é celebrado pelos Luteranos e
outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante,
a Reforma Protestante iniciada por
Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro.
(E)Liberdade religiosa significa que cada ser humano
tem a autonomia para escolher e seguir a crença
religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a
satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro.
Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é
punido até com morte aos que o seguem.

Luan/Elaine/Maisa disse...

(A)Por que se usou a palavra ``protestantes``para caracterizar os críticos da Igreja Católica?

Historicamente, a palavra protestante foi utilizada como um apelido pejorativo pra identificar um grupo de pessoas que expressaram seu protesto (daí o nome) contra o Édito de Worms. O Édito de Worms continha a condenação de Martinho Lutero e considerava-o fora-da-lei e um herege pela sua oposição às doutrinas da Igreja católica.

B)Além de Lutero,que outros nomes costumam se associados ao protestantismo?

João Calvino : criou o calvinismo com base no protestantismo
Enrique Oitavo: expusou a igreja catolica da englaterra criando o Anglicanismo tinha as mesmas ideias que o (Protestantismo)

(C)Quais eram as principais críticas e propostas dos prostentantes?

a) religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.

b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.

c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).

d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".

D)Como a Igreja Católica Reagiu?

o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.

E)O que significa Liberdade Religiosa?Podemos dizer que ela existe hoje no mundo Todo?

Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.

Luiz Gabriel 2ºB disse...

Questao C
Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo.

Quetao D

o que sei foi q quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.

Questao E
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

RAFAEL 2ºB disse...

1ºquestão
A palavra protestante foi usada originalmente pelos defensores da Igreja Católica, para desprezar e caracterizar os criticos que pretendiam fazer a reforma da Igreja Católica.
2º questão
Martinho Lutero (1483-1546) - Alemanha
John Wyclif (1320-1384) - Inglaterra
William Tyndale - Inglaterra
Jan Huss (1370-1415) - Boêmia do Sul
João CALVINO (1509-1564) - França
John Knox - Escócia
Henrique VIII - Igreja Anglicana - Inglaterra
3ºquestão
Críticas: os fiéis eram pressionado a pagar pelo perdão, prática conhecida como 'venda de indulgências'. Eles eram forçados a comprar pedacinhos de madeira para ter o perdão pq diziam que aquela madeira era da cruz onde Jesus fora pregado; ou pedaços de tecido pq diziam que era do lençol onde Jesus fora envolto.
Outra crítica era a presença de imagens dentro do templo. Na Bíblia está escrito que o fiel está proíbido de se ajoelhar diante de imagens feitas pela mão do homem,
Propostas: a salvação vem pela fé e não pela compra de indulgências e tb a retirada total das imagens de dentro do templo
4ºquetão
quando o padre Lutero, acho q Martins Lutero começou a ter idéias e se opor a igreja católica ele saiu da mesma e fundou o protestantismo, o nome é esse justamente porque ele protestou contra a igreja católica, e todos os seus seguidores eram chamados de bíblias, pois naquele tempo os católicos não tinham por hábito usar a bíblia, ~somente os padres, então ser chamado de bíblia era ser excluído, eram as vezes apedrejados ou ofendidos verbalmente.... Vai entender... Tudo em nome de Deus, o mesmo Deus.... Até a bíblia evangélica é diferente da católica. Espero ter ajudado.
5ºquestão
Liberdade religiosa significa que cada ser humano tem a autonomia para escolher e seguir a crença religiosa que quiser, ou seja, é o livre arbítrio que garante-lhe a satisfação da sua espiritualidade. No entando, ela não existe no mundo inteiro. Em muitos países orientais, principalmente, o cristianismo é punido até com morte aos que o seguem.
No Brasil a liberdade religiosa é garantida, não existe punição, mas existe o preconceito...

Rafael Santos 2ºAno 'B'

lais duarte 2°b regular disse...

Os protestantes e os católicos sempre entraram em controvérsia quanto à veneração, purgatório, primazia papal, justificação pela fé e outras doutrinas, fazendo acusações mútuas de heresia. Apenas pelos esforços ecumênicos, a tese da justificação pela fé e a doutrina católica da fé e das obras foi esclarecida, e não é mais um ponto controverso entre protestantes lutera
nos históricos e Católicos.

Originalmente, Lutero e seus pares não pretendiam provocar um cisma na Igreja, mas apenas rediscutir algumas diretrizes e efetuar mudanças. Porém, em 1530, Lutero foi excomungado pelo Papa. Essa medida alterou radicalmente os rumos da fé cristã na Europa e no mundo


Martinho Lutero.O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. A Bíblia é considerada a única fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras históricas e linguísticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histórico. A salvação é entendida como um dom gratuito (presente, graça) de Deus alcançado mediante a fé . As boas obras não salvam, sendo resultados da fé e não causa de salvação. O culto sempre é no idioma vernáculo e em sua grande maioria é simples tendo como base as Escrituras Sagradas. O protestantismo histórico, conserva as crenças cristãs ortodoxas tais como a doutrina trinitária, a cristologia clássica, o credo niceno-constantinopolitano, entre outros.

A Igreja Católica reagiu ao Protestantismo com a Contra-Reforma. Promoveu o Concílio de Trento (1545-1563) e fundou ordens religiosas, como a Companhia de Jesus (1534), para preparar o clero para o exercício das funções religiosas, combater as heresias e propagar o Catolicismo nas colônias européias da América. Com o Concílio de Trento pouca coisa mudou. A Igreja manteve os ritos, doutrinas e dogmas contestados pelos protestantes, como os sete sacramentos, o culto aos santos e a validade das indulgências. O latim permaneceu como idioma oficial da Igreja, os protestantes foram considerados hereges, instituiu-se o Índex e manteve-se a proibição da livre interpretação da Bíblia pelos fiéis.

Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

A liberdade de religião, enquanto conceito legal, ainda que esteja relacionada com a tolerância religiosa, não é idêntica a esta - baseando-se essencialmente na separação da Igreja do Estado, ou laicismo, sendo a laicidade (laïcité, no original), o estado secular que se pretende alcançar

Ana Priscila 2° "B" disse...

Os protestantes e os católicos sempre entraram em controvérsia quanto à veneração, purgatório, primazia papal, justificação pela fé e outras doutrinas, fazendo acusações mútuas de heresia. Apenas pelos esforços ecumênicos, a tese da justificação pela fé e a doutrina católica da fé e das obras foi esclarecida, e não é mais um ponto controverso entre protestantes luteranos históricos e Católicos.

Originalmente, Lutero e seus pares não pretendiam provocar um cisma na Igreja, mas apenas rediscutir algumas diretrizes e efetuar mudanças. Porém, em 1530, Lutero foi excomungado pelo Papa. Essa medida alterou radicalmente os rumos da fé cristã na Europa e no mundo.

O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. A Bíblia é considerada a única fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras históricas e linguísticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histórico. A salvação é entendida como um dom gratuito (presente, graça) de Deus alcançado mediante a fé . As boas obras não salvam, sendo resultados da fé e não causa de salvação. O culto sempre é no idioma vernáculo e em sua grande maioria é simples tendo como base as Escrituras Sagradas. O protestantismo histórico, conserva as crenças cristãs ortodoxas tais como a doutrina trinitária, a cristologia clássica, o credo niceno-constantinopolitano, entre outros.

Maior grupo de cristãos do mundo. Denominada Igreja Católica Apostólica Romana, possui cerca de um bilhão de seguidores, número maior do que todos os demais grupos cristãos somados. Fundamenta-se nos ensinamentos de Jesus Cristo.

“A liberdade de religião é, em numerosos Estados, um direito não suficientemente ou não adequadamente reconhecido. Mas o anseio da liberdade religiosa não pode ser suprimido. Continuará sempre vivo e urgente, enquanto o homem estiver vivo”. Palavras de João Paulo II no discurso que fez ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, no último dia 10 de janeiro. Um alerta que não escapou da atenção de Giorgio Feliciani, professor de Direito Canônico e de Direito Eclesiástico do Estado na Universidade Católica de Milão, e há muito tempo presidente da associação internacional que congrega os estudiosos dessas matérias.

Samuel disse...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel